Pular para o conteúdo principal

Baía de Guanabara, faltando um ano para competição, encontra urubus, rato e muito lixo

Rato em passarela que dá acesso à Praia de Botafogo; cena comum, dizem frequentadores (Foto: Reprodução)Rato em passarela que dá acesso à Praia de
Botafogo; cena comum, dizem frequentadores
do cartão-postal (Foto: Matheus Rodrigues/ G1)
Um dia após o início da contagem regressiva de um ano para as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro, o G1 mostra nesta quinta-feira (6) a triste situação de praias à beira da Baía de Guanabara, que receberão turistas e atletas durante os Jogos.
Em visita às orlas de Flamengo e Botafogo, cartões-postais na Zona Sul da capital, e de Niterói, na Região Metropolitana, foram encontrados ratos, urubus, pneus e muito lixo (veja no vídeo acima e nas imagens abaixo).
No dia 30 de julho, a Associated Press divulgou um estudo dizendo que os atletas que competirem nessas águas têm 99% de chance de contraírem algum tipo de doença. Já na segunda-feira (3), o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, admitiu que errou na previsãopara a despoluição da baía, mas afirmou que em 2030 o processo terá terminado.Prazo
A bióloga e ex-atleta olímpica Cristina Bassani afirmou que o processo de recuperação anunciado pelo governador é uma boa saída, mas ela não tem certeza se até o prazo estipulado será possível. 
“A gente estima o problema solucionado ao longo de muitos anos. O povo e a população não querem ouvir que só em 2030 seríamos capazes de ver a baía despoluída, mas eu não sei nem se em 2030 a gente vai conseguir”, afirmou Cristina, que é doutora em geografia física.
Perguntada sobre o risco de contaminação dos atletas, ela afirmou que é possível que algum deles contraia algum tipo de doença.
“Muita coisa pode acontecer: problemas de pele, diarreias provocadas por algas, até mesmo cianobactérias que são pequenas e muita gente não vê. A gente tem uma variedade de organismos que pode trazer problemas para a saúde. Não existe apenas o vírus. Eu, como atleta, espero que esse quadro mude”, disse a ex-nadadora, que participou das Olimpíadas de Munique e Montreal.
Lixeira na areia da Praia de Botafogo (Foto: Matheus Rodrigues / G1)Lixeira quebrada e lata de cerveja na areia da Praia de Botafogo (Foto: Matheus Rodrigues / G1)
Flamengo e Botafogo
Na segunda-feira (3), o G1 visitou as praias do Flamengo e de Botafogo, na Zona Sul,  e encontrou urubus, garrafas de vidro e pneus nas areias. Um forte mau cheiro incomodava as pessoas que caminhavam na orla fazendo duas atividades físicas.
O arquiteto Nilton Rodrigues é morador do bairro há mais de 60 anos e afirmou que a situação está piorando com o passar dos anos. De acordo com ele, realizar provas dentro da baía é um crime contra os atletas.
Fazer uma competição aqui na Baía de Guanabara, ou na Lagoa Rodrigo de Freitas, isso é um crime contra esses atletas."
Nilton Rodrigues, arquiteto
“Uma coisa é dizer que aqui é um cartão-postal, mas fazer uma competição aqui na Baía de Guanabara, ou na Lagoa Rodrigo de Freitas, isso é um crime contra esses atletas", afirmou.
"Chega a ser até irresponsável por parte das autoridades. A poluição está aí, está clara, foram feitos recentemente estudos e mostraram que a água, além de bactérias, coliformes fecais, está até com vírus. Quem vai se responsabilizar se algo acontecer a algum grande atleta que estará aqui competindo?”, perguntou o morador.
Depósito de lixo
Já Marjorie Araújo, de 26 anos, afirma que o local é usado como depósito de lixo. Ela contou que é possível encontrar todo tipo de dejeto nas águas da Praia de Botafogo.
“A situação vem piorando. E já me contaram, eu nunca vi, que tem pneu, tem de tudo. Eles largam tudo aqui, é como se a praia fosse um lixo. É um absurdo, uma praia tão bonita, a gente podia frequentar o local, e é uma pena. Os governantes não querem saber, só querem ganhar o dinheiro deles e não ligam para a população”, disse.
Funcionários limpar as areias da Praia de Icaraí, em Niterói (Foto: Matheus Rodrigues/G1)Funcionários limpam as areias da Praia de Icaraí, em Niterói (Foto: Matheus Rodrigues/G1)
Icaraí e Jurujuba
Na terça-feira (4), o G1 percorreu algumas praias de Niterói, na Região Metropolitana do Rio. Na orla de Icaraí, garis recolhiam lixo das areias, mas as águas não estavam limpas. Mesmo sem condições ideais, algumas pessoas se arriscaram a entrar no mar e outras tentavam pegar onda.
O engenheiro Dário Seixas mora em Icaraí há mais de 30 anos e sempre tomou banho na praia do bairro. Ele afirmou que, antigamente, era comum famílias se reunirem na praia para tomar banho de mar. Atualmente, as pessoas evitam por causa da poluição, mas ele contou que ainda se arrisca.

“Não existia essa poluição, nós tínhamos um trampolim enorme e a gente brincava. Eu era criança na época, tinha 13 anos, e a gente brincava de pique. Era uma praia límpida, tranquila, sem poluição nenhuma. Hoje em dia ainda vou na água, não nado muito, mas venho todos os dias”, disse.
Criança brincava na Praia de Jurujuba, em Niterói, em mar com lixo (Foto: Matheus Rodrigues/ G1)Criança brincava na Praia de Jurujuba, em Niterói, em mar com lixo (Foto: Matheus Rodrigues/G1)
Em Jurujuba, a situação estava mais grave em relação à poluição do mar e das areias. Foi possível encontrar sacolas plásticas na água, diversas garrafas e restos de peixes na orla da praia. Mesmo com essas condições, uma criança tomava banho de mar.
O pescador Álvaro Gilson do Nascimento, de 65 anos, disse que no verão a praia recebe muitos banhistas. 
“Aqui é mais no verão, de setembro em diante isso aqui fica cheio. A gente, que é morador, chega a sofrer com tanta gente aqui. Não consegue quase andar. Todas as praias por aqui enchem no verão, para você pegar um ônibus é difícil de tanta gente”, disse.
G1 procurou a Secretaria de Meio Ambiente, mas até a última atualização desta reportagem não tinha obtido resposta.

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

Brasil registra um acidente de trabaho a cada 51 segundos

  Um acidente de trabalho é registrado a cada 51 segundos no Brasil, de acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Esse número coloca o Brasil no topo da lista de países mais perigosos para os trabalhadores, ficando atrás apenas de China, Índia e Indonésia. Só em 2022, o país registrou 612,9 mil acidentes, que causaram 2.538 mortes, um aumento de 22% em relação a 2021. De acordo com o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (SINAIT), Bob Machado, o aumento no número de acidentes laborais é um reflexo da atual situação da inspeção do trabalho no País. “O Brasil conta, hoje, com o menor contingente de auditores-fiscais do trabalho (AFTs) dos últimos 30 anos, operando com uma quantidade de profissionais bem abaixo da ideal. Isso dificulta muito o trabalho de fiscalização nas empresas e abre brechas para que mais acidentes aconteçam”, disse. Dados da OIT e do Ministério Público do Trabalho (MPT) mostram que as principais causas de acidentes

Placa Mercosul deve mudar mais uma vez para exibir cidade e estado

  A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou, nesta terça-feira (16), o  Projeto de Lei  3.214/2023, que  defende que placas de veículos voltem a exibir o estado e o município de registro no Brasil . Agora, a proposta seguirá para votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O autor do PL é o senador Esperidião Amin (PP-SC). De acordo com o relator,  informações como estado e município podem facilitar a identificação de um veículo em situações irregulares por parte das autoridades de trânsito . "As polícias rodoviárias, agentes de tráfego e outros órgãos de fiscalização dependem dessa informação para realizar seu trabalho de forma eficiente e precisa", afirma Amin. O autor do PL é o senador Esperidião Amin (PP-SC). De acordo com o relator,  informações como estado e município podem facilitar a identificação de um veículo em situações irregulares por parte das autoridades de trânsito . "As polícias rodoviárias, agentes de tráfego e outros órgãos de fiscalizaç

DORIA NÃO MENTE

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

Rancho D´Ajuda

Feliz Natal! Canadauence.com