Pular para o conteúdo principal

Transplante de João Vitor e Tatiana é exemplo de amor ao próximo

História de transplante de João Vitor e Tatiana é exemplo de amor ao próximo Arquivo pessoal,Facebook/Reprodução

Eu servi pra ele? — perguntou Tatiana Solonca, sem conter as lágrimas. Estas foram as palavras da doadora para a amiga que a acompanhava no hospital logo após receber a notícia de que um ultrassom havia sido realizado no amigo Joao Vitor Loch, de quatro anos, e tudo corria bem. A carioca havia sido submetida a uma cirurgia para doar um pedaço do fígado ao garoto em um transplante de mais de dez horas.

>> Procedimento realizado em transplante de João Vitor foi pioneiro em crianças, diz médico
>> Doadora recebe alta e João segue se recuperando

O dia 20 de agosto vai ficar marcado para sempre nas vidas desses dois moradores da Grande Florianópolis. Um ano e oito meses depois que João Vitor recebeu o diagnóstico de câncer, o necessário e esperado transplante de fígado finalmente aconteceu no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, referência no procedimento para pacientes do SUS. Dez dias depois, Tatiana já teve alta hospitalar e se recupera muito bem. João ainda está no hospital, mas não precisa mais de antibióticos, se alimenta, conversa e brinca. Pede para a avó para voltar logo para casa, pois agora não tem mais "bichinho na barriga dele".

 Procedimento realizado em transplante de João Vitor foi pioneiro em crianças, diz médico Isonyane Ferreira de Siqueira/Palavra Palhocense
João Vitor se recuperando após a cirurgia
Foto: Isonyane Ferreira de Siqueira / Palavra Palhocense
A história de João Vitor e Tatiana confere uma dimensão maior ao conceito de doação de órgãos. É um exemplo raro de amor ao próximo. A mulher estava ciente de todos os riscos que corria ao optar por tirar uma parte de seu corpo para doar a alguém que mal conhecia: poderia ter complicações e até mesmo morrer. Ainda precisaria obter uma autorização judicial por não ser familiar. Mas não hesitou ao embarcar junto com João Vitor em uma corrida contra o tempo. Foram altos e baixos até o dia decisivo. Entre idas e vindas a São Paulo, Tatiana precisou emagrecer quase 30 quilos para a cirurgia acontecer com segurança e deixou o filho da mesma idade de João e o marido sozinhos por um longo período.

>> Mulher emagrece para doar fígado a criança com câncer

>> Doadora de fígado a menino com câncer viaja para São Paulo para exames

João continuou na quimioterapia para atacar o tumor. Existiram momentos de desânimo. Em junho o estado de saúde de João piorou, e a família se preparou para o pior. O tipo de câncer - hepatoblastoma - é bastante raro, e o menino apresentava uma má resposta ao tratamento. Mesmo com inúmeras sessões de quimioterapia, João não estava melhorando e um transplante era imprescindível para salvar sua vida.


>> Cirurgia para catarinense doar parte de seu fígado a garoto está marcada para esta quarta-feira



Tatiana agora é a mãe do fígado do pequeno João
Foto: Betina Humeres, Agência RBS

Tatiana deu a João uma oportunidade de uma nova vida, mas o que João ainda não sabe, é que também salvou a vida dela. Com a trajetória marcada pela perda de quatro gestações, Tatiana por muitas vezes esteve deprimida, mas conta que com a criança aprendeu que existem várias formas de ser mãe. Em pouco tempo o fígado de Tatiana já terá se regenerado completamente, mas as marcas do ato de doação vão ficar para sempre no corpo e na alma da mulher. As cicatrizes da cirurgia lembram as de um parto cesariana: 


— Me sinto abençoada, feliz e agradecida pelo privilégio que Deus me deu de fazer parte de tudo isso. Meu outro filho nasceu, e temos que continuar orando pois ainda existe um longo caminho a ser percorrido — disse. 


Tatiana agora é a mãe do fígado do pequeno João. Na segunda-feira ela completa 34 anos, e já recebeu os melhores presentes: a recuperação do amigo e a companhia do marido Pedro e do filho Pedrinho em São Paulo.


Mulher emagrece para doar fígado a criança com câncer Betina Humeres/Agencia RBS

Foto: Betina Humeres, Agência RBS


Relembre a história de superação


 Dezembro 2012: João Vitor é diagnosticado com câncer no fígado e inicia a quimioterapia. O menino não responde bem ao tratamento e somente um transplante pode salvar sua vida. Uma tia é compatível, mas acaba engravidando durante o processo. 


Dezembro de 2013: João Vitor e Tatiana se conhecem na Igreja Batista no Alto Aririú, em Palhoça. Tatiana se comove muito com a história do menino e, em um ato de generosidade, se dispõe a ser a doadora. 


11 fevereiro 2014: Tatiana e João vão para São Paulo para exames. Tatiana descobre ser compatível, mas os médicos avisam. Ela precisaria emagrecer mais de 20 quilos para a cirurgia acontecer com segurança 


Fevereiro: Tatiana começa uma corrida contra o tempo para emagrecer. Consegue apoio de uma academia em Santo Amaro da Imperatriz, e começa uma dieta rigorosa 


Moradora de Santa Catarina, doadora de fígado a menino com câncer viaja para São Paulo para exames Arquivo Pessoal,Facebook/ReproduçãoFoto: Facebook. Reprodução


28 de abril: Tatiana e João vão novamente para São Paulo para mais exames e possível realização do transplante 


30 de abril: Tatiana consegue apoio de academia em São Paulo. 05 de maio: Tatiana e João passam por uma bateria de exames. Ela ainda precisa emagrecer mais três quilos para a cirurgia acontecer com segurança, e consegue o apoio de uma academia em São Paulo 


11 de maio: Tatiana passa o primeiro dia das mães longe do filho Pedro. João dá um colar de presente para Tati com o pingente de dois meninos, e diz que são os dois meninos. 


20 de maio: João e Tatiana voltam para Florianópolis sem realizar o transplante. O tumor do menino cresceu e os médicos aconselharam fazer um tratamento mais agressivo para ver se seria possível tentar novamente o transplante. 


20 de junho: João se recupera de uma trombose e continua quimioterapia no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis. Seu estado de saúde é muito grave. 


28 de julho: João realiza novos exames em Florianópolis e inesperadamente o tumor diminuiu. Médicos informam que era o momento de fazer o transplante


4 de agosto: João e Tati vão novamente para São Paulo e passam por mais uma bateria de exames. Tatiana está dentro do peso adequado.


20 de agosto: Após 11 horas de cirurgia, o transplantes de fígado é concluído com sucesso. 


22 de agosto: Tatiana deixa a unidade semi-intensiva e vai para o quarto. João continua na UTI. Avó de João, dona Maria, tem um noite ruim: a pressão subiu e também a diabetes.



Foto: Isonyane Ferreira de Siqueira, Palavra Palhocense23 de agosto: Joao e Tati se encontram pela primeira vez depois da cirurgia. Momento de muito emoção descrito pela amiga Isonyane. 

25 de agosto: Tatiana recebe alta hospitalar, mas continua em São Paulo para o pós operatório. João segue se recuperando, já caminha, fala, e se alimenta. 


29 de agosto: Tatiana está bem, realiza caminhadas por orientação médica. João já parou com os antibióticos e segue se recuperando dentro do previsto. Ainda sem previsão de alta.


fonte:http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/noticia/2014/08/historia-de-transplante-de-joao-vitor-e-tatiana-e-exemplo-de-amor-ao-proximo-4586432.html

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

DORIA NÃO MENTE

Brasil registra um acidente de trabaho a cada 51 segundos

  Um acidente de trabalho é registrado a cada 51 segundos no Brasil, de acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Esse número coloca o Brasil no topo da lista de países mais perigosos para os trabalhadores, ficando atrás apenas de China, Índia e Indonésia. Só em 2022, o país registrou 612,9 mil acidentes, que causaram 2.538 mortes, um aumento de 22% em relação a 2021. De acordo com o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (SINAIT), Bob Machado, o aumento no número de acidentes laborais é um reflexo da atual situação da inspeção do trabalho no País. “O Brasil conta, hoje, com o menor contingente de auditores-fiscais do trabalho (AFTs) dos últimos 30 anos, operando com uma quantidade de profissionais bem abaixo da ideal. Isso dificulta muito o trabalho de fiscalização nas empresas e abre brechas para que mais acidentes aconteçam”, disse. Dados da OIT e do Ministério Público do Trabalho (MPT) mostram que as principais causas de acidentes

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

Rancho D´Ajuda

Feliz Natal! Canadauence.com

O estapafúrdio contrato “ultraconfidencial” entre o Butantan e a Sinovac, que não especifica valor entre as partes

  O contrato que o Instituto Butantan, dirigido por Dimas Tadeu Covas, que diz não ter relação de parentesco com Bruno Covas, prefeito de São Paulo, e o gigante laboratório chinês Sinovac, acreditem, não determina quantidade e valor unitário da vacina. A grosso modo, o contrato beneficia apenas um lado no acordo: o chinês. As cláusulas do contrato, anunciadas, em junho, como “históricas” pelo governador de São Paulo, João Dória, revelam outras prioridades que, obviamente, não tem nada a ver com a saúde da população do Brasil, como o tucano chegou a afirmar para o presidente Jair Bolsonaro, quando fazia pressão para o chefe do executivo liberar a vacina no país. A descoberta ocorre na semana em que os testes com a vacina foram suspensos devido ao falecimento de uma voluntária, cujo motivo da morte – sequer – foi informado pelo Butantan à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que é o órgão de proteção à saúde da população por intermédio de controle sanitário da produção e co