Pular para o conteúdo principal

O bloco da malandragem entra na avenida

Bloco das Poderosas (Foto: Estúdio Rufus)



O período mais difícil do ano, convenhamos, é aquele intervalo entre o Carnaval e o Réveillon. Entre o 31 de dezembro e a folia de fevereiro, o Brasil é um país fácil: festa, verão, férias – ou, para quem pode, trabalho na maciota. Pois 2015 pode alterar irreversivelmente essa tradição. Para o bem e para o mal, o primeiro mês do ano deu uma canseira no país. Para os políticos, nem se fale. Estavam – estão – num ritmo japonês de trabalho, seja para causar ou evitar problemas. Os demais brasileiros vamos na rabeira deles, arrastados pela incompetência que nem sequer esperou a Quarta-feira de Cinzas para aparecer. A água está secando no Sudeste, a energia ameaça sumir junto e a economia do país está, ora pois, desidratada e apagada. Tudo o que, no intervalo de 2014, sabia-se que iria ocorrer. Mas nada que não pudesse esperar por nosso desespero atual. Como alguns de nós já escrevem nas redes sociais: #acaba2015.

Mas guardemos o chororô para a Quarta-­Feira de Cinzas. As vielas, ladeiras e praças do país esperam os quatro dias de alegria fugaz a que todo brasileiro tem direito. É hora de esquecer os perrengues, travestir o arrocho de arrocha e pensar que cachaça é água – o ribeirão secou, mas o alambique, salve!, ainda não. Enquanto o cidadão prepara seu kit fantasia-­serpentina-engov, em Brasília os blocos já estão na rua. Há de tudo na folia do sanatório geral. Ali, ninguém é de ninguém. 
 
Ostentando o estandarte do bloco, lá vem Dilma Rousseff. Samba mas não encanta. Por mais que tente, não mostra a ginga necessária para empolgar os demais foliões. E, com tantas notícias ruins, haja dificuldade de se manter no salto. Ela capricha na máscara e na purpurina, com a ajuda dos maquiadores oficiais da República, Lula e o marqueteiro João Santana. Tudo é meio falseado, tal qual na apoteose da ex-BBB que nem gosta de Carnaval, mas não dispensa aparecer no desfile. Para não brincar sozinha, convocou a migucha Kátia Abreu, ministra da Agricultura, ou melhor, best friend forever.
 
Bloco dos Traíras  (Foto: Estúdio Rufus)
É o Galo da Madrugada de Brasília, o bloco mais populoso e popular. Bomba no ritmo da queda do governo nas pesquisas. Eduardo Cunha, do PMDB, é o patrono. Ele rasga a fantasia de aliado, sem medo da ressaca moral. Convoca multidões peemedebistas a segui-lo no frevo da trairagem, a sambar de sol a sol para derrotar propostas do governo que cheguem ao Congresso. O presidente do Senado, Renan Calheiros, e o relator do Orçamento, o senador Romero Jucá, caíram no samba com Cunha – e propuseram uma agenda independente para o Legislativo. Há um bizu que o ex-presidente Lula vai aparecer no bloco, escoltado por sua turma do “Volta, chefe”. Maldade.
 
Bloco dos sem água  (Foto: Estúdio Rufus)
Abraçados em cima do trio elétrico, cantando aos céus, estão os governadores Geraldo Alckmin, Luiz Fernando Pezão e Fernando Pimentel. Neste ano, a marchinha foi substituída por uma dança da chuva em ritmo de axé. Os ambulantes que transitam pela multidão não vendem água, produto raro e caro. Somente cachaça. Água é para os fracos – e, no Sudeste que virou sertão, há apenas fortes. Os governadores querem uma micareta no próximo mês, caso as águas de março venham mesmo fechar o verão. Se rolar, o esquenta – ops, a festa – será no Cantareira.
Black Bloco  (Foto: Ilustração: Estúdio Rufus)
Na Quarta-feira de Cinzas, quando estão todos exaustos demais para raciocinar, quem bagunça o coreto é a turma mascarada e barulhenta da oposição. Eles vêm chacoalhando as caxirolas, assoprando as vuvuzelas, instalando CPIs e lembrando que todo Carnaval tem seu fim. Em vez de samba, os componentes do black bloco sacam um grito que invoca o impeachment da presidente Dilma. Por precaução, o pessoal do outro lado da rua retruca: “Sem vio-lên-cia”.
 
Bloco do Xilindró (Foto: Ilustração: Estúdio Rufus)
Opa, aqui não entra qualquer um. Só com pulseira de ferro ou tornozeleira eletrônica. É o pessoal que perde a linha. O improviso e a malandragem tomam conta das ruas: são empreiteiros, petroleiros, tesoureiros... Todos camuflados com fantasias feitas na gambiarra, sem glamour. Eles sambam em nossas caras, sem nenhuma preocupação com as consequências. “Veja bem, era Carnaval e...” A patuscada é o pretexto para todo tipo de pecado. Depois, eles aparecem com aquela carinha de cachorro molhado: “Mas eu fui obrigado, eu fui extorquido”. Nunca cola.
 
Turma da corda  (Foto: Ilustração: Estúdio Rufus)
Eles não têm a menor graça, não se divertem e irritam o folião. Mas, sem eles, não há Carnaval. Na festa em que tudo é permitido, os bedéis são essenciais. A voz de comando neste ano está com o juiz Sergio Moro. Mas ele precisa de ajuda. De braços entrelaçados, contendo os mais exaltados, estão a Polícia Federal e o Ministério Público. É uma tarefa difícil. A pipoca dos empreiteiros e dos políticos está descontrolada. Alguns ameaçam roer a corda.

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

Brasil registra um acidente de trabaho a cada 51 segundos

  Um acidente de trabalho é registrado a cada 51 segundos no Brasil, de acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Esse número coloca o Brasil no topo da lista de países mais perigosos para os trabalhadores, ficando atrás apenas de China, Índia e Indonésia. Só em 2022, o país registrou 612,9 mil acidentes, que causaram 2.538 mortes, um aumento de 22% em relação a 2021. De acordo com o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (SINAIT), Bob Machado, o aumento no número de acidentes laborais é um reflexo da atual situação da inspeção do trabalho no País. “O Brasil conta, hoje, com o menor contingente de auditores-fiscais do trabalho (AFTs) dos últimos 30 anos, operando com uma quantidade de profissionais bem abaixo da ideal. Isso dificulta muito o trabalho de fiscalização nas empresas e abre brechas para que mais acidentes aconteçam”, disse. Dados da OIT e do Ministério Público do Trabalho (MPT) mostram que as principais causas de acidentes

Placa Mercosul deve mudar mais uma vez para exibir cidade e estado

  A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou, nesta terça-feira (16), o  Projeto de Lei  3.214/2023, que  defende que placas de veículos voltem a exibir o estado e o município de registro no Brasil . Agora, a proposta seguirá para votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O autor do PL é o senador Esperidião Amin (PP-SC). De acordo com o relator,  informações como estado e município podem facilitar a identificação de um veículo em situações irregulares por parte das autoridades de trânsito . "As polícias rodoviárias, agentes de tráfego e outros órgãos de fiscalização dependem dessa informação para realizar seu trabalho de forma eficiente e precisa", afirma Amin. O autor do PL é o senador Esperidião Amin (PP-SC). De acordo com o relator,  informações como estado e município podem facilitar a identificação de um veículo em situações irregulares por parte das autoridades de trânsito . "As polícias rodoviárias, agentes de tráfego e outros órgãos de fiscalizaç

DORIA NÃO MENTE

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

Rancho D´Ajuda

Feliz Natal! Canadauence.com