Pular para o conteúdo principal

MUNDO: Ao menos 65 jovens, executados com tiros na cabeça, foram encontrados em um bairro rebelde de Aleppo


Corpos são encontrados em Aleppo
Foto: JM LOPEZ / AFP






Corpos são encontrados em Aleppo JM LOPEZ / AFP

BEIRUTE — Ao menos 65 jovens, executados com tiros na cabeça, foram encontrados em um bairro rebelde de Aleppo nesta terça-feira, de acordo com o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, que classificou o incidente como “novo massacre”. A oposição informou que o número de executados pode passar de 100. Em resposta ao massacre, o enviado internacional conjunto da ONU e da Liga Árabe, Lakhdar Brahimi, disse ao Conselho de Segurança nesta terça-feira que o presidente sírio, Bashar al-Assad, pode ser capaz de se agarrar ao poder no momento, mas que o país está “caindo as pedaços diante dos olhos de todos”.
- A legitimidade do regime sírio tem sido seriamente, provavelmente irremediavelmente, danificada - disse Brahimi ao Conselho formado por 15 países durante reunião a portas fechadas, de acordo com diplomatas presentes no encontro.
Com idade por volta de 20 anos, os jovens foram executados com tiros na cabeça, já que a maioria tinha as mãos atadas às costas, de acordo com um comunicado do observatório, que tem uma ampla rede de militantes e médicos na Síria.
- Recuperamos até agora 68 cadáveres do rio, mas ainda restam muitos no fundo. Possivelmente estamos falando de mais de uma centena de mortos - afirmou o capitão do Exército Livre da Síria, Abu Sada ao diário, que conta que os rebeldes tiveram que interromper a retirada por causa de tiros. - Esta manhã, perto das 8h, vários vizinhos foram ao quartel que temos no bairro de Bustan al-Qasr para informar de havia vários corpos no rio. Quando começamos a retirá-los, vimos que eram muitos.
Fotos publicadas por ativistas na internet mostraram os corpos enlameados de cerca de uma dúzia de homens deitados perto de um pequeno rio em Bustan al-Qasr. Em uma contagem preliminar, o Observatório Sírio dos Direitos Humanos registrou que 160 pessoas foram mortas em toda a Síria nesta terça.
No Leste do país, na cidade de Deir al-Zor, rebeldes tomaram instalações de uma agência de segurança após dias de intensos combates, aproveitando uma aparente concentração das forças do governo na região central. Segundo os Comitês de Coordenação Local, ONG anti-Assad, os rebeldes libertaram 11 detentos e levaram um tanque. O ataque teria contado com a participação de integrantes da Jabhat al-Nusra, organização islâmica considerada terrorista pelos Estados Unidos e que mantém laços com a al-Qaeda no Iraque.
Em Homs, onde houve um massacre de 100 pessoas há pouco mais de dez dias, o governo bombardeou o bairro de Jouret al-Shiyah.
- Misericórdia, Deus, misericórdia. Eu não sei o que está acontecendo. Parece que estão jogando bombas bem em cima da gente - disse a moradora Um Abdo, segundo o “New York Times”. - Tenho a sensação de que o mundo está balançando. Por favor, reze por nós. Estamos exaustos, acabados.
Segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos, também houve combates entre rebeldes e militantes curdos na cidade de Ras al-Ain, no Norte, na fronteira com a Turquia. O enfrentamento é um exemplo da vertente sectária da guerra civil: os rebeldes, em sua maioria sunitas, lutam contra um Exército liderado por alauitas, a mesma etnia de Assad.
Ativistas denunciam massacres
Tanto as forças do governo quanto os rebeldes foram acusados ​​por grupos de direitos humanos de realizar execuções sumárias no conflito de 22 meses, que já matou mais de 60 mil pessoas. A cidade de Aleppo, centro comercial do país, está dividida entre as duas forças.
A crescente insegurança na região vem causando a redução dos esforços voltados para a oferta de cuidados médicos. A organização Médicos Sem Fronteiras - que permanece em Aleppo, apesar dos incidentes recentes - tem buscado lugares seguros para tratar a população.
- O aumento do número de ataques pode prejudicar nossa capacidade de conduzir atividades médicas - afirma Teresa Sancristóval, gerente operacional de emergência de MSF. - Desde que começamos a trabalhar na Síria, temos tentado encontrar lugares seguros. Mulheres e crianças estão pagando caro nessa guerra.
A violência generalizada fez com que mais de 700 mil sírios deixassem o país, de acordo com a Agência da ONU para Refugiados (Acnur). Eles contam que fugiram também por causa da falta de tratamento médico, dos altos preços e da baixa oferta de alimentos e combustível. Muitos relatam que água e energia elétrica só estão disponíveis por períodos não contínuos em regiões do sul da Síria.
- Nós vemos um fluxo que não diminui de refugiados ao longo de todas as fronteiras. Estamos fazendo jornadas duplas para conseguir registrar as pessoas - disse Sybella Wilkes, porta-voz da Acnur.
O general francês Patrick de Rousiers, chefe do comitê militar da União Europeia (UE), declarou nesta terça que o bloco considera a possibilidade de enviar uma força de paz à Síria ao fim da guerra civil - a UE tem à disposição dois mil militares de sobreaviso para agir em caso de emergência, mas tal contingente nunca foi usado. Rousiers negou, entretanto, que uma intervenção externa no atual momento ajudaria a resolver o conflito:
- Só pioraria as coisas. Mas isso pode mudar de acordo com a situação. O que precisamos fazer agora é pensar para frente.
Segundo par de baterias enviado pela Otan já em operação
A maioria dos sírios busca a Jordânia, segundo comunicado da agência da última sexta-feira, quando o país testemunhou o recorde de 30 mil sírios chegando ao campo de Za’atri desde o começo deste ano. Em dezembro de 2012 foram 16.400 chegadas, 13 mil em novembro e 10 mil em outubro. Segundo outra porta-voz, apenas na última quinta-feira mais de 4.400 sírios chegaram em Za’atri - cerca de 2 mil pessoas em apenas uma noite.
Nesta terça-feira, um oficial de segurança alemão afirmou que um segundo par de baterias de mísseis Patriot que estão sendo enviados pelos países da Otan para defender a Turquia - contra um possível ataque da Síria - já estão em operação.
As duas baterias alemãs, implantadas perto da cidade turca de Kahramanmaras, a cerca de 100 km da fronteira com a Síria, estavam em posição e prontas para uso desde a tarde de segunda-feira tarde, segundo o oficial que falou sob condição de anonimato.
Estados Unidos, Alemanha e Holanda se comprometeram a enviar duas baterias de mísseis e até 400 soldados depois que Ancara pediu ajuda para reforçar suas defesas.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/mundo/pelo-menos-65-jovens-executados-sao-encontrados-na-siria-7431054#ixzz2JQk87JV4
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.






Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

Brasil registra um acidente de trabaho a cada 51 segundos

  Um acidente de trabalho é registrado a cada 51 segundos no Brasil, de acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Esse número coloca o Brasil no topo da lista de países mais perigosos para os trabalhadores, ficando atrás apenas de China, Índia e Indonésia. Só em 2022, o país registrou 612,9 mil acidentes, que causaram 2.538 mortes, um aumento de 22% em relação a 2021. De acordo com o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (SINAIT), Bob Machado, o aumento no número de acidentes laborais é um reflexo da atual situação da inspeção do trabalho no País. “O Brasil conta, hoje, com o menor contingente de auditores-fiscais do trabalho (AFTs) dos últimos 30 anos, operando com uma quantidade de profissionais bem abaixo da ideal. Isso dificulta muito o trabalho de fiscalização nas empresas e abre brechas para que mais acidentes aconteçam”, disse. Dados da OIT e do Ministério Público do Trabalho (MPT) mostram que as principais causas de acidentes

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

DORIA NÃO MENTE

Rancho D´Ajuda

Feliz Natal! Canadauence.com

O estapafúrdio contrato “ultraconfidencial” entre o Butantan e a Sinovac, que não especifica valor entre as partes

  O contrato que o Instituto Butantan, dirigido por Dimas Tadeu Covas, que diz não ter relação de parentesco com Bruno Covas, prefeito de São Paulo, e o gigante laboratório chinês Sinovac, acreditem, não determina quantidade e valor unitário da vacina. A grosso modo, o contrato beneficia apenas um lado no acordo: o chinês. As cláusulas do contrato, anunciadas, em junho, como “históricas” pelo governador de São Paulo, João Dória, revelam outras prioridades que, obviamente, não tem nada a ver com a saúde da população do Brasil, como o tucano chegou a afirmar para o presidente Jair Bolsonaro, quando fazia pressão para o chefe do executivo liberar a vacina no país. A descoberta ocorre na semana em que os testes com a vacina foram suspensos devido ao falecimento de uma voluntária, cujo motivo da morte – sequer – foi informado pelo Butantan à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que é o órgão de proteção à saúde da população por intermédio de controle sanitário da produção e co