Pular para o conteúdo principal

CanadauenceTV RETRÔ 2012: Os principais destaques da cultura em 2012 e 2013 tem mais

JOÃO EMANUEL CARNEIRO. Autor de "Avenida Brasil", o maior sucesso da TV brasileira em 2012, João Emanuel Carneiro mudou as regras do folhetim tradicional com diálogos realistas, um olhar fresco sobre o subúrbio do Rio e uma estrutura narrativa ágil, que viciou espectadores numa galeria de personagens poderosos como Nina e Carminha                                         KLEBER MENDONÇA FILHO. Depois de mais de dez anos atuando como crítico e de alguns curtas no currículo, o pernambucano fez estreia surpreendente como diretor de um longa. Seu filme "O Som ao Redor" foi premiado no Festival do Rio e na Mostra Internacional de São Paulo 
                                          ANNA MARIA MAIOLINO. Com uma elogiada participação na Documenta, em Kassel, na Alemanha, e o reconhecimento pelo conjunto de sua obra na primeira edição do prêmio do Masp, a artista italiana radicada no Brasil desde os anos 1960 chegou ao auge de sua carreira em 2012. Maiolino é conhecida por peças de forte caráter político e sua reflexão sobre a condição feminina
 TULIPA RUIZ. Expoente de uma nova cena de cantoras brasileiras, a artista pavimentou com o seu segundo disco, "Tudo Tanto", o caminho para atingir plateias cada vez maiores, usando como arma canções pop (mas não simplórias), composições que têm o cotidiano como temática e um timbre de voz que a diferencia das concorrentes                                            MARCIO ABREU. O diretor manteve em 2012 a maturidade de um trabalho que há mais de dez anos vem realizando à frente da Companhia Brasileirade Teatro, em Curitiba. Seu espetáculo "Esta Criança", com Renata Sorrah no elenco, conquistou cinco indicações ao prêmio Shell no Rio de Janeiro
 ANGÉLICA FREITAS. Cinco anos depois de publicar seu primeiro livro, a escritora gaúcha confirmou seu talento e versatilidade ao lançar dois títulos em 2012: a coletânea de poemas “Um Útero É do Tamanho de um Punho” e a graphic novel "Guadalupe" 


A convite da "Ilustrada", nomes relevantes de cada área da cultura elegeram a figura que mais se destacou em seu campo de atuação no ano que termina nesta segunda-feira. Também apostaram nos nomes que devem ter maior projeção em 2013.
Nas artes plásticas, no cinema, na televisão, na música, no teatro e na literatura, convidados escolheram três nomes em cada categoria e foram eleitos os que tiveram mais menções
QUEM É:
MÚSICA: TULIPA RUIZ
A cantora e compositora superou a famosa "síndrome do segundo disco" e provou não ser "fogo de palha" após sua estreia com "Efêmera".

Mais do que isso, Tulipa liderou a votação de destaque da música brasileira de 2012 por ter ido além das expectativas com "Tudo Tanto".
Composições mais maduras, arranjos mais elaborados e ousadias vocais funcionaram tanto em seu segundo álbum quanto no show que ela levou aos palcos.
Com casas de shows lotadas para lhe ver, seu alcance de público ainda aumentou com a inclusão de "Só Sei Dançar com Você", de seu primeiro disco, na trilha da novela "Cheias de Charme", exibida pela Globo em 2012.
*
TEATRO: MARCIO ABREU
Ao criar a Companhia Brasileira de Teatro --em 1999, em Curitiba-- Marcio Abreu deu início a um dos mais sólidos e belos trabalhos de grupo em território nacional.

Em 2010, a companhia chegou a um ponto alto de sua trajetória com o espetáculo "Vida", mas depois ainda vieram "Oxigênio" (2010), "Isso Te Interessa?" (2011) e uma sucessão de prêmios, o Bravo! e o Shell entre eles.
A atriz Renata Sorrah estava de olho no grupo, com quem firmou parceria neste ano para estrear "Esta Criança", do francês Joël Pommerat. Tiro certo: a peça tem cinco indicações ao Shell do Rio. Virá a São Paulo em março.
*
ARTES PLÁSTICAS: ANNA MARIA MAIOLINO
Italiana radicada em São Paulo desde os anos 1960, Anna Maria Maiolino, 70, chegou ao auge da carreira neste ano. Participou da 13ª Documenta, em Kassel, na Alemanha, com uma instalação que ocupou uma casa inteira no parque Karlsaue, arrancando elogios da crítica.

Também teve o conjunto da obra reconhecido na primeira edição do prêmio Masp/Mercedes Benz de Artes Visuais e expõe agora no museu da avenida Paulista um recorte de sua produção, dos anos 1970 aos dias atuais.
Maiolino se firmou com uma obra de caráter político contundente, calcado na condição feminina e construído em escala doméstica, como suas obsessivas esculturas de argila sempre feitas à mão.
*
CINEMA: KLEBER MENDONÇA FILHO
Poucos filmes brasileiros foram tão incensados antes de uma estreia quanto "O Som ao Redor" -que entra em cartaz nesta sexta.

E seu diretor, Kleber Mendonça Filho, foi o nome do cinema nacional mais lembrado pelos especialistas consultados pela Folha.
Com formação de crítico, o pernambucano de 44 anos conseguiu unir técnica e cuidado na interpretação em seu primeiro longa de ficção.
O resultado foi um acúmulo de prêmios em festivais internacionais (Roterdã, Oslo), nacionais (Rio, Gramado, São Paulo) e uma lembrança na lista dos melhores filmes do ano pelo "The New York Times".
*
TELEVISÃO: JOÃO EMANUEL CARNEIRO
Em "Avenida Brasil", sua segunda incursão no horário das 21h da Globo, João Emanuel Carneiro aprofundou sua investida no thriller, iniciada com "A Favorita" (2008).

O autor também transformou o subúrbio carioca em um laboratório de tipos amorais, não poupando nem a mocinha, a vingativa Nina (Débora Falabella).
Carneiro mobilizou as redes sociais, criou bordões e fez os telespectadores se apaixonarem pela vilã Carminha, interpretada com intensidade por Adriana Esteves.
Na enquete promovida pela "Ilustrada", tanto Carneiro como Esteves obtiveram cinco votos cada para o posto de "Ilustrado de 2012".
Entre criador e criatura, a Redação desempatou o título em favor de Carneiro.
*
LITERATURA: ANGÉLICA FREITAS
Não foi simples chegar a um consenso sobre o grande nome literário do país em 2012, o que não deixa de ser bom sinal: a se julgar a pulverização de votos, não faltaram bons nomes publicados.

No fim, quem venceu foi a poeta pelotense Angélica Freitas, 39, que, cinco anos e meio depois de publicar seu primeiro livro, "Rilke Shake" (7 Letras/Cosac Naify, 2007), voltou às livrarias, e em dose dupla: lançou o volume de poemas "Um Útero É do Tamanho de um Punho" (Cosac Naify) e a graphic novel "Guadalupe" (Quadrinhos na Cia.), esta em parceria com o quadrinista Odyr Bernardi.
"Gosto de publicar só quando realmente tenho algo a dizer", diz Angélica. Para 2013, tem mais um projeto de HQ em parceria com o Odyr.
*
QUEM SERÁ:
TELEVISÃO: MARCELO ADNET
Há cinco anos, quando despontou na MTV com um programa diário, Marcelo Adnet, 31, passou, em pouco tempo, de revelação ao posto de um dos principais nomes do humor no Brasil.

Em 2012, foi escolhido como o melhor humorista da TV pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e alçado à aposta para a televisão nacional em 2013 pelos críticos ouvidos pela "Ilustrada".
A escolha de Adnet, no entanto, está diretamente vinculada a sua transferência para a Globo em 2013. As negociações estão adiantadas.
"Será um desafio. O Adnet é um dos mais talentosos humoristas vivos, mas, na Globo, não terá tanta liberdade como na MTV", afirma Tony Goés, colunista do "F5", site de entretenimento da Folha.

*
LITERATURA: BERNARDO CARVALHO
Apontar o nome que promete mobilizar a literatura brasileira em 2013 também dividiu escritores e críticos ouvidos pela "Ilustrada".

Uma pequena vantagem deu vitória a Bernardo Carvalho, 52. Um dos principais escritores brasileiros contemporâneos, ele é autor de "Nove Noites" (2002) e "Mongólia" (2003), editados pela Companhia das Letras, entre outros livros.
Desde 2009, dedica-se a escrever seu novo e aguardado romance, previsto para ser lançado pela Companhia no primeiro semestre de 2013.
Procurado pela Folha, ele preferiu não comentar o novo livro. "Estou trabalhando ainda, no meio do processo de escrita. Sou um pouco travado para escrever, prefiro me preservar por enquanto."
*
MÚSICA: SILVA
Depois de despontar com um EP lançado em 2011, o cantor e compositor capixaba Lúcio da Silva Souza, o Silva, não "aconteceu" de fato em 2012 por ter lançado "Claridão", seu disco de estreia, já no finalzinho do segundo semestre.

Não que a época não seja boa, mas não deu tempo de estourar antes de 2012 acabar.
Visto como uma espécie de "Guilherme Arantes do século 21" (com mais uma série de referências brasileiras e estrangeiras), o músico foi o campeão de votos para aposta da música brasileira de 2013 por ter lançado um álbum consistente, feito à base de um som que consegue ser pop sem ser simplório e sem perder a qualidade.
*
TEATRO: LEONARDO MOREIRA
Aos 30 anos --e com menos de cinco de carreira-- Leonardo Moreira já venceu o prêmio Shell duas vezes. O primeiro troféu foi conquistado pela autoria da peça "Escuro" (2009/2010), aos 28.

Sua produção ao lado da Cia. Hiato ganhou corpo com "O Jardim" (2011) e "Ficção" (2012), que radicalizaram o estilo de narrativa fragmentada estabelecido pelo autor em seus primeiros textos.
Moreira começará 2013 com dois projetos na manga. Sua peça "Ensaio" estreia no teatro Geo em janeiro. E o festival Santiago a Mil, no Chile, mostra uma retomada dos trabalhos que marcaram a trajetória da Hiato.
*
ARTES PLÁSTICAS: JAC LEIRNER
Jac Leirner, 51, não é nenhuma novata nas artes visuais do país, mas a artista está em plena ascensão depois de um intervalo na produção.
Sua elogiada retrospectiva na Estação Pinacoteca no fim do ano passado promoveu seu retorno às galerias.

Ela entrou para o time da poderosa Fortes Vilaça, onde fez uma mostra individual em 2012, e se prepara para ocupar, em junho, um dos monumentais espaços da galeria britânica White Cube, em Londres, que passa a representar a artista no exterior.
Leirner é conhecida por suas instalações de estética construtivista e minimalista, que criticam o sistema das artes visuais. Ela articula objetos descartados, colecionados à exaustão, em situações que expõem os bastidores das grandes galerias e museus.
*
CINEMA: MARCO DUTRA
Ao lado da parceira constante Juliana Rojas, o diretor Marco Dutra é assíduo frequentador do Festival de Cannes, seja com curtas ("O Lençol Branco", "Um Ramo") seja com longa-metragem ("Trabalhar Cansa", único representante brasileiro no evento de 2011).

Em 2013, o paulista tem o desafio de lançar o primeiro filme solo, "Quando Eu Era Vivo". O prestígio do jovem cineasta de 32 anos está tão em alta que, mesmo com orçamento modesto, conseguiu convencer Antonio Fagundes e a cantora Sandy a protagonizar o thriller, previsto para estrear em maio --se depender da lógica, em Cannes.
QUEM VOTOU? Artes plásticas Luis Pérez-Oramas (curador), Moacir dos Anjos (curador), Ivo Mesquita (diretor da Pinacoteca), Luisa Strina (galerista), Adriana Varejão (artista plástica), Fernanda Lopes (crítica de arte), Marcia Fortes (galerista), Adolpho Leirner (colecionador), Fabio Cypriano (crítico da Folha), e Nino Cais (artista plástico) Cinema Inácio Araujo (crítico da Folha), Leonardo Cruz (Editor de "Tec"), Neusa Barbosa (crítica e pesquisadora), Sergio Rizzo (crítico), Sergio Alpendre (crítico), Andre Barcinski (crítico da Folha), Ricardo Calil (crítico da Folha), Alexandre Agabiti (crítico), Cassio Starling Carlos (crítico da Folha), Mariane Morisawa (jornalista)Televisão Keila Jimenez (colunista da Folha), Vanessa Barbara (colunista da Folha), Tony Góes (colunista do "F5"), Alberto Pereira Jr. (repórter da "Ilustrada" ), José Bonifácio de Oliveira Sobrinho (ex-diretor geral da Globo), Nilson Xavier (pesquisador), José Armando Vanucci (crítico), Patrícia Kogut (colunista do jornal "O Globo"), Laurindo Leal Filho (professor) e Marcelo Marthe (repórter de "Veja") Música Rodrigo Levino (editor-assistente da "Ilustrada"), Roberta Martinelli (apresentadora de rádio), Thales de Menezes (editor-assistente da "Ilustrada"), Ronaldo Evangelista (crítico), Carlos Calado (crítico), Mariana Tramontina (editora-assistente de música do UOL), Zé Pedro (DJ e produtor musical), Pablo Miyazawa (editor da "Rolling Stone"), Lúcio Ribeiro (colunista da Folha), Irineu Franco Perpetuo (crítico) Teatro Luiz Fernando Ramos (crítico da Folha), Lenise Pinheiro (fotógrafa), Celso Curi (editor do "Off Guia de Teatro"), Valmir Santos (crítico), Michel Fernandes (crítico), Soraya Belusi (repórter), Macksen Luiz (crítico), Tânia Brandão (crítica), Kil Abreu (crítico e curador) e Silvia Fernandes (pesquisadora) Literatura Paulo Werneck (editor da "Ilustríssima"), Luiz Bras (escritor), Alcir Pécora (professor), Joca Reiners Terron (escritor), Noemi Jaffe (escritora), Cadão Volpato (escritor), Alfredo Monti (professor), Sérgio Alcides (professor), Manuel da Costa Pinto (colunista da Folha) e Mário Hélio (curador) 


Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

Motoristas da Uber anunciam greve nacional; saiba quanto tempo irá durar

  A Uber está no centro de uma paralisação nacional marcada para esta terça-feira, 26 de março, como forma de protesto contra o Projeto de Lei 12/2024. O PL que visa regular a atividade dos motoristas de aplicativos, tem sido debatido entre representantes da categoria, os condutores e o Governo Federal. Motoristas da Uber confirmam PARALISAÇÃO NACIONAL; saiba até quando vai durar. Imagem: FDR Com tramitação em regime de urgência na Câmara dos Deputados, em Brasília, o PL tem gerado controvérsias desde sua proposição. A AMAPE e a FEMBRAPP, entidades representativas dos motoristas por aplicativos como Uber e outros, apoiam a manifestação no estado. Thiago Silva, presidente da AMAPE , confirmou a realização do evento em Recife. O ponto de encontro será em frente ao Classic Hall, na faixa local, com início às 7h da manhã. Os motoristas da Uber participarão de uma carreata até a Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE). Na ALEPE, será entregue um pedido simbólico para retirada da urgênc

Alerta vermelho: veja quais cidades de SP e RJ terão as chuvas mais intensas

  A região  Sudeste  entrou em alerta máximo para a ocorrência de temporais em diversas localidades, especialmente em  São Paulo  e no  Rio de Janeiro . Uma frente fria, que já causou temporais e estragos no  Sul  do país, pode levar ao acúmulo de mais de 200 milímetros de chuvas apenas entre esta sexta-feira (22/3) e sábado (23/3), com risco de alagamentos e deslizamentos de terra em áreas mais vulneráveis. Em São Paulo, as chuvas serão mais intensas nesta sexta-feira, ainda quem devam continuar ao longo dos próximos dias. Nesta sexta, um dos municípios mais chuvosos será  Cruzeiro , no Vale do Paraíba, onde o volume de precipitações deverá chegar perto de 100 milímetros. Já no Rio de Janeiro, a previsão é de chuva intensa principalmente em  Angra dos Reis , na Costa Verde, Quatis, no Vale do Paraíba Fluminense, e  Mesquita , no Grande Rio. Veja a seguir algumas das cidades em que mais deve chover nos dos dois Estados. São Paulo De acordo com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, o v

Valor dos pedidos de recuperação judicial sobe 79,8% em 2023 deve continuar em 2024

  Os pedidos de  recuperação judicial  saltaram em 2023 em 68,7% na comparação com o ano anterior, atingindo 1,4 mil pedidos, de acordo com informação divulgada pela  Serasa Experian . Este foi o quarto maior número de pedidos já registrado desde 2005, quando a Serasa Experian iniciou a série histórica. O maior número de pedidos de recuperação judicial aconteceu em 2016, quando 1,8 mil empresas recorreram à Justiça para se protegerem de seus credores. O número de pedidos atingiu a marca de 1,420 mil em 2017 e de 1,408 mil em 2018. O ano de 2023 foi marcado pelos pedidos de recuperação de grandes empresas como  Americanas ,  Light  e  Oi . “O ano passado foi marcado por um recorde de inadimplência das empresas, influenciando significativamente o panorama da recuperação judicial. Embora os sinais de melhoria tenham começado a surgir, como a queda da inflação e das taxas de juros, a reação no cenário de recuperação judicial mostra-se mais lenta”, comenta o economista da Serasa Experian, L

Presídios do Brasil registraram quase uma fuga por dia no ano passado

  No ano passado, houve ao menos 333 fugas no Brasil, ou quase uma por dia, de acordo com levantamento do jornal O Globo com governos de 18 estados. Segundo a reportagem, o estado com o maior número de presos foragidos em 2023 foi Santa Catarina, com 56 detidos evadidos. Na sequência vem o Pará, com 52, e o Paraná, com 42, formando o ‘TOP 3’. ( veja a relação completa ao fim da reportagem ) As escapadas geralmente contam com algum esquema que facilita a saída. Em outubro, um caso no presídio de Trindade, na Região Metropolitana de Goiás, mostrou como as facilitações internas se associam às fugas. Após 14 detentos terem escapado, um agente penal e um vigilante temporário foram presos. Segundo a reportagem de O Globo, cada fugitivo teria pago R$ 10 mil aos dois, que deixaram a porta da cela aberta. Em seguida, todos saíram por um buraco no telhado do corredor. Um dos presos recapturados contou em depoimento que os pagamentos foram feitos dentro do presídio, por pix, durante o banho de so

Advogado faz discurso antissemita e quer expulsão de judeus de instituto; OAB pede investigação

  O advogado Hariberto de Miranda Jordão Filho fez declarações antissemitas durante uma reunião do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) na última quarta-feira (20). Instituições ligadas à advocacia, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), reagiram às falas. Membro da diretoria do instituto, pediu que todos os judeus presidentes de comissões do IAB fossem demitidos. “Devem ser expulsos, eliminados”, disse Jordão Filho, que reclamava do fato de a Federação Israelita do Rio de Janeiro ter acionado a OAB sobre outras manifestações antissemitas que ele já havia proferido. No discurso no IAB ele também comparou ao holocausto o que acontece na Guerra no Oriente Médio, chamando os israelenses de nazistas. Os judeus foram as principais vítimas do nazismo. Alguns membros do instituto tentaram interromper o discurso de Jordão Filho, mas a presidência da sessão permitiu que o advogado continuasse, dizendo que ele vai “assumir as consequências disso”. O IAB informou, em nota na quinta-feir

STF derruba a revisão da vida toda do INSS; entenda a decisão

  Ministros analisaram ações que questionam lei de 1999 e determinaram que segurados não podem escolher regra mais benéfica O  Supremo Tribunal Federal (STF)  decidiu nesta quinta-feira que os segurados não pode escolher o regime mais benéfico para sua  aposentadoria do   INSS .  Na prática, esse entendimento inviabiliza a chamada revisão da vida toda dos benefícios do  Instituto Nacional do Seguro Social , que fora autorizada pela própria Corte em outra ação. Em 2022, o plenário do STF havia decidido que o mecanismo da  “ revisão da vida toda ”  é constitucional. Isso significa que todas as contribuições previdenciárias feitas ao INSS pelos trabalhadores no período anterior a julho de 1994 poderiam ser consideradas no cálculo das aposentadorias, o que poderia aumentar os rendimentos de parte dos aposentados. Quando entra em vigor? Entretanto, a decisão não entrou em vigor porque ainda há um recurso pendente contra ela, ingressado pelo governo. Esse recurso também estava na pauta desta