Pular para o conteúdo principal

A luta nas ruas, as pessoas simplesmente querem mais e percebem que têm força para impor suas exigências

Se a linguagem do futebol valesse na vida intelectual, diria que Moisés Naím marcou um gol de placa, com seu O fim do poder. A tese central do livro é, em boa medida, contraintuitiva. O poder econômico parece se concentrar; a China, uma tirania, é a economia mais dinâmica do planeta, e a revista britânica The Economist anunciou, com uma montanha de dados e uma imagem de Lênin na capa, que vivemos em plena era do capitalismo de Estado. Naím tem consciência do problema. “Sei que defendo que o poder está se degradando”, diz ele, “num cenário em que as manchetes apontam o contrário.” O ponto é que Naím não trabalha com o curto prazo. Como bom economista e acadêmico respeitado, faz o que muitos intelectuais, por preguiça, se recusam a fazer: trabalha com estatísticas. Cuida para não cair no logro das próprias impressões e vai formando seus argumentos.
A ideia central de Naím diz respeito não tanto ao desaparecimento, mas à fragmentação do poder. A primeira imagem que usa é o xadrez. Em 1970, havia 71 grandes mestres. Hoje, seu número já ultrapassa os 1.200. Um grande mestre é um jogador “a quem o campeão do mundo deve ceder vantagens”. Alguém poderia retrucar dizendo que não vivemos o fim, mas a proliferação do poder. Há muito mais enxadristas capazes de tirar o sono do campeão mundial, que presumivelmente ficará menos tempo no topo do ranking. É isso mesmo, dirá Naím. Há simplesmente mais gente em condições de competir. Na economia, no mundo político, na guerra pela informação. A vida anda mais complicada para quem detém o poder e relativamente mais fácil para quem quer entrar no jogo.
O dado mais evidente a demonstrar a tese de Naím é a própria dispersão do poder entre os Estados soberanos. Em 1947, eram 67 países, ao redor do planeta, em comparação com os 193 existentes, atualmente. Também a democracia se expandiu. Segundo a Freedom House, (uma organização sediada nos Estados Unidos dedicada a promover a expansão dos valores democráticos), temos hoje 117 democracias eleitorais. Eram 69, no final dos anos 1980. Pela primeira vez na história, mais da metade da população do globo vive em regimes democráticos. As coisas andam se complicando, até para as tiranias. Mais de 120 mil protestos de rua infernizam a vida da cúpula chinesa, a cada ano. Em Cuba, os irmãos Castro precisam aturar a blogueira Yoani Sánchez, mundo afora, falando o que lhe der na telha. Não é preciso lembrar a Primavera Árabe nem como o regime iraniano recuou do apedrejamento de Sakineh Ashtiani. Naím é taxativo: “Mesmo as autocracias são menos autocráticas hoje”. Talvez vá aí um excesso de otimismo. Ao menos nos casos acima, as autocracias respiram. Mas é só uma questão de tempo, sugere Naím.
No terreno da economia, o cenário se repete. O capitalismo se descentraliza. Entre as 2.500 maiores empresas do planeta, na lista Forbes de 2012, há 200 companhias americanas a menos do que havia cinco anos antes. Vivemos o que o economista Jeffrey Sachs chama de “era da convergência”. Naím menciona um dado, algo curioso, fornecido pelo Tesouro australiano: no dia 28 de março de 2012, pela primeira vez na história, o tamanho das economias menos desenvolvidas superou os países ricos. No interior das empresas, as coisas também mudaram. O tempo de permanência de um CEO, em companhias de maior porte, caiu pela metade. De dez anos, em média, nos anos 1990, para 5,5 anos, nos dias de hoje. Estamos falando de menos previsibilidade, concorrência mais acirrada e mais barreiras para pôr decisões em prática.
O coração da tese de Naím são as “três revoluções” do nosso tempo. Sua descrição faz do quarto capítulo a melhor parte do livro. A primeira é a “revolução do mais”. Mais renda e mais riqueza, para começar. A renda per capita cresceu 3,5 vezes, desde 1950. Mais gente educada e com acesso à informação. Oitenta e quatro por cento da população global é hoje alfabetizada, em comparação com 75%, em 1990. Os números sugerem aquela que talvez seja a grande tendência desta primeira metade de século XXI: a migração da escassez para a abundância, em escala global. Naím segue, grosso modo, a percepção de intelectuais como Robert Shapiro, Jeremy Rifkin, Peter Diamandis e do sumo pontífice do tecno-otimismo global, Ray Kurzweil, engenheiro-chefe do Google, cuja tese mais popular diz que o avanço tecnológico logo mais nos levará às portas da imortalidade.
Naím não chega a tanto, mas tem coragem de reconhecer o que muitos, por charme ou ideologia, fazem de conta que não enxergam: o fim gradativo da pobreza e a emergência da sociedade de classe média. Até o final da década, a classe média global será formada por mais de 3 bilhões de pessoas. Gente mais bem informada, ávida pela integração ao mundo do consumo, impaciente com a inépcia e a corrupção dos governos. O fim do poder não deixa de ser, desse prisma, um manifesto de esperança. Acredita que um somatório de avanços materiais e sociais nos levará ao progresso civilizatório. Naím chega mesmo a sugerir uma fórmula iluminista. Diz que “quando as pessoas são mais numerosas e vivem vidas mais plenas tornam-se mais difíceis de regular, controlar e dominar”. Lendo essas palavras, me vem à mente Stefan Zweig (escritor austríaco) e sua descrição elegante da República de Weimar, seguida da imensa desilusão, com a prostração de alguns milhões de alemães bem-educados ao nacional-socialismo.
 
REVOLTA Protesto em São Paulo, em 2013. As expectativas aumentaram e produzem inconformismo (Foto: Eduardo Knapp/Folhapress)
A fórmula iluminista se repete quando ele trata de sua segunda revolução, a “mobilidade”. “O poder precisa de uma audiência cativa”, afirma. Naím cita a frase, de gosto duvidoso, do ex-conselheiro de segurança nacional do governo Carter, Zbigniew Brzezinski. Segundo ele, é mais fácil, nos dias de hoje, matar 100 milhões de pessoas do que as controlar. De todo modo, há estatísticas para sustentar a tese de Naím: o número de migrantes, planeta afora, cresceu 37% nos últimos 20 anos; em 2012, pela primeira vez, nasceram mais bebês “não brancos” nos Estados Unidos. O planeta se move. As pessoas viajam mais. Multiplicou-se por quatro o fluxo turístico, desde os anos 1980. Vivemos num planeta urbano. Desde 2007, a população nas cidades superou as áreas rurais. É no ambiente urbano, desde sempre, que florescem o pensamento crítico e a contestação ao poder.
Naím evita superestimar o papel da internet, na erosão do poder, e isso soa como um erro. Difícil não perceber como as redes sociais e os smartphones explodiram o poder. O sociólogo espanhol Manuel Castells estudou as revoltas populares em mais de 80 países em seu Redes de indignação e esperança. Em quase todas, o elemento flash mob dava as cartas. Os ativistas digitais saíram às ruas. O resultado é paradoxal: para os donos do poder, as coisas ficaram mais difíceis. O poder se tornou, por definição, instável. Para quem contesta o poder, as coisas não ficaram necessariamente mais fáceis. Dez capas seguidas de revista contra o governo, num país do tamanho do Brasil, não parecem causar dano maior às estruturas do poder. Para cada notícia contra, há dez versões a favor, e assim se segue, numa espécie de jogo de espelhos. Há a internet inteira, as redes, a blogosfera, a amortecer o impacto de cada notícia. Algo que lembra o filósofo francês Jean Baudrillard, o lírico pós-moderno, para quem a sociedade da informação fez com que o universo virtual se expandisse a uma velocidade maior que a real. O resultado é que a informação se banaliza. O mesmo ocorre com a atividade intelectual. O escritor Vargas Llosa já  identificara o fenômeno. Os intelectuais perdem relevância como consciência crítica da sociedade. Ainda bem, penso eu. Isso ocorre pelas razões de Naím: pelo excesso. De ideias, de gente escrevendo, opinando, argumentando, publicando.
O fim do poder lembra que vivemos a época do efêmero. O filósofo francês Gilles Lipovetsky escreveu um livro sobre isso, O império do efêmero. Em algum momento, entre junho e julho do ano passado, no auge das manifestações que tomaram as ruas do país, falava-se na emergência de um “novo Brasil”, dizia-se que o gigante acordara, que nada seria como antes. No calor da hora, os aumentos de passagens de ônibus foram cancelados em algumas capitais. Depois disso, o que se viu? Agências bancárias quebradas, rebeldia sem causa, agenda nenhuma e um debate triste sobre a morte de um brasileiro, na Central do Brasil. A mesma instabilidade efêmera ocorreu agora, em janeiro, com os tais rolezinhos. Muita gente boa viu nisso a “revolução da periferia”. Bem antes que o Carnaval chegasse, o assunto morreu.
Naím vincula o fim do poder a uma revolução do pensamento. Em primeiro lugar, há mais expectativa. Não é a privação que produz a revolta, mas a esperança. O aumento da renda tende a gerar uma inconformidade positiva. As pessoas simplesmente querem mais e percebem que dispõem de poder para exigir. Em segundo lugar, vivemos uma época de ceticismo. Dos anos 1960 até hoje, o percentual de americanos dizendo que o governo “faz a coisa certa” caiu de 75% para 25%. Os governos de hoje, decididamente, não são piores que os do passado. A diferença é que John Kennedy podia ter quantas amantes quisesse, ao passo que François Hollande mal pode dar um passeio de lambreta. O poder foi profanado, e teremos de aprender a conviver com a permanente sensação de instabilidade que acompanhará a vida democrática.
A erosão do poder traz ainda um perigo: a perda de governabilidade das democracias. Em 2012, 30 das 34 democracias mais ricas do planeta tinham presidentes ou primeiros-ministros com minoria no Parlamento. O resultado é a paralisia. O exemplo mais significativo foi o fechamento do governo americano, por 16 dias, em outubro de 2013. No Brasil, o governo lidera uma coalizão majoritária, mas o quadro de paralisia é semelhante. O país já cansou de falar em reformas estruturais, mas pouco avança. Vivemos sob o espectro de uma sociedade hiperorganizada, repleta de redes de protesto, com uma miríade de grupos sem força para chegar ao poder, mas capazes de “paralisar o jogo”. São os sindicatos impedindo a modernização da legislação trabalhista, corporações de professores impedindo a reforma da educação ou, num plano mais amplo, o governo em marcha lenta, com seus 40 ministérios, perdido numa coalizão de 14 partidos.
OLHAR GLOBAL O economista venezuelano Moisés Naím e a capa de seu último livro. Ele faz reflexões preciosas sobre a sociedade hiperorganizada (Foto: divulgação)
Naím revela que prepara um novo livro. Algo sobre como devemos agir num mundo “após o poder”. Um mundo em que o papa se aposenta, como bom funcionário da Santa Sé, e um pacatozoológico dinamarquês não pode dar uma girafa para o almoço dos leões sem causar uma consternação global. Em que o presidente dos Estados Unidos, após denúncias de um funcionário da CIA, precisa jurar que não espionará mais a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e líderes amigos. O mesmo presidente que não consegue reunir forças e apoio internacional para uma intervenção militar no regime genocida da Síria. O ditador Bashar al-Assad continua lá, ainda que agora seja forçado a sentar numa mesa de negociação.
Dizer que o planeta está prestes a realizar o sonho kantiano, da grande comunidade de repúblicas, em que vigora a hospitalidade universal, seria um exagero. Mas o mundo é, hoje, claramente mais hostil aos infratores de direitos. A cena das multidões passeando pelo palácio do presidente Viktor Yanukovich, recém-deposto na Ucrânia, e o levante popular contra o regime chavista, na Venezuela, reforçam a tese de Naím. Ele diz que nossa época assiste a um “consenso moral jamais visto” sobre como os países devem se comportar. Talvez seu próximo livro mereça um capítulo sobre como retirar esse consenso da esfera moral e colocá-lo em prática. Sobre o que fazer com a Coreia do Norte e, mais difícil, com tipos como o ex-astro de basquete Dennis Rodman e todos os apreciadores de regimes autoritários mundo afora. Sobre como criar uma cultura democrática forte o suficiente para evitar que se repita a história trágica da elegante República de Weimar.

* Fernando Schüler é doutor em filosofia (UFRGS), diretor do Ibmec RJ e curador do Projeto 

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

Motoristas da Uber anunciam greve nacional; saiba quanto tempo irá durar

  A Uber está no centro de uma paralisação nacional marcada para esta terça-feira, 26 de março, como forma de protesto contra o Projeto de Lei 12/2024. O PL que visa regular a atividade dos motoristas de aplicativos, tem sido debatido entre representantes da categoria, os condutores e o Governo Federal. Motoristas da Uber confirmam PARALISAÇÃO NACIONAL; saiba até quando vai durar. Imagem: FDR Com tramitação em regime de urgência na Câmara dos Deputados, em Brasília, o PL tem gerado controvérsias desde sua proposição. A AMAPE e a FEMBRAPP, entidades representativas dos motoristas por aplicativos como Uber e outros, apoiam a manifestação no estado. Thiago Silva, presidente da AMAPE , confirmou a realização do evento em Recife. O ponto de encontro será em frente ao Classic Hall, na faixa local, com início às 7h da manhã. Os motoristas da Uber participarão de uma carreata até a Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE). Na ALEPE, será entregue um pedido simbólico para retirada da urgênc

Alerta vermelho: veja quais cidades de SP e RJ terão as chuvas mais intensas

  A região  Sudeste  entrou em alerta máximo para a ocorrência de temporais em diversas localidades, especialmente em  São Paulo  e no  Rio de Janeiro . Uma frente fria, que já causou temporais e estragos no  Sul  do país, pode levar ao acúmulo de mais de 200 milímetros de chuvas apenas entre esta sexta-feira (22/3) e sábado (23/3), com risco de alagamentos e deslizamentos de terra em áreas mais vulneráveis. Em São Paulo, as chuvas serão mais intensas nesta sexta-feira, ainda quem devam continuar ao longo dos próximos dias. Nesta sexta, um dos municípios mais chuvosos será  Cruzeiro , no Vale do Paraíba, onde o volume de precipitações deverá chegar perto de 100 milímetros. Já no Rio de Janeiro, a previsão é de chuva intensa principalmente em  Angra dos Reis , na Costa Verde, Quatis, no Vale do Paraíba Fluminense, e  Mesquita , no Grande Rio. Veja a seguir algumas das cidades em que mais deve chover nos dos dois Estados. São Paulo De acordo com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, o v

Valor dos pedidos de recuperação judicial sobe 79,8% em 2023 deve continuar em 2024

  Os pedidos de  recuperação judicial  saltaram em 2023 em 68,7% na comparação com o ano anterior, atingindo 1,4 mil pedidos, de acordo com informação divulgada pela  Serasa Experian . Este foi o quarto maior número de pedidos já registrado desde 2005, quando a Serasa Experian iniciou a série histórica. O maior número de pedidos de recuperação judicial aconteceu em 2016, quando 1,8 mil empresas recorreram à Justiça para se protegerem de seus credores. O número de pedidos atingiu a marca de 1,420 mil em 2017 e de 1,408 mil em 2018. O ano de 2023 foi marcado pelos pedidos de recuperação de grandes empresas como  Americanas ,  Light  e  Oi . “O ano passado foi marcado por um recorde de inadimplência das empresas, influenciando significativamente o panorama da recuperação judicial. Embora os sinais de melhoria tenham começado a surgir, como a queda da inflação e das taxas de juros, a reação no cenário de recuperação judicial mostra-se mais lenta”, comenta o economista da Serasa Experian, L

Presídios do Brasil registraram quase uma fuga por dia no ano passado

  No ano passado, houve ao menos 333 fugas no Brasil, ou quase uma por dia, de acordo com levantamento do jornal O Globo com governos de 18 estados. Segundo a reportagem, o estado com o maior número de presos foragidos em 2023 foi Santa Catarina, com 56 detidos evadidos. Na sequência vem o Pará, com 52, e o Paraná, com 42, formando o ‘TOP 3’. ( veja a relação completa ao fim da reportagem ) As escapadas geralmente contam com algum esquema que facilita a saída. Em outubro, um caso no presídio de Trindade, na Região Metropolitana de Goiás, mostrou como as facilitações internas se associam às fugas. Após 14 detentos terem escapado, um agente penal e um vigilante temporário foram presos. Segundo a reportagem de O Globo, cada fugitivo teria pago R$ 10 mil aos dois, que deixaram a porta da cela aberta. Em seguida, todos saíram por um buraco no telhado do corredor. Um dos presos recapturados contou em depoimento que os pagamentos foram feitos dentro do presídio, por pix, durante o banho de so

Advogado faz discurso antissemita e quer expulsão de judeus de instituto; OAB pede investigação

  O advogado Hariberto de Miranda Jordão Filho fez declarações antissemitas durante uma reunião do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) na última quarta-feira (20). Instituições ligadas à advocacia, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), reagiram às falas. Membro da diretoria do instituto, pediu que todos os judeus presidentes de comissões do IAB fossem demitidos. “Devem ser expulsos, eliminados”, disse Jordão Filho, que reclamava do fato de a Federação Israelita do Rio de Janeiro ter acionado a OAB sobre outras manifestações antissemitas que ele já havia proferido. No discurso no IAB ele também comparou ao holocausto o que acontece na Guerra no Oriente Médio, chamando os israelenses de nazistas. Os judeus foram as principais vítimas do nazismo. Alguns membros do instituto tentaram interromper o discurso de Jordão Filho, mas a presidência da sessão permitiu que o advogado continuasse, dizendo que ele vai “assumir as consequências disso”. O IAB informou, em nota na quinta-feir

STF derruba a revisão da vida toda do INSS; entenda a decisão

  Ministros analisaram ações que questionam lei de 1999 e determinaram que segurados não podem escolher regra mais benéfica O  Supremo Tribunal Federal (STF)  decidiu nesta quinta-feira que os segurados não pode escolher o regime mais benéfico para sua  aposentadoria do   INSS .  Na prática, esse entendimento inviabiliza a chamada revisão da vida toda dos benefícios do  Instituto Nacional do Seguro Social , que fora autorizada pela própria Corte em outra ação. Em 2022, o plenário do STF havia decidido que o mecanismo da  “ revisão da vida toda ”  é constitucional. Isso significa que todas as contribuições previdenciárias feitas ao INSS pelos trabalhadores no período anterior a julho de 1994 poderiam ser consideradas no cálculo das aposentadorias, o que poderia aumentar os rendimentos de parte dos aposentados. Quando entra em vigor? Entretanto, a decisão não entrou em vigor porque ainda há um recurso pendente contra ela, ingressado pelo governo. Esse recurso também estava na pauta desta