Pular para o conteúdo principal

Deseja mudar de emprego em 2014? Pesquisas mostram que mais de 80% das pessoas desejam trocar de trabalho neste ano

01.jpgNão são poucas as pesquisas que indicam uma alta no desejo do brasileiro de mudar de emprego em 2014. Todas apontam índices que mostram a presença dessa vontade em pelo menos 50% da população empregada, sendo que os estudos com os índices mais elevados batem os 80%, como é o caso do que foi calculado pela Consultoria Boucinhas&Campos. Esse estudo, aliás, mostrou que nada menos do que 73% dos que queriam mudar em 2014 começariam logo a busca. “O desejo de mudança é real, mas, de maneira geral, aflora com mais força na virada do ano”, diz Leila Nascimento, presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos, seção de São Paulo. O momento é propício por ser uma época em que todos fazem não só um balanço do que deu certo e errado no ano que se encerra, mas também planos para o que está para começar.
Para garantir que a ânsia de trocar de emprego não desapareça como mais uma promessa de fim de ano, há um longo caminho a ser percorrido. Porque reclamar do trabalho atual e prometer que “deste ano não passa” é fácil. Já mudar de verdade... Segundo estimativas de seis especialistas ouvidos por ISTOÉ, mesmo com a economia aquecida e os baixíssimos índices de desemprego, apenas cerca de 25% dos que manifestam a vontade de mudar conseguem, efetivamente, concretizar essa troca. Mas nada é impossível. Os especialistas ajudaram ISTOÉ a elaborar cinco passos para garantir a transição de quem está comprometido com um projeto de mudança profissional e de vida. Não importa se as vagas estão no campo ou na cidade (leia quadro na página 62), se são no alto ou no baixo escalão e se são motivadas pelo de desejo de melhor remuneração ou de mais qualidade de vida – como deseja, aliás, mais da metade das pessoas que pretendem trocar de emprego em 2014. O guia é universal e traz ainda histórias inspiradoras de pessoas que arriscaram e mudaram suas vidas. Confira.
02.jpg
1. Crie um cronograma
Em um mercado de emprego aquecido como o brasileiro, em que as opções de um novo trabalho parecem mais numerosas do que nunca, é fácil se deixar levar pela empolgação e agir por impulso. O impulso, porém, é o grande inimigo das boas decisões. Por isso, ao identificar o desejo de mudança de emprego, é fundamental sentar com calma e criar um cronograma para garantir que a transição aconteça da maneira mais proveitosa possível. E, para todos os especialistas ouvidos por ISTOÉ, o primeiro passo nesse cronograma deve ser entender o que motiva o desejo de mudança. “Muitos mudam pelas razões erradas”, alerta Sandra Loureiro, professora do curso de administração da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e orientadora profissional. Entre atribuir a infelicidade de uma vida a um casamento em frangalhos ou à insatisfação com o dia a dia na cidade, vários preferem jogar toda a insatisfação no trabalho. Afinal, mesmo sendo difícil de resolver, trocar de emprego é mais fácil que trocar de cônjuge ou de cidade. Mas se a frustração realmente for com a função atual, o passo seguinte é criar um arquivo no computador, uma agenda convencional ou mesmo um simples caderno para programar cada passo dessa mudança, dos cursos à formulação do currículo.
03.jpg
2. Procure um mentor
Segundo estimativas de especialistas ouvidos por ISTOÉ, apenas 25% dos que dizem querer mudar de emprego efetivamente o fazem. E não é por falta de vontade que a mudança não acontece – muitos não conseguem fazer a troca por pura falta de organização. Ter um mentor, nesses casos, ajuda muito. Pode ser um coach ou um amigo mais experiente e de confiança não só para dar apoio quando as coisas apertarem ou atrasarem, mas também para oferecer uma perspectiva mais objetiva e menos apaixonada do processo de transição. “Perder o foco durante a mudança também é muito comum, e uma pessoa de fora consegue perceber esse distanciamento do objetivo inicial com mais clareza”, afirma Fátima Motta, coach, sócia-diretora da F&M Consultores. Sem contar que o coach pode acompanhar o candidato depois que o processo de transição for concluído. Afinal, na nova empresa, estabelecer metas e desenvolver ferramentas para atingi-las continuará sendo importante. Além do mais, muitas vezes, as mudanças de emprego implicam não apenas uma alteração na rotina de trabalho, mas também a adoção de um novo estilo de vida. Para os coaches ouvidos por ISTOÉ, muitos dos que querem um novo cargo esquecem de que eles também precisam mudar para deslanchar na nova fase da vida profissional.
04.jpg
3. Invista em qualificação de curto prazo
Quem quer mudar de emprego e de área precisa desenvolver novas habilidades. Mas nem todos têm paciência ou dispõem de dois ou quatro anos para fazer uma nova faculdade ou um curso mais extenso antes de mudar de ramo. Para esses casos, há um verdadeiro universo de cursos de curta duração que dão boas noções de habilidades que, uma vez conquistada a vaga, serão refinadas pela prática do dia a dia. Aos que conseguiram se organizar para esperar alguns meses antes de começar a procura por um novo trabalho, há cursos de fim de semana, e até de férias, que dão noções de gestão de pessoas, contabilidade básica, administração de pequena empresa e liderança. “São aulas bastante direcionadas e eficientes que cobrem um bom conteúdo em pouco tempo”, afirma Fátima, da F&M Consultores. Quem deixou tudo para a última hora ainda pode recorrer aos cursos online, oferecidos atualmente por instituições de ponta e com horário mais flexível.
05.jpg
4. Use a internet como sua aliada
Em tempos de bancos de emprego virtuais e redes sociais, com poucos cliques é possível entrar em até 30 processos seletivos simultaneamente e anunciar, a mil ou duas mil pessoas, o desejo de mudar. O lado ruim de tanta facilidade é que fica igualmente fácil o candidato perder os critérios e entrar em seleções para vagas que pouco ou nada têm a ver com o seu perfil. “Já vi engenheiro tentando vaga em educação física sem ter qualquer tipo de formação para isso”, diz Caio Infante, diretor-geral da Trabalhando.com. Com currículo pronto, muitos fazem uma espécie de spam e se inscrevem para disputar o maior número de vagas possível, indiscriminadamente. “E não dava nem para falar que esse engenheiro estava infeliz com a engenharia”, afirma Infante. “Sinto que essas coisas acontecem mais porque é muito fácil fazer mau uso dessas ferramentas.”
O jeito certo de usar a internet é trocar as horas gastas navegando atrás de vagas inviávies nos bancos de emprego por tempo investido na elaboração de um currículo melhor e na familiarização com a área de atuação das empresas nas quais se pretende tentar uma oportunidade. A internet, nesse sentido, é uma ferramenta incomparável. Quase todas as grandes companhias têm sites bastante completos. Com as informações que eles oferecem, o candidato consegue elaborar um currículo mais alinhado às aptidões exigidas pela empresa pretendida (leia quadro sobre o currículo ideal na página 60). E pelas redes sociais, retoma o contato com colegas de profissão que podem dar um retrato melhor de como está o mercado, quanto se ganha, quanto se trabalha, se há boas vagas disponíveis e onde elas estão.
06.jpg
5. Mantenha ou melhore a produtividade no emprego atual
Ninguém busca um novo emprego porque se sente feliz e realizado onde está. A insatisfação, seja com o salário, com o volume de trabalho ou com a chefia, costuma ser a grande motivadora de mudanças nessa área. Mas isso não é razão para descuidar do desempenho no emprego atual durante a busca por uma nova colocação. Afinal, essa procura pode ser demorada e fazê-la empregado será sempre mais confortável. Além do mais, de acordo com os especialistas ouvidos por ISTOÉ, quem está empregado costuma ter melhores condições para avaliar uma nova oportunidade de trabalho do que quem está desempregado. A lógica é que quem já não recebe salário há alguns meses e vê, dia após dia, as contas se acumulando está mais propenso a aceitar ofertas que em condições normais seriam refutadas. Mas só continuar empregado não basta.
O ideal é aumentar a produtividade antes da saída. Ou seja, correr atrás de trabalho, se envolver em novos projetos e participar ativamente da vida da empresa. Mais do que deixar as portas abertas para um eventual retorno, mostrar serviço antes de partir é garantir uma carta de recomendação e deixar uma marca que, não raro, se espalha pelo mercado.
08.jpg
Fotos: Kelsen Fernandes; Pedro Dias, Rafael Hupsel, João Castellano/Istoé

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

Invasões do MST chegam a 24 áreas em 10 Estados e no DF

24 propriedades já foram invadidas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em 11 estados do país durante o chamado Abril Vermelho, segundo dados divulgados na manhã desta terça (16) pelo grupo. As ocupações começaram ainda no fim de semana e, de acordo com o movimento, devem se estender até sexta (19) na Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária. Além das invasões, o grupo promoveu outras seis ações diversas como montagem de acampamentos em alguns estados, assembleias e manifestações. As ações ocorrem mesmo após o  anúncio de um programa do governo federal para a reforma agrária que vai destinar R$ 520 milhões  para a compra de propriedades ainda neste ano para assentar cerca de 70 mil famílias do movimento. Entre os estados que tiveram invasões a propriedades estão Pernambuco – com a terceira ocupação de uma área da Embrapa –, Sergipe, Paraná, São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro, Bahia, entre outros. “Até o momento, a Jornada contabiliza a realização de 30 aç

GM está saindo de suas torres de sede em Detroit

  A General Motors  planeja transferir sua sede global para o novo complexo  Hudson  ’s em Detroit em 2025, abandonando sua icônica localização no Renaissance Center.  A GM  continuará a ser proprietária do RenCen, como é chamado, e se juntará a uma parceria com a imobiliária Bedrock, a cidade de Detroit e o condado de Wayne para reconstruir o conjunto de torres que dominam o horizonte de Detroit. A GM será a inquilina âncora do projeto Bedrock's Hudson's Detroit, que foi construído no local da antiga loja de departamentos JL Hudson. Esta será a quarta sede da GM em Detroit. A localização fica na Woodward Avenue, onde a GM estabeleceu sua primeira sede em 1911. A GM assinará um  contrato de arrendamento  de 15 anos para os andares superiores de escritórios do complexo Hudson, juntamente com espaços no nível da rua para exibir seus veículos e para atividades públicas.  Hudson's Detroit  é um empreendimento de 1,5 milhão de pés quadrados que, de outra forma, contará com lojas

STF proíbe abordagem policial baseada em gênero ou cor da pele

O Supremo Tribunal Federal (STF) proibiu, nesta quinta-feira (11), que abordagens policiais sejam feitas com base em “raça, sexo, orientação sexual, cor da pele, ou aparência física”. A tese fixada pelos ministros será usada em casos semelhantes em instâncias inferiores da Justiça. “A busca pessoal, independente de mandado judicial, deve estar fundada em elementos indiciários objetivos de que a pessoa esteja na posse de arma proibida, ou de objetos ou papeis que constituam corpo de delito, não sendo lícita a realização da medida com base na raça, sexo, orientação sexual, cor da pele, ou aparência física”, diz orientação da Corte. A Corte debateu a chamada “filtragem racial” ou o “perfilamento racial”. Isso significa que eles avaliaram se houve atitudes da polícia motivadas por racismo em relação ao suspeito. O JULGAMENTO O STF elaborou a tese a partir do julgamento de um homem negro que foi condenado por tráfico de drogas por portar 1,53 gramas de cocaína, em 2020, em São Paulo. Nesse

BYD anuncia nova bateria que permite ir de SP a Brasília sem recarga

  Os  carros elétricos e híbridos  da  BYD  devem dar um salto em termos de autonomia em breve. A FinDreams, subsidiária responsável pelas baterias da montadora chinesa, vai lançar a segunda geração das baterias  Blade  ainda neste ano e promete peças menores, mais leves e mais seguras, além do maior alcance. Isso porque as novas baterias devem ser mais densas,  chegando até aos 190 Wh/kg . A Blade atual  chega até aos 150 Wh/kg . O  presidente da BYD, Wang Chuanfu , revelou o desenvolvimento da nova bateria durante uma recente reunião de comunicação de relatórios financeiros, segundo o site CarNewsChina. O site ainda especula que, com as novas baterias, os carros elétricos da BYD poderão  passar dos 1.000 km de autonomia com apenas uma carga , que também deve ser mais rápida nos novos sistemas. Caso isso aconteça, será a bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP) de maior densidade e autonomia. Esse tipo de material, normalmente, é de 20% a 30% menos denso do que as baterias de níquel, c

Mais uma derrota do Governo: Câmara aprova urgência para projeto que autoriza “força policial” contra MST

  A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (16) o projeto de lei PL 895/23, que estabelece sanções administrativas e restrições a ocupantes e invasores de propriedades rurais e urbanas. Uma das medidas previstas no projeto é a permissão do uso da força policial para expulsar invasores de propriedades sem a necessidade de uma ordem judicial. A urgência na tramitação do projeto ocorre em meio a recentes invasões de terras cometidas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) como parte das ações do Abril Vermelho. Pelo menos 24 propriedades foram invadidas pelo MST em 11 estados até a segunda-feira (15). O projeto estava pendente de votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). No entanto, deputados da oposição e do Centrão conseguiram aprovar um requerimento de urgência para que o projeto fosse votado em sessão plenária. A decisão de votar a urgência foi criticada por parlamentares governistas, que consideraram uma “quebra de acordo” alegando que o projeto não

Em 5 anos, quase 3 mil presos não retornaram aos presídios do Vale após saídas temporárias

  Quase três mil detentos beneficiados com a saída temporária não retornaram aos presídios do Vale do Paraíba nos últimos cinco anos , de acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP). Nesta quinta-feira (11), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, com veto,  lei que restringe a 'saidinha' de presos  -  leia os detalhes nesta reportagem . De acordo com o balanço, de 2019 até 2023,  2.981 presos  saíram dos presídios para usufruir do benefício, mas não retornaram . Os dados se referem a seis presídios localizados na região. Ainda segundo o levantamento, no ano de 2019, em quatro saídas temporárias, 504 presos não retornaram para os presídios da região. Em 2020, por conta da pandemia da Covid-19, o Poder Judiciário autorizou a realização de apenas uma saída, em dezembro. Na ocasião, 166 presos não retornaram. No ano seguinte, em 2021, foram concedidas mais quatro saidinhas - naquele ano, mais 734 presos não retornaram. Em 2022, os dados apontaram qu