Pular para o conteúdo principal

Brasil x Argentina: Rivalidade além do limite

abre.jpgA tradutora Sílvia Barbosa foi a uma cafeteria de Buenos Aires para assistir à partida entre Brasil e Camarões ainda na primeira fase da Copa do Mundo. Capixaba de Nova Venécia e há sete anos residente na Argentina, ela não se conteve e soltou um grito após o gol de Neymar que desempatou o jogo. “Todo mundo me olhou feio”, diz ela, que não usava camiseta da Seleção, nem qualquer adereço verde-amarelo. “Depois do terceiro gol, simplesmente mudaram de canal.” Naquela altura da Copa, cena semelhante já não era incomum para um portenho que acompanhava os jogos no Brasil. As relações entre torcedores brasileiros e argentinos, que no começo do Mundial variavam entre desconfiadas e bem-educadas, foram se deteriorando velozmente. As animosidades cresceram a tal ponto que no dia da final, 13 de julho, descambaram para a pura violência, dentro e fora do Maracanã e nos arredores da Fan Fest, em Copacabana.
Com seu jeito debochado e passional, carregando uma bagagem histórica de cânticos provocativos contra os rivais brasileiros, os argentinos já chegaram ao País entoando a musiquinha “Brasil, decime qué se siente”. De início, a maioria da torcida brasileira, apesar da surpresa com a troça explícita ao futebol pátrio, reagiu com espírito esportivo e logo criou contravenenos também em forma de música (leia na pág. 51). Mas não foi o suficiente para os encrenqueiros dos dois lados, que partiram para a briga, gerando uma tensão que há muito não se via entre as duas nações. Sentimentos de revolta e indignação com a atitude dos adversários passaram a ganhar um conteúdo nacionalista fora de lugar e de sentido, fomentado inclusive por meios de comunicação dos dois lados da fronteira.
01.jpg
VIOLÊNCIA
Depois de brigas em Copacabana após a final da Copa, perdida pela
Argentina, brasileiros destroem camiseta da rival (acima) e
turistas ateiam fogo à bandeira do Brasil
02.jpg
Levas de turistas brasileiros em Buenos Aires e argentinos pelas praias brasileiras são prova de excelente relação, camaradagem e mútua admiração pela cultura e particularidades de cada um. O problema sempre foi o futebol, este esporte que teima em imitar a vida, confundindo paixões e invejas. Nesse ponto, antigas – e algumas recentes – manifestações de racismo por parte de facções de argentinos ajudaram a turbinar as hostilidades. “Macaquito”, como sinônimo de brasileiro, é a palavra-chave. Ela já aparecia em 1920, quando o jornal argentino “Crítica” publicou uma charge retratando os jogadores da Seleção Brasileira como símios, acompanhada de um texto intitulado “Macacos em Buenos Aires”. Na época, é bom lembrar, os brasileiros receberam solidariedade do próprio povo argentino. A história várias vezes teimou em reaparecer. Imagens disponíveis no YouTube mostram, por exemplo, uma Bombonera lotada para a decisão do Boca Juniors contra o Santos, em 1963. O coro da torcida é estonteante: “Pelé, hijo de puta! Macaquitos de Brasil!” O diário “Olé”, do grupo Clarín , em 1996, antes de um jogo contra o Brasil, estampou a manchete “Que venham os macacos” e precisou pedir desculpas. “Penso que a mídia potencializa a rivalidade, às vezes de forma exagerada”, disse à ISTOÉ o editor do “Olé”, Mariano Dayan. As generalizações, é claro, são incorretas. “A maioria dos argentinos nem sabe que essa expressão existe, mas alguns a utilizam para irritar o adversário durante o jogo”, diz o jornalista paranaense Ariel Palacios, autor de dois livros sobre a Argentina. No Rio, porém, durante a Copa, um argentino fez pose e gestos de macaco para um fotógrafo negro que registrava o acampamento dos hermanos.
03.jpg
Do lado brasileiro também não há apenas flores, como demonstram as campanhas publicitárias que transformam os argentinos em caricaturas grotescas. “Eu me surpreendi com o grau de fanatismo antiargentino dos brasileiros nesta Copa. Esperava que eles pelo menos ficassem neutros”, diz o pesquisador Guillermo Schoua, especialista na história do clube portenho Boca Juniors. Aos 36 anos, ele acredita ser de uma geração diferente. “Se a Argentina não ganhasse a Copa, então que vencesse outra equipe do continente.” O sociólogo Ronaldo Helal, coordenador do Grupo de Pesquisa Esporte e Cultura da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, acredita que até os anos 1980 a Argentina majoritariamente tratava o Brasil como exemplo de futebol bonito. Mas foi justamente nessa época que, por aqui, teria crescido o sentimento antiargentino.
04.jpg
Além do histórico “macaquito”, não pode ser desprezado o papel que teve na rivalidade a nova canção dos argentinos, exaltando Diego Armando Maradona em detrimento de Pelé, em plena Copa no Brasil. É incrível que ela tenha mexido até com quem não costuma se deixar levar por essas coisas. “A musiquinha me deixava de cabelo em pé”, admite a professora paulista Adelina Chaves, que mora há mais de 30 anos na Argentina. “Era boba e injusta. Comemorei as duas Copas que eles ganharam, mas a Argentina ganhar uma Copa do Mundo no Brasil, dentro do Maracanã? Ah, isso não!” Até mesmo o pesquisador Guillermo Schoua criticou a letra. “Para mim, soou ridícula. Se tem algo que nenhum brasileiro fez foi ‘não parar de chorar’, como diz a letra.” De acordo com o antropólogo José Garriga, doutor pela Universidade de Buenos Aires, a construção de um adversário é uma estratégia de vendas eficaz.
Fora dos gramados sempre houve tensão entre Brasil e Argentina. O passado de crises ao longo da história não é pequeno. Uma das mais complicadas remonta a 1852, quando o governador de Buenos Aires Juan Manuel de Rosas foi derrubado pela oposição interna com a ajuda das tropas imperiais brasileiras. Durante a Segunda Guerra Mundial, outra divergência séria, com o Brasil do lado dos aliados e o governo vizinho neutro, mas muito mais próximo do Terceiro Reich. A construção da hidrelétrica de Itaipu, iniciada nos anos 1970, criou rusgas entre a ditadura brasileira e a argentina. As Forças Armadas dos dois lados sempre viram o vizinho como o adversário bélico potencial e durante toda a segunda metade do século XX a diplomacia bilateral foi contaminada pela disputa sobre quem teria hegemonia na América do Sul. Exemplo eloquente foram as divergências sobre a participação no Conselho de Segurança da ONU. “No começo dos anos 1990, a Argentina queria uma cadeira no conselho. No final desta década, envoltos pela crise econômica, os argentinos já aceitavam ajudar o Brasil a assumir a liderança local. Em 2000, passaram a apoiar o País”, afirma Ariel Palacios.
05.jpg
Hoje em dia os atritos mais constantes acontecem nas alfândegas por causa de medidas protecionistas argentinas para barrar a entrada de produtos brasileiros. O volume de transações entre as duas nações cresceu significativamente depois da criação do Mercosul e o Brasil é hoje o maior comprador de produtos do país vizinho, enquanto os argentinos ficam em terceiro lugar em nosso ranking de exportações. Entre os principais parceiros comerciais do Brasil, a Argentina é aquele que mais compra produtos manufaturados, ou seja, é um aliado importantíssimo para manter de pé a indústria nacional. Apesar disso, nos últimos anos vários entraves burocráticos foram criados para afetar as importações de produtos brasileiros (leia abaixo). Esses obstáculos afetaram negativamente as exportações do Brasil e são criticados por empresários dos dois lados. O protecionismo saltou aos olhos quando Guillermo Moreno, ex-secretário de Comércio Interior argentino, passou a editar ordens não escritas para deter a entrada de mercadorias estrangeiras em 2010, provocando constantes filas de caminhões nas alfândegas. O ex-secretário também telefonava para empresas “aconselhando-as” a deixar de comprar certos produtos. “Ele foi uma doença que desestruturou fluxos comerciais. Conversei com vários empresários que queriam comprar, mas sofriam pressão política para que não o fizessem”, afirma Alberto Pfeifer, diretor-executivo do Conselho Empresarial da América Latina. “As barreiras tiveram um impacto grande e afetaram a importação de mercadorias brasileiras e a exportação das argentinas”, diz ele, que acredita que a relação bilateral pode melhorar caso o Mercosul volte a se pautar pela agenda econômica que norteou a fundação do bloco, em vez de se concentrar em torno de temas políticos, como acontece atualmente. A historiadora Maria Lígia Coelho Prado, do Laboratório de Estudos de História das Américas da Universidade de São Paulo (USP), diz que a rivalidade Brasil-Argentina começou nos gramados e migrou para outras esferas da sociedade.
06.jpg
CIRCULANDO
Policial esvazia Vila Madalena, em São Paulo, após confusões
entre brasileiros e argentinos durante o torneio
Para ela, no entanto, apesar dos problemas pontuais as relações bilaterais são boas e a população de ambos os países não se vê como inimiga, ao contrário. Na Copa, os exageros partiram de ambas as partes, mas esses excessos não podem contaminar a relação entre os povos e a diplomacia que as duas principais forças do continente compartilham em áreas como a política e a economia. Quando prevalecem sentimentos de nacionalismo exacerbado e de exclusão, todos perdem. Ninguém acredita que a controvérsia gerada, e potencializada, pela última edição da Copa do Mundo vá prejudicar os dois países no turismo. “A rivalidade fica só no futebol. Talvez tenha se manifestado mais agora, mas a verdade é que os argentinos amam o Brasil”, afirma a assessora de turismo argentina Fabiana Nusinovich. “Vale também para os brasileiros que lotam Buenos Aires. Quando os preços são bons, eles vêm mesmo.” No Brasil, o presidente da agência de turismo Agaxtur, Aldo Leoni Filho, é da mesma opinião: “O número de viagens à Argentina vai subir por causa do câmbio, que está favorável. Um jantar em Bariloche custa metade do que em São Paulo.” Ao lado da cidade andina, ele coloca Buenos Aires como o destino mais procurado. Turistas como o marqueteiro argentino Kevin Zolotow confirmam a tese de Leoni Filho. “Fui várias vezes de férias ao Brasil, conheci brasileiros em viagens e as relações sempre foram positivas.”
Analisando o amargor de rivalidades deixado pela Copa, o psiquiatra e psicanalista Marco Antonio Coutinho Jorge anota que o amor e o ódio são duas faces de uma mesma moeda. “Somos na verdade seres muito agressivos”, diz ele. “Estamos o tempo inteiro sublimando nossa violência com brincadeiras ofensivas, por exemplo. E o próprio futebol é uma encenação da guerra, com uma equipe tentando invadir o campo da outra e conquistar o reduto adversário, que é o gol. O esporte em si não é agressivo, mas é uma colocação civilizada da nossa agressividade.” Exemplos disso, sustenta o psicanalista, são as palavras com sentido bélico usadas no jogo: “ataque”, “defesa”, “capitão” e “chute de canhão”, por exemplo. De acordo com Coutinho Jorge, a rivalidade possui ainda um outro motor: o conceito freudiano do narcisismo das pequenas diferenças – estamos sempre querendo nos diferenciar de quem é mais parecido conosco.
07.jpg
Para Dayan, jornalista do “Olé”, quando a rivalidade termina em agressões físicas, como as que ocorreram em confronto no Rio, fica evidente que há algo de errado na sociedade. “Acho que alguns poucos não entenderam que isso é do folclore e nada mais. Quando há violência ou agressão, é porque o sujeito não entende o que é o esporte.” O antropólogo Garriga, que se juntou como observador participante a torcidas organizadas na Argentina para estudar o comportamento dos chamados barrabravas, os violentos torcedores daquele país, acredita que esse sentimento é válido enquanto o ambiente é respeitoso. “A rivalidade faz parte da competição e o esporte é uma competição.” O problema é quando ela se agrava e produz atos de violência ou discriminação.
Fotos: Pablo Jacob/Ag. o Globo; Mauricio Fidalgo/Futurapress, Joe Raedle/Getty images; Avener Prado/Folhapress; Alex Grim/Reuters/Latinstock
Montagem sobre foto de Gettyimages

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

Motoristas da Uber anunciam greve nacional; saiba quanto tempo irá durar

  A Uber está no centro de uma paralisação nacional marcada para esta terça-feira, 26 de março, como forma de protesto contra o Projeto de Lei 12/2024. O PL que visa regular a atividade dos motoristas de aplicativos, tem sido debatido entre representantes da categoria, os condutores e o Governo Federal. Motoristas da Uber confirmam PARALISAÇÃO NACIONAL; saiba até quando vai durar. Imagem: FDR Com tramitação em regime de urgência na Câmara dos Deputados, em Brasília, o PL tem gerado controvérsias desde sua proposição. A AMAPE e a FEMBRAPP, entidades representativas dos motoristas por aplicativos como Uber e outros, apoiam a manifestação no estado. Thiago Silva, presidente da AMAPE , confirmou a realização do evento em Recife. O ponto de encontro será em frente ao Classic Hall, na faixa local, com início às 7h da manhã. Os motoristas da Uber participarão de uma carreata até a Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE). Na ALEPE, será entregue um pedido simbólico para retirada da urgênc

Valor dos pedidos de recuperação judicial sobe 79,8% em 2023 deve continuar em 2024

  Os pedidos de  recuperação judicial  saltaram em 2023 em 68,7% na comparação com o ano anterior, atingindo 1,4 mil pedidos, de acordo com informação divulgada pela  Serasa Experian . Este foi o quarto maior número de pedidos já registrado desde 2005, quando a Serasa Experian iniciou a série histórica. O maior número de pedidos de recuperação judicial aconteceu em 2016, quando 1,8 mil empresas recorreram à Justiça para se protegerem de seus credores. O número de pedidos atingiu a marca de 1,420 mil em 2017 e de 1,408 mil em 2018. O ano de 2023 foi marcado pelos pedidos de recuperação de grandes empresas como  Americanas ,  Light  e  Oi . “O ano passado foi marcado por um recorde de inadimplência das empresas, influenciando significativamente o panorama da recuperação judicial. Embora os sinais de melhoria tenham começado a surgir, como a queda da inflação e das taxas de juros, a reação no cenário de recuperação judicial mostra-se mais lenta”, comenta o economista da Serasa Experian, L

Elon Musk apresenta avanços na tecnologia de robôs da Tesla em novo vídeo do modelo Optimus Gen-2

  Um universo em que você passa a responsabilidade das tarefas domésticas para um robô não parece tão impossível assim -  se você tiver cerca de R$ 100 mil, preço estimado para o robô humanoide da Tesla . Em um vídeo divulgado por  Elon Musk , nesta segunda-feira (15), o robô Optimus dobra uma camiseta. Um universo em que você passa a responsabilidade das tarefas domésticas para um robô não parece tão impossível assim -  se você tiver cerca de R$ 100 mil, preço estimado para o robô humanoide da Tesla . Em um vídeo divulgado por  Elon Musk , nesta segunda-feira (15), o robô Optimus dobra uma camiseta. Conheça o Optimus O Optimus foi o primeiro protótipo de um robô humanoide capaz de andar e carregar objetos da  Tesla . Também conhecido como Tesla Bot, ele foi apresentado em outubro de 2022 em um evento da empresa sobre inteligência artificial. Na época, Musk informou que o projeto Optimus  deverá estar pronto para receber encomendas entre 2025 e 2027. Terra Brasil/ https://www.youtube.c

Advogado faz discurso antissemita e quer expulsão de judeus de instituto; OAB pede investigação

  O advogado Hariberto de Miranda Jordão Filho fez declarações antissemitas durante uma reunião do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) na última quarta-feira (20). Instituições ligadas à advocacia, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), reagiram às falas. Membro da diretoria do instituto, pediu que todos os judeus presidentes de comissões do IAB fossem demitidos. “Devem ser expulsos, eliminados”, disse Jordão Filho, que reclamava do fato de a Federação Israelita do Rio de Janeiro ter acionado a OAB sobre outras manifestações antissemitas que ele já havia proferido. No discurso no IAB ele também comparou ao holocausto o que acontece na Guerra no Oriente Médio, chamando os israelenses de nazistas. Os judeus foram as principais vítimas do nazismo. Alguns membros do instituto tentaram interromper o discurso de Jordão Filho, mas a presidência da sessão permitiu que o advogado continuasse, dizendo que ele vai “assumir as consequências disso”. O IAB informou, em nota na quinta-feir

Esquerda faz ato com fiasco total e inaugura a “democracia sem povo”

  BRASÍLIA E SÃO PAULO – Grupos de esquerda e apoiadores do presidente  Luiz Inácio Lula da Silva  (PT) foram às ruas de cidades brasileiras e do exterior, neste sábado, 23. Convocados por entidades após o ex-presidente  Jair Bolsonaro (PL)   reunir uma multidão na Avenida Paulista no mês passado , os atos foram marcados pelo esvaziamento. Muita gente achava que iria flopar a manifestação da esquerda, programada para este sábado (23) em diversas capitais do Brasil. Foi bem pior do que isso... Praticamente não foi ninguém. A Folha, caolha, ainda conseguiu encontrar um motivo para tentar justificar o fracasso da manifestação: “Movimentos de esquerda fazem neste sábado (23) uma série de atos dispersos pelo país, convocados em resposta ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas que acabaram esvaziados em meio ao distanciamento do governo Lula (PT) e ao racha na visão de partidos e militantes sobre a pertinência da mobilização.” Esse é o tal do 'jornalismo profissional'. Informações:

Carreira: Raia Drogasil abre 420 vagas de trabalho em MT, Rio e São Paulo; veja como se inscrever

O grupo farmacêutico Raia Drogasil, está com 420 vagas de trabalho disponíveis para os estados de Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo. Para se candidatar, não é necessário ter experiência prévia para nenhuma das oportunidades. São 100 vagas de farmacêutico no estado do Rio de Janeiro. Os candidatos devem ter mais de 18 anos, ensino superior completo em farmácia, CRF ativo no estado e aptidão para trabalhar com o público. Já nos estados de São Paulo e Mato Grosso, são 110 vagas de atendente de farmácia, com foco na cidade de Campinas, interior de São Paulo. Também há oportunidades para trabalhar no Centro de Distribuição de Guarulhos, na região metropolitana da capital paulista, que está contratando 150 funcionários para trabalhar como auxiliar de reposição logística. Tanto para atendente como para reposição logística, é preciso ter ensino médio completo e mais de 18 anos. “Fechamos 2023 com 1.100 farmacêuticos a mais do que em 2022. Queremos resgatar a ideia do profissional de anti