Pular para o conteúdo principal

ADMINISTRANDO EM CAUSA PRÓPRIA: REDE TV O COMEÇO DO FIM

Enquanto os funcionários da Rede TV, tentam resolver seus compromissos com a falta de salários,uns dos donos da rede Amilcare Dallevo,  levanta uma mansão cinematográfica a maior do paí sem mínima preocupação





Com salários atrasados e estrelas em fuga, a RedeTV! vive seu período mais difícil em 13 anos — um problema e tanto para o dono da maior mansão do Brasil


 A apresentadora Hebe Camargo: ela diz que fica na RedeTV!, apesar da crise  
        São Paulo - Aos 54 anos, o empresário paulista Amilcare Dallevo vive dias de Luís 16. Ele está erguendo em Alphaville, nas imediações de São Paulo, seu palácio de Versalhes: com dois helipontos, 50 vagas na garagem e uma suíte de 1 200 metros quadrados, a casa de Dallevo será a maior do Brasil.
Abrigará o empresário, sua mulher (a apresentadora Daniela Albuquerque), a filhinha que vem aí e alguns cachorros. Do lado de fora da mansão, porém, o mundo de Dallevo está em convulsão: sua emissora de televisão, a RedeTV!, passa por sua maior crise.
Os salários de parte dos funcionários atrasam, as principais estrelas vão-se embora e ele e seu sócio, Marcelo de Carvalho, estão sendo obrigados a debelar boatos de que os problemas da empresa não têm solução. Enquanto a mansão sobe, a casa parece estar caindo.
Os últimos 12 meses foram os mais conturbados da história da RedeTV!, quinta maior emissora do país. Isso, claro, tirando da conta o histórico de sua antecessora, a extinta Manchete, que quebrou nos anos 90 e cujo espólio foi comprado por Dallevo e Carvalho em 1999.
Os dois eram sócios de uma empresa de tecnologia. Logo fizeram barulho ao equipar a RedeTV! com máquinas de última geração — a até então moribunda emissora logo voltou a brilhar, a receita cresceu e, com sucessos como o programa Pânico na TV, tudo parecia ir bem.
Mas, no ano passado, ficou provado que essa calmaria escondia uma tormenta. Com problemas de caixa, a RedeTV! começou a passar por uma crise desconfortavelmente pública.
Perdeu para a Band os direitos de transmissão da Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol (prejuízo de 30 milhões de reais), para a Globo as lutas do MMA (mais 15 milhões) e, finalmente, sua estrela maior, o Pânico — a debandada dos comediantes do programa representa um rombo de pelo menos 50 milhões por ano para a emissora.
“Nós não somos emissora de um programa só”, diz Dallevo. “Com o custo de produção do Pânico, que é 20 vezes superior ao de qualquer outra atração, conseguimos fazer coisa melhor.”


No fim de 2011, uma jornalista da emissora anunciou no Facebook que os salários estavam atrasados havia três meses. Mais de 200 funcionários passaram a receber os vencimentos em parcelas quinzenais de 12% a 25%.
Culpa da Grécia?
Embora admitam a escala dos problemas, os sócios da RedeTV! os atribuem a fatores externos. “Tivemos, sim, problemas de pagamento”, diz Carvalho. “A explicação está na crise internacional, que restringiu o crédito no Brasil. Você viu a situação na Grécia, né? Com o que estava acontecendo lá fora, os bancos pararam de emprestar.”
Segundo EXAME apurou, o que deixou os bancos com o pé atrás não foi o imbróglio grego, mas a situação financeira da própria RedeTV! A emissora tem dívidas de curto prazo de 100 milhões de reais, gastou quantia semelhante na construção de sua nova sede e ainda carrega um passivo enquadrado no Refis, programa de refinanciamento do governo federal.
O Banco Rural, que há quatro anos teve de brigar na Justiça para receber o que a empresa devia, parou de financiar a RedeTV! No início de março, Dallevo e Carvalho visitaram uma série de bancos para reafirmar a saúde da companhia.
Quando se faz um apanhado das origens dos problemas da RedeTV!, não se pode subestimar o potencial destrutivo da rivalidade entre os sócios. Os dois são casados com apresentadoras. A mulher de Carvalho, Luciana Gimenez, é destaque da programação da emissora (seu programa, o SuperPop, tem média de 2,5 pontos de audiência).
Após seu casamento com Daniela Albuquerque, Dallevo decidiu dar um programa para ela, o Manhã Maior. Daniela, porém, ainda não decolou como apresentadora — a audiência resvala insistentemente no traço, e o Manhã Maior só caiu na boca do povo quando a apresentadora relatou seus contatos imediatos com ETs.
As mulheres dos sócios tornaram-se rivais, para delírio das publicações de celebridades. Luciana e o marido não foram convidados para a renovação dos votos do casal Dallevo, realizada na mansão prestes a ser inaugurada. Em troca, Luciana não chamou Daniela para sua festa de aniversário, em novembro.


As visões dos sócios para o negócio constantemente divergem. Dallevo, por exemplo, sonha em abolir os intervalos comerciais (que, em sua visão, afastam a audiência). Carvalho, que começou a carreira na área comercial da Globo, acha a ideia um absurdo.

Para tentar resolver a situação, Carvalho contratou no ano passado o banco de investimento BTG Pactual para vender sua participação de 30% no capital da RedeTV!. Começou pedindo 150 milhões de dólares, depois baixou o preço para 160 milhões de reais. No fim das contas, o único interessado em comprar foi Dallevo, que queria usar contratos de publicidade como moeda.
O negócio não foi fechado, mas o BTG continua procurando interessados. Segundo EXAME apurou, quem fizer uma proposta exigirá de Dallevo maior poder de decisão — uma espécie de controle compartilhado. Os empresários afirmam que não há negociação em andamento. “O que eu quero agora é vender tempo na TV”, diz Carvalho.  
Sai pânico, entra Rafinha
A vida da quinta maior emissora de TV do Brasil dificilmente será fácil. Com 38% da audiência total, a Globo domina 35% do faturamento publicitário no segmento de TVs abertas. No segundo lugar está a Record, ligada à Igreja Universal do Reino de Deus. Em terceiro e quarto, estão as tradicionais SBT e Band.



Pelos números atuais, o faturamento da RedeTV! é 40% inferior ao do SBT e o equivalente a 5% das vendas da Globo. “O mercado brasileiro só tem espaço para três emissoras ecléticas, com o modelo de programação da Globo”, diz José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, um dos maiores especialistas em TV do Brasil.
“O melhor, para a RedeTV!, seria investir num nicho específico e sair da briga direta com os grandes.” Os primeiros passos dos controladores da emissora após a crise mostram, no entanto, que eles pretendem redobrar a aposta no modelo atual.
Na tentativa de preencher o espaço deixado pelo Pânico, a emissora contratou o humorista Rafinha Bastos, que apresentará uma versão nacional do  programa americano Saturday Night Live.
O entrevistador Amaury Jr. renovou seu contrato por três anos. E a apresentadora Hebe Camargo avisou que não pretende deixar a emissora, apesar dos boatos em sentido contrário. Para Dallevo, a RedeTV! entra em março de casa arrumada. A mansão está quase 

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

Motoristas da Uber anunciam greve nacional; saiba quanto tempo irá durar

  A Uber está no centro de uma paralisação nacional marcada para esta terça-feira, 26 de março, como forma de protesto contra o Projeto de Lei 12/2024. O PL que visa regular a atividade dos motoristas de aplicativos, tem sido debatido entre representantes da categoria, os condutores e o Governo Federal. Motoristas da Uber confirmam PARALISAÇÃO NACIONAL; saiba até quando vai durar. Imagem: FDR Com tramitação em regime de urgência na Câmara dos Deputados, em Brasília, o PL tem gerado controvérsias desde sua proposição. A AMAPE e a FEMBRAPP, entidades representativas dos motoristas por aplicativos como Uber e outros, apoiam a manifestação no estado. Thiago Silva, presidente da AMAPE , confirmou a realização do evento em Recife. O ponto de encontro será em frente ao Classic Hall, na faixa local, com início às 7h da manhã. Os motoristas da Uber participarão de uma carreata até a Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE). Na ALEPE, será entregue um pedido simbólico para retirada da urgênc

Alerta vermelho: veja quais cidades de SP e RJ terão as chuvas mais intensas

  A região  Sudeste  entrou em alerta máximo para a ocorrência de temporais em diversas localidades, especialmente em  São Paulo  e no  Rio de Janeiro . Uma frente fria, que já causou temporais e estragos no  Sul  do país, pode levar ao acúmulo de mais de 200 milímetros de chuvas apenas entre esta sexta-feira (22/3) e sábado (23/3), com risco de alagamentos e deslizamentos de terra em áreas mais vulneráveis. Em São Paulo, as chuvas serão mais intensas nesta sexta-feira, ainda quem devam continuar ao longo dos próximos dias. Nesta sexta, um dos municípios mais chuvosos será  Cruzeiro , no Vale do Paraíba, onde o volume de precipitações deverá chegar perto de 100 milímetros. Já no Rio de Janeiro, a previsão é de chuva intensa principalmente em  Angra dos Reis , na Costa Verde, Quatis, no Vale do Paraíba Fluminense, e  Mesquita , no Grande Rio. Veja a seguir algumas das cidades em que mais deve chover nos dos dois Estados. São Paulo De acordo com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, o v

Valor dos pedidos de recuperação judicial sobe 79,8% em 2023 deve continuar em 2024

  Os pedidos de  recuperação judicial  saltaram em 2023 em 68,7% na comparação com o ano anterior, atingindo 1,4 mil pedidos, de acordo com informação divulgada pela  Serasa Experian . Este foi o quarto maior número de pedidos já registrado desde 2005, quando a Serasa Experian iniciou a série histórica. O maior número de pedidos de recuperação judicial aconteceu em 2016, quando 1,8 mil empresas recorreram à Justiça para se protegerem de seus credores. O número de pedidos atingiu a marca de 1,420 mil em 2017 e de 1,408 mil em 2018. O ano de 2023 foi marcado pelos pedidos de recuperação de grandes empresas como  Americanas ,  Light  e  Oi . “O ano passado foi marcado por um recorde de inadimplência das empresas, influenciando significativamente o panorama da recuperação judicial. Embora os sinais de melhoria tenham começado a surgir, como a queda da inflação e das taxas de juros, a reação no cenário de recuperação judicial mostra-se mais lenta”, comenta o economista da Serasa Experian, L

Presídios do Brasil registraram quase uma fuga por dia no ano passado

  No ano passado, houve ao menos 333 fugas no Brasil, ou quase uma por dia, de acordo com levantamento do jornal O Globo com governos de 18 estados. Segundo a reportagem, o estado com o maior número de presos foragidos em 2023 foi Santa Catarina, com 56 detidos evadidos. Na sequência vem o Pará, com 52, e o Paraná, com 42, formando o ‘TOP 3’. ( veja a relação completa ao fim da reportagem ) As escapadas geralmente contam com algum esquema que facilita a saída. Em outubro, um caso no presídio de Trindade, na Região Metropolitana de Goiás, mostrou como as facilitações internas se associam às fugas. Após 14 detentos terem escapado, um agente penal e um vigilante temporário foram presos. Segundo a reportagem de O Globo, cada fugitivo teria pago R$ 10 mil aos dois, que deixaram a porta da cela aberta. Em seguida, todos saíram por um buraco no telhado do corredor. Um dos presos recapturados contou em depoimento que os pagamentos foram feitos dentro do presídio, por pix, durante o banho de so

Advogado faz discurso antissemita e quer expulsão de judeus de instituto; OAB pede investigação

  O advogado Hariberto de Miranda Jordão Filho fez declarações antissemitas durante uma reunião do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) na última quarta-feira (20). Instituições ligadas à advocacia, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), reagiram às falas. Membro da diretoria do instituto, pediu que todos os judeus presidentes de comissões do IAB fossem demitidos. “Devem ser expulsos, eliminados”, disse Jordão Filho, que reclamava do fato de a Federação Israelita do Rio de Janeiro ter acionado a OAB sobre outras manifestações antissemitas que ele já havia proferido. No discurso no IAB ele também comparou ao holocausto o que acontece na Guerra no Oriente Médio, chamando os israelenses de nazistas. Os judeus foram as principais vítimas do nazismo. Alguns membros do instituto tentaram interromper o discurso de Jordão Filho, mas a presidência da sessão permitiu que o advogado continuasse, dizendo que ele vai “assumir as consequências disso”. O IAB informou, em nota na quinta-feir

STF derruba a revisão da vida toda do INSS; entenda a decisão

  Ministros analisaram ações que questionam lei de 1999 e determinaram que segurados não podem escolher regra mais benéfica O  Supremo Tribunal Federal (STF)  decidiu nesta quinta-feira que os segurados não pode escolher o regime mais benéfico para sua  aposentadoria do   INSS .  Na prática, esse entendimento inviabiliza a chamada revisão da vida toda dos benefícios do  Instituto Nacional do Seguro Social , que fora autorizada pela própria Corte em outra ação. Em 2022, o plenário do STF havia decidido que o mecanismo da  “ revisão da vida toda ”  é constitucional. Isso significa que todas as contribuições previdenciárias feitas ao INSS pelos trabalhadores no período anterior a julho de 1994 poderiam ser consideradas no cálculo das aposentadorias, o que poderia aumentar os rendimentos de parte dos aposentados. Quando entra em vigor? Entretanto, a decisão não entrou em vigor porque ainda há um recurso pendente contra ela, ingressado pelo governo. Esse recurso também estava na pauta desta