Postagem em destaque

Brasil na Copa: Barbara Gerneza, jornalista russa, fala sobre assédio de torcedores brasileiros

Barbara fazia reportagem sobre torcedores na Copa do Mundo da Rússia quando foi surpreendida pela atitude de um grupo de 14 brasileiros; ...

domingo, 30 de abril de 2017

Taubaté vai ter 100% de coleta seletiva no próximo mês de junho

Resultado de imagem para coleta seletiva na cidade

Primeira etapa é conscientizar a população


Promessa do prefeito Ortiz Jr (PSDB), Taubaté vai ter coleta seletiva a partir do dia 1º de junho. O contrato, assinado com a Eco Taubaté em junho do ano passado, vai atender toda a cidade. A prefeitura aposta em ações de conscientização para iniciar o trabalho.
O contrato da prefeitura de Taubaté com a empresa custou R$ 2 bilhões e tem duração de 30 anos. Os equipamentos para o trabalho e o efetivo serão de responsabilidade da Eco Taubaté.
O trabalho será feito com oito equipes com motoristas e garis, caminhões e containers. A ideia inicial é destinar todo o material coletado à duas cooperativas da cidade. A instalação de outras cooperativas para receber materiais eletrônicos e lâmpadas é estudada, mas não há previsão para implantação.
Atualmente a coleta seletiva é feita em Taubaté, mas com pouca abrangência. Condomínios, por exemplo, já adotam a iniciativa.

Conscientização

A expectativa da prefeitura é positiva, mas alerta que a ação precisa entendida pela população. "A coleta seletiva é muito importante, mas tem uma problemática de demanda e oferta. Se o pessoal não aderir, a estrutura fica ociosa. É um processo de médio a longo prazo, mas esperamos um ótimo retorno da população", disse o secretário de Serviços Públicos, Alexandre Magno.
Os moradores devem separar os lixo reciclável para facilitar a coleta pela equipe. Segundo a prefeitura, os dias em que os caminhões passsarão nos bairros serão divulgados nas abordagens e campanhas.
O biólogo Júlio Voltini explica a coleta seletiva é uma ação que tem impacto no meio ambiente. "Dependendo do local de descarte, o lixo pode poluir o solo e os lençois freáticos, prejudicando até o abastecimento de águas dos moradores", disse.
Outro ponto que poderia ser explorado pela prefeitura, segundo Júlio, seria a elaboração de planilhhas das demandas de cada bairro. Assim seria possível direcionar as atenções de acordo com as necessidades das regiões.

Conscientização

Para estimular a participação das pessoas, a prefeitura organizará ações que serão aplicadas em escolas, casas e locais públicos de Taubaté. Durante as abordagens serão entregues panfletos alertando para a importância da participação das pessoas no processo.
(*) Colaborou João Mota

fonte: G1 Vanguarda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMPARTILHE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA

Scorpions - The Concert Live in Munich - Show Completo

Flagra! Chevrolet Spin renovada é vista disfarçada antes da estreia