Pular para o conteúdo principal

GM troca comando, entra Mary Barra a primeira mulher executiva-chefe (CEO, na sigla em inglês), Dan Akerson deixa o cargo

Mary Barra durante a apresentação do prêmio Carro e Caminhão do Ano, em Detroit, nos EUA, em janeiro deste ano (Foto: Carlos Osorio/AP)
Mary Barra começou a trabalhar na GM aos 18 anos, para pagar as mensalidades da faculdade de engenharia elétrica. Nesta terça-feira (10), aos 51, foi nomeada para suceder Dan Akerson no comando da companhia. Ela será  de uma grande montadora nos Estados Unidos. Em um universo predominantemente masculino, Mary nunca se intimidou e diz que tudo na indústria está ligado a entregar resultados. Ela é a única mulher no alto escalão da empresa e foi eleita a 35ª mais poderosa do mundo no ranking deste ano da revista Forbes.
Antes de chegar ao topo, a engenheira cuidava do design e da qualidade de 11 marcas globais da GM, como vice-presidente de desenvolvimento de produtos. Desde agosto deste ano, também responde pela área de compras e suprimentos. Uma de suas metas era a construção de pelo menos 500 mil veículos com algum tipo de eletrificação (incluindo os híbridos) até 2017.
A nomeação de uma mulher para o posto é significativa, escreveu Micheline Maynard, jornalista e professora na Universidade de Michigan, no site da Forbes. “Ela reflete uma mudança no mercado automobilístico nos Estados Unidos, onde mais da metade dos carros são comprados agora por mulheres.” Micheline diz que a indicação não deve ser vista como um ganho para todas as mulheres nessa indústria. Apenas as mais fortes e obstinadas conseguem espaço para se sentar em uma mesa de conferências.
Uma das principais oportunidades para Mary conseguir seu assento entre os homens foi a indicação para um programa voltado a funcionários de alto potencial. Recebeu uma bolsa para um MBA na Escola de Negócios da Universidade de Stanford e tornou-se executiva assistente do então CEO. A partir daí, pôde entender melhor todo o funcionamento da empresa.
Em 2011, Mary Barra estava há um ano e meio no comando dos Recursos Humanos da GM. A posição não impressionava os outros executivos. Mas seu mentor, Dan Akerson, já CEO da companhia, decidiu mudá-la de área. Mary assumiu o desenvolvimento global de produtos. “Ela passou por um momento difícil para conquistar credibilidade porque antes estava no RH, mesmo sendo engenheira”, disse a consultora Rebecca Lindland à Bloomberg, que publicou um perfil sobre Mary neste ano, já a apontando como uma das fortes concorrentes a suceder Akerson. A falta de arrogância e o estilo discreto também não ajudaram a apagar logo as desconfianças. Muita gente não acreditava que Mary tinha “gasolina nas veias” – como são descritos os executivos arrojados e bem-sucedidos no mercado automobilístico.
Mas o trabalho da engenheira no RH tinha sido importante para a empresa em um momento de crise. Ela criou uma política de formação de novos líderes enquanto a GM lutava contra a falência, e reduziu a burocracia do setor em 90%. Quando assumiu o cargo no desenvolvimento de produtos, também deu demonstrações de grande eficiência, reduzindo custos da produção e aumentando as margens de lucro – critério de sucesso para qualquer montadora.

A presença de uma mulher no alto escalão nem sempre significa mudanças culturais, mas algumas atitudes de Mary já ajudaram a mudar o ambiente masculino. A executiva conversa com líderes veteranos da GM sobre questões de gênero. Para buscar os filhos na escola, encerra reuniões às 4h da tarde. E outros executivos a agradecem – também podem passar mais tempo com a família. "Um monte de questões das mulheres são questões dos homens também”, afirmou à Bloomberg.
O anúncio da saída de Dan Akerson ocorre um dia após o governo dos Estados Unidos venderem suas últimas ações da GM. O dinheiro público foi injetado na companhia em 2009, no pacote de ajuda às empresas em meio à crise desencadeada em 2008. Akerson deixará o cargo em janeiro. O CEO afirmou que a decisão foi tomada por causa da saúde de sua mulher, que luta contra um câncer. A GM tem conseguido recuperar os lucros nos Estados Unidos, mas não é tão rentável como as concorrentes Volkswagen e Toyota. O desafio de Mary Barra será garantir o bom desempenho também fora do mercado americano.

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

Brasil registra um acidente de trabaho a cada 51 segundos

  Um acidente de trabalho é registrado a cada 51 segundos no Brasil, de acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Esse número coloca o Brasil no topo da lista de países mais perigosos para os trabalhadores, ficando atrás apenas de China, Índia e Indonésia. Só em 2022, o país registrou 612,9 mil acidentes, que causaram 2.538 mortes, um aumento de 22% em relação a 2021. De acordo com o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (SINAIT), Bob Machado, o aumento no número de acidentes laborais é um reflexo da atual situação da inspeção do trabalho no País. “O Brasil conta, hoje, com o menor contingente de auditores-fiscais do trabalho (AFTs) dos últimos 30 anos, operando com uma quantidade de profissionais bem abaixo da ideal. Isso dificulta muito o trabalho de fiscalização nas empresas e abre brechas para que mais acidentes aconteçam”, disse. Dados da OIT e do Ministério Público do Trabalho (MPT) mostram que as principais causas de acidentes

Placa Mercosul deve mudar mais uma vez para exibir cidade e estado

  A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou, nesta terça-feira (16), o  Projeto de Lei  3.214/2023, que  defende que placas de veículos voltem a exibir o estado e o município de registro no Brasil . Agora, a proposta seguirá para votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O autor do PL é o senador Esperidião Amin (PP-SC). De acordo com o relator,  informações como estado e município podem facilitar a identificação de um veículo em situações irregulares por parte das autoridades de trânsito . "As polícias rodoviárias, agentes de tráfego e outros órgãos de fiscalização dependem dessa informação para realizar seu trabalho de forma eficiente e precisa", afirma Amin. O autor do PL é o senador Esperidião Amin (PP-SC). De acordo com o relator,  informações como estado e município podem facilitar a identificação de um veículo em situações irregulares por parte das autoridades de trânsito . "As polícias rodoviárias, agentes de tráfego e outros órgãos de fiscalizaç

DORIA NÃO MENTE

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

Rancho D´Ajuda

Feliz Natal! Canadauence.com