Pular para o conteúdo principal

Mundo rural: Pecuária de corte, o sucesso inegável na produção agrícola, o cooperativismo

Bem-sucedido em vários campos de atividade e com sucesso inegável na produção agrícola, o cooperativismo sempre relutou em apostar no setor de carne bovina. Muitos motivos explicavam essa estratégia, e o principal deles era que seu público era formado em mais de 70% por pequenos e médios produtores, enquanto a produção de gado bovino no Brasil exigia unidades fundiárias maiores. Também se creditava ao setor uma informalidade incompatível com a organização das cooperativas, o que impossibilitava a concorrência com os frigoríficos estabelecidos.
Edio Sander_presidente_cooper aliança (Foto: Rafael Danielewicz)Edio Sander, presidente da Cooper Aliança, de Guarapuava (Foto: Rafael Danielewicz
Criadas há pouco tempo – a primeira delas acaba de completar sete anos –, duas cooperativas paranaenses têm conseguido quebrar esses paradigmas com sucesso, apresentando taxas de crescimento que alcançam 40% ao ano e inventando seus próprios diferenciais e nichos de atuação: a CooperAliança, de Guarapuava, e a Cooperativa Maria Macia, de Campo Mourão. E, melhor que isso, pagando aos seus associados uma remuneração pela arroba da carne que chega a ser quase 20% maior que a que eles obteriam no mercado tradicional.
“A pecuária brasileira se profissionalizou e se internacionalizou nos últimos anos, com elevados investimentos do governo e criação de grandes empresas. Nessa internacionalização há espaço para o cooperativismo. E a barreira fundiária foi rompida com a criação intensiva”, explica José Roberto Ricken, superintendente da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), Estado onde o cooperativismo já representa mais de 55% do PIB agrícola.
Tanto a Aliança como a Maria Macia têm algo em comum: a maioria de seus associados não são pecuaristas na origem, e sim agricultores que enxergaram na pecuária uma terceira possibilidade de rendimento econômico, além das duas safras de grãos. Luiz Carlos Braga, presidente da Maria Macia e campeão de produtividade de soja da Coamo, de Campo Mourão, consegue alojar até 18 animais por hectare para engorda em suas pastagens de inverno, obtendo resultados excepcionais, enquanto a média paranaense é de 0,5 boi por hectare e a brasileira é de um animal por hectare. Mas não é fácil ser um associado. Os padrões de qualidade são tão elevados que, muitas vezes, um produtor tem de cumprir uma etapa de preparação, com duração de dois a três anos, para se transformar num fornecedor qualificado.
Sete pioneiros
A ideia de formar cooperativas de produtores de bovinos sempre esteve presente na cabeça dos sete produtores rurais de Guarapuava que foram o ponto de partida para a iniciativa. Das vantagens do cooperativismo já tinham ciência pela participação na Agrária, de Entre Rios, uma das principais cooperativas do Paraná, que investiu na produção de cevada e se industrializou com o malte cervejeiro. Na década de 1990, a Agrária tinha vários projetos de diversificação nos quais se incluíam os bovinos. Vários associados criaram estrutura e investiram em genética e, quando a cooperativa desistiu do setor, tiveram de procurar um caminho próprio. 
“A Agrária comprava bovinos dos cooperados e vendia para frigoríficos com graves problemas de inadimplência porque eles simplesmente compravam e não pagavam. Éramos sete produtores, o que foi bom, pois o número era pequeno e o plantel não era grande, e desejávamos continuar na atividade. Sabíamos que desviar dos frigoríficos era fundamental para sobreviver, e isso envolvia achar um caminho direto para o varejo. Mas como fazer isso?”, lembra Edio Sander, presidente da CooperAliança.
A Cooperaliança e a Maria Macia oferecem bonificação pela qualidade da carcaça
Eles se reuniram numa associação e resolveram definir algumas normas sobre como produzir carne bovina de qualidade com regularidade pelas 52 semanas do ano, atendendo aos anseios do consumidor e proporcionando rentabilidade a todos os envolvidos na cadeia produtiva – princípios seguidos até hoje. Optaram por padrões estabelecidos no programa do novilho precoce do governo do Paraná, criado em 1995. Macho de no mínimo 225 quilos e fêmea de 180 quilos, idade máxima de 24 meses e cobertura de gordura entre 3 e 10  milímetros, um padrão ainda em vigor.
“Estabelecemos uma bonificação para quem atingisse isso porque o produtor só se motiva via remuneração. Fomos trabalhando nesse sistema e tivemos a sorte de, em 2000, assumir um frigorífico que faliu. Topamos assumir sua gestão e fomos avançando em genética, manejo sanitário, transporte, tipificação, nutrição. Na época, abatiam-se 20 bois por semana, mas cinco ainda não estavam dentro das especificações. Hoje, o que descartamos equivale a menos de 2% do que recebemos”, relata o presidente da Aliança.
O projeto bovinos alcançou 12 produtores em 2007, quando a cooperativa foi formada. O oitavo que entrou, porém, encontrou muito bem estruturadas as regras que deveria seguir. “Quem entra não assina contrato. As regras estão escritas e são elas que punem quem não as cumpre. Éramos 12 em bovinos e 23 na criação de ovinos quando fundamos a cooperativa. Atualmente, somos 108, metade em cada tipo de criação, e estamos em todo o Paraná”, explica. Para produzir durante todo o ano, foi também implantada uma escala de abate que é entregue aos associados com 12 meses de antecedência.

Luis Carlos Braga_presidente_maria macia (Foto: Rafael Danielewicz)João Arthur Barbosa Lima, associado da Cooper Aliança (Foto: Rafael Danielewicz)

Distribuição
A Aliança fechou todo o ciclo de produção e comercialização, fazendo o transporte até o frigorífico, o abate dos animais e também a distribuição, atuando, desde o início, em pequenas e médias cidades e pequenos açougues. Só recentemente entrou em Curitiba.
“Fomos evoluindo e chegamos à conclusão, em 2008, que quem faz o preço não é a cooperativa, e sim o produtor. Usamos uma tabela de classificação e bonificação com o preço base da Scot Consultoria. A partir disso, o associado recebe uma bonificação pela qualidade do animal. Tem coisa mais justa que isso?”
logo_movimento_empreenda (Foto: Editora Globo)
E tem mais: o mercado de carne bovina trabalha com rendimento de carcaça de 52% no boi e 50% na vaca. “Nossa média fechou em 2013 em 55,3% de rendimento de carcaça, o que significa mais 3% num boi de 500 quilos, ou uma arroba, e, além disso, tem a classificação: hiperprecoce (14 meses), superprecoce (18 meses), precoce (24 meses), e se o boi é da raça angus recebe mais”, informa Edio Sander. Em 2013, a CooperAliança cresceu 40%, com um abate total de 13.485 animais, e espera manter esse ritmo em 2014. O próximo passo é um investimento de R$ 18 milhões na construção de um frigorífico mais moderno, a fim de ampliar o abate, e também de uma sede própria em Entre Rios, próximo a Guarapuava.
Na esteira do sucesso da CooperAliança e da descoberta desse mercado de alta qualidade com marca própria, a Cooperativa Maria Macia foi criada em maio de 2008 em Campo Mourão por um grupo de 21 produtores. Ajudou muito o fato de que é exatamente nessa região que se desenvolve um dos mais bem-sucedidos projetos de expansão do sistema de integração lavoura-pecuária, o da Cooperativa Coamo, com mais de 300.000 hectares implantados e que transforma agricultores também em pecuaristas. Hoje, são 74 produtores associados, dos quais 40 estão ativos e o restante ainda em fase de preparação e qualificação para o fornecimento dos animais, com um abate de 12 mil cabeças em 2013 e a expectativa de um crescimento médio de 30% ao ano.
“Nosso produtor recebe um preço médio no mínimo 10% maior que o do mercado e, além disso, distribuímos participação nos lucros. Para nós, a área rural é uma empresa”, conta o presidente da cooperativa, Luiz Carlos Braga. A Maria Macia já está em 95 pontos de venda no Paraná, incluindo 16 redes de supermercados, e também encontra problemas de atender à alta demanda. “Nosso maior gargalo é o produtor preparar a qualidade que nós queremos”, define o presidente. Por enquanto, ela terceiriza o abate em frigoríficos de Campo Mourão e Guarapuava. Em 2013, cresceu 41% em faturamento e 22% no abate de animais.
João_Arthur_Barbosa_Cooper Aliança  (Foto: Rafael Danielewicz)Luiz Carlos Braga, presidente da Maria Macia (Foto: Rafael Danielewicz)

A multiplicação dos bezerros João Arthur Barbosa Lima está no grupo que ajudou a fundar a CooperAliança em 2007. Ele produz atualmente 700 cabeças de gado anuais, que entrega à cooperativa, na propriedade de 202 hectares no distrito de Guairacá, que toca com quatro empregados e onde mantém também 120 hectares de lavoura e 30 hectares de pastagens. Pratica a integração lavoura-pecuária há vários anos, utilizando no inverno o plantio de aveia, azevém e trevo, que “permitem o alojamento de um número maior de animais”.
Antes de aderir à cooperativa, sua propriedade produzia 180 bezerros por ano, “o que mal pagava as contas”. Sua atividade principal é a produção de bezerro precoce, mas toca 40 hectares de milho e 80 hectares de soja. “O crescimento da produção de bezerros foi a salvação da lavoura porque gira e produz”, diz ele. Sua meta é chegar, em 2014, a 1.200 animais terminados, atingindo o que acha que é a capacidade máxima de sua propriedade. Para garantir seu fornecimento de bezerros para engorda, inclusive, financia alguns parceiros nas vizinhanças e já conseguiu que 60% de sua produção seja da raça angus.
Em 2015, espera atingir com esse tipo de animal 80% do rebanho, com alojamento médio de 12,8 cabeças por hectare, o que considera uma boa produtividade, embora existam casos na região em que se conseguem 19 cabeças por hectare. “A integração lavoura-pecuária é uma tecnologia que está dez anos à frente”, explica ele.

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

Brasil registra um acidente de trabaho a cada 51 segundos

  Um acidente de trabalho é registrado a cada 51 segundos no Brasil, de acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Esse número coloca o Brasil no topo da lista de países mais perigosos para os trabalhadores, ficando atrás apenas de China, Índia e Indonésia. Só em 2022, o país registrou 612,9 mil acidentes, que causaram 2.538 mortes, um aumento de 22% em relação a 2021. De acordo com o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (SINAIT), Bob Machado, o aumento no número de acidentes laborais é um reflexo da atual situação da inspeção do trabalho no País. “O Brasil conta, hoje, com o menor contingente de auditores-fiscais do trabalho (AFTs) dos últimos 30 anos, operando com uma quantidade de profissionais bem abaixo da ideal. Isso dificulta muito o trabalho de fiscalização nas empresas e abre brechas para que mais acidentes aconteçam”, disse. Dados da OIT e do Ministério Público do Trabalho (MPT) mostram que as principais causas de acidentes

Placa Mercosul deve mudar mais uma vez para exibir cidade e estado

  A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou, nesta terça-feira (16), o  Projeto de Lei  3.214/2023, que  defende que placas de veículos voltem a exibir o estado e o município de registro no Brasil . Agora, a proposta seguirá para votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O autor do PL é o senador Esperidião Amin (PP-SC). De acordo com o relator,  informações como estado e município podem facilitar a identificação de um veículo em situações irregulares por parte das autoridades de trânsito . "As polícias rodoviárias, agentes de tráfego e outros órgãos de fiscalização dependem dessa informação para realizar seu trabalho de forma eficiente e precisa", afirma Amin. O autor do PL é o senador Esperidião Amin (PP-SC). De acordo com o relator,  informações como estado e município podem facilitar a identificação de um veículo em situações irregulares por parte das autoridades de trânsito . "As polícias rodoviárias, agentes de tráfego e outros órgãos de fiscalizaç

DORIA NÃO MENTE

Rancho D´Ajuda

Feliz Natal! Canadauence.com

O estapafúrdio contrato “ultraconfidencial” entre o Butantan e a Sinovac, que não especifica valor entre as partes

  O contrato que o Instituto Butantan, dirigido por Dimas Tadeu Covas, que diz não ter relação de parentesco com Bruno Covas, prefeito de São Paulo, e o gigante laboratório chinês Sinovac, acreditem, não determina quantidade e valor unitário da vacina. A grosso modo, o contrato beneficia apenas um lado no acordo: o chinês. As cláusulas do contrato, anunciadas, em junho, como “históricas” pelo governador de São Paulo, João Dória, revelam outras prioridades que, obviamente, não tem nada a ver com a saúde da população do Brasil, como o tucano chegou a afirmar para o presidente Jair Bolsonaro, quando fazia pressão para o chefe do executivo liberar a vacina no país. A descoberta ocorre na semana em que os testes com a vacina foram suspensos devido ao falecimento de uma voluntária, cujo motivo da morte – sequer – foi informado pelo Butantan à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que é o órgão de proteção à saúde da população por intermédio de controle sanitário da produção e co