Pular para o conteúdo principal

Na economia, Dilma terá de ser menos Dilma e mais Aécio

Dilmécio (Foto: aa)Se quiser realmente promover a retomada do crescimento e recuperar a confiança dos investidores e dos empresários aqui e lá fora, a presidente reeleita Dilma Rousseff terá de promover uma mudança radical na política econômica praticada em seu primeiro mandato. Dilma terá de se reinventar e ser menos Dilma, com sua gestão ideológica da economia, e mais Aécio, com suas propostas mais afinadas com o mercado, como uma maior transparência nas contas públicas, o combate implacável contra a inflação e o corte de impostos. A questão é: será que Dilma, com sua personalidade forte e seu ativismo, vai mesmo mudar a sua personalidade e as suas crenças, para permitir que o Brasil saia do limbo em que se encontra por causa da política econômica que ela implementou com mão de ferro até agora? É ver para crer. Só o teste São Tomé poderá nos dar a resposta definitiva.
De minha parte, mesmo correndo o risco de ser chamado de pessimista ou catastrofista, acredito que é pouco provável que isso aconteça. Sinceramente, espero estar errado. Mas, pelo que Dilma mostrou de si própria desde que ganhou os holofotes pelas mãos do ex-presidente Lula, é difícil imaginar que, com o mesmo o cozinheiro, o cardápio econômico será diferente a partir de agora. Se até no dia da vitória, ela passou pito nos petistas exaltados que celebravam o resultado do pleito, como os brasileiros acompanharam pela TV, por que devemos acreditar que ela irá mudar a sua essência daqui para frente?
Confira abaixo algumas das principais mudanças que Dilma terá de fazer para recuperar a confiança na política econômica e recolocar o país na trilha do desenvolvimento, e tire as suas próprias conclusões:
1) Ministro da Fazenda – No primeiro mandato, Dilma não deixou dúvidas de que ela era o ministro da Fazenda de fato. O ministro da Fazenda nomeado, Guido Mantega, já em aviso prévio, foi praticamente uma marionete do Palácio do Planalto, com pouca credibilidade no mundo dos negócios e a fama de ser um profícuo emissor de “balões de ensaio” para tentar avaliar a reação prévia dos agentes econômicos a medidas que estavam "em teste" no laboratório oficial. No segundo mandato, Dilma terá de aceitar um ministro forte, que tenha personalidade própria e um mínimo de credibilidade e de respeito do mercado.
2) Inflação – Depois da posse, em 2011, Dilma demorou para acreditar que a inflação dava sinais de ebulição e segurou o quanto pode a subida dos juros, interferindo diretamente nas ações do Banco Central. Também não controlou a gastança do governo para amenizar a necessidade de apertar a política monetária. Resultado: a inflação subiu, o crescimento acabou despencando da mesma forma e, no final, os juros tiveram de subir de qualquer jeito. Agora, Dilma terá de mostrar que se converteu subitamente à ideia de que, para controlar a inflação, o governo terá de gastar menos e o Banco Central terá de ser livre para subir os juros (em maior ou menor grau, conforme o esforço fiscal). Dilma também terá de aumentar a confiança dos analistas na taxa de inflação, deixando de represar preços administrados, como o da gasolina.
3) Transparência nas contas públicas – Em seu governo, Dilma usou e abusou da “contabilidade criativa” para mascarar o efeito fiscal negativo provocado pela relação incestuosa mantida entre o Tesouro e os bancos públicos. Mais de uma vez, Dilma, por meio do ministério da Fazenda, disse que o governo não faria mais uso de manobras contábeis, mas não cumpriu a promessa. Isso contribuiu para deteriorar ainda mais a confiança em seu governo. No segundo mandato, Dilma terá de fazer o mercado acreditar que as contas públicas serão mais transparentes e a “contabilidade criativa” será mesmo coisa do passado. Também terá de reconhecer os “esqueletos” criados em seu primeiro mandato e guardados a sete chaves no armário do Tesouro.
4) Redução de gastos e cumprimento das metas fiscais –  Embora prometesse realizar um superávit primário (economia para pagar os juros da dívida pública) robusto, Dilma não cumpriu suas promessas, como está acontecendo em 2014. Com isso, a dívida pública não apenas parou de cair, mas vem crescendo ano a ano, preocupando os analistas do Brasil e do exterior. Para reverter a percepção negativa, Dilma terá de conter a gastança do governo e realmente cumprir as metas de superávit que o próprio governo anuncia.
5) Menos intervencionismo na economia -  Desde a sua posse, Dilma meteu a mão em quase tudo. Acreditava que seria capaz de controlar as ações dos agentes econômicos. Dilma também concedeu benesses variadas para alguns setores sem qualquer transparência, estimulando a ação de lobbies corporativistas e a velha peregrinação de empresários com o “pires na mão” a Brasília. Isso acabou interferindo negativamente nos fatores de produção e no equilíbrio da economia. Agora, Dilma terá de  adotar medidas que sejam válidas para todos e deixar o mercado se acomodar com maior liberdade até encontrar um novo ponto de equilíbrio e conseguir superar as distorções criadas pela excessova intervenção do governo.
6) Respeitar os contratos e reduzir o ativismo – Em vez do ativismo e da mudança de regras no meio do jogo, que afetam de forma dramática os projetos das empresas, como aconteceu nas área energética, bancária e automotiva, Dilma terá de se comprometer a respeitar os contratos e os acordos firmados no país e no exterior. 
7) Redução e simplificação tributária – Nos primeiros quatro anos de governo, Dilma apostou num estatismo anacrônico, que provoca uma drenagem cada vez maior de recursos da sociedade. Ela pouco fez para reduzir a carga tributária, uma das mais altas do mundo e a mais alta entre os países em desenvolvimento. Dilma nem sequer atualizou a tabela do imposto de renda, que suga o salário  dos trabalhadores, de acordo com a inflação do período. Também não tomou qualquer providência para cobrir a defasagem acumulada pela tabela do IR desde a posse de Lula. Agora, Dilma terá de aceitar um Estado menos obeso e promover uma reforma tributária que reduza e simplifique os tributos pagos pelos contribuintes.
8) Aumento dos investimentos – Nos últimos anos, os investimentos privados caíram de forma significativa, para algo em torno de 16% do Produto Interno Bruto (PIB) – uma marca deplorável para um país com tanto potencial como o Brasil. Dilma manteve os estímulos anticíclicos adotados por Lula no auge da crise global, apostando que os investimentos seriam puxados pelo consumo. Como isso não aconteceu, a fatura do diagnóstico equivocado teve de ser paga por todos os brasileiros. Se quiser que os empresários invistam mais na ampliação e na modernização do parque produtivo nacional, Dilma terá de mostrar, mais que qualquer outra coisa, que vai deixá-los trabalhar em paz, com regras estáveis, válidas para todos, sem colocar em risco a estabilidade tão duramente conquistada. 
9) Acordos comerciais e protecionismo -  Influenciada por um “bolivarianismo” não declarado, Dilma privilegiou as relações comerciais com parceiros latino-americanos, especialmente no âmbito do Mercosul, agora reforçado pela Venezuela, e paralisou as negociações bilaterais, que poderiam ter aberto novos mercados ao país e ajudado a melhorar o desempenho das nossas exportações.  Também neste caso, Dilma precisará deixar de lado a ideologia e adotar uma postura mais pragmática, que atenda aos interesses nacionais e não aos do PT, calcados no Foro de São Paulo. Para ampliar a inserção do país na economia global e reduzir o “custo Brasil”, Dilma também precisará abrir o país à concorrência externa e reduzir a exigência de conteúdo nacional. A reserva de mercado gera ineficiências e impede as empresas de ter acesso ao que há de mais moderno e de melhor qualidade, pelo menor preço, no mercado externo.
10) Concessão de serviços públicos – Ao contrário do que aconteceu até agora, Dilma terá de oferecer uma rentabilidade atraente para viabilizar a privatização de serviços públicos em ritmo acelerado. Só assim será possível ao país recuperar o tempo perdido por restrições ideológicas e agilizar os investimentos de que o país precisa na área de infra-estrutura, como estradas, portos e aeroportos. Se quiser limitar o lucro dos empresários e não entender que o capital privado só se interessa por investimentos que deem um retorno compatível com o risco, Dilma mais uma vez transformará o programa federal de concessões numa quimera. Deixará de aproveitar uma importante oportunidade para impulsionar o crescimento econômico e resolver os gargalos do país.
11) Profissionalização da gestão e eficiência do setor público – Se continuar a nomear os companheiros do PT para ocupar cargos de relevância na administração direta ou nas estatais, Dilma corre o sério risco de repetir o desempenho pífio da economia registrado em seu primeiro mandato. Isso sem falar da possibilidade de repetição das falctratuas perpetradas por petistas, como no caso do Petrolão. Para fazer a administração andar e ser eficiente, Dilma precisará privilegiar a nomeação de técnicos de reconhecido saber nas áreas em que atuam. Também terá de implementar  a meritocracia no governo federal, para privilegiar os servidores de melhor desempenho. Implementada com sucesso em alguns estados, como Minas Gerais, Pernambuco e São Paulo, a meritocracia poderá ter um papel essencial para ajudar os projetos do governo, muitos dos quais não saem do papel, a transformarem-se em realidade. Os projetos devem ser chancelados pelos técnicos e não decididos por fatores políticos, como no caso da refinaria de Abreu e Lima em Pernambuco, implementada por decisão autocrática de Lula, para ajudar o companheiro bolivariano Hugo Chávez, ex-presidente da Venezuela, morto em 2013, que prometeu arcar com parte dos investimentos, mas nunca o fez.
12) Invasões de propriedade – Para realmente merecer a confiança dos investidores e de uma parcela mais ampla dos brasileiros, Dilma terá de demonstrar claramente que não apoia as invasões da propriedade alheia, tanto no campo, quanto na cidade. Se continuar a tratar os invasores como vítimas do capitalismo e premiá-los com dinheiro público, como tem acontecido, dificilmente Dilma terá o respeito de quem detém o capital necessário para alavancar os investimentos de que o Brasil precisa. Em vez de usar o dinheiro dos contribuintes para comprar terrenos invadidos por movimentos que nem são legalmente registrados, como aconteceu com uma área invadida pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) , comprada pelo governo por R$ 30 milhões para cedê-la gratuitamente aos invasores, Dilma tem de garantir o respeito ao direito de propriedade previsto na Constituição nacional.

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

DORIA NÃO MENTE

Brasil registra um acidente de trabaho a cada 51 segundos

  Um acidente de trabalho é registrado a cada 51 segundos no Brasil, de acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Esse número coloca o Brasil no topo da lista de países mais perigosos para os trabalhadores, ficando atrás apenas de China, Índia e Indonésia. Só em 2022, o país registrou 612,9 mil acidentes, que causaram 2.538 mortes, um aumento de 22% em relação a 2021. De acordo com o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (SINAIT), Bob Machado, o aumento no número de acidentes laborais é um reflexo da atual situação da inspeção do trabalho no País. “O Brasil conta, hoje, com o menor contingente de auditores-fiscais do trabalho (AFTs) dos últimos 30 anos, operando com uma quantidade de profissionais bem abaixo da ideal. Isso dificulta muito o trabalho de fiscalização nas empresas e abre brechas para que mais acidentes aconteçam”, disse. Dados da OIT e do Ministério Público do Trabalho (MPT) mostram que as principais causas de acidentes

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

Rancho D´Ajuda

Feliz Natal! Canadauence.com

O estapafúrdio contrato “ultraconfidencial” entre o Butantan e a Sinovac, que não especifica valor entre as partes

  O contrato que o Instituto Butantan, dirigido por Dimas Tadeu Covas, que diz não ter relação de parentesco com Bruno Covas, prefeito de São Paulo, e o gigante laboratório chinês Sinovac, acreditem, não determina quantidade e valor unitário da vacina. A grosso modo, o contrato beneficia apenas um lado no acordo: o chinês. As cláusulas do contrato, anunciadas, em junho, como “históricas” pelo governador de São Paulo, João Dória, revelam outras prioridades que, obviamente, não tem nada a ver com a saúde da população do Brasil, como o tucano chegou a afirmar para o presidente Jair Bolsonaro, quando fazia pressão para o chefe do executivo liberar a vacina no país. A descoberta ocorre na semana em que os testes com a vacina foram suspensos devido ao falecimento de uma voluntária, cujo motivo da morte – sequer – foi informado pelo Butantan à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que é o órgão de proteção à saúde da população por intermédio de controle sanitário da produção e co