Pular para o conteúdo principal

Tudo sobre a operação Lava Jato, o maior caso de corrupção da história do brasil



Em 27 de agosto de 2013, conforme foi registrado num caderno de capa preta, com caneta esferográfica azul, dois agentes da Polícia Federal do Paraná estiveram na sede da instituição, em Brasília, para tratar das operações de combate a desvio de dinheiro público. No meio das anotações, feitas sem pretensões por um integrante da cúpula da PF, foi registrado o tópico “Operação Lava Jato”. Tratava-se, na origem, de um caso de lavagem de dinheiro. Acertou-se ali o envio de um agente com experiência nessa área para reforçar a equipe. Na mesma página, havia o registro de outra operação, numa refinaria da Petrobras no Paraná. Até aquele momento, eram investigações distintas – os caminhos dos doleiros e da Petrobras ainda não haviam se cruzado. O que juntou os dois tópicos na maior operação já feita no Brasil para o combate à corrupção teve de tudo: preparo, improvisos e, claro, um pouco de sorte.
O foco nos doleiros visava a desarticular o operador da lavagem de dinheiro para, então, descobrir os clientes. A investigação foi rápida. Ainda em novembro de 2013, tudo estava acertado para deflagrar a operação contra quatro doleiros. Um primeiro tropeço: não havia tempo de a Justiça aceitar tantos pedidos antes do recesso forense, em dezembro. Os investigadores esperaram o retorno do juiz Sergio Moro, da 13ª Vara Federal em Curitiba, para entrar em ação em fevereiro. Mais um tropeço: uma divergência interna no Ministério Público Federal atrasou a operação para março de 2014.

A Lava Jato completa um ano nesta semana. O momento é decisivo para as investigações – e para o país. De um lado, há uma imensidão de provas contra empreiteiros, lobistas e políticos. O Planalto está acossado pela força do caso, pela gravidade das acusações contra as campanhas de Dilma e pela responsabilidade política pelo fisiologismo que permitiu os petrorroubos. De outro lado, há uma população disposta a ir às ruas, protestar e bater panelas para mostrar insatisfação. A sociedade anseia por ver as investigações resultar em corruptos na cadeia. O caso já revelou muito. Mas creia: ainda falta muito a revelar.

Em 17 de março de 2014, a operação não parecia tão inflamável. Havia apenas doleiros investigados. Na véspera, policiais vararam a noite esperando a aurora para deflagrar a operação. Havia 47 alvos monitorados, para o cumprimento de 81 mandados de busca e apreensão, além de prisões em 17 cidades.

Tudo avançava como planejado. Cada investigado estava em casa, situação ideal para uma grande operação. De última hora, entretanto, a equipe da Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros teve de mudar os planos. O principal alvo, o doleiro Alberto Youssef, não estava mais em Londrina. Viajara para o Maranhão. Em poucas horas, uma equipe de policiais federais em São Luís foi destacada para prendê-lo. Hoje, sabe-se que Youssef era muito mais que um doleiro. Era um operador de propinas, a ponte entre políticos e empreiteiros. Na capital maranhense, o destino da mala de dinheiro era um assessor da então governadora Roseana Sarney, agora um alvo da investigação.

Naquele mesmo dia 17, um senhor grisalho foi levado a depor na Superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro. O objetivo era explicar por que Youssef havia comprado um Land Rover de R$ 250 mil e emitido a nota em nome dele. O senhor era Paulo Roberto Costa. No mundo das aparências, tratava-se de um consultor de empresas privadas, que se valia do status de ter sido diretor de Abastecimento da Petrobras até 2012.

Enquanto ele depunha, duas equipes de policiais tentavam cumprir, sem sucesso, mandados de busca e apreensão na casa e no escritório de Costa. Na casa, a mulher dele passava mal. Costa dificultava o acesso ao escritório, dizendo que apenas ele tinha a chave. Os policiais que haviam ido ao escritório deixaram o local (em busca de segredos de cofres). Quando voltaram, a sorte apareceu. Um vizinho percebera que, assim que os policiais deixaram o escritório, houve uma movimentação intensa de retirada de documentos. Os investigadores conseguiram as imagens do condomínio. 

Bingo! As filhas e genros de Costa foram flagrados retirando provas. A PF tinha elementos para prender Costa e colocar sua família como suspeita. De consultor e ex-diretor da Petrobras, ele passou a principal suspeito. “É bom investigar um engenheiro organizado. Estava tudo lá, registrado em planilhas”, disse uma pessoa que acompanhou de perto a operação – planilhas que foram reveladas por ÉPOCA, logo depois. A Lava Jato deixava de ser uma operação contra doleiros para se tornar uma investigação sobre a Petrobras. Youssef também era organizado e deixara rastros. Rastros que colocavam grandes empresários como suspeitos de pagar propina na Petrobras. O doleiro se valia de uma empresa de fachada para receber dinheiro de empreiteiras. Faltava a ponte que ligasse os pontos.
>> As revelações do arquivo secreto de Paulo Roberto Costa

Em agosto, Costa, já preso e réu por corrupção na estatal, passou a ser um delator. Em troca, livrou a família dos problemas com a Justiça. É bem provável que a PF chegasse à Petrobras após devassar a vida de Youssef. Mas seria impossível fazer isso em apenas cinco meses, sem as trapalhadas de Costa e a delação premiada dele.

Youssef seguiu o mesmo caminho e passou a colaborar logo depois, em setembro. O desenrolar do caso, para os mais perspicazes, estava evidente. Naquele momento, a investigação já passara por crises. Em abril, Youssef acusara a PF de grampeá-lo ilegalmente na carceragem da Superintendência do Paraná. Em maio, o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, chegou a mandar soltar todos que estavam presos naquele momento. Num episódio raro, o juiz da primeira instância, Sergio Moro, fez um ministro da Suprema Corte voltar atrás em menos de 24 horas.

Nada se compara ao estresse de 14 de novembro de 2014, o dia apelidado de Juízo Final. Naquela sexta-feira, a equipe da Lava Jato passou a madrugada na Superintendência, alternando turnos de cochilo até desbaratar a operação. Foram 17 prisões, representando uma parcela considerável do PIB do país. Entre os presos estava Renato Duque, ex-diretor de Serviços da Petrobras. Costa, como delator, havia apontado Duque como o maior responsável pelo esquema dentro da companhia. Era o homem do PT no esquema. Além dele, 16 executivos de oito empreiteiras foram presos pela PF.
 
JUÍZO FINAL Renato Duque ao sair do prédio da PF, em Curitiba.  Ele foi acusado por Costa, ex-colega de Petrobras (Foto:  Zanone Fraissat/FOLHAPRESS, PODER)
Com os executivos no xilindró, começou uma segunda fase da Juízo Final. Por volta das 15 horas, um avião Legacy da PF deixava o aeroporto de Brasília. O destino final era Curitiba. Antes, passou em São Paulo e Rio de Janeiro para recolher presos. Para entrar no avião, os empreiteiros passaram por uma revista completamente nus. O protocolo de segurança foi o mais rígido possível, a fim de garantir a segurança dos agentes da PF que estavam no voo. Já eram 4h30 da madrugada quando o avião se preparava para pousar em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. O aeroporto Afonso Pena, contudo, estava fechado para obras desde meia-noite e só abriria às 6 horas. As obras tiveram de ser interrompidas para a aeronave pousar.
Atrás dos grandes executivos vieram os grandes advogados, e um fantasma passou a rondar a Lava Jato. Não era a primeira vez que a polícia se aproximava de empreiteiros. Mas, em 2010, a Operação Castelo de Areia não sobreviveu ao Superior Tribunal de Justiça, que trancou a investigação. Foi um trauma para os investigadores. “A gente apanhou muito lá atrás. Hoje, pisa em ovos”, diz um investigador. As mais bem pagas bancas de advogados do país passaram a exercer o legítimo direito de defesa, mirando em falhas da investigação para anular a Lava Jato.
O advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, já havia anunciado sua expectativa de anular, de novo no STJ, a operação. A Justiça, contudo, tem sido unânime. O principal recado veio do desembargador convocado Newton Trisotto, relator no STJ de vários habeas corpus. Quando os advogados esperavam uma vitória à Castelo de Areia, Trisotto deu a dimensão da Lava Jato. “Poucos momentos na história brasileira exigiram tanta coragem do juiz como esse que vivemos nos últimos anos. Coragem para punir os políticos e os economicamente fortes, coragem para absolvê-los quando não houver nos autos elementos para sustentar um decreto condenatório”, disse o relator.
A investigação e seus resultados  (Foto: época )
Há muito por vir. Há 130 inquéritos derivados da investigação dos quatro doleiros e quase 660 equipamentos com dados a ser analisados pela perícia da PF, entre computadores, tablets e pen drives. Apenas a Toyo Setal, uma das menores empreiteiras investigadas, tem um total de 300 terabytes de material apreendido (um computador médio armazena 1 terabyte). Dedicam-se à operação 30 policiais. A Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros da Superintendência de Curitiba teve de mudar de lugar, para dar conta da vastidão do material apreendido. Para entrar, é preciso uma senha e o registro das digitais no leitor biométrico. Tudo é filmado por um circuito de TV. Os dados são armazenados com criptografia, numa rede própria, sem contato com a internet. (O caso oferece aos agentes da PF momentos inesquecíveis. Em janeiro, a ex-amante de Youssef, Taiana Camargo, saiu numa revista nua, num ensaio fotográfico. A esposa do doleiro, Joana Darc, foi à PF, fez um escândalo e distribuiu exemplares da revista.)
A rotina dos investigadores e advogados mudou. Hoje, não é raro advogados esbarrarem em investigadores em restaurantes de Curitiba. Certa vez, um advogado do caso confidenciou que estranhava a frequência com que encontrava o mesmo investigado nos voos entre Curitiba e São Paulo. Depois, descobriu-se: não era mais um investigado, e sim um delator indo prestar depoimentos.

Na carceragem da PF há 13 presos ligados ao caso, entre lobistas, empreiteiros e o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró. Após a Juízo Final, alguns passaram por episódios de depressão e ataques de fúria. Hoje, estão mais calmos. Eles dividem os chuveiros e tomam banhos de três em três. Um dos empreiteiros aprendeu, afinal, a fazer a própria barba. Outro convenceu os colegas de carceragem a fazer ginástica durante as duas horas de banho de sol. Sem cigarro e bebidas, alguns emagreceram.
>> Como é a vida na prisão dos executivos da Lava Jato

Em breve, novos personagens devem se tornar colegas de cela dos empreiteiros. Nesta semana, 24 inquéritos foram enviados à PF pelo Supremo Tribunal Federal, para investigar 50 pessoas, a maior parte parlamentares. Enquanto isso, a Petrobras bamboleia. Apenas uma diretoria, a de Paulo Roberto Costa, foi investigada a ponto de se tornar ação penal. Ao que tudo indica, a Lava Jato se alongará por anos. Os próximos meses serão eletrizantes. No caderno de capa preta, a esferográfica azul não para de anotar novidades.

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

Invasões do MST chegam a 24 áreas em 10 Estados e no DF

24 propriedades já foram invadidas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em 11 estados do país durante o chamado Abril Vermelho, segundo dados divulgados na manhã desta terça (16) pelo grupo. As ocupações começaram ainda no fim de semana e, de acordo com o movimento, devem se estender até sexta (19) na Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária. Além das invasões, o grupo promoveu outras seis ações diversas como montagem de acampamentos em alguns estados, assembleias e manifestações. As ações ocorrem mesmo após o  anúncio de um programa do governo federal para a reforma agrária que vai destinar R$ 520 milhões  para a compra de propriedades ainda neste ano para assentar cerca de 70 mil famílias do movimento. Entre os estados que tiveram invasões a propriedades estão Pernambuco – com a terceira ocupação de uma área da Embrapa –, Sergipe, Paraná, São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro, Bahia, entre outros. “Até o momento, a Jornada contabiliza a realização de 30 aç

GM está saindo de suas torres de sede em Detroit

  A General Motors  planeja transferir sua sede global para o novo complexo  Hudson  ’s em Detroit em 2025, abandonando sua icônica localização no Renaissance Center.  A GM  continuará a ser proprietária do RenCen, como é chamado, e se juntará a uma parceria com a imobiliária Bedrock, a cidade de Detroit e o condado de Wayne para reconstruir o conjunto de torres que dominam o horizonte de Detroit. A GM será a inquilina âncora do projeto Bedrock's Hudson's Detroit, que foi construído no local da antiga loja de departamentos JL Hudson. Esta será a quarta sede da GM em Detroit. A localização fica na Woodward Avenue, onde a GM estabeleceu sua primeira sede em 1911. A GM assinará um  contrato de arrendamento  de 15 anos para os andares superiores de escritórios do complexo Hudson, juntamente com espaços no nível da rua para exibir seus veículos e para atividades públicas.  Hudson's Detroit  é um empreendimento de 1,5 milhão de pés quadrados que, de outra forma, contará com lojas

Mais uma derrota do Governo: Câmara aprova urgência para projeto que autoriza “força policial” contra MST

  A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (16) o projeto de lei PL 895/23, que estabelece sanções administrativas e restrições a ocupantes e invasores de propriedades rurais e urbanas. Uma das medidas previstas no projeto é a permissão do uso da força policial para expulsar invasores de propriedades sem a necessidade de uma ordem judicial. A urgência na tramitação do projeto ocorre em meio a recentes invasões de terras cometidas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) como parte das ações do Abril Vermelho. Pelo menos 24 propriedades foram invadidas pelo MST em 11 estados até a segunda-feira (15). O projeto estava pendente de votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). No entanto, deputados da oposição e do Centrão conseguiram aprovar um requerimento de urgência para que o projeto fosse votado em sessão plenária. A decisão de votar a urgência foi criticada por parlamentares governistas, que consideraram uma “quebra de acordo” alegando que o projeto não

Mulher leva morto em cadeira de rodas para sacar empréstimo de R$ 17 mil e pede a ele: ‘Assina’

  Funcionários do banco suspeitaram da atitude de Érika de Souza Vieira Nunes e chamaram a polícia. O SAMU foi ao local e constatou que o homem, identificado como Paulo Roberto Braga, de 68 anos, estava morto há algumas horas.  Na delegacia, ela disse que sua rotina era cuidar do tio, que estava debilitado. A polícia apura se ela é mesmo parente dele. Um vídeo, feito pelas atendentes, mostra que a todo tempo ela tentava manter a cabeça do homem reta.  “Tio, tá ouvindo? O senhor precisa assinar. Se o senhor não assinar, não tem como. Eu não posso assinar pelo senhor, o que eu posso fazer eu faço”, afirma a mulher. Mulher tenta fazer morto assinar documento — Foto: Reprodução  Ela mostra o documento e afirma que ele tinha que assinar da forma que estava ali e diz: “O senhor segura a cadeira forte para caramba aí. Ele não segurou a porta ali agora?”.  De acordo com a apuração da TV Globo, o valor já estava pré-aprovado.  Por volta de 19h, a mulher ainda prestava depoimento na delegacia. A

Servidores de 470 institutos se juntam à greve de universidades federais; veja lista

A greve é liderada pela Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra) e une mais de 60 seções sindicais. Além dos Institutos Federais, 18 universidades já aderiram à paralisação. No último dia 11, o presidente Lula se reuniu com membros da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) para tentar conter a greve, exatamente um mês após o início da greve dos servidores técnicos administrativos (TAEs), em 11 de março. O encontro aconteceu mesmo com a declaração do ministro da Economia, Fernando Haddad, que afirmou a impossibilidade de um reajuste neste ano. Exatamente por isso, a greve continua com cada vez mais instituições aderidas. Quais são as reivindicações da greve? Segundo o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), a greve levanta demandas que datam de 2015, ano em que se nego

Brasil registra um acidente de trabaho a cada 51 segundos

  Um acidente de trabalho é registrado a cada 51 segundos no Brasil, de acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Esse número coloca o Brasil no topo da lista de países mais perigosos para os trabalhadores, ficando atrás apenas de China, Índia e Indonésia. Só em 2022, o país registrou 612,9 mil acidentes, que causaram 2.538 mortes, um aumento de 22% em relação a 2021. De acordo com o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (SINAIT), Bob Machado, o aumento no número de acidentes laborais é um reflexo da atual situação da inspeção do trabalho no País. “O Brasil conta, hoje, com o menor contingente de auditores-fiscais do trabalho (AFTs) dos últimos 30 anos, operando com uma quantidade de profissionais bem abaixo da ideal. Isso dificulta muito o trabalho de fiscalização nas empresas e abre brechas para que mais acidentes aconteçam”, disse. Dados da OIT e do Ministério Público do Trabalho (MPT) mostram que as principais causas de acidentes