Pular para o conteúdo principal

CAPITAL SÃO PAULO: Manual de sobrevivência em São Paulo



Uma ganhou a alcunha de Cidade Maravilhosa, a outra ficou com título de Terra da Garoa. A rivalidade ancestral entre Rio de Janeiro e São Paulo já começaria por aí, mas, apesar de separadas por apenas 400 quilômetros (ou 45 minutinhos de avião), as duas cidades têm diferenças que vão além da paisagem e do clima. Códigos sociais, ambiente de trabalho, hábitos de consumo e estilo de vida, tudo parece indicar o quanto são diferentes. Mas o fato é que as duas metrópoles se complementam. Não à toa, os aeroportos do Rio estão cada vez mais apinhados de cariocas que deixam para trás o lazer à beira-mar em busca da gastronomia variada e dos agitos culturais de Sampa, como mostrou reportagem de capa da VEJA Rio no final do ano passado. Para transitar pela paulicéia com a desenvoltura própria de um carioca da gema (e sem pagar micos), preste atenção às dicas a seguir e divirta-se.

Pouco depois de se mudar para São Paulo, há seis anos, a publicitária carioca Raquel Oguri foi convidada para um churrasco à beira da piscina. Ao chegar na festa, levou um susto: ela era a única de biquíni. Para que ninguém pagasse o mesmo mico, e ainda para que as pessoas pudessem conhecer, além dos programas turísticos da cidade, os hábitos e a cultura de lá, Raquel escreveu o livro Manual de Sobrevivência em São Paulo - Um Guia para Cariocas e Simpatizantes (Casa da Palavra). São delas as dicas abaixo:

1 - Aprenda a diferença entre paulista e paulistano. Muitos cariocas chegam a São Paulo sem sequer saber a diferença. Paulistano é quem nasce na capital. Paulista é quem nasce no estado. Evite a confusão, pois pode parecer mero descaso. De qualquer forma, você vai precisar ralar um bocado para se sentir amado. No Rio, é mais fácil.

2 - Na metrópole à beira-mar, é moleza econtrar o que há de bacana. Em sampa, não. As coisas mais interessantes estão camufladas, é preciso ficar antenado para descobrir. Tem sempre alguém dizendo que lá em não-sei-onde, na garagem de um tal coreano, tem o churrasquinho de vitelo asiático eleito o melhor do mundo. Desenvolva espírito aventureiro e explorador para desvendar todos os mistérios da paulicéia.

Parece o Japão, mas não é: bairro da Liberdade, em São Paulo


3 - A segmentação de serviços é enorme na capital paulista. Tem rua para tudo: rua das noivas, rua das maçanetas, rua dos carros importados, rua dos jeans, rua da decoração, loja só de louça branca, loja só de boneca russa e por aí vai. Não estranhe. Pelo contrário, aproveite.

4 - Em São Paulo, esqueça o conceito de Zona Norte e Zona Sul. Cariocas têm essa mania: "fica na Zona Sul ou na Zona Norte?" Em São Paulo, você encontra a Zona Norte na Zona Sul, a sul na oeste e por aí vai. É como se chacoalhassem o Rio e Madureira passasse a ficar entre Ipanema e Leblon, por exemplo.

5 - Quando estiver procurando uma rua em São Paulo, sua atenção deve ser redobrada. Se você se distrair na rua Augusta, por exemplo, quando se der conta ela já mudou de nome umas três vezes. Além disso, ao invés da praia, sua referência principal serão os rios Tietê e Pinheiros, que formam a espinha dorsal da cidade.

6 - Jamais ande de carro na megalópole sem um Guia Quatro Rodas ou algo similar. Mesmo que você tenha um GPS, previna-se.

Avenida Paulista: uma das grandes atrações turísticas de São Paulo


7 - Distância não é parâmetro para nada em São Paulo. Se alguém lhe disser que o lugar X fica a "apenas cinco quilômetros" do Y, não se anime achando que é perto. Dependendo da região, pode-se levar até uma hora no trajeto entre um e outro, uma aventura que pode deixar você muito mal humorado.

8 - Todo carioca tem um lado Regina Casé, que transita bem tanto no glamour quanto na favela. Mas em São Paulo é diferente. Dificilmente sua manicure vai chamar você para um churrasquinho na casa dela, na periferia.

9 - A relação com pessoas famosas também é diferente. No Rio, rola intimidade com o mundo artístico, é supernormal comer um pão com manteiga no balcão da padaria do Leblon ao lado do Chico Buarque. Já o paulistano é mais respeitoso com os artistas.

10 - Se você quer ser sócio de uma videolocadora no Rio, mas não tem comprovante de residência em mãos, o próprio atendente diz que tudo bem, que vai quebrar seu galho e liberar a locação desde que você traga a conta de luz assim que puder. Ou seja, nunca. Ele sabe perfeitamente disso, é um acordo tácito entre as partes. Já em São Paulo, o trâmite pode ter o mesmo rigor que tirar um passaporte na Polícia Federal.

Alfinetadas, implicâncias e piadinhas à parte, Raquel confessa que, hoje, não consegue viver sem São Paulo. "Assim como não vivo sem o Rio. É como se uma  cidade fosse Yin e a outra Yang. As duas se completam", finaliza a publicitária. Coisa de histórias de amor.

http://vejario.abril.com.br/especial/manual-sao-paulo-671845.shtml

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

Brasil registra um acidente de trabaho a cada 51 segundos

  Um acidente de trabalho é registrado a cada 51 segundos no Brasil, de acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Esse número coloca o Brasil no topo da lista de países mais perigosos para os trabalhadores, ficando atrás apenas de China, Índia e Indonésia. Só em 2022, o país registrou 612,9 mil acidentes, que causaram 2.538 mortes, um aumento de 22% em relação a 2021. De acordo com o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (SINAIT), Bob Machado, o aumento no número de acidentes laborais é um reflexo da atual situação da inspeção do trabalho no País. “O Brasil conta, hoje, com o menor contingente de auditores-fiscais do trabalho (AFTs) dos últimos 30 anos, operando com uma quantidade de profissionais bem abaixo da ideal. Isso dificulta muito o trabalho de fiscalização nas empresas e abre brechas para que mais acidentes aconteçam”, disse. Dados da OIT e do Ministério Público do Trabalho (MPT) mostram que as principais causas de acidentes

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

DORIA NÃO MENTE

Rancho D´Ajuda

Feliz Natal! Canadauence.com

O estapafúrdio contrato “ultraconfidencial” entre o Butantan e a Sinovac, que não especifica valor entre as partes

  O contrato que o Instituto Butantan, dirigido por Dimas Tadeu Covas, que diz não ter relação de parentesco com Bruno Covas, prefeito de São Paulo, e o gigante laboratório chinês Sinovac, acreditem, não determina quantidade e valor unitário da vacina. A grosso modo, o contrato beneficia apenas um lado no acordo: o chinês. As cláusulas do contrato, anunciadas, em junho, como “históricas” pelo governador de São Paulo, João Dória, revelam outras prioridades que, obviamente, não tem nada a ver com a saúde da população do Brasil, como o tucano chegou a afirmar para o presidente Jair Bolsonaro, quando fazia pressão para o chefe do executivo liberar a vacina no país. A descoberta ocorre na semana em que os testes com a vacina foram suspensos devido ao falecimento de uma voluntária, cujo motivo da morte – sequer – foi informado pelo Butantan à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que é o órgão de proteção à saúde da população por intermédio de controle sanitário da produção e co