Pular para o conteúdo principal

Os temíveis homens-de-barro de Papua-Nova Guiné

Disfarçados de fantasmas e espíritos, os homens-de-barro, ao afugentar seus inimigos, tornaram-se heróis nacionais (Foto: Haroldo Castro/ Época)                     









A foto de hoje, de um guerreiro lambuzado de barro e com dedos afiados de bambu, necessita algumas palavras para que seu contexto seja melhor compreendido.
A imagem foi tomada durante um festival tradicional nas montanhas do país, quando acompanhei o fotógrafo Sebastião Salgado na jornada de preparação de sua obra Gênesis. Entramos em contato com o chefe de um vilarejo da região de Goroka e solicitamos a permissão para fotografar os “guerreiros” em um ambiente natural. Nosso guia local recomendou uma cachoeira nas imediações. E lá fomos nós.
Salgado notou quando um dos guerreiros entrou na água do riacho e acompanhou o movimento dele. Em um determinado momento, o guerreiro voltou-se na direção do fotógrafo e, como para assustá-lo, abriu os braços e os dedos. Salgado estava bem mais perto dele do que eu e fotografava com uma grande angular. Sua imagem, publicada no livro, inclui quase toda a cachoeira. Eu, com uma teleobjetiva 200mm, fiz a foto do detalhe.
 
Embora muitos confrontos continuem a existir na região – nos quais a polícia e o exército nacional preferem não se meter –, os Yugus estão convencidos de que não vale mais a pena entrar em batalhas. “Durante uma guerra, não dormimos e nem comemos direito, as mulheres e as crianças sofrem muito e não temos liberdade de movimento. Quando perdemos, as compensações são altas”, diz Hetaya.Um pouco de história. Para mim, o assunto mais peculiar de Papua-Nova Guiné é a guerra tribal. Os conflitos entre clãs são causados por três razões: roubo de terra, de mulher ou de porco. “Nos combates, usamos apenas nossas armas tradicionais, nenhuma arma de fogo”, afirma Anthony Hetaya, um dos líderes do clã Yugu de Lakawanda A última batalha de sua comunidade foi contra o clã Lai na década de 1980. “Perdemos a guerra. Morreram dois membros de nosso clã e tivemos de pagar uma compensação de 175 porcos vivos.”
Um fato que ajuda a entender a quantidade de confrontos é o número de idiomas falados no território: 820. Com apenas seis milhões de habitantes repartidos em uma área menor do que o estado da Bahia, Papua-Nova Guiné é o país que possui a maior diversidade linguística do mundo. Isso significa que, na prática, basta atravessar um vale ou cruzar uma montanha para encontrar uma nova língua e outro grupo étnico. Essa convivência entre povos diferentes (mas que vivem apenas do outro lado de uma serra) também trouxe discórdias.
 
As máscaras dos homens-de-barro têm bocas deformadas, narizes como focinhos de porco e chifres de animais (Foto: Haroldo Castro/ Época)
A lenda de guerra tribal mais insólita é a dos homens-de-barro. Os guerreiros de uma tribo das montanhas de Goroka invadiram as terras de outra etnia. Atearam fogo nas casas de palha, mataram os homens e tomaram as mulheres mais jovens. Os sobreviventes fugiram, mergulhando nas águas lamacentas do rio Asaro. Quando se reagruparam, notaram que seus corpos tinham uma coloração esbranquiçada: o barro da água do rio havia secado sobre a pele.
Esse tom fantasmagórico inspirou o pequeno grupo a conceber um contra-ataque, aproveitando o medo dos maus espíritos como estratégia. Usando uma estrutura de gravetos para criar enormes cabeças, eles moldaram, com a lama do rio, terríveis caras de fantasmas. As máscaras tinham bocas deformadas, orelhas imensas e narizes como se fossem focinhos de porco. Untaram todo o corpo com barro e utilizaram, como prolongação dos dedos, compridos pedaços afiados de bambus.
À noite, os sobreviventes, camuflados como assombrações, regressaram ao seu vilarejo, agora em mãos do inimigo. O grupo começou a golpear violentamente seus dedos de bambus, uns contra os outros. O barulho aterrorizante fez com que a tribo acordasse e desse de cara com os fantasmas. Apavorados, todos fugiram e nunca mais voltaram a atacar aquela comunidade. O episódio de bravura e astúcia passou a ser um símbolo de Papua-Nova Guiné e os homens-de-barro tornaram-se heróis nacionais.
A foto do guerreiro na cachoeira foi usada como abertura da reportagem “Um mundo parado no tempo” publicada em Época (Foto: Haroldo Castro/ Época)
Encontramos os homens-de-barro em um festival cultural, o sing-sing de Mount Hagen. Mesmo iluminados por um forte sol de meio-dia, as figuras são horripilantes. Principalmente quando ameaçam – nativos e estrangeiros – com suas longas unhas de bambus.
Os sing-sings aconteciam apenas em vilarejos isolados. A partir dos anos 1950, o festival passou a servir como um exercício de integração nacional. Em vez de as tribos se encontrarem para resolver diferenças de fronteiras agrícolas e entrarem em confronto, o sing-sing pretendeu ser uma “batalha cultural”. O grupo que estivesse mais decorado e fizesse a melhor apresentação ganharia um prêmio. Mas como a guerra tribal continuava na memória genética, as primeiras competições acabaram gerando agitação. Os que não haviam sido premiados, inconformados com a decisão do júri, passavam ao confronto, aproveitando que já estavam armados com lanças e machados. Conclusão: hoje, os sing-sings não oferecem mais prêmios.

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

DORIA NÃO MENTE

Brasil registra um acidente de trabaho a cada 51 segundos

  Um acidente de trabalho é registrado a cada 51 segundos no Brasil, de acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Esse número coloca o Brasil no topo da lista de países mais perigosos para os trabalhadores, ficando atrás apenas de China, Índia e Indonésia. Só em 2022, o país registrou 612,9 mil acidentes, que causaram 2.538 mortes, um aumento de 22% em relação a 2021. De acordo com o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (SINAIT), Bob Machado, o aumento no número de acidentes laborais é um reflexo da atual situação da inspeção do trabalho no País. “O Brasil conta, hoje, com o menor contingente de auditores-fiscais do trabalho (AFTs) dos últimos 30 anos, operando com uma quantidade de profissionais bem abaixo da ideal. Isso dificulta muito o trabalho de fiscalização nas empresas e abre brechas para que mais acidentes aconteçam”, disse. Dados da OIT e do Ministério Público do Trabalho (MPT) mostram que as principais causas de acidentes

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

Rancho D´Ajuda

Feliz Natal! Canadauence.com

O estapafúrdio contrato “ultraconfidencial” entre o Butantan e a Sinovac, que não especifica valor entre as partes

  O contrato que o Instituto Butantan, dirigido por Dimas Tadeu Covas, que diz não ter relação de parentesco com Bruno Covas, prefeito de São Paulo, e o gigante laboratório chinês Sinovac, acreditem, não determina quantidade e valor unitário da vacina. A grosso modo, o contrato beneficia apenas um lado no acordo: o chinês. As cláusulas do contrato, anunciadas, em junho, como “históricas” pelo governador de São Paulo, João Dória, revelam outras prioridades que, obviamente, não tem nada a ver com a saúde da população do Brasil, como o tucano chegou a afirmar para o presidente Jair Bolsonaro, quando fazia pressão para o chefe do executivo liberar a vacina no país. A descoberta ocorre na semana em que os testes com a vacina foram suspensos devido ao falecimento de uma voluntária, cujo motivo da morte – sequer – foi informado pelo Butantan à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que é o órgão de proteção à saúde da população por intermédio de controle sanitário da produção e co