Pular para o conteúdo principal

Histórias de promessas de ano novo que deram certo e errado

Eles fizeram promessas para 2014 e tiveram resultados diferentes para as metas (Foto: Glauco Araújo/G1)
Todo fim de ano é a mesma coisa. Muita gente faz promessas e estabelece metas para o próximo ano. Uns querem parar de usar redes sociais, outros fazer exercícios, comprar um carro, arrumar namorado, mas todos querem a felicidade como resultado. O G1 ouviu algumas histórias de quem se deu bem, outros que não se deram tão bem assim e quem tentou, mas não conseguiu cumprir o prometido em 2014. E um especialista em planejamento pessoal fala o que fazer para que esses desejos não se transformem em obsessão. Veja cinco dicas no fim da reportagem. 
“A melhor forma é dividir as metas em duas partes: a profissional e pessoal. Dentro dessas duas partes você pode trabalhar duas subáreas. No pessoal você pode criar tópicos como 'saúde', 'financeiro' e 'relacionamento'. No profissional você também coloca o financeiro, o desenvolvimento técnico e comportamental no trabalho”, disse Sulivan França, presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching.
Abaixo, quatro pessoas comentam como foi passar 2014 sob a sombra das promessas feitas e qual é a avaliação que foi feita deste processo. O especialista em planejamento comenta as ações adotadas (ou falta delas) pelos quatro.A contadora Valéria Mello Cataruzzi, 33 anos, adotou a prática de escrever todas as metas desejadas em um papel. Ela contou que leu a recomendação no livro “O ciclo do sucesso”, de João Festozo. Entre as promessas adotadas, ela queria emagrecer, fazer exercício, guardar dinheiro e cuidar da família.
Valeria (Foto: Glauco Araújo/G1)
“O livro pede para ser específico para estabelecer as metas e escrever os detalhes. Contar com a memória pode ser um erro, você acaba esquecendo. Já estou muito satisfeita com 2014, mesmo com metas não alcançadas [meditar e correr 10km em menos de 40 minutos]. Você tem de ter a consciência de que uma coisa ou outra pode não acontecer porque não era a hora. Tem de ter um equilíbrio. Não deu, deixa para o ano seguinte, sem muita cobrança”, disse Valéria.
"É importante escrever suas metas e os planos de ações, principalmente datá-los. O nosso cérebro não diferencia o real do imaginário. Se as metas ficarem no plano metal, certamente você vai esquecer", disse França.Para a analista Patrícia Braghi, 33 anos, o ano de 2014 não foi dos melhores, principalmente no lado pessoal. "Falei que anos pares eram bons, mas não são. Queria emagrecer e não emagreço. Queria ter um relacionamento estável."
“Traumatizada” com o fim de duas relações em menos de um ano, ela espera que seus desejos para o próximo ano sejam concretizados. “Só ando tomando fora do sexo oposto. Parece praga. Em 2013 terminei um noivado para ficar com outro rapaz e este não desfez o dele para ficar comigo. Agora, tomei um pé na bunda de um palhaço, é a profissão dele mesmo.”
Patricia (Foto: Glauco Araújo/G1)
A tática para 2015, segundo Patrícia, será a serenidade. “Vou ficar calma, ter muita paciência, porque está fogo. Tudo está pesando. Sabe o pão com manteiga que cai no chão? É o meu que cai com a manteiga virada para baixo. Quero parar com isso, quero que dê tudo certo, que tudo flua.”
"É importante olhar para suas metas e entender que ela seja valiosa, mas também é importante olhar os seus limites, da sua realidade. Muito cuidado para que exageros não sejam cometidos", disse França.O músico Cauê Procópio fez uma promessa que ao longo do ano ele descobriu que foi a coisa mais difícil que ele se propôs a fazer nos dias atuais. Ele pretendeu deixar de ficar muito tempo nas redes sociais. A ideia dele era ficar no máximo 30 minutos conectados no Twitter e no Facebook por dia. “Não consegui cumprir a promessa por mais de duas semanas.”
Cauê (Foto: Glauco Araújo/G1)
Para 2015, ele espera conseguir trocar as redes sociais por livros. “Antes eu ia ao banheiro e levava alguma coisa para ler, mas hoje eu levo o notebook para ficar conversando. No próximo ano eu quero parar com as redes sociais, vou refazer a promessa e ficar só meia hora conectado”, disse Cauê.
"No caso das metas não alcançadas é o que verdadeiramente cada uma delas tem que o deixa motivado. Toda meta tem de ter uma relação direta com o que você está valorizando na sua vida, se isso não acontecer, você vai perder a motivação", disse França.A professora Ana Carolina Lucas, 28 anos, deixou de lado as realizações pessoais em prol da profissão. Ela focou os pensamentos de 2014 no trabalho. “Planejei assumir um cargo público como professora em uma escola perto de casa e consegui. A outra foi concluir o curso de pedagogia para conseguir um cargo de coordenação. O que eu ainda não concretizei foi comprar um carro, que eu vou deixar para 2015.”
ana (Foto: Glauco Araújo/G1)
O próximo ano, Ana segue com os olhos voltados ao trabalho e espera que, depois de formada em pedagogia, consiga assumir um cargo de coordenadora em uma escola pública. “Pedi uma casa própria para 2013 e eu consegui. Já pedi para encontrar uma pessoa legal para relacionamento, mas esse eu já até esqueci. Acho que agora só para 2020, por aí”, brincou ela.
"É importante olhar para aquelas metas que não foram cumpridas ou foram cumpridas parcialmente. E se não aconteceu por razões externas, é preciso observar o que se pode aprender com o processo para tentar alcançar a meta", disse França.
Veja cinco dicas para realizar as promessas, segundo Sulivan França, presidente da Sociedade Latinoamericana de Coaching:
1 - Escrever e detalhar as promessas
2 - Aprender com as promessas não realizadas
3 - Separar as promessas em objetivos pessoal e profissional
4 - Ver se as promessas fazem parte do contexto de sua vida
5 - Não deixar as promessas se transformem em obsessão

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

Invasões do MST chegam a 24 áreas em 10 Estados e no DF

24 propriedades já foram invadidas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em 11 estados do país durante o chamado Abril Vermelho, segundo dados divulgados na manhã desta terça (16) pelo grupo. As ocupações começaram ainda no fim de semana e, de acordo com o movimento, devem se estender até sexta (19) na Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária. Além das invasões, o grupo promoveu outras seis ações diversas como montagem de acampamentos em alguns estados, assembleias e manifestações. As ações ocorrem mesmo após o  anúncio de um programa do governo federal para a reforma agrária que vai destinar R$ 520 milhões  para a compra de propriedades ainda neste ano para assentar cerca de 70 mil famílias do movimento. Entre os estados que tiveram invasões a propriedades estão Pernambuco – com a terceira ocupação de uma área da Embrapa –, Sergipe, Paraná, São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro, Bahia, entre outros. “Até o momento, a Jornada contabiliza a realização de 30 aç

GM está saindo de suas torres de sede em Detroit

  A General Motors  planeja transferir sua sede global para o novo complexo  Hudson  ’s em Detroit em 2025, abandonando sua icônica localização no Renaissance Center.  A GM  continuará a ser proprietária do RenCen, como é chamado, e se juntará a uma parceria com a imobiliária Bedrock, a cidade de Detroit e o condado de Wayne para reconstruir o conjunto de torres que dominam o horizonte de Detroit. A GM será a inquilina âncora do projeto Bedrock's Hudson's Detroit, que foi construído no local da antiga loja de departamentos JL Hudson. Esta será a quarta sede da GM em Detroit. A localização fica na Woodward Avenue, onde a GM estabeleceu sua primeira sede em 1911. A GM assinará um  contrato de arrendamento  de 15 anos para os andares superiores de escritórios do complexo Hudson, juntamente com espaços no nível da rua para exibir seus veículos e para atividades públicas.  Hudson's Detroit  é um empreendimento de 1,5 milhão de pés quadrados que, de outra forma, contará com lojas

Brasil registra um acidente de trabaho a cada 51 segundos

  Um acidente de trabalho é registrado a cada 51 segundos no Brasil, de acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Esse número coloca o Brasil no topo da lista de países mais perigosos para os trabalhadores, ficando atrás apenas de China, Índia e Indonésia. Só em 2022, o país registrou 612,9 mil acidentes, que causaram 2.538 mortes, um aumento de 22% em relação a 2021. De acordo com o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (SINAIT), Bob Machado, o aumento no número de acidentes laborais é um reflexo da atual situação da inspeção do trabalho no País. “O Brasil conta, hoje, com o menor contingente de auditores-fiscais do trabalho (AFTs) dos últimos 30 anos, operando com uma quantidade de profissionais bem abaixo da ideal. Isso dificulta muito o trabalho de fiscalização nas empresas e abre brechas para que mais acidentes aconteçam”, disse. Dados da OIT e do Ministério Público do Trabalho (MPT) mostram que as principais causas de acidentes

Placa Mercosul deve mudar mais uma vez para exibir cidade e estado

  A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou, nesta terça-feira (16), o  Projeto de Lei  3.214/2023, que  defende que placas de veículos voltem a exibir o estado e o município de registro no Brasil . Agora, a proposta seguirá para votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O autor do PL é o senador Esperidião Amin (PP-SC). De acordo com o relator,  informações como estado e município podem facilitar a identificação de um veículo em situações irregulares por parte das autoridades de trânsito . "As polícias rodoviárias, agentes de tráfego e outros órgãos de fiscalização dependem dessa informação para realizar seu trabalho de forma eficiente e precisa", afirma Amin. O autor do PL é o senador Esperidião Amin (PP-SC). De acordo com o relator,  informações como estado e município podem facilitar a identificação de um veículo em situações irregulares por parte das autoridades de trânsito . "As polícias rodoviárias, agentes de tráfego e outros órgãos de fiscalizaç

Mais uma derrota do Governo: Câmara aprova urgência para projeto que autoriza “força policial” contra MST

  A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (16) o projeto de lei PL 895/23, que estabelece sanções administrativas e restrições a ocupantes e invasores de propriedades rurais e urbanas. Uma das medidas previstas no projeto é a permissão do uso da força policial para expulsar invasores de propriedades sem a necessidade de uma ordem judicial. A urgência na tramitação do projeto ocorre em meio a recentes invasões de terras cometidas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) como parte das ações do Abril Vermelho. Pelo menos 24 propriedades foram invadidas pelo MST em 11 estados até a segunda-feira (15). O projeto estava pendente de votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). No entanto, deputados da oposição e do Centrão conseguiram aprovar um requerimento de urgência para que o projeto fosse votado em sessão plenária. A decisão de votar a urgência foi criticada por parlamentares governistas, que consideraram uma “quebra de acordo” alegando que o projeto não

BYD anuncia nova bateria que permite ir de SP a Brasília sem recarga

  Os  carros elétricos e híbridos  da  BYD  devem dar um salto em termos de autonomia em breve. A FinDreams, subsidiária responsável pelas baterias da montadora chinesa, vai lançar a segunda geração das baterias  Blade  ainda neste ano e promete peças menores, mais leves e mais seguras, além do maior alcance. Isso porque as novas baterias devem ser mais densas,  chegando até aos 190 Wh/kg . A Blade atual  chega até aos 150 Wh/kg . O  presidente da BYD, Wang Chuanfu , revelou o desenvolvimento da nova bateria durante uma recente reunião de comunicação de relatórios financeiros, segundo o site CarNewsChina. O site ainda especula que, com as novas baterias, os carros elétricos da BYD poderão  passar dos 1.000 km de autonomia com apenas uma carga , que também deve ser mais rápida nos novos sistemas. Caso isso aconteça, será a bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP) de maior densidade e autonomia. Esse tipo de material, normalmente, é de 20% a 30% menos denso do que as baterias de níquel, c