Pular para o conteúdo principal

USP São Carlos: A greve e ocupação do prédio da prefeitura do campus podem estar próximas do fim


Estudantes da USP São Carlos (232 km de São Paulo) já admitem que a greve e ocupação do prédio da prefeitura do campus podem estar próximas do fim.
Para que isso ocorra os estudantes aguardam uma nova reunião com os dirigentes do campus e a assinatura de um termo de compromisso das propostas oferecidas.
Na noite de quarta-feira (30), os estudantes se reuniram em assembleia e decidiram que continuam a greve até que o acordo seja assinado pela direção da universidade. A expectativa é que a reunião com os dirigentes aconteça nesta quinta-feira.
Os estudantes, que ocupam desde o dia 17 de outubro a prefeitura do campus, reivindicam eleições diretas para a escolha do reitor da instituição. Desde então, um grupo permanece acampado no prédio.
A Justiça de São Carlos acatou o pedido de reintegração de posse do prédio da prefeitura do campus na cidade paulista. A decisão é do dia 23, mas só foi divulgada na última sexta-feira (29).
A juíza Gabriela Müller Carioba Attanasio cita, na decisão, que não há justificativa legal para a ocupação do prédio e que as motivações dos estudantes não "justificam atitude tão drástica".
O Caaso (Centro Acadêmico Armando de Salles Oliveira) publicou uma carta aberta em seu blog na internet nesta sexta-feira lamentando a decisão que, segundo eles, "coloca em risco a integridade física dos estudantes".
"Esta ação só reforça a tradição autoritária da sociedade brasileira e de suas instituições", diz a entidade, que representa os estudantes.
Segundo o presidente do centro acadêmico, Rafael dos Santos Ferrer, a intenção é manter a ocupação até que as reivindicações sejam negociadas com a universidade.
Os alunos pedem que o espaço destinado ao Caaso seja regularizado com a permanência da lanchonete no local --um meio de financiamento da entidade. Segundo os estudantes, a USP propõe a regularização, desde que as atividades comerciais não sejam mais de responsabilidade do centro.
Os universitários pedem ainda a não terceirização do transporte entre os dois campi da universidade no município, a manutenção de uma unidade de saúde no campus e autorização judicial para a realização de eventos e festas nas dependências da instituição. Hoje, isso é proibido por uma liminar.
A assessoria da USP não soube informar quando a reintegração de posse será cumprida.

RESPOSTA DOS DIRETORES

Antes de divulgação da sentença da Justiça, os cinco diretores dos institutos de Arquitetura, Ciências Matemáticas, Física, Química e da Escola Engenharia divulgaram uma carta de resposta às reivindicações dos estudantes.
Sobre a reforma e regularização do prédio do Caaso para obtenção do AVCB (Alvará de Vistoria do Corpo de Bombeiros), os professores informaram que vão buscar a priorização de recursos para esse fim.
No que diz respeito à liminar que proíbe eventos culturais no campus, os diretores disseram que vão trabalhar para acelerar a adequação acústica do centro acadêmico e do palquinho, onde as festas acontecem.
Com relação à terceirização do transporte entre os campus 1 e 2, a proposta é que o tema seja discutido entre docentes, servidores e estudantes após o fim da greve e da desocupação por parte dos estudantes na prefeitura.

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

Brasil registra um acidente de trabaho a cada 51 segundos

  Um acidente de trabalho é registrado a cada 51 segundos no Brasil, de acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Esse número coloca o Brasil no topo da lista de países mais perigosos para os trabalhadores, ficando atrás apenas de China, Índia e Indonésia. Só em 2022, o país registrou 612,9 mil acidentes, que causaram 2.538 mortes, um aumento de 22% em relação a 2021. De acordo com o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (SINAIT), Bob Machado, o aumento no número de acidentes laborais é um reflexo da atual situação da inspeção do trabalho no País. “O Brasil conta, hoje, com o menor contingente de auditores-fiscais do trabalho (AFTs) dos últimos 30 anos, operando com uma quantidade de profissionais bem abaixo da ideal. Isso dificulta muito o trabalho de fiscalização nas empresas e abre brechas para que mais acidentes aconteçam”, disse. Dados da OIT e do Ministério Público do Trabalho (MPT) mostram que as principais causas de acidentes

Placa Mercosul deve mudar mais uma vez para exibir cidade e estado

  A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou, nesta terça-feira (16), o  Projeto de Lei  3.214/2023, que  defende que placas de veículos voltem a exibir o estado e o município de registro no Brasil . Agora, a proposta seguirá para votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O autor do PL é o senador Esperidião Amin (PP-SC). De acordo com o relator,  informações como estado e município podem facilitar a identificação de um veículo em situações irregulares por parte das autoridades de trânsito . "As polícias rodoviárias, agentes de tráfego e outros órgãos de fiscalização dependem dessa informação para realizar seu trabalho de forma eficiente e precisa", afirma Amin. O autor do PL é o senador Esperidião Amin (PP-SC). De acordo com o relator,  informações como estado e município podem facilitar a identificação de um veículo em situações irregulares por parte das autoridades de trânsito . "As polícias rodoviárias, agentes de tráfego e outros órgãos de fiscalizaç

DORIA NÃO MENTE

Rancho D´Ajuda

Feliz Natal! Canadauence.com

O estapafúrdio contrato “ultraconfidencial” entre o Butantan e a Sinovac, que não especifica valor entre as partes

  O contrato que o Instituto Butantan, dirigido por Dimas Tadeu Covas, que diz não ter relação de parentesco com Bruno Covas, prefeito de São Paulo, e o gigante laboratório chinês Sinovac, acreditem, não determina quantidade e valor unitário da vacina. A grosso modo, o contrato beneficia apenas um lado no acordo: o chinês. As cláusulas do contrato, anunciadas, em junho, como “históricas” pelo governador de São Paulo, João Dória, revelam outras prioridades que, obviamente, não tem nada a ver com a saúde da população do Brasil, como o tucano chegou a afirmar para o presidente Jair Bolsonaro, quando fazia pressão para o chefe do executivo liberar a vacina no país. A descoberta ocorre na semana em que os testes com a vacina foram suspensos devido ao falecimento de uma voluntária, cujo motivo da morte – sequer – foi informado pelo Butantan à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que é o órgão de proteção à saúde da população por intermédio de controle sanitário da produção e co