Pular para o conteúdo principal

Novo Motor da Ford 1.5 3C TiVCT será produzido em 2018 na planta de Taubaté, SP

Resultado de imagem para motor 1.5 3C APRESENTA

Ford confirmou que seu novo motor para mercados subdesenvolvidos, o primeiro 1.5 três-cilindros do mundo, fará sua estreia global no Brasil em versão bicombustível flex. Ainda sem confirmação oficial, sabe-se que será a bordo de uma das versões do novo EcoSport, previsto para chegar às concessionárias no começo do segundo semestre. Inicialmente, contudo, o 1.5 3C TiVCT virá importado da Índia, onde foi centralizado seu desenvolvimento, que contou com a participação de várias equipes de engenharia da Ford, incluindo a brasileira – neste caso especialmente no projeto do flex. Segundo informações obtidas por Automotive Business, somente no início de 2018 o propulsor entra em produção nacional, na fábrica de Taubaté (SP). 

“O time que liderou o desenvolvimento é o da Índia, onde o motor será produzido primeiro, mas houve participação ativa de muitos lugares do mundo”, confirmou Rogelio Golfarb, vice-presidente da Ford América do Sul. “Mas ele será feito em diversos países e no Brasil também, estamos fazendo um grande investimento para isso. Além de desenvolver o produto, é necessário desenvolver a capacidade de manufatura. No caso deste motor a fabricação exige alta precisão, pois suas engrenagens têm limites de tolerância muito estreitos, parecidos com um relógio”, destaca o executivo. 

O motor que faz sua estreia global no Brasil nos próximos meses foi apresentado em evento na sexta-feira, 5. Segundo a Ford, ele agrega um conjunto de tecnologias que o torna o 1.5 aspirado mais potente e de maior torque do mercado, com 137,2 cavalos e 158,5 Nm quando abastecido com etanol, tem a maior potência por litro (91,5 cv) já conhecida, mas também é um dos mais eficientes, com ganho de 5% no consumo na comparação com o 1.5 Sigma de quatro cilindros produzido em Taubaté, que atualmente equipa o Ka nacional. 

VERSÃO ECOBOOST SÓ PARA QUEM PODE

O 1.5 3C TiVCT deve ganhar em breve a terminologia EcoBoost, com a adição de injeção direta de combustível e turbocompressor, que deverá fazer saltar sua potência, desempenho e eficiência. E por que não no Brasil? “O motor já está preparado para ser um novo EcoBoost, mas é uma característica da Ford só introduzir tecnologias que possam ser absorvidas pela maioria dos consumidores de cada mercado. No caso deste motor, conseguimos atingir os objetivos de redução de emissões e aumento de eficiência energética para o mercado brasileiro sem necessidade de usar turbo ou injeção direta, que deixariam o produto mais caro”, explica Enio Gomes, diretor de powertrain da Ford América do Sul. 

Basicamente, isso quer dizer que o 1.5 3C ViVCT aspirado com injeção indireta será introduzido em mercados mais pobres e subdesenvolvidos como Brasil, Rússia e Índia, enquanto sua versão turbinada deverá equipar em maior escala modelos Ford principalmente em países europeus e na América do Norte. Mas eventualmente poderão ser importadas algumas unidades do 1.5 EcoBoost para versões de nicho, como a Ford já faz com o Fiesta 1.0 EcoBoost lançado ano passado no Brasil. 

A Ford garante que, mesmo depois de começar a fabricar o 1.5 3C em Taubaté, continuará a fazer lá e oferecer em seus carros nacionais os dois motores da linha Sigma 1.5 e 1.6. É difícil de acreditar nisso tendo em vista que o novo motor bate em ambos em tecnologia, consumo e potência, com a adoção de tecnologias mais sofisticadas. Parece mais racional que o novo EcoSport será vendido em versões 1.5 3C e com o motor 2.0 Duratec importado do México, já oferecido atualmente. 

TECNOLOGIAS

O novo três-cilindros combina uma série de tecnologias que reduzem atrito e aumentam sua eficiência energética sem perda de performance – muito pelo contrário, houve redução de consumo com ganho de 4,5% na potência na comparação com um motor maior, o 1.6 Sigma de quatro cilindros, também fabricado pela Ford em Taubaté. O simples fato de ter apenas três cilindros já torna o motor menor, mais leve e com menos peças que geram atrito entre si e consomem energia com isso. 

“Antes, ganhar em economia significava sacrificar o desempenho. Isso não acontece mais com as soluções que usamos no 1.5 TiVCT, que é o primeiro motor aspirado a combinar algumas tecnologias juntas para ser econômico sem ser fraco”, diz Volker Heumann, engenheiro-chefe de powertrain da Ford América do Sul. 

Heumann destaca que o torque do 1.5 3C já é 12% maior do que o 1.6 Sigma a 1.500 rpm, quando 85% da força já está disponível no três-cilindros, porcentual que chega a 95% a 3.500 rpm, rotação que corresponde a 95% da rotina de uso do motor. “Por isso ele é econômico e preserva o prazer de dirigir”, diz. 

A tendência de desenvolvimento de motores pequenos com boa potência começou a ser usada pela Ford no Brasil desde o lançamento, em 1999, da linha Rocam 1.0 e 1.6, que evoluiu para os motores Sigma de alumínio a partir de 2009 e, depois, para o primeiro três-cilindros da marca, o 1.0 3C TiVCT com bloco de ferro, fabricado em Camaçari e lançado a bordo do Ka em 2014 como o motor 1-litro mais potente do mercado (85,3 cv). 

Os engenheiros da Ford destacam que o 1.5 tricilíndrico desenvolvido agora, embora use soluções já adotadas por seus antecessores, é completamente novo, com novas peças. Uma das tecnologias compartilhadas entre o 1.0 3C e o novo 1.5 3C está na sigla TiVCT que ambos usam, que em inglês quer dizer duplo comando variável de válvulas, que ajusta o tempo de abertura para entrada da mistura ar/combustível nos cilindros e de saída dos gases de escape de acordo com as exigências de desempenho, para melhorar a eficiência da combustão e reduzir consumo. 

Outra tecnologia compartilhada – e uma das 275 patentes do novo motor – é a correia de sincronismo banhada em óleo, que eleva a durabilidade do componente para 275 mil quilômetros, diminui o atrito e reduz ruído. Assim como o 1.0 3C, o 1.5 tricilíndrico tem o coletor de escape integrado ao cabeçote de alumínio, o que deixa o motor menor e garante aquecimento mais rápido, aumentando a eficiência e vida útil do catalisador, além melhorar a eficiência da queima de combustível. 

As diferenças começam com o bloco de alumínio, mais leve que o ferro-grafite usado no 1.0 3C. Entre outras tecnologias que reduzem consumo e garantem bom desempenho com níveis baixos de ruído e vibração, o 1.5 3C usa bomba de óleo variável de duplo estágio (que já garante economia de 0,5% em relação à bomba convencional), bobinas individuais de ignição com múltiplo centelhamento, mancal hidrodinâmico que em combinação com o virabrequim levemente deslocado do centro balanceia o desequilíbrio natural do número ímpar de cilindros, além de sistema de partida a frio com pré-aquecimento dos injetores (dispensa o tanquinho de gasolina).


fonte:Automotive business

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

GM está saindo de suas torres de sede em Detroit

  A General Motors  planeja transferir sua sede global para o novo complexo  Hudson  ’s em Detroit em 2025, abandonando sua icônica localização no Renaissance Center.  A GM  continuará a ser proprietária do RenCen, como é chamado, e se juntará a uma parceria com a imobiliária Bedrock, a cidade de Detroit e o condado de Wayne para reconstruir o conjunto de torres que dominam o horizonte de Detroit. A GM será a inquilina âncora do projeto Bedrock's Hudson's Detroit, que foi construído no local da antiga loja de departamentos JL Hudson. Esta será a quarta sede da GM em Detroit. A localização fica na Woodward Avenue, onde a GM estabeleceu sua primeira sede em 1911. A GM assinará um  contrato de arrendamento  de 15 anos para os andares superiores de escritórios do complexo Hudson, juntamente com espaços no nível da rua para exibir seus veículos e para atividades públicas.  Hudson's Detroit  é um empreendimento de 1,5 milhão de pés quadrados que, de outra forma, contará com lojas

Invasões do MST chegam a 24 áreas em 10 Estados e no DF

24 propriedades já foram invadidas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em 11 estados do país durante o chamado Abril Vermelho, segundo dados divulgados na manhã desta terça (16) pelo grupo. As ocupações começaram ainda no fim de semana e, de acordo com o movimento, devem se estender até sexta (19) na Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária. Além das invasões, o grupo promoveu outras seis ações diversas como montagem de acampamentos em alguns estados, assembleias e manifestações. As ações ocorrem mesmo após o  anúncio de um programa do governo federal para a reforma agrária que vai destinar R$ 520 milhões  para a compra de propriedades ainda neste ano para assentar cerca de 70 mil famílias do movimento. Entre os estados que tiveram invasões a propriedades estão Pernambuco – com a terceira ocupação de uma área da Embrapa –, Sergipe, Paraná, São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro, Bahia, entre outros. “Até o momento, a Jornada contabiliza a realização de 30 aç

Mais uma derrota do Governo: Câmara aprova urgência para projeto que autoriza “força policial” contra MST

  A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (16) o projeto de lei PL 895/23, que estabelece sanções administrativas e restrições a ocupantes e invasores de propriedades rurais e urbanas. Uma das medidas previstas no projeto é a permissão do uso da força policial para expulsar invasores de propriedades sem a necessidade de uma ordem judicial. A urgência na tramitação do projeto ocorre em meio a recentes invasões de terras cometidas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) como parte das ações do Abril Vermelho. Pelo menos 24 propriedades foram invadidas pelo MST em 11 estados até a segunda-feira (15). O projeto estava pendente de votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). No entanto, deputados da oposição e do Centrão conseguiram aprovar um requerimento de urgência para que o projeto fosse votado em sessão plenária. A decisão de votar a urgência foi criticada por parlamentares governistas, que consideraram uma “quebra de acordo” alegando que o projeto não

Mulher leva morto em cadeira de rodas para sacar empréstimo de R$ 17 mil e pede a ele: ‘Assina’

  Funcionários do banco suspeitaram da atitude de Érika de Souza Vieira Nunes e chamaram a polícia. O SAMU foi ao local e constatou que o homem, identificado como Paulo Roberto Braga, de 68 anos, estava morto há algumas horas.  Na delegacia, ela disse que sua rotina era cuidar do tio, que estava debilitado. A polícia apura se ela é mesmo parente dele. Um vídeo, feito pelas atendentes, mostra que a todo tempo ela tentava manter a cabeça do homem reta.  “Tio, tá ouvindo? O senhor precisa assinar. Se o senhor não assinar, não tem como. Eu não posso assinar pelo senhor, o que eu posso fazer eu faço”, afirma a mulher. Mulher tenta fazer morto assinar documento — Foto: Reprodução  Ela mostra o documento e afirma que ele tinha que assinar da forma que estava ali e diz: “O senhor segura a cadeira forte para caramba aí. Ele não segurou a porta ali agora?”.  De acordo com a apuração da TV Globo, o valor já estava pré-aprovado.  Por volta de 19h, a mulher ainda prestava depoimento na delegacia. A

Servidores de 470 institutos se juntam à greve de universidades federais; veja lista

A greve é liderada pela Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra) e une mais de 60 seções sindicais. Além dos Institutos Federais, 18 universidades já aderiram à paralisação. No último dia 11, o presidente Lula se reuniu com membros da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) para tentar conter a greve, exatamente um mês após o início da greve dos servidores técnicos administrativos (TAEs), em 11 de março. O encontro aconteceu mesmo com a declaração do ministro da Economia, Fernando Haddad, que afirmou a impossibilidade de um reajuste neste ano. Exatamente por isso, a greve continua com cada vez mais instituições aderidas. Quais são as reivindicações da greve? Segundo o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), a greve levanta demandas que datam de 2015, ano em que se nego

Brasil registra um acidente de trabaho a cada 51 segundos

  Um acidente de trabalho é registrado a cada 51 segundos no Brasil, de acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Esse número coloca o Brasil no topo da lista de países mais perigosos para os trabalhadores, ficando atrás apenas de China, Índia e Indonésia. Só em 2022, o país registrou 612,9 mil acidentes, que causaram 2.538 mortes, um aumento de 22% em relação a 2021. De acordo com o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (SINAIT), Bob Machado, o aumento no número de acidentes laborais é um reflexo da atual situação da inspeção do trabalho no País. “O Brasil conta, hoje, com o menor contingente de auditores-fiscais do trabalho (AFTs) dos últimos 30 anos, operando com uma quantidade de profissionais bem abaixo da ideal. Isso dificulta muito o trabalho de fiscalização nas empresas e abre brechas para que mais acidentes aconteçam”, disse. Dados da OIT e do Ministério Público do Trabalho (MPT) mostram que as principais causas de acidentes