Pular para o conteúdo principal

Redação do Enem 2018 tem como tema a 'manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet'

Imagem relacionada

O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018) pediu aos estudantes diversos conceitos de filosofia, de Epicuro, na Grécia Antiga, até Guy Debord, na modernidade. Em linguagens, os destaques foram para um trecho da obra "1984", de George Orwell, os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Agenda 2030 da ONU e o "protesto feminista" feito pelas candidatas do Miss Peru 2018.

"A quem não basta pouco, nada basta." - citação de filósofo grego Epicuro que caiu no Enem 2018

Outros temas pedidos foram um trecho da carta escrita pelo cartunista Henfil em 1969 para o General Ernesto Geisel, e um desenho retirado de uma cartilha infantil ilustrando Getúlio Vargas conversando com duas crianças sobre a importância de aprender em casa e na escola a amar a pátria, da época do Estado Novo.

Uma carta escrita pelo cartunista Henfil a Geisel em 1969 também caiu no Enem 2018 — Foto: Reprodução/GloboNews

Uma carta escrita pelo cartunista Henfil a Geisel em 1969 também caiu no Enem 2018 — Foto: Reprodução/GloboNews

A ativista americana Rosa Parks, que entrou na história ao desafiar uma lei de segregação entre negros e brancos nos Estados Unidos, também inspirou uma questão do Enem. O ônibus no qual ela sentou nos primeiros lugares, recusando-se a usar apenas os assentos traseiros destinados a negros, foi o centro do enunciado.

Duas fotos ilustram a questão, uma delas é a do ônibus, que hoje é exposto em um museu aos cuidados da fundação The Henry Ford.

O ônibus de Rosa Parks, hoje em exibição em um museu, inspirou um tema da prova do Enem 2018 — Foto: Divulgação/The Henry Ford

O ônibus de Rosa Parks, hoje em exibição em um museu, inspirou um tema da prova do Enem 2018 — Foto: Divulgação/The Henry Ford


Redação


A prova de redação teve como tema "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet" e teve quatro textos motivadores, sendo que três deles são trechos de reportagens e um trouxe um gráfico com dados.

Duas das três reportagens citam diretamente os algoritmos e foram publicados em 2016. Um deles, "O gosto na era do algoritmo", foi publicado em 2016 pelo jornal "El País" e escrito pelo jornalista Daniel Verdú. O outro, chamado "A silenciosa ditadura do algoritmo", é de autoria do jornalista brasileiro Pepe Escobar.

A terceira reportagem, também de 2016, foi publicada pela BBC Future. De autoria de Tom Chatfield, o texto chama "Como a internet influencia secretamente nossas escolhas".
O gráfico que aparece na prova de redação é um organograma de dados produzido pelo IBGE com o perfil dos usuários de internet no Brasil em 2016, com detalhes sobre o uso da internet entre homens e mulheres.

'A conquista da América - a questão do outro', obra do filósofo russo Tzvetan Todorov — Foto: Reprodução

'A conquista da América - a questão do outro', obra do filósofo russo Tzvetan Todorov — Foto: Reprodução

Ciências humanas


O filósofo e teólogo Santo Agostinho também caiu no Enem 2018, com trechos da sua obra "Confissões", assim como um trecho da série literária 'O tempo e o vento', do escritor Érico Veríssimo, inspirando uma questão sobre a Primeira República.

A história da conquista da América e da derrota dos Astecas para os espanhois foi abordada com base em trechos da obra do filósofo búlgaro Tzvetan Todorov chamada "A conquista da América – a questão do outro'.

Outra obra pedida no primeiro dia foi "Elogio da filosofia", escrita por Maurice Merleau-Ponty.

Nas questões de geografia, o Enem exigiu que os candidatos soubessem o motivo pelo qual os ciclones tropicais acontecem com maior frequência no Hemisfério Norte, além de conceitos sobre a dinâmica da hidrologia e conhecimentos sobre a crise hídrica que afetou estados como São Paulo em 2014.

'1984', romance de George Orwell — Foto: Reprodução

'1984', romance de George Orwell — Foto: Reprodução


Linguagens


A prova de linguagens teve questões sobre o feminismo e a violência contra a mulher, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, racismo e o Hino Nacional.

O feminismo e a violência contra a mulher apareceu duas vezes na prova. Em um primeiro momento, a questão mostrava o concurso Miss Peru 2018 em que as 23 candidatas se manifestaram contra a violência envolvendo mulheres. No quadro em que apresentariam suas medidas (altura, peso), as 23 participantes destacaram estimativas de feminicídio, agressões e assédio sexual contra a mulher. O fato foi noticiado na mídia na época que ocorreu. O aluno deveria indicar o que ele identificava como violência contra a mulher no texto apresentado.

Em um segundo momento, o tema apareceu em uma questão que mostrava um cartaz de uma campanha de 2017, feita em Porto Alegre, para divulgar um número de denúncia de violência contra a mulher. A partir deste cartaz, o aluno teria que falar qual o modo interativo que indica o comportamento dos usuários a partir desta campanha.

Os 70 anos da declaração universal dos direitos humanos foi abordado em uma entrevista que citava os objetivos da agenda 2030. O estudante tinha que identificar quais eram estes objetivos.

O racismo foi abordado em um texto sobre a estética de beleza de homens e mulheres negros. O aluno deveria identificar onde estava o racismo naquele contexto.

O Hino Nacional foi usado para cobrar do aluno qual a norma padrão usada em um trecho da letra.

A saúde do trabalhador e o tempo perdido no deslocamento em grandes cidades, conforme a classe social, caiu em uma questão que falava sobre o tempo perdido no trânsito e o impacto na qualidade de vida. Segundo o texto, o trabalhador que passa mais tempo se deslocando tem mais tendência ao sedentarismo.

Programa ao vivo


O primeiro dia do Enem 2018 começou às 13h deste domingo (4). Às 18h30, o estúdio do G1 em São Paulo dará início a um programa em vídeo ao vivo com professores do Sistema COC de Ensino. Eles comentarão os níveis de dificuldade de cada uma das provas, o tema da redação e os pontos mais polêmicos que caíram no Enem.


fonte; G1

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

10 carros que ficarão isentos de vez do IPVA com nova lei dos 20 anos

  A isenção do   Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA)  por tempo de fabricação no Brasil não é padronizado. Cada estado tem sua política que vai de 10 a 30 anos. Com exceção de Pernambuco, que não prevê o benefício, e Minas Gerais, que isenta apenas modelos com placa preta. Mas  uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que passou pelo Senado e vai à Câmara quer padronizar a isenção em 20 anos em todo o país . A  medida  pode beneficiar 6,7 milhões de veículos. Estados que preveem um prazo menor que 20 anos, no entanto, não serão afetados. Ou seja, caso efetivada, a regulamentação caberá apenas para cinco unidades, são elas: Alagoas, Minas Gerais, Pernambuco, Santa Catariana e Tocantins De qualquer forma, caso a medida seja aprovada e aplicada já no ano que vem (2025), modelos fabricados de 2005 para trás serão isentos em todo o país.  Autoesporte, então, criou uma lista com carros que vão fazer 20 anos ou mais no ano que vem. Acompanhe: Volkswagen Gol G3 Consid

Dia supermercados, rede fecha mais de 300 lojas no Brasil

Ontem, o grupo espanhol de supermercados Dia anunciou o fechamento de 343 supermercados e 3 centros de distribuição no Brasil, encerrando sua presença no país após aproximadamente 23 anos. A Distribuidora Internacional de Alimentos, entidade por trás da marca Dia, explicou que a decisão foi tomada devido aos persistentes resultados negativos de sua subsidiária brasileira. A  empresa  afirmou que os estabelecimentos fechados eram considerados de baixo desempenho. A empresa A Rede de Supermercados Dia é uma cadeia de supermercados de origem espanhola, fundada em 1979 em Madrid, Espanha. A empresa opera principalmente no setor de varejo de alimentos, oferecendo uma variedade de produtos alimentícios e de consumo básico em suas lojas. Continuar lendo: Capialist/https://capitalist.com.br/dia-rede-de-supermercados-fecha-mais-de-300-lojas-no-brasil/

Câmara dos Deputados aprovou PL de 35% de etanol na gasolina, o que muda para o seu carro?

  A  Câmara dos Deputados  aprovou um  projeto de lei que busca aumentar a mistura de etanol na gasolina dos 22% atuais para 27% , chamado de "combustíveis do futuro". Dessa forma, a proporção do derivado de cana-de-açúcar na  gasolina  pode alcançar até  35%  do total. A proposta agora segue para análise do Senado. Aumentar a proporção de  etanol  terá consequências tanto para donos de carros com  motores flex  quanto movidos apenas a  gasolina . É o que diz Rogério Gonçalves, diretor de combustíveis da  Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA). “O governo propôs um estudo e nomeou representantes que vão avaliar a viabilidade técnica deste aumento [da proporção de etanol]”, disse o especialista. “A medida será aprovada apenas se os testes forem conclusivos”. O corpo técnico formado pelo governo inclui a  Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural (ANP) ,  empresas de pesquisa energética e ministérios . As consequências de mais etanol na gasolina No caso dos donos

Quer trabalhar de qualquer lugar do mundo? Vejas as vagas de home office disponíveis nesta semana

Para você que busca flexibilidade geográfica dentro e fora do país, vejas as oportunidades de trabalho home office disponíveis nesta semana, em empresas nacionais e internacionais com diversos benefícios. Com vagas que permitem atuação remota, a empresa oferece diversos benefícios como seguro de vida, plano de saúde e odontológico, Cartão Caju, parceria Gympass entre outros. Ambev Tech A Ambev Tech é um hub de tecnologia da Ambev, cervejaria global. Suas unidades estão presentes em Blumenau (SC), Maringá (PR), São Paulo (SP), Campinas (SP), Jaguariúna (SP), e Sorocaba (SP), e a empresa conta ainda com um time remoto de vários cantos do Brasil, totalizando mais de 2.000 colaboradores. A empresa oferece diversos benefícios como vale refeição e alimentação, participação nos lucros, plano de saúde, convênio odontológico, entre outros. Inscrições:  Veja as vagas disponíveis na  página de vagas da Ambev Tech. CloudWalk A CloudWalk, empresa brasileira com representantes também nos EUA e Canad

Fiat Titano chega como a picape média mais barata do Brasil!

  Chapada dos Guimarães, MT – A Fiat está expandindo seu portfólio com a Titano, sua primeira picape média, que chega ao mercado nos próximos dias com a missão de colocar algumas dúvidas na cabeça do consumidor. Qual o principal atributo para escolher uma picape: A tradição da marca? Sua capacidade para o trabalho? Ou o preço? A Titano chega oferecendo uma condição interessante para a terceira questão, o preço. São três versões: Endurente por R$ 220 mil, Volcano por R$ 240 mil e Ranch por R$ 260 mil. Trata-se do portfólio com preço sugerido mais em conta do segmento, o que pode atrair neste primeiro momento os interessados numa relação em que o custo de aquisição é o mais importante. A Fiat pretende atender desde os consumidores que precisam de uma caçamba grande e pouca sofisticação numa picape voltada essencialmente para o trabalho com a versão Endurance, dotada de transmissão manual e interior bem simples. Até o empresário que não abre mão do câmbio automático e de recursos como uma

Paraná Pesquisa: Tarcísio tem aprovação de 71,6%, e Lula é reprovado, em Santos

  50,1% dos santistas reprovam presidente petista O primeiro levantamento de 2024 da Paraná Pesquisas sobre as intenções de voto para o cargo de prefeito de Santos trouxe boas notícias para o governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), que ampliou a aprovação de seu governo de São Paulo, de 61,9% registrados em dezembro de 2023, para 71,6% da avaliação positiva do eleitor santista. Já no caso do presidente Lula (PT), os números divulgados hoje (14) constataram sua piora na avaliação de seu governo, com reprovação saltando de 48,1% para 50,1%, em três meses. Mesmo com diversas denúncias e críticas de oposicionistas à alta letalidade das ações policiais de seu governo, na Baixada Santista, o desempenho da gestão de Tarcísio no combate à criminalidade na região pode ter contribuído com a ampliação da avaliação positiva de sua administração. Após assassinatos de policiais por criminosos, no ano passado, o governador deflagrou as operações Escudo e Verão, que têm sufocado o crime o