ANUNCIE SEU PRODUTO - e-mail net4eduardo@gmail.com - ANUNCIE SEU PRODUTO - email net4eduardo@gmail.com -

domingo, 14 de maio de 2017

Cidade de Taubaté tem museu dedicado ao cineastra brasileiro Mazzaropi

Localizado na cidade de Taubaté, interior de São Paulo, o Museu Mazzaropi é dedicado ao cineasta e comediante brasileiro Amácio Mazzaropi, que além de dirigir e produzir, também cantava e atuava em seus filmes. O espaço fica anexo ao Hotel Mazzaropi, mesmo local onde eram rodados vários filmes da PAM Filmes (Produções Amácio Mazzaropi) e tem capacidade par 350 pessoas.
Criado em 1992, 11 anos depois do seu falecimento aos 69 anos, por João Roman Júnior como uma forma de homenagear o velho amigo e cineasta brasileiro. A amizade de longa data, tinha como ponto de encontro as serestas noite adentro de São Luiz do Paraitinga, às quais não faltavam o compositor Elpídio dos Santos, criador das músicas para os filmes de Mazzaropi, e o maestro Fêgo Camargo (pai da apresentadora de TV Hebe Camargo).
Nessa época, ninguém imaginaria que anos depois da morte de Mazzaropi o local dos estúdios da PAM Filmes seria comprado por João, onde hoje existe o Hotel Mazzaropi. Os filhos de João Roman Júnior dão continuidade ao trabalho de resgate e divulgação da obra de Mazzaropi acreditando na importância da preservação da memória deste personagem do cinema brasileiro.
Museu Mazzaropi
Detalhe Museu do Mazzaropi
O Museu Mazzaropi, em Taubaté, é uma iniciativa privada e sem fins lucrativos, mantido pelo Instituto Mazzaropi. No acervo há mais de 20.000 itens entre fotos, filmes, documentos, objetos cênicos, móveis e equipamentos que “contam” boa parte da carreira do artista. O museu é aberto à visitação pública de terça a domingo das 8h30 às 12h30 e promove constantemente o atendimento aos alunos de escolas interessados em conhecer mais sobre a história do cinema nacional.
O grande cineasta
Mazzaropi
Mazzaropi (Foto: Reprodução)
Nascido em em 1912 nasceu na região de Santa Cecília, morou por vários anos em Taubaté, primeira residência de seus avôs maternos, quando chegaram de Portugal, e de sua mãe Clara. Com a Revolução Constitucionalista de 1932, Mazzaropi estreia em sua primeira peça de teatro, chamada ‘A herança do Padre João’.
Convidado por Abílio Pereira de Almeida e Franco Zampari, Mazzaropi estreia seu primeiro filme, intitulado ‘Sai da Frente’, em 1952, rodado pela Companhia Cinematográfica Vera Cruz, onde produziria mais dois filmes. Com as dificuldades financeiras da Vera Cruz, Mazzaropi faz, até 1958, mais cinco filmes por diversas produtoras.
Naquele mesmo ano, cria a PAM Filmes e passa não só a produzir, mas distribuir os filmes em todo o Brasil. O primeiro filme da nova produtora é ‘Chofer de Praça’. Mazzaropi fez mais de 30 filmes entre 1952 e 1980. Faleceu em 1981 com câncer na medula óssea aos 69 anos.
SERVIÇO
Museu Mazzaropi
Local: Estrada Municipal Amácio Mazzaropi, 249, Itaim. Taubaté – SP
Telefone: (012) 3634.3447
Email: info@museumazzaropi.com.br
Horário: De terça a domingo das 8h30 às 12h30

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com a presença de Neto, Chapecoense apresenta elenco para 2017

Seguidores

COMPARTILHAR POSTAGENS