Pular para o conteúdo principal

TRAGÉDIA NO RIO GRANDE DO SUL: Entrevista Ingrid Preigschadt Goldani, 21 que se salvou ao colocar a cabeça dentro do freezer


Ingrid Preigschadt Goldani, 21, que se salvou do incêndio na boate Kiss, em Santa Maria (RS), no último dia 27 após colocar a cabeça no freezer para respirar antes de tentar fugir da casa noturna em chamas, recebeu alta nesta quinta-feira (7) do Hospital Conceição, em Porto Alegre, e conversou com o UOL. Feliz por ter superado momentos difíceis nas duas últimas semanas, mas triste por tudo o que aconteceu, a jovem admitiu que precisará de um tempo para voltar a festas com a turma de amigos.
Apesar de querer que os envolvidos diretamente na tragédia sejam punidos, a jovem prefere não culpar ninguém, por entender que o incêndio não foi premeditado. "Acho que a maior condenação é a própria consciência", revelou a estudante de enfermagem da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) que estava trabalhando na casa noturna no dia da tragédia.
Ingrid, que trabalhava na Kiss, foi o primeiro caso de pneumonia química entre as vítimas do incêndio e só sobreviveu porque foi retirada do local por uma pessoa que ainda não conseguiu identificar. Porém, horas depois apresentou os sintomas da doença e foi internada na UTI em Santa Maria. Logo em seguida, teve que ser induzida ao coma, entubada e, posteriormente, transferida para a capital gaúcha. Apesar da morte de 238 pessoas e do sofrimento de muitas famílias, inclusive da dela, ela prefere olhar para frente e espera que a sociedade aprenda uma lição como o ocorrido, para evitar novas tragédias como a de Santa Maria.

ENTREVISTA:  Ingrid Goldani

 UOL: Após tudo o que aconteceu como você, como resume os fatos que ocorreram na boate Kiss?
Ingrid Goldani:
 Apavorantes. É uma coisa que posso dizer de tudo isso. Porque o que vimos lá dentro ninguém nunca esperou ou imaginou que pudesse ver alguma coisa parecida.

UOL: O que você lembra dos momentos desde que notou o incêndio, passando pela estratégia de colocar o rosto do freezer até sair da boate?
Ingrid:
Infelizmente, me lembro de tudo. Cada minuto que eu passei lá dentro perfeitamente, como se fechasse os olhos e me encontrasse lá dentro de novo.

UOL: Você culpa alguém pela tragédia na boate?
Ingrid:
Sinceramente, não culpo ninguém porque nenhum ser humano desejaria um mal daquele tamanho, ou algo parecido, para alguém. Foi falha e todos têm o direito de falhar. Ninguém pede para falhar. Acho que foi um conjunto de falhas humanas e, infelizmente, com muita má sorte.


UOL: O que o episódio vai mudar na tua vida?
Ingrid:
Sinceramente, a única coisa que vou mudar é que vou me manter mais tempo perto das pessoas que amo, porque não sabemos o dia de amanhã e, com certeza, não ter medo de fazer as coisas.

UOL: Acredita que vai ter dificuldades de trabalhar ou ir a boates?
Ingrid:
Acho que trabalhar, não mais. Depois dessa tragédia, não teria força psicológica para isso e fazer festa, não posso dizer que nunca mais. Sou daquelas pessoas que nunca diz nunca, mas tão cedo não vou querer me enfiar em algum lugar para fazer festas.

UOL: Como foi o período que ficou no hospital sem conseguir acompanhar as notícias e conversar com os amigos e colegas?
Ingrid:
Foi um dos piores porque ansiava em saber das pessoas. Não consegui sair da boate enquanto não soube de praticamente todo mundo. Fiquei mais de quatro horas na frente [da casa noturna] porque precisava saber do resto da equipe. Porque os meus amigos que estavam na festa, eu sabia que estavam fora, mas a equipe tinha visto muito poucos saírem. Então, enquanto não tive certeza se eles estavam vivos ou mortos, não consegui sair lá da frente.

UOL: Quando voltou do coma, como foi começar a receber as informações sobre os amigos e conhecidos?
Ingrid:
Foi bem complicado porque na tarde que fui internada sabia de quase 90% sobre tudo o que estava acontecendo. Quem tinha morrido, quem estava salvo e das internações. Estava em um estado bem sensível, bem afetada. Depois que eu saí do coma, que fui para o quarto no hospital, poucas notícias me abalaram porque já sabia de tudo. Então, a maioria das notícias que tive lá foram boas. Graças a Deus fiquei sabendo que muitos amigos estavam reagindo, que haviam saído ou estavam por sair.

UOL: Por ter sido o primeiro caso de pneumonia química pela inalação da fumaça tóxica, o governo deu uma atenção especial para você ou sua família?
Ingrid:
Por um acaso do destino, a minha vó teve um contato muito próximo com o ministro porque no momento em que foi detectada a minha pneumonia, que fui internada em Santa Maria, que fui posta em coma, entubada e tudo, tinha um contato na base aérea que ia conseguir um transporte aéreo para a minha mãe, para que ela fosse o mais rápido possível para Porto Alegre. Devido a alguns contratempos, ela acabou viajando para Porto Alegre no avião do ministro [da saúde, Alexandre Padilha]. Então, podemos dizer, que ela teve um contato bem maior que o resto dos familiares.

UOL: O que você espera das investigações e das mudanças que os órgãos públicos e a sociedade estão fazendo depois da tragédia?
Ingrid:
Sinceramente, me sinto mal porque teve que acontecer um episódio tão grande e triste para o pessoal se mobilizar por uma coisa que deveria ser uma obrigação de todo mundo. Em relação à Justiça, só quero que os culpados paguem pelos seus erros. Acho que a maior condenação dos envolvidos é a própria consciência, porque acho que nenhum deles vai conseguir dormir sabendo que foi o responsável pela morte de tanta gente que tinha tanta vida pela frente.

UOL: Você encontrou o herói que te salvou na boate?
Ingrid:
Ainda não. Uma amiga próxima me falou que um menino estava falando que tinha me ajudado na boate, mas ainda não consegui contato com ele e também não tenho certeza. Rezo para que seja. Se não for, ainda vou procurar e espero conseguir encontrar.

UOL: Qual o recado você deixa para as famílias das vítimas e dos sobreviventes?
Ingrid:
Primeiro, gostaria de desejar muita força. Também gostaria de pedir para que eles permaneçam ao lado das pessoas que gostam e que estão dispostas a dar o lado positivo delas. Porque só o amor das pessoas que estão em volta, a fé, o carinho e atenção que vão manter a gente em pé. E também, que não deixem de viver porque, com certeza, o pessoal que se foi não ia querer que a gente deixasse de viver. Eles querem que a gente continue lutando. E, se alguma coisa mudar, e eu acho que está mudando, acredito que eles vão ficar muito felizes por todos nós.


http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2013/02/07/tao-cedo-nao-vou-querer-fazer-festas-diz-jovem-que-se-salvou-apos-colocar-cabeca-em-freezer-da-boate-kiss.htm 


Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

DORIA NÃO MENTE

Brasil registra um acidente de trabaho a cada 51 segundos

  Um acidente de trabalho é registrado a cada 51 segundos no Brasil, de acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Esse número coloca o Brasil no topo da lista de países mais perigosos para os trabalhadores, ficando atrás apenas de China, Índia e Indonésia. Só em 2022, o país registrou 612,9 mil acidentes, que causaram 2.538 mortes, um aumento de 22% em relação a 2021. De acordo com o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (SINAIT), Bob Machado, o aumento no número de acidentes laborais é um reflexo da atual situação da inspeção do trabalho no País. “O Brasil conta, hoje, com o menor contingente de auditores-fiscais do trabalho (AFTs) dos últimos 30 anos, operando com uma quantidade de profissionais bem abaixo da ideal. Isso dificulta muito o trabalho de fiscalização nas empresas e abre brechas para que mais acidentes aconteçam”, disse. Dados da OIT e do Ministério Público do Trabalho (MPT) mostram que as principais causas de acidentes

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

Rancho D´Ajuda

Feliz Natal! Canadauence.com

O estapafúrdio contrato “ultraconfidencial” entre o Butantan e a Sinovac, que não especifica valor entre as partes

  O contrato que o Instituto Butantan, dirigido por Dimas Tadeu Covas, que diz não ter relação de parentesco com Bruno Covas, prefeito de São Paulo, e o gigante laboratório chinês Sinovac, acreditem, não determina quantidade e valor unitário da vacina. A grosso modo, o contrato beneficia apenas um lado no acordo: o chinês. As cláusulas do contrato, anunciadas, em junho, como “históricas” pelo governador de São Paulo, João Dória, revelam outras prioridades que, obviamente, não tem nada a ver com a saúde da população do Brasil, como o tucano chegou a afirmar para o presidente Jair Bolsonaro, quando fazia pressão para o chefe do executivo liberar a vacina no país. A descoberta ocorre na semana em que os testes com a vacina foram suspensos devido ao falecimento de uma voluntária, cujo motivo da morte – sequer – foi informado pelo Butantan à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que é o órgão de proteção à saúde da população por intermédio de controle sanitário da produção e co