Pular para o conteúdo principal

A gata escaldada: Letícia Spiller, a ex-paquita Pituxa Pastel ficou no passado, virou um mulherão, teve dois filhos e aprendeu a se defender da intransigência e do machismo


Pituxa Pastel é passado. Dos tempos de Xou da Xuxa só lhe restou a beleza. Não que Letícia Spiller se envergonhe dos tempos de paquita – foi cantando Salada Mista que ela pagou os primeiros cursos de teatro –, mas ela nunca se deixou contaminar pelo complexo de Cinderela. Pelo contrário, desejou desde sempre crescer rápido, de coração aberto, vivendo intensamente as dores e delícias de ser o que é. Virou um mulherão. Não a “mulherzinha” Antônia, personagem interpretada por ela em Salve Jorge, a novela das 9 da TV Globo, já fora do ar, uma mulher frágil e insegura, que não consegue dar um rumo à vida. Uma perfeita “pastel”, como a própria Letícia foi apelidada pelas colegas de Xou da Xuxa, pelo jeitão desligado, confundido com ingenuidade. Não sabiam com quem estavam lidando. Pituxa não tinha nada de sonsa. “Aquilo era apenas um trabalho, um jeito de ganhar grana para pagar minhas aulas de teatro. Não era o meu sonho de vida”, lembra Letícia.
De semelhança com a personagem Antônia só a vocação para a maternidade. Dezessete anos após o nascimento de Pedro, seu filho com o ator Marcello Novaes, Letícia decidiu ser mãe mais uma vez: Stella, 2 anos, é filha do seu relacionamento com o fotógrafo Lucas Loureiro. E ela não descarta aumentar a prole. Mas, antes, quer curtir a entrada na “melhor fase da sua vida”, a chegada aos 40 anos. “Quando eu tinha 20 anos, ouvia as mulheres dizendo que não havia idade melhor do que os 40. Confesso que não acreditava muito nessa história – não enxergava esse estado de felicidade plena”, afirma a atriz. “Mas era isso mesmo: hoje me sinto mais saudável, disposta e bonita. É uma beleza de dentro para fora.”
É equilibrado o embate entre a beleza interior de Letícia, adquirida com a maturidade, da qual ela tanto se orgulha, com a beleza exterior, que ainda não parece ter sentido os efeitos do tempo. Uma beleza genuína que caminha na contramão dos padrões estéticos atuais, com a profusão de mulheres-rã e suas coxas de 60 centímetros. “A meninada de hoje, algumas delas vivendo à base de anabolizantes, perdeu a feminilidade. Cada pescoção, umas coxas enormes – não vejo o menor erotismo nessas garotas que levam o nome de frutas”, diz Letícia. “Às vezes fico até na dúvida se é mulher ou homem.”
Letícia, aliás, não precisou passar por longas flexões de pescoço para compor o seu próximo papel, a cyber drag queen Rochanna Abalou, personagem da comédia O Casamento de Gorete, dirigida por Paulo Vespúcio, que estreia em outubro. O laboratório foi feito com a ajuda de uma drag profissional, Thamy La Close. A atriz, sócia-proprietária da Paisagem Filmes, é também produtora do longa-metragem – e o marido, Lucas, diretor de fotografia. Ela define o trabalho como uma mistura de Federico Fellini com Pedro Almodóvar, uma comédia rasgada, mas com conteúdo, distante esteticamente das comédias de costumes que têm levado milhões de pessoas ao cinema. Não que ela faça cinema independente. Ela não faz – o longa tem apoio da Globo Filmes e distribuição da Paris Filmes. Mas ela acha possível levar o biscoito fino para as massas. “Quero atingir o grande público. E não fazer cinema para meia dúzia”, diz.
De assistente de palco “pastel” para a produtora de cinema idealista e ambiciosa. Uma transição com alguns sobressaltos, mas todos tirados de letra. Ela já sabia o que queria desde muito cedo – com 16 anos entrou para O Tablado, conceituada escola de teatro amador do Rio e no ano seguinte já fazia parte do Grupo Porão. “Eu respirava teatro. Tenho o maior orgulho dos meus tempos de Paquita, foi o meu primeiro aprendizado como profissional, mas estava ali exclusivamente para poder pagar os meus cursos”, diz. “Se não estivesse ali, estaria numa loja de um shopping vendendo roupa.”
Quando era inevitável escolher entre as gravações do programa Xou da Xuxa e uma prova importante no curso de teatro, ficava com a segunda opção. Perdeu as contas de quantas vezes inventou que estava doente para poder subir no tablado. Enfrentar a fúria de Marlene Mattos, a todo-poderosa empresária de Xuxa, pelo amor ao teatro, rendeu mais benefícios do que dissabores. Ela talvez seja a única das meninas a escapar da “maldição das paquitas”, que praticamente levou todas as loiras do programa ao ostracismo antes mesmo do estrelato.
Bateu, levou
Em Salve Jorge, Antônia chegou a levar um tapa na cara de Celso, seu ex-marido (interpretado por Caco Ciocler), homem machista, intransigente, que a fez largar a carreira de modelo para cuidar da família. Letícia viveu situação parecida na vida real, ao ser agredida – também com um tapa – por um namorado depois de uma cena de ciúmes. Ao contrário da personagem, a atriz reagiu. “Ainda bem que isso ocorreu quando eu era nova, para eu aprender a me posicionar desde cedo. Foi a primeira e última vez que um homem se comportou comigo daquela maneira”, afirma. “Antes, na minha juventude, as mulheres tinham muito medo. Hoje são mais corajosas e desafiadoras, pois vivem num mundo mais liberto.”
Não que o mundo de hoje, mais livre de convenções, não tenha também lhe causado algumas aporrinhações, que certamente ela não enfrentaria nos tempos de Pituxa Pastel. Letícia teve que contratar um advogado especializado em direito digital para se ver livre dos 15 perfis falsos com seu nome que circulam pelas redes sociais. Um dos mais acessados, já devidamente excluído, informava todas as suas atividades durante o dia, que incluíam longos passeios com sua cachorrinha, peregrinações pelos shoppings da zona sul do Rio e intermináveis sessões no cabeleireiro. É, nada pode ser mais falso do que uma Letícia Spiller “mulherzinha”.
Matéria publicada na edição de ALFA de junho de 2013

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

DORIA NÃO MENTE

Brasil registra um acidente de trabaho a cada 51 segundos

  Um acidente de trabalho é registrado a cada 51 segundos no Brasil, de acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Esse número coloca o Brasil no topo da lista de países mais perigosos para os trabalhadores, ficando atrás apenas de China, Índia e Indonésia. Só em 2022, o país registrou 612,9 mil acidentes, que causaram 2.538 mortes, um aumento de 22% em relação a 2021. De acordo com o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (SINAIT), Bob Machado, o aumento no número de acidentes laborais é um reflexo da atual situação da inspeção do trabalho no País. “O Brasil conta, hoje, com o menor contingente de auditores-fiscais do trabalho (AFTs) dos últimos 30 anos, operando com uma quantidade de profissionais bem abaixo da ideal. Isso dificulta muito o trabalho de fiscalização nas empresas e abre brechas para que mais acidentes aconteçam”, disse. Dados da OIT e do Ministério Público do Trabalho (MPT) mostram que as principais causas de acidentes

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

Rancho D´Ajuda

Feliz Natal! Canadauence.com

O estapafúrdio contrato “ultraconfidencial” entre o Butantan e a Sinovac, que não especifica valor entre as partes

  O contrato que o Instituto Butantan, dirigido por Dimas Tadeu Covas, que diz não ter relação de parentesco com Bruno Covas, prefeito de São Paulo, e o gigante laboratório chinês Sinovac, acreditem, não determina quantidade e valor unitário da vacina. A grosso modo, o contrato beneficia apenas um lado no acordo: o chinês. As cláusulas do contrato, anunciadas, em junho, como “históricas” pelo governador de São Paulo, João Dória, revelam outras prioridades que, obviamente, não tem nada a ver com a saúde da população do Brasil, como o tucano chegou a afirmar para o presidente Jair Bolsonaro, quando fazia pressão para o chefe do executivo liberar a vacina no país. A descoberta ocorre na semana em que os testes com a vacina foram suspensos devido ao falecimento de uma voluntária, cujo motivo da morte – sequer – foi informado pelo Butantan à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que é o órgão de proteção à saúde da população por intermédio de controle sanitário da produção e co