Pular para o conteúdo principal

Protestos o Brasil mostra a sua cara: Acompanhe os protestos pelo Brasil Onze capitais do país tiveram manifestações nesta quinta-feira

  1. A onda de protestos feriu o centro do poder na noite desta quinta-feira. A presidente Dilma Rousseff, que registrou índices de aprovação próximos dos 60% nas últimas pesquisas de opinião, de repente viu o chão sumir sob os seus pés. Reunida com seus auxiliares mais próximos no Palácio do Planalto, ela viu mais de um milhão de pessoas ganharem as ruas em cem cidades brasileiras. Cerca de 30 mil manifestantes ocuparam a Praça dos Três Poderes, em Brasília. Dilma convocou uma reunião de crise para esta sexta-feira. No encontro, será debatida a adoção de medidas econômicas de emergência e um pronunciamento oficial à nação.

    Mas não foi apenas Dilma que viu sua legitimidade ser posta em xeque. Seu partido, o PT, também se viu destituído do papel de porta-voz dos anseios populares em que se arvorou nos últimos 30 anos. Nesta quinta, militantes do PT e da CUT, braço sindical da sigla, convocados para participarem das passeatas pelo presidente do PT, Rui Falcão, foram hostilizados e expulsos das manifestações nos grandes centros. No Rio e em São Paulo, petistas chegaram a ser agredidos.

    Se no começo a característica principal dos protestos parecia ser a multiplicidade de causas, parece cada vez mais claro que seu traço dominante é a rejeição de políticos, partidos, representantes, autoridades. Até mesmo o Movimento Passe Livre, que detonou os protestos há quinze dias, não pôde saborear por muito tempo a vitória de quarta-feira sobre o prefeito e o governador de São Paulo, que cederam ao seu pleito de revogação dos aumentos de tarifas de transporte. A passeata na capital paulista já não os teve como organizadores, e eles se perderam no meio da multidão.

    Como nos dias anteriores, momentos de violência irromperam em meio a marchas pacíficas. Houve confrontos entre manifestantes e policiais em Brasília, Rio de Janeiro, Belém, Campinas (SP) e Vitória. Foi na capital federal, a poucos metros do gabinete de Dilma, que um grupo de marginais protagonizou as piores cenas do dia, ao depredar o prédio do Itamaraty, a Catedral de Brasília e outros edifícios públicos. Na maior parte das cidades houve prisões e um saldo grande de feridos – números oficiais ainda não foram divulgados.

    Confira os últimos acontecimentos nas manifestações pelo Brasil:
  2. 01:27 – Rio de Janeiro – A reportagem do site de VEJA registrou os principais momentos da manifestação desta quinta-feira no Rio, que já começou tensa e terminou com confronto entre policiais e vândalos.  Eles deixaram um rastro de destruição pelo Centro da cidade. Assista:
  3. 01:10 – Rio de Janeiro – Com o triplo do tamanho da passeata da Avenida Rio Branco, a manifestação desta quinta-feira no Rio de Janeiro repetiu, em versão ampliada, o roteiro dos atos de protesto em todo o Brasil: um mar de gente, motivado por um apanhado extenso e difuso de reivindicações, que fluiu de forma pacífica até desembocar em um confronto de um grupo pequeno com a polícia. Leia mais:
  4. 00:30 – Salvador – Os protestos no Brasil podem ameaçar a Copa das Confederações. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, a Fifa recebeu reclamações de duas seleções que participam da competição  por causa do clima de insegurança no país. Uma delas, disse o jornalista Juca Kfouri à rádio CBN, seria a Itália, que teria afirmado à entidade que "futebol não se joga numa praça de guerra". Dois micro-ônibus da Fifa foram apedrejados em Salvador na noite desta quinta-feira e houve tentativa de invasão do hotel onde funcionários da entidade estão hospedados na capital baiana. A suspensão da Copa das Confederações, apesar de ainda ser considerada uma especulação, tem base jurídica: a Lei Geral da Copa determina que "a União assumirá os efeitos da responsabilidade civil perante a Fifa, seus representantes legais, empregados ou consultores por todo e qualquer dano resultante ou que tenha surgido em função de qualquer incidente ou acidente de segurança relacionado aos eventos". Portanto, a Fifa pode alegar insegurança, cancelar o torneio e ainda processar o Brasil.
  5. 00:15 – São Paulo – A Polícia Militar informa que a Avenida Paulista, ponto de concentração das manifestações nesta quinta-feira, tem trânsito liberado. Segundo a PM, não há mais pontos de interdição na capital paulista. Além de um preso por portar coquetel molotov na Paulista com a Rua Bela Cintra, a polícia diz que outras duas pessoas foram detidas por pichar um orelhão na Alameda Itu.
  6. 00:00 – Rio de Janeiro – A situação ainda é tensa na região da Lapa. Policiais militares e agentes do Bope tomaram o local que havia sido rota de fuga de alguns manifestantes. Bares e lanchonetes se tornaram refúgio até por quem apenas passeava pelo local. Bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha são usadas incessantemente.
  7. 23:56 – Brasília – Viaturas policiais desmontam o cerco ao Congresso Nacional.
  8. 23:50 – Brasília – Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal informa que o Samu fez 45 atendimentos e os bombeiros, 82. Entre os feridos existem dez policiais.
  9. 23:46 – Brasília – As manifestações na capital federal caminham para o fim. Poucas pessoas ainda permanecem concentradas diante do Congresso Nacional, a maior parte é de policiais.
  10. 23:36 – Brasília – O Palácio do Planalto segue escoltado por um contingente do Exército. Diante do Congresso, das 27 bandeiras que representam os estados e o Distrito Federal, apenas uma permaneceu intacta no mastro. As demais foram arrancadas por vândalos e usadas para fazer fogueiras. Na Esplanada dos Ministérios, um rastro de destruição: placas, pontos de ônibus, radares eletrônicos e fachadas de prédios públicos foram danificadas.
  11. 23:24 – Brasília – Vândalos seguem atuando nas manifestações na capital federal. O mais novo alvo é a Catedral Metropolitana de Brasília, obra de Oscar Niemeyer. Recentemente restaurada, a igreja teve um dos vidrais trincado após o lançamento de pedras.
  12. 23:01 – São Paulo – Um manifestante foi detido na Avenida Paulista por portar coquetel molotov.
  13. 23:05 – Brasília – Cabos de energia são lançados contra fogueiras acesas na Esplanada dos Ministérios. A secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal diz que, no momento, predominam ações de vândalos e informa que estão sendo identificados manifestantes que atentaram contra o patrimônio público.
  14. 23:00 – Brasília – Vândalos continuam a atuar nas manifestações em Brasília. Depois das pichações e do princípio de incêndio no Ministério de Relações Exteriores, foram quebradas vidraças de outros prédios do governo e pichadas as fachadas dos edifícios. Pontos de ônibus e radares eletrônicos foram destruídos há pouco. Um carro de reportagem do SBT foi depredado.
  15. 22:54 – Natal - Na capital potiguar, o clima foi de tensão no protesto intitulado "Vem para Rua Natal". Um pequeno grupo de vândalos tentou invadir o principal shopping da cidade, que foi atingido por pedras. Um carro de reportagem da TV Bandeirantes foi virado e todos os objetos de seu interior roubados. A estimativa da polícia é que 15 mil pessoas tenham participado do protesto. Na manhã dessa quinta-feira, o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), anunciou a redução da tarifa de transporte urbano, passando de 2,30 reais para 2,20 reais. 
  16. 22:46 – Rio de Janeiro – Até o Hospital Souza Aguiar, que recebeu até o momento 41 feridos na manifestação desta quinta, foi alvo dos vândalos que levaram um clima de pânico ao Centro da cidade. O secretário municipal de Saúde, Hans Dohman, confirmou uma tentativa de invasão à unidade, mas disse não saber qual era a intenção do grupo. Foi preciso chamar a polícia, que soltou bombas de efeito moral para dispersar a confusão. (Cecília Ritto e Pâmela Oliveira)
  17. 22:45 - Rio de Janeiro - Cerca de cem manifestantes gritam palavras de ordem neste momento em frente ao Palácio Guanabara, em Laranjeiras, sede do governo do Rio. Dizendo “vem pra rua, vem”, o grupo causa tumulto, fechando a rua Pinheiro Machado, que dá acesso ao Túnel Santa Bárbara, uma das ligações da Zona Sul com o Centro. Acaba de chegar um grupo de policiais, em várias viaturas, e o helicóptero da PM sobrevoa o local. Moradores da região relatam ao site de VEJA o barulho de muitas bombas e tiros.(Cecília Ritto e Pâmela Oliveira)
  18. 22:32 – Brasília – Correria entre manifestantes em Brasília. A PM começa a atirar seguidas bombas de gás lacrimogêneo para dispersar a multidão em frente ao Congresso Nacional. Parte dos manifestantes começa a caminhar em direção à rodoviária, distante do parlamento. Mais cedo, vândalos destruíram radares eletrônicos.
  19. 22:23 - Brasília - A presidente Dilma Rousseff convocou uma reunião de emergência para as 9h desta sexta-feira, no Palácio do Planalto, com os principais ministros e assessores do governo.
  20. 22:18 – Cuiabá - Cerca de 30 mil pessoas, segundo a Polícia Militar, participaram do segundo dia de manifestação no centro de Cuiabá, em Mato Grosso. A passeata foi pacífica até a chegada ao prédio da Assembleia Legislativa do Mato Grosso, que teve as janelas quebradas por pedras atiradas por manifestantes, mas não houve feridos e nem confronto com a polícia. Além da melhoria da qualidade do transporte público, saúde e educação, os manifestantes gritavam palavra de ordem contra a corrupção. Além de Cuiabá, acontecem manifestações em mais dez cidade do interior de Mato Grosso. (Com Estadão Conteúdo)

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

DORIA NÃO MENTE

Brasil registra um acidente de trabaho a cada 51 segundos

  Um acidente de trabalho é registrado a cada 51 segundos no Brasil, de acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Esse número coloca o Brasil no topo da lista de países mais perigosos para os trabalhadores, ficando atrás apenas de China, Índia e Indonésia. Só em 2022, o país registrou 612,9 mil acidentes, que causaram 2.538 mortes, um aumento de 22% em relação a 2021. De acordo com o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (SINAIT), Bob Machado, o aumento no número de acidentes laborais é um reflexo da atual situação da inspeção do trabalho no País. “O Brasil conta, hoje, com o menor contingente de auditores-fiscais do trabalho (AFTs) dos últimos 30 anos, operando com uma quantidade de profissionais bem abaixo da ideal. Isso dificulta muito o trabalho de fiscalização nas empresas e abre brechas para que mais acidentes aconteçam”, disse. Dados da OIT e do Ministério Público do Trabalho (MPT) mostram que as principais causas de acidentes

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

Rancho D´Ajuda

Feliz Natal! Canadauence.com

O estapafúrdio contrato “ultraconfidencial” entre o Butantan e a Sinovac, que não especifica valor entre as partes

  O contrato que o Instituto Butantan, dirigido por Dimas Tadeu Covas, que diz não ter relação de parentesco com Bruno Covas, prefeito de São Paulo, e o gigante laboratório chinês Sinovac, acreditem, não determina quantidade e valor unitário da vacina. A grosso modo, o contrato beneficia apenas um lado no acordo: o chinês. As cláusulas do contrato, anunciadas, em junho, como “históricas” pelo governador de São Paulo, João Dória, revelam outras prioridades que, obviamente, não tem nada a ver com a saúde da população do Brasil, como o tucano chegou a afirmar para o presidente Jair Bolsonaro, quando fazia pressão para o chefe do executivo liberar a vacina no país. A descoberta ocorre na semana em que os testes com a vacina foram suspensos devido ao falecimento de uma voluntária, cujo motivo da morte – sequer – foi informado pelo Butantan à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que é o órgão de proteção à saúde da população por intermédio de controle sanitário da produção e co