ANUNCIE SEU PRODUTO - e-mail net4eduardo@gmail.com - ANUNCIE SEU PRODUTO - email net4eduardo@gmail.com -

quarta-feira, 17 de maio de 2017

Trabalho voluntário atrai quem gosta de ajudar ao próximo

Resultado de imagem para Trabalho voluntário atrai quem gosta de ajudar ao próximo

Foi navegando na internet em busca de novas atividades que a baiana Maria da Conceição Gonzaga Gomes, 57 anos, descobriu o trabalho voluntário. Atraída por mensagens cada vez mais comuns na rede como ?encontre quem precisa de você?, ?você pode ser um voluntário na sua cidade?, e ?seja um voluntário sem sair de casa?, ela hoje é uma voluntária on line, atuando nas áreas de saúde, meio ambiente e social.
Ao descobrir que poderia colaborar com várias causas fazendo o que mais gosta, navegando na Internet, Maria da Conceição não pensou duas vezes em colocar seu tempo e sua experiência à disposição de quem precisa. ?Nem imaginava a extensão que iria atingir. Estou me sentindo útil e gratificada por saber que de alguma forma posso ser uma cidadã. O serviço de voluntariado é muito gratificante e não exige sacrifícios?, declarou.
?Qualquer pessoa que possa dispor de um pouquinho de seu tempo pode participar. Os jovens que têm acesso à Internet podem ajudar de diversas formas sem que isso atrapalhe suas outras atividades e tenho certeza que ainda vão encontrar um enorme prazer no desempenho das atividades?, completou. Estudos comprovam que esse tipo de atividade tem ganhado bastante espaço no Brasil, principalmente entre os jovens. Prova disso é que em apenas um ano de criação, o maior portal brasileiro de recrutamento de mão-de-obra voluntária já tem aproximadamente 13 mil pessoas cadastradas e a maioria espera ansiosa por uma oportunidade.A estudante universitária Rafaela Medeiros Santos, 22, desde criança está envolvida com trabalhos voluntários, tanto pela tradição da família, quanto pelo colégio de ensino religioso em que estudou. Depois de assistir a uma matéria em um telejornal sobre o voluntariado on line, ficou curiosa e entrou no portal para saber mais detalhes. A jovem se interessou pelo projeto e hoje atua na área de Comunicação Social, principalmente em funções relacionadas com jornalismo.
?Entrei no site por curiosidade e achei super interessante ajudar as pessoas do computador de casa, aliando à profissão que escolhi pra mim. E também pela vontade de ajudar a mudar alguma coisa, alguma realidade e por consequência obter um crescimento pessoal. O trabalho voluntário traz uma satisfação pessoal, por você poder ajudar alguém. É uma idéia de dever cumprido. E na área profissional é como se fosse um estágio, pois realizo funções relacionadas com minha futura profissão, é uma experiência  a mais?, comentou.




A voluntária aproveitou para deixar um recado. ?Tem muita gente precisando de ajuda e você pode ajudar muito com muito pouco. Não precisa se filiar a nada, basta ajudar. Mas para quem não sabe como ou não tem um horário fixo pode entrar no site do voluntários online e encontrar oportunidades bacanas de ajudar sem sair de casa e de maneira fácil. Quem ajuda o outro se ajuda também?, disse.
Jovens estão mais dispostos a contribuir
De acordo com dados do Portal Voluntário On Line, o maior do país, o perfil dos voluntários cadastrados é extremamente jovem e muito bem qualificado. Dos quase 13 mil voluntários, 84,20% têm de 16 a 40 anos; 98,39% trabalham ou estudam; 76,53% tem nível de escolaridade superior cursando ou finalizado; 66,25% são mulheres e 54,03% nunca haviam sido voluntários antes. Através do perfil do voluntário, sem invasão da privacidade dos cadastrados, as organizações fazem uma busca pelo perfil e cidade, podendo encontrar valiosos colaboradores. 
O site segue os moldes dos portais internacionais que fazem muito sucesso. Basta algumas horas livres por semana para ajudar a quem precisa ou defender uma causa que acredita. Estudos comprovam que quem atua nesse tipo de projeto, apesar de não receber nenhum centavo pelo trabalho, pode lucrar, por exemplo, com ganho de experiência e com crescimento profissional.
Além das atividades convencionais, como voluntários da área de saúde e educação, hoje em dia é possível ajudar sem sair de casa, exercendo funções como assessoria on line para diversas funções, como tradutor, elaborador de projetos, benchmarking na internet, blogueiros divulgadores, entre outros. Pela Internet, além da procura de vagas de voluntariado por parte das pessoas que querem dar sua colaboração para a causa voluntária, as organizações que desejarem podem se cadastrar e realizar buscas nos bancos de dados e convidar para serem voluntários aqueles que apresentam o perfil que elas estão procurando.
E, em tempos de epidemia mundial da Gripe A (H1N1), já tem equipes de voluntários arregaçando as mangas com divulgações sobre sintomas e prevenção da doença via internet. Com a sistematização do voluntariado on line através desse tipo de portal, que agrega também a oportunidade das organizações de todos os estados do Brasil colocarem suas demandas nessa área, um número ainda maior de pessoas pode dar sua contribuição. Pessoas que, por uma série de fatores, não poderiam se deslocar até as organizações, seja por dificuldades de locomoção, seja por dificuldades de tempo, seja por dificuldades de relacionar-se com grupos e pessoas desconhecidas. 
Assim, além de contar com o trabalho de voluntários bem preparados, o voluntariado on line permite que as organizações possam contar com voluntários que normalmente possuem equipamentos de ponta, com possibilidade de realizar mais e melhores serviços.  A coordenação do Voluntários On Line acrescentou que a partir desse mês o portal estará trabalhando na formação de grupos de voluntários em algumas cidades que foram atingidas por desastres meteorológicos no final de 2009, formando e capacitando esses voluntários para atuar em ações de prevenção e atendimentos emergenciais, formando verdadeiras Forças Voluntárias nesses municípios. 

fonte: http://www.tribunadabahia.com.br/2009/08/10/trabalho-voluntario-atrai-quem-gosta-de-ajudar-ao-proximo

youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com a presença de Neto, Chapecoense apresenta elenco para 2017

AS MAIS VISTAS

Seguidores

COMPARTILHAR POSTAGENS