Pular para o conteúdo principal

PINHEIRINHO EM SJC: Viciado em crack constroem barracas para consumo,prefeitura diz que fiscaliza





Usuários de crack constroem barracas às margens do Pinheirinho (Foto: Carlos Santos/G1)

Usuários de crack constroem barracas às margens do Pinheirinho (Foto: Carlos Santos/G1)

Pelo menos 12 barracas foram construídas próximas ao terreno.
Prefeitura de São José diz que fiscaliza o local diariamente e oferece auxílio


Quem passa pela Estrada do Imperador, na zona sul de São José dos Campos, não vê mais  o acampamento sem-teto que se estruturou durante oito anos no terreno do Pinheirinho. Agora, a visão é outra: às margens do terreno, o que se vê são barracas utilizadas para o consumo do crack.
Pelo menos 12 barracas de madeira, plástico e até de faixas de candidatos políticos foram construídas este ano na calçada da avenida, após a desocupação do terreno realizada em janeiro. O local é frequentado por homens e mulheres de todas as idades, alguns até com mais de 70 anos, que vivem em função do vício. Alguns, são ex-moradores do acampamento.

A reportagem do G1 foi ao local na última semana e conversou com alguns usuários que pediram para não serem identificados. Entre eles, está um homem de aproximadamente 40 anos que morou no Pinheirinho, mas após a desocupação ficou sem ter para onde ir.
Usuários de crack constroem barracas às margens do Pinheirinho (Foto: Carlos Santos/G1)Usuários relatam dificuldade em abandonar o vício
(Foto: Carlos Santos/G1)
Segundo ele, assistentes sociais da prefeitura visitam o local e oferecem ajuda, mas o vício é o que o impede de sair dali. "O problema é o vício. Tem abrigo, nos oferecem clínica de reabilitação, mas a luta contra a abstinência é muito difícil", diz.

Aos poucos, outros usuários chegaram e também foram contando como foram parar no mundo das drogas. Um dos homens contou à reportagem que é formado em engenharia elétrica, tem três filhos, mas depois de problemas com uma das mulheres com quem se relacionou, começou a usar a droga e nunca mais conseguiu parar.
O local também é frequentado por pessoas que moram no bairro e que trabalham para sustentar o uso da droga. "Eu não fico dando trabalho em casa. Fico no 'trampo' o dia inteiro, minha correria é o dia todo. O problema é a doença da pedra [crack]", afirmou.
De acordo com a Prefeitura de São José dos Campos, as barracas são montadas e desmontadas todos os dias devido ao alto grau de resistência dos usuários de crack. "A fiscalização da prefeitura tem agido diariamente com duas rondas fixas permanentemente evitando qualquer construção de abrigo no entorno do Pinheirinho. A gente não vai permitir que nada seja construído no local", explicou João Francisco Sawaya de Lima, secretário de Desenvolvimento Social da prefeitura.
Usuários de crack constroem barracas às margens do Pinheirinho (Foto: Carlos Santos/G1)Prefeitura diz que não vai permitir construções no local
(Foto: Carlos Santos/G1)
A cidade tem pelo menos cinco pontos críticos de consumo de crack e o entorno do terreno do Pinheirinho está entre eles. Em setembro, a prefeitura lançou uma ofensiva de combate ao crack na cidade, mas com os barracos instalados, o trabalho de remoção e auxílio aos usuários fica ainda mais difícil.
"A cada dia aprimoramos o trabalho de abordagem. A gente entende que traz um problema para região, um desafio para as pessoas envolvidas nisso, mas é muito importante saber que o serviço está acontecendo e existem vagas para essas pessoas se tratarem. É um trabalho de convencimento", disse Sawaya, que tem a expectativa de que o número de usuários na região diminua nos próximos meses.
Além do Pinheirinho, a prefeitura monitora outros quatro pontos críticos. Todos são em áreas centrais: nas imediações da Avenida 9 de Julho, na Praça Romão Gomes, áreas consideradas nobres na cidade, além da Praça da Matriz e na Rua Major Antônio Domingues.

Desde junho de 2011, a prefeitura de São José dos Campos oferece tratamento gratuito para moradores de rua que são usuários de drogas. Após o tratamento, aqueles que não tinham residência ou perderam os vínculos são transferidos para uma casa de transição até que estejam totalmente ressocializados. O local tem capacidade para 50 internos.
Para denunciar qualquer situação de mendicância, o morador pode acionar o telefone 153 para que a equipe de abordagem compareça ao local e faça o atendimento.
Para ler mais notícias do G1 Vale do Paraíba e Região, clique em g1.globo.com/vanguarda.Siga também o G1 Vale do Paraíba no Twitter e por RSS.
FONTE:http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2012/11/usuarios-de-crack-constroem-barracas-margens-do-pinheirinho.html

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Polishop com voce, o melhor negócio do mercado, feito para você!

Olá,

A Polishop já é a maior empresa multi-canal do mundo com mais de 10 anos de mercado, presença nos países do Mercosul, EUA, África e Europa e acaba de entrar no mercado de marketing multinivel, seu novo canal de distribuição.

Temos agora a oportunidade de sermos pioneiros neste mega negócio, Um Empreendedor Independente Polishop.

Saiba todos os detalhes acessando: http://sistemawinner.com.br/dajuda



 
Sucesso,


D Ajuda

E-mail: net2eduardo@ig.com.br
Msn: net2eduardo@hotmail.com
 


Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

DORIA NÃO MENTE

Brasil registra um acidente de trabaho a cada 51 segundos

  Um acidente de trabalho é registrado a cada 51 segundos no Brasil, de acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Esse número coloca o Brasil no topo da lista de países mais perigosos para os trabalhadores, ficando atrás apenas de China, Índia e Indonésia. Só em 2022, o país registrou 612,9 mil acidentes, que causaram 2.538 mortes, um aumento de 22% em relação a 2021. De acordo com o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (SINAIT), Bob Machado, o aumento no número de acidentes laborais é um reflexo da atual situação da inspeção do trabalho no País. “O Brasil conta, hoje, com o menor contingente de auditores-fiscais do trabalho (AFTs) dos últimos 30 anos, operando com uma quantidade de profissionais bem abaixo da ideal. Isso dificulta muito o trabalho de fiscalização nas empresas e abre brechas para que mais acidentes aconteçam”, disse. Dados da OIT e do Ministério Público do Trabalho (MPT) mostram que as principais causas de acidentes

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

Rancho D´Ajuda

Feliz Natal! Canadauence.com

O estapafúrdio contrato “ultraconfidencial” entre o Butantan e a Sinovac, que não especifica valor entre as partes

  O contrato que o Instituto Butantan, dirigido por Dimas Tadeu Covas, que diz não ter relação de parentesco com Bruno Covas, prefeito de São Paulo, e o gigante laboratório chinês Sinovac, acreditem, não determina quantidade e valor unitário da vacina. A grosso modo, o contrato beneficia apenas um lado no acordo: o chinês. As cláusulas do contrato, anunciadas, em junho, como “históricas” pelo governador de São Paulo, João Dória, revelam outras prioridades que, obviamente, não tem nada a ver com a saúde da população do Brasil, como o tucano chegou a afirmar para o presidente Jair Bolsonaro, quando fazia pressão para o chefe do executivo liberar a vacina no país. A descoberta ocorre na semana em que os testes com a vacina foram suspensos devido ao falecimento de uma voluntária, cujo motivo da morte – sequer – foi informado pelo Butantan à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que é o órgão de proteção à saúde da população por intermédio de controle sanitário da produção e co