Pular para o conteúdo principal

EM BUSCA DA FAMA

Antes coadjuvantes, algumas ganharam os holofotes, posaram para a "Playboy" e até viraram conhecidas atrizes globais

Carol Martins e Lufe Steffen, especial para o iG | 25/12/2011 19:01


Foto: TV Globo/ Divulgação
O cantor Gusttavo Lima e a assistente de palco Karen: beijo durante o "Caldeirão do Huck" para assumir o romance


Foto: TV Globo/ Divulgação
Luciano Huck, Gusttavo Lima e Karen, que ganhou fama após assumir namoro com o sertanejo
Durante recente gravação do "Caldeirão do Huck", uma cena inusitada aconteceu: o cantor Gusttavo Lima - que vem sendo apontado como o novo Luan Santana - agarrou Karen Kounrouzan e roubou um beijo da moça - revelando assim que o casal está junto já há algum tempo. E assim, Karen ganhou um destaque a mais no programa, onde desempenha a função de assistente de palco, sob o codinome de Coleguinha.
A Coleguinha é mais uma integrante da extensa galeria de assistentes de palco que marcaram a história dos programas de TV. Essas assistentes - e seus similares masculinos - seguiram diferentes trajetórias na TV. Algumas viraram atrizes, outras modelo. Existem as que alcançaram respeito como apresentadoras e jornalistas. Outras não passaram da fase "periguete erótica".

Relembre a seguir as mais marcantes da história da TV



Foto: Divulgação
As Chacretes rodeando seu criador, Chacrinha, nos anos 1980
As Chacretes
Entre as mais famosas - e veteranas - assistentes da TV, estão as Chacretes, criadas pelo lendário Abelardo Barbosa, o Chacrinha, nos anos 1970. As moças eram aspirantes a dançarinas, e enfeitavam o palco do programa, dançando e fazendo caras e bocas para as câmeras, trajando maiôs laminados e maquiagem carregada.
Chacrinha apelidava as dançarinas com codinomes hilários. Assim, passaram por seu programa Bia Zé Colmeia, Índia Amazonense, Fernanda Terremoto, Fátima Boa Viagem, Soninha Toda Pura, Leda Zepelin, entre outras. E a mais famosa, Rita Cadillac, até hoje uma estrela popular.
Ao longo dos últimos trinta anos, Rita gravou discos como cantora, atuou em filmes e programas de TV, estrelou vídeos pornográficos na década de 2000, fez shows em presídios - como o Carandiru, fato que a levou a repetir a dose no filme "Carandiru", em 2003 - e segue na ativa, aos 57 anos de idade. Em 2010, foi homenageada com o documentário "Rita Cadillac, a Lady do Povo".
As Chacretes foram depois imitadas por inúmeros programas. O "Clube do Bolinha" tinha As Boletes, Angélica teve Os Angeliquetes, Xuxa teve As Paquitas e Os Paquitos... e mesmo o atual "Domingão do Faustão" tem um grupo de dançarinas aeróbicas diretamente inspiradas pelas Chacretes.

As Paquitas e o Paquito



Foto: Reprodução
As Paquitas no final dos anos 1980. A primeira à esquerda é Letícia Spiller


Foto: Divulgação/TV Globo
Claudio Henrich e Marcelo Faustini: ex-paquitos
No ramo infantil, as mais famosas assistentes foram As Paquitas. A primeira delas foi Andréia Veiga, que ajudava Xuxa no "Clube da Criança", da TV Manchete. Depois, Andréia virou atriz e também apresentadora infantil. E em 2007 e 2008, trabalhou como repórter do "Mais Você".

Leia também: Apresentadoras infantis, uma espécie em extinção
Outras ex-Paquitas hoje famosas: as atrizes Letícia Spiller e Bianca Rinaldi, ambas com carreiras sólidas nas novelas de TV. E no terreno masculino, o mais famoso ex-Paquito é o também ator Cláudio Heinrich, que atuou em diversas novelas na Globo e, mais recentemente, na Record.
Ainda no campo das ex-assistentes de Xuxa: Bárbara Borges foi assistente de palco do programa "Xuxa", em 1995. A partir de 1999, passou a trilhar carreira como atriz. E Adriana Bombom foi ajudante de Xuxa no "Planeta Xuxa", no fim dos anos 90. Hoje é repórter do "TV Fama", da Rede TV!

Personagens misteriosas



Foto: Reprodução
Tiazinha: a famosa personagem surgiu no "H", de Luciano Huck, na Band
Se hoje Luciano Huck tem a Coleguinha, no passado ele já teve ajudantes semelhantes: a Tiazinha e a Feiticeira, ambas surgidas no "H", que Luciano pilotava na Band no final dos anos 90. Tiazinha era a personagem sadomasoquista encarnada por Suzana Alves.



Foto: Reprodução
Joana Prado viveu a Feiticeira, também nascida no programa "H"
Esbanjando erotismo e praticando fantasias sexuais em plenas tardes de verão na Band, Tiazinha virou febre nacional em 1998. Ganhou até tema musical, em dueto de Suzana Alves com o cantor Vini. Depois de um período de super exposição, Suzana Alves sumiu da mídia. Retornou há alguns anos, como atriz de cinema e teatro, e tem obtido bons resultados e boas críticas.
Já a Feiticeira era Joana Prado, que se apresentava com um diminuto biquíni e um véu no rosto, como as dançarinas de dança do ventre. E era esse gênero que ela dançava, também de forma sensual, no "H". Depois de uma fase áurea, apresentando inúmeros produtos em propagandas de TV, e de passar pelos programas "O+" e "Superpositivo", Joana virou apresentadora. Atualmente comanda a atração "WTN Absoluta", na Webtv. O programa é direcionado a mamães gestantes e modernas.
Ainda oriundas do "H", tiveram certo sucesso as "HZetes" Taís e Fabiana, que cativaram a atenção de muitos meninos adolescentes da época - e chegaram a estrelar juntas um ensaio para a "Playboy".
E atualmente, no "Caldeirão do Huck", há também Dany Bananinha, a veterana do programa - está no ar há dez anos.

Os Gêmeos



Foto: Divulgação
Os gêmeos Flávio e Gustavo, do "O+"
Com o fim do "H" - na época em que Luciano Huck foi para a Globo -, a Band criou o "O+", capitaneado por Otaviano Costa. E os assistentes de palco da atração em 2009 eram os irmãos gêmeos Flávio e Gustavo. Exibindo os corpões no programa, os dois viraram apresentadores: "Programa 2", também na Band, e o "Detonando", da Rádio Transamérica. Participaram da "Casa dos Artistas" 2 e 3, do SBT. Hoje são modelos e convidados para participarem de alguns programas de televisão.

No SBT



Foto: SBT/Divulgação
Patrícia Salvador foi destaque no SBT e continua no ar até hoje
Dentre as assistentes que desenvolveram carreiras posteriores, uma das mais ecléticas é Patrícia Salvador. Foi assistente do programa "Roda a Roda", já foi dubladora do "Qual é a Música", venceu a competição "Bailando por um Sonho" e substituiu Adriane Galisteu no programa "Charme". Também atuou como atriz nas novelas: "Marisol", "Esmeralda" e "Vende-se um Véu de Noiva". Atualmente apresenta o "Ganhe Mais Dinheiro com Jequiti", aos domingos.
Ellen Roche também surgiu no SBT, como assistente do programa "Gol Show", apresentado por Sílvio Santos em 1994.

Mallandrinhas



Foto: SBT/Divulgação
Lívia Andrade foi assistente de palco e atualmente é jurada do "Programa Sílvio Santos"
No campo das que foram assistentes de Sérgio Mallandro, a grande estrela é Lívia Andrade, que começou como assistente de palco do programa "Festa do Mallandro", de 1998 a 2004, na TV Gazeta. Hoje é jurada do quadro Jogo dos Pontinhos, do "Programa Sílvio Santos". Já atuou como atriz em novelas como "Vende-se um Véu de Noiva" (2009) e "Uma Rosa com Amor" (2010). Em 2011 cobriu a licença maternidade da apresentadora Eliana, no "Programa Eliana". Também interpretou a Dona Florinda, do especial 30 anos de Chaves, que terá continuação em 2012.

Guguzetes
Já entre as ajudantes de Gugu Liberato, uma das mais notórias é Ellen Ganzarolli. Ela foi assistente de palco do "Programa do Gugu", no SBT, em 2000.
Alessandra Scatena também trabalhou com Gugu, durante doze anos, nos programas dominicais comandados pelo animador nos anos 90. Foi parar na capa da "Playboy" em 1997.
Mas a ajudante mais famosa de Gugu foi Mariette. A loira marcou época durante a década de 1980, influenciando toda uma geração. No fim daquela década, ela também cedeu aos convites da "Playboy".



Foto: Reprodução
A inesquecível Mariette, ajudante de Gugu Liberato nos anos 1980

Capas da Playboy



Foto: Reprodução

Assistentes de palco que ganharam a capa da "Playboy"
A função de assistente de palco, aliás, rendeu inúmeras capas da revista "Playboy". Algumas delas foram:
Andréia Veiga, ex-Paquita - posou em setembro de 1988
Mariette, ex-Gugu - novembro de 1988
Shirley Miranda, ex-Paquita - julho de 1992
Andréa Sorvetão, ex-Paquita - dezembro de 1995
Alessandra Scatena, ex-Guguzete - setembro de 1997
Taís e Fabiana, Hzetes - julho de 1999
Lívia Andrade, ex-Mallandrinha - setembro de 2001
Pietra Ferrari, ex-assistente do "Caldeirão do Huck" - julho de 2004
Tânia Oliveira, ex-Panicat - fevereiro de 2006
Danielle Sobreira, ex-Guguzete - novembro de 2006
Nicole Bahls, ex-Panicat - outubro de 2010

Panicats




Foto: Divulgação
Dani Souza, a Mulher Samambaia
Mas as mais badaladas assistentes de palco do momento são as chamadas Panicats, do "Pânico na TV!", da "Rede TV!". As moças estrearam na atração em 2003, e de lá para cá várias modelos e dançarinas integraram a trupe.
Danielle Souza, a Mulher Samambaia, surgiu ali, atuando como dançarina e assistente de palco. Depois, foi para "A Fazenda", na Record, trabalhou no "Tudo é Possível", e largou tudo para se casar e virar dona de casa. Hoje ela vive na Ucrânia com o marido, o ex-jogador do Corinthians Dentinho.

Leia também: Veja quem são as musas dos gramados




Foto: Claudio Augusto
Juju Salimeni: mais uma Panicat de destaque
Tânia Oliveira também foi ajudante no programa, entre 2005 e 2008. Depois, apresentou os programas "Interligado" e "Brothers", na mesma emissora.



Foto: AgNews
Dani Bolina: "Pânico na TV!", "A Fazenda", "Tudo é Possível"...
Juju Salimeni esteve no grupo até outubro de 2011, com o trunfo de ter sido eleita, em novembro de 2010, a mulher mais sexy do mundo pela revista "Vip". Sua saída do programa aconteceu após diversas brigas públicas com a colega Nicole Bahls. Na sequência, ela foi para o "Legendários", na Band.
Dani Bolina seguiu os passos da Mulher Samambaia: depois de ser Panicat, foi para "A Fazenda" e atuou como repórter no "Tudo é Possível".
O mesmo ocorreu com Lizzi Benites, a Piu Piu. Foi Panicat, atuou em "A Fazenda" e terminou no "Tudo é Possível".
Nicole Bahls chegou ao programa em 2008, depois de ter sido modelo da Ford Models e vencer o concurso Musa do Brasileirão, promovido pelo "Caldeirão do Huck". Também já foi Musa do Verão e Musa do Pepê. Posou na "Playboy" em outubro de 2010.



O futuro


Foto: Divulgação
Matheus Mazzafera entre suas colegas panicats: estreia como o primeiro "homem panicat" do Pânico na TV!
E o mais novo "integrante" das Panicats é um homem. Matheus Mazzafera, repórter do "SuperPop" de Luciana Gimenez, surgiu de sunga e botas no "Pânico da TV!" do domingo passado (18). Ele dançou ao lado das Panicats, mostrando que está apto a ocupar a vaga deixada por Juju Salimeni e Nicole Bahls.

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

DORIA NÃO MENTE

Brasil registra um acidente de trabaho a cada 51 segundos

  Um acidente de trabalho é registrado a cada 51 segundos no Brasil, de acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Esse número coloca o Brasil no topo da lista de países mais perigosos para os trabalhadores, ficando atrás apenas de China, Índia e Indonésia. Só em 2022, o país registrou 612,9 mil acidentes, que causaram 2.538 mortes, um aumento de 22% em relação a 2021. De acordo com o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (SINAIT), Bob Machado, o aumento no número de acidentes laborais é um reflexo da atual situação da inspeção do trabalho no País. “O Brasil conta, hoje, com o menor contingente de auditores-fiscais do trabalho (AFTs) dos últimos 30 anos, operando com uma quantidade de profissionais bem abaixo da ideal. Isso dificulta muito o trabalho de fiscalização nas empresas e abre brechas para que mais acidentes aconteçam”, disse. Dados da OIT e do Ministério Público do Trabalho (MPT) mostram que as principais causas de acidentes

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

Rancho D´Ajuda

Feliz Natal! Canadauence.com

O estapafúrdio contrato “ultraconfidencial” entre o Butantan e a Sinovac, que não especifica valor entre as partes

  O contrato que o Instituto Butantan, dirigido por Dimas Tadeu Covas, que diz não ter relação de parentesco com Bruno Covas, prefeito de São Paulo, e o gigante laboratório chinês Sinovac, acreditem, não determina quantidade e valor unitário da vacina. A grosso modo, o contrato beneficia apenas um lado no acordo: o chinês. As cláusulas do contrato, anunciadas, em junho, como “históricas” pelo governador de São Paulo, João Dória, revelam outras prioridades que, obviamente, não tem nada a ver com a saúde da população do Brasil, como o tucano chegou a afirmar para o presidente Jair Bolsonaro, quando fazia pressão para o chefe do executivo liberar a vacina no país. A descoberta ocorre na semana em que os testes com a vacina foram suspensos devido ao falecimento de uma voluntária, cujo motivo da morte – sequer – foi informado pelo Butantan à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que é o órgão de proteção à saúde da população por intermédio de controle sanitário da produção e co