Pular para o conteúdo principal

Tragédia na Boate Kiss: Com previsão de alta para esta semana, a estudante Cristina de 24 anos, faz da paciência sua maior aliada na última semana

Quatro meses após a tragédia que matou 242 pessoas em Santa Maria, quatro jovens ainda lutam para se recuperar dos ferimentos do incêndio. Cristina Peiter, Marcos Belinazzo Tomazetti, Renata Pase Ravanello e Ritchieli Pedroso Lucas continuam internados no Hospital de Clínicas e no Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre. Eles sofreram queimaduras graves e desenvolveram problemas respiratórios. Segundo familiares, os quadros dos jovens se mantêm estáveis.
Ninguém precisa ter pena de mim, porque estou bem. O que vai ficar são as marcas"
Cristina, jovem internada há 4 meses
Com previsão de alta para esta semana, a estudante Cristina, 24 anos, faz da paciência sua maior aliada. Na última semana, chegou a pensar que teria alta na sexta-feira (24), mas um novo procedimento precisou ser feito, adiando a volta para casa. Ela teve 22% do corpo queimado, entre braços, ombros e costas. “Estou bem. Com um pouco de medo, insegura, mas tranquila”, contou ao G1 por telefone.
Com a voz fraca e bastante emocionada, a estudante de engenharia florestal da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) falou do período de recuperação. “A gente acaba aceitando. Sei que fiquei aqui para ficar bem, para melhorar de verdade. Era muito mais difícil na CTI. O tempo não passava. Agora, no quarto, tenho várias atividades, fisioterapia, então o tempo passa mais rápido”, disse. No período em que ficou internada, os primeiros 18 dias foram em coma induzido.
No último semestre do curso, a jovem não voltará a morar em Santa Maria. Natural de Casca, na Região Noroeste, a estudante fazia o trabalho de conclusão de curso e agora conta com o auxílio de uma amiga e de professores para escrevê-lo. Antes da tragédia, a previsão era de se formar no fim do agosto. “Já fiz toda a pesquisa, só falta escrever. Muitas pessoas se ofereceram para ajudar, me surpreendeu como as pessoas estão sendo solidárias. Quero me formar neste semestre”, revelou. O pai, Astor Peiter, é proprietário de uma empresa de engenharia florestal em sua cidade natal. Assim que a filha se sentir melhor, vai providenciar um estágio para ela.
Cristina Peiter recebeu alta nesta sexta-feira (24) (Foto: Arquivo Pessoal)Cristina Peiter estuda engenharia florestal
(Foto: Arquivo Pessoal)
No dia da tragédia, Cristina foi para a festa na Kiss de última hora. Ela estudava na cidade e dividia apartamento com o irmão. Já na casa noturna, encontraram um grupo de amigos. Um deles morreu durante o tumulto. “Vi a saída, mas não consegui chegar. Desmaiei lá dentro. Lembro que acordei fora e comecei a gritar, estava desesperada de dor. Me colocaram em um carro, acho que era da Brigada Militar, e me levaram para o hospital. Fui desacordada", recorda.
Quando a jovem acordou, já estava no hospital. "Estava uma confusão, ninguém sabia o que fazer. Pedi para uma pessoa ajudar a pegar meu celular e liguei para o meu irmão. Quando ele chegou, conseguiu ajuda para mim. Depois disso, só acordei na CTI de Porto Alegre”, lembra
Com cicatrizes e marcas no corpo, a vaidade é um dos temas mais sensíveis para a jovem. “Tenho medo que as pessoas me vejam com pena. Mas não quero que sintam pena de mim, estou bem. O que vai ficar são as marcas, isso não tem como não ficar”, emociona-se. “O que eu mais quero é voltar para casa, ficar com meus pais, aproveitar todo mundo. Tudo vai mudar. São provas que a gente precisa passar”, completa.
Visitas até de desconhecidos e apoio dos outros feridos
Além dos cuidados médicos, o carinho foi um dos fatores que ajudaram Cristina a se recuperar. Amigos da faculdade e familiares se deslocaram quilômetros para dar apoio. “Eu recebi visita até de quem não conhecia”, lembra. Foi o caso do humorista Jair Kobe, conhecido no estado pelo personagem Guri de Uruguaiana, que esteve no hospital no aniversário de Cristina. “Apesar de tudo, foi o melhor aniversário que já passei. Estava com toda a minha família, recebi muito carinho. As enfermeiras trouxeram balões e os médicos, presentes”.
Lado a lado, os quartos dela, de Renata e de Marcos, outros dois jovens que seguem internados, têm movimentação constante. Segundo Cristina, Marcos a visita de vez em quando. “Eu conheço os dois. A gente conversa mais sobre a recuperação. Até porque eu não sei se eles têm problema em falar sobre o que aconteceu”, pontua.
Segundo Jonas Ravanello, irmão de Renata, a evolução ocorre a cada novo dia. “Ela se queimou bastante e machucou o pé. Na cicatrização, pegou uma bactéria, então agora está se recuperando”, explica o auxiliar contábil. Com apoio não apenas médico, mas também psiquiátrico, Jonas conta que a irmã divide o dia entre livros, televisão e o computador para passar o tempo.
Feridos ainda podem apresentar sequelas futuras
O cirurgião torácico Marcelo Pasa, do Hospital Mãe de Deus, acompanhou alguns dos feridos que receberam atendimento em Porto Alegre depois do incêndio. Ele afirma que alguns pacientes podem ter complicações futuras.
“Os pacientes que atendemos aqui no hospital tiveram uma exposição muito grande à fumaça toxica, com quantidade grande de resíduos dentro do pulmão. Eles receberam o tratamento e desenvolveram infecções. A longo prazo, o que podemos afirmar é que eles poderão desenvolver fibrose pulmonar", explica ao G1. A fibrose é um espessamento dos brônquios, explica o médico.
Atualmente, somente Richieli está internada no Mãe de Deus. A jovem perdeu a irmã Drieli na tragédia. Em recuperação, está com o quadro estável.
Pasa explica que por ter sido um evento inédito, ainda é difícil de prever as consequências. “Está sendo uma experiência nova. A intensidade que foi, a exposição que eles sofreram, não há  parâmetros comparáveis. Pode levar anos para sabermos o resultado”, diz.
Entenda
O incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, região central do Rio Grande do Sul, na madrugada de domingo, dia 27 de janeiro, resultou em 242 mortes. O fogo teve início durante a apresentação da banda Gurizada Fandangueira, que fez uso de artefatos pirotécnicos no palco.
O inquérito policial indiciou 16 pessoas criminalmente e responsabilizou outras 12. Já o MP denunciou oito pessoas, sendo quatro por homicídio, duas por fraude processual e duas por falso testemunho. A Justiça aceitou a denúncia. Com isso, os envolvidos no caso viram réus e serão julgados
Veja as conclusões da investigação
- O vocalista segurou um artefato pirotécnico aceso no palco
- As faíscas atingiram a espuma do teto e deram início ao fogo
- O extintor de incêndio do lado do palco não funcionou
- A Kiss apresentava uma série das irregularidades quanto aos alvarás
- Havia superlotação no dia da tragédia, com no mínimo 864 pessoas
- A espuma utilizada para isolamento acústico era inadequada e irregular
- As grades de contenção (guarda-corpos) obstruíram a saída de vítimas
- A casa noturna tinha apenas uma porta de entrada e saída
- Não havia rotas adequadas e sinalizadas de saída em casos de emergência
- As portas tinham menos unidades de passagem do que o necessário
- Não havia exaustão de ar adequada, pois as
janelas estavam obstruídas

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

DORIA NÃO MENTE

Brasil registra um acidente de trabaho a cada 51 segundos

  Um acidente de trabalho é registrado a cada 51 segundos no Brasil, de acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Esse número coloca o Brasil no topo da lista de países mais perigosos para os trabalhadores, ficando atrás apenas de China, Índia e Indonésia. Só em 2022, o país registrou 612,9 mil acidentes, que causaram 2.538 mortes, um aumento de 22% em relação a 2021. De acordo com o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (SINAIT), Bob Machado, o aumento no número de acidentes laborais é um reflexo da atual situação da inspeção do trabalho no País. “O Brasil conta, hoje, com o menor contingente de auditores-fiscais do trabalho (AFTs) dos últimos 30 anos, operando com uma quantidade de profissionais bem abaixo da ideal. Isso dificulta muito o trabalho de fiscalização nas empresas e abre brechas para que mais acidentes aconteçam”, disse. Dados da OIT e do Ministério Público do Trabalho (MPT) mostram que as principais causas de acidentes

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

Rancho D´Ajuda

Feliz Natal! Canadauence.com

O estapafúrdio contrato “ultraconfidencial” entre o Butantan e a Sinovac, que não especifica valor entre as partes

  O contrato que o Instituto Butantan, dirigido por Dimas Tadeu Covas, que diz não ter relação de parentesco com Bruno Covas, prefeito de São Paulo, e o gigante laboratório chinês Sinovac, acreditem, não determina quantidade e valor unitário da vacina. A grosso modo, o contrato beneficia apenas um lado no acordo: o chinês. As cláusulas do contrato, anunciadas, em junho, como “históricas” pelo governador de São Paulo, João Dória, revelam outras prioridades que, obviamente, não tem nada a ver com a saúde da população do Brasil, como o tucano chegou a afirmar para o presidente Jair Bolsonaro, quando fazia pressão para o chefe do executivo liberar a vacina no país. A descoberta ocorre na semana em que os testes com a vacina foram suspensos devido ao falecimento de uma voluntária, cujo motivo da morte – sequer – foi informado pelo Butantan à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que é o órgão de proteção à saúde da população por intermédio de controle sanitário da produção e co