Pular para o conteúdo principal

Comportamento, é hora de pacificar o Brasil

É hora de pacificar o Brasil

Após meses de indefinições políticas, degradação econômica, ebulição nas ruas e radicalização de discursos, o País assistiu à saída de Dilma Roussef do poder, um anseio da maioria dos brasileiros, e a chegada de Michel Temer à Presidência. Neste delicado momento de transição, no qual a nação está submersa numa severa crise, é chegada a hora de acalmar os ânimos e buscar a estabilidade.
2424_Comp_CAPA01

 Só assim será possível sair da recessão que castiga, indistintamente, os brasileiros. Nos Estados Unidos há tradicionalmente uma trégua de cem dias para avaliar o desempenho dos mandatários recém-chegados ao posto. O armistício informal foi instituído no governo de Franklin Delano Roosevelt, em 1933, durante a Grande Depressão. Ele assumiu após os quatro anos desastrosos do mandato de Herbert Hoover (1929-1933), momento em que bancos e empresas quebravam, trabalhadores estavam ameaçados de perder suas casas e a população americana clamava por uma reação. No Brasil de 2016, a situação é menos grave. Mas a economia só irá se reerguer se todas as frentes, situação e oposição, compreenderem que agora não é o momento para disputas eleitorais – isso deverá ser feito apenas em 2018. Mais do que uma trégua de cem dias, o País precisa se pacificar. “Os conflitos impedem o crescimento”, afirma o cientista político Gaudêncio Torquato. “É preciso pacificação para todos darem as mãos e o Brasil poder voltar a trabalhar.” Segundo ele, com uma economia ajustada, será possível resgatar a confiança popular, fazer com que o bolso do consumidor fique mais cheio e reconquistar a almejada harmonia social.

2424_Comp_CAPA02A tensão social, criada e alimentada pelo PT, que desenvolveu o lema do “nós contra eles”, ainda está muito latente. E pode ser observada justamente entre pessoas ligadas ao partido que estimulou a passionalidade e a luta de classes. Exemplos de inflexibilidades não faltam. Durante discurso no Ministério da Educação e Cultura, o ministro Mendonça Filho foi bombardeado por vaias e gritos de golpista, além de faixas que o mandavam “vazar” dali. Dias antes, o senador Cristovam Buarque (PPS-DF) teve de interromper suas compras em uma livraria de Brasília porque manifestantes pró-PT se aproximaram dele e começaram a chamá-lo, aos berros, de “traidor” e “golpista”. Abalado, Buarque deixou a livraria e logo depois se manifestou dizendo que os brasileiros precisam começar uma campanha chamada “aperte a mão de seu adversário”. “Começamos com os gritos, passamos para os cuspes, daqui a pouco aparece alguém armado e a coisa não vai parar mais.”
2424_Comp_CAPA04
O acirramento dos ânimos é decorrente das provocações nascidas no governo Dilma Rousseff, que causou tensão na população em vez de de trabalhar sua própria base de apoio. Essa é a opinião do cientista político David Fleischer, da Universidade de Brasília. “Ela fazia comícios no Palácio do Planalto ao invés de articular a base dentro do Congresso”, diz o estudioso.
2424_Comp_INFO01
 Segundo ele, a radicalização tende a declinar. “Os movimentos sociais estão aguardando para ver como o presidente Temer administrará. A pacificação é importante porque o governo precisa aprovar medidas fundamentais como a reforma na previdência, política e trabalhista. Ele vai precisar dessa paz política, por isso está nessa busca de apoio no Congresso.” De acordo com o historiador da Universidade de São Paulo Marco Antonio Villa, o desafio do atual governo será apaziguar os ânimos, apagar o incêndio que o PT criou e dialogar com todos os setores da sociedade. “O clima de intolerância não serve à democracia.”, diz Villa. Segundo ele, o diálogo não era colocado em prática no governo Dilma. “Sabemos que a pluralidade e a divergência também fazem parte da democracia. Cabe a Temer estabelecer pontes com os diversos setores da sociedade.”
2424_Comp_CAPA03
2424_Comp_CAPA05 
Esta é a hora em que todas as partes devem buscar, se não o diálogo, o respeito e a conciliação. E a classe política tem muito a aprender com a primeira célula de convivência social, a família. Não faltam exemplos de parentes que, mesmo lutando em trincheiras ideológicas distintas, convivem em harmonia. Que o diga a advogada Joanice de Oliveira Rios, 58 anos, e o filho, o contador Eduardo Rios Garcia, 38. Os dois moram um ao lado do outro, e Garcia chega a dizer que é o “xodó” da mãe até hoje.
Apesar de se darem bem e serem amigos, quando o assunto é política os dois pensam bem diferente e chegam a debater calorosamente. “Mas depois fica tudo bem”, diz Eduardo. Joanice tem uma posição voltada à esquerda e não aprovou o impeachment. Já Eduardo defende arduamente a saída do PT do poder e deixa isso bem claro em suas opiniões, principalmente nas redes sociais. Segundo Paulo Kramer, cientista político da UnB, desde a eleição de 2014 víamos famílias brigando entre si, se desentendendo, num verdadeiro fla-flu ideológico. A sociedade está cansada disso. “A proposta do presidente interino Michel Temer de pacificação vai encontrar terreno fértil e respaldo social. É preciso entender que o confrontamento de idéias é uma coisa, o clima pré-bélico é outro. Pessoas não podem ser ameaçadas nas ruas por conta de seus posicionamento político”, diz.
2424_Comp_INFO02
Para Sônia Fleury, doutora em Ciência Política e professora da Fundação Getúlio Vargas (FGV), há muito perigo na passionalidade das discussões. “Não acho que exista uma conscientização nem uma discussão política. Há uma mobilização de raiva, ódio e revolta. Assim, o País não avança”, diz. Esse comportamento é perigoso, uma vez que sentimentos extremos podem levar a dificuldades no diálogo, um item fundamental em uma democracia saudável. Ana Maria Rossi, presidente do International Management Association Brasil (ISMA-BR), ressalta o quão prejudicial é envolver raiva e ódio em um cenário como o que estamos vivendo. “É importante que as pessoas percebam que opiniões podem não coincidir e que precisamos assegurar a liberdade de expressar posições diferentes com autocontrole.”
2424_Comp_INFO01
O casal Marília Rosa, 32 anos, e Peterson Alves, 34 anos, tenta equilibrar as desavenças no dia a dia. Morando juntos há cinco anos, chegaram à conclusão de que o melhor é evitar as discussões, pelo menos por enquanto. Alves e a família sempre tiveram um posicionamento de esquerda. Já os parentes de Marília costumam se manter no centro, com uma inclinação à direita. “Me faço de desentendida e ele faz o mesmo com a minha família”, diz Marília. “A gente até tenta não falar sobre isso, só que às vezes é inevitável.” O aposentado João Sebastião da Cruz, 68 anos, e a filha, Patrícia Cruz, 25 anos, também têm tentando manter o controle, mas com alguma dificuldade. No dia 17 de abril, quando a Câmara dos Deputados votou a favor do processo de impeachment, ele assistiu à sessão na sala, e Patrícia, para evitar o confronto, optou por ficar em seu quarto. Cruz, formado em economia, defende que o governo errou drasticamente na condução do País e que o impeachment é legítimo. Patrícia acredita que não havia argumentos suficientes para que Dilma deixasse o Planalto. Cruz foi aos protestos pró-impeachment, enquanto Patrícia foi às ruas ao lado dos movimentos pró-PT. Os embates costumam ser na mesa, na hora do almoço ou do jantar. “Discutimos bastante e, às vezes, ele me diz que tenho muito que aprender”, diz a filha.
2424_Comp_CAPA05
Para Ana Maria, conversar com calma é a melhor orientação para o bem da saúde mental e das relações interpessoais. “O mais importante é entender que a situação requer tranquilidade. A agressividade faz as pessoas perderem a razão.” Bom humor também ajuda. O empresário Carlos Manzone, 37 anos, e a estudante Camila Eneyla, 29 anos, têm posições políticas distintas. Mas conseguem lidar tão bem com as divergências ideológicas que trocaram as camisetas para o ensaio fotográfico feito para esta reportagem. Ela, pró-impeachmeant, vestiu vermelho, e o companheiro, defensor do governo petista, foi de amarelo. A pluralidade ideológica é defendida pelo cientista político Bolivar Lamounier. “Todos precisam entender que política é uma coisa, violência é outra. E que discordar no plano das ideias é normal e saudável, pois ninguém é dono da verdade.” Lamonier concorda que este é momento de apaziguar o País. “Os dois lados se desmobilizaram e se acomodaram à nova situação. E a revelação do estado assombroso das contas públicas e a boa qualidade do novo ministério também contribuem para a normalização dos ânimos.”
Para os especialistas ouvidos por ISTOÉ, o clima político será apaziguado, já que a vontade da maioria da população foi atendida e Dilma Rousseff foi afastada do cargo. O prognóstico da economia deve melhorar e, com isso, a população também se acalmará. “Os conflitos se multiplicaram em função das desigualdades e tensões sociais, principalmente por causa de inflação, desemprego e baixo crescimento do PIB. Quando esse cenário mudar, o comportamento dos brasileiros também será diferente”, afirma Gaudêncio Torquato. “Estamos vivendo um momento de radicalização, mas avanços na área da reforma política poderão colocar o País na trilha do crescimento novamente.” Por uma questão de civilidade, a regra é exercitar a compreensão e o controle. Já que grande parte dos políticos não consegue fazer isso, que o exemplo venha do povo brasileiro o exemplo.
2424_Comp_INFO02

Como administrar conflitos

Livro ensina como a mediação pode ajudar a promover o debate saudável de ideias divergentes
A atual conjuntura política somada ao discurso de incitação da raiva propagado por lideranças petistas desenhou uma atmosfera de tensão latente no País. Nesse cenário, uma solução para equilibrar os ânimos é a mediação. A autora do livro “Manual de Mediação – Teoria e Prática na Formação”, Enia Cecília Briquet, explica que intermediar uma discussão ajuda a estabilizar conflitos e, com isso, debater idéias divergentes. “As pessoas estão adotando posições muito antagônicas. Há tempos, não havia discussões como hoje”, diz a pesquisadora. “E no processo da mediação, aprende-se a prestar atenção em coisas que antes eram negligenciadas.”

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

Artistas desistem de ‘salvar’ a Amazônia

Em reportagem publicada na  Edição 211  da Revista  Oeste , Anderson Scardoelli mostra que os artistas brasileiros que, em 2022, gravaram videoclipe para alertar sobre as necessidades de preservar a Amazônia parecem ter desistido de “salvar” o bioma. Mudança que ocorre apesar do aumento dos registros dos focos de calor na região amazônica, mas que se deu diante do fato de Luiz Inácio Lula da Silva suceder a Jair Bolsonaro na Presidência da República. Leia um trecho da reportagem sobre os artistas que desistiram de “salvar” a Amazônia “Apesar do aumento das queimadas na Amazônia, o discurso por parte de organismos ambientais mudou. Durante o governo Bolsonaro, alguns desses agentes culpavam, assim como o discurso de petistas, o alegado ‘descaso’ com o bioma e o meio ambiente como um todo. Agora, nem se tenta responsabilizar o atual presidente da República e a ministra do Meio Ambiente. Para eles, as ‘mudanças climáticas’ são as reais culpadas pelo recorde dos focos de calor na região am

Sócios de empresas de ônibus ligadas ao PCC doaram para PT e o antigo DEM de SP

Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que Pandora doou R$ 75 mil para a campanha de reeleição, em 2020, do vereador Antonio Donato (PT), que hoje é deputado estadual em São Paulo. Quatro anos antes, o político já havia recebido uma doação de Jeová Santos da Silva, outro denunciado pelo MP, no valor de R$ 10 mil. Donato é um dos coordenadores de campanha do pré-candidato a prefeito Guilherme Boulos (PSOL), que conta com o apoio do PT na disputa. Em nota, o deputado afirmou que foi procurado por Pacheco antes das eleições de 2020 porque ele "queria fazer doação para um candidato de oposição". Donato declarou ainda que a "referida doação foi feita de forma legal e devidamente registrada junto à Justiça Eleitoral". Procurado novamente para explicar sobre a doação anterior de outro denunciado no caso, o deputado reafirmou que todas as doações foram devidamente declaradas e que, na época, "não tinha ciência de nenhum problema dele com a Justiça". Ou

PERIGO: Bebê de 2 anos cai de carro em movimento; VEJA VÍDEO

  Recentemente, um incidente chocante ocorreu em Cerdanya, Espanha, onde uma criança de dois anos caiu de um veículo em movimento. O evento foi capturado em vídeo e rapidamente se espalhou pelas redes sociais. Felizmente, a menina sobreviveu sem ferimentos sérios e está atualmente sob cuidados médicos. Este caso levantou questões sobre a segurança infantil em veículos, e os pais da criança estão sob investigação por supostamente não usar os dispositivos de segurança adequados. O acidente aconteceu na estrada N-260, próximo a Bellver de la Cerdaña. Um vídeo gravado por um motorista que seguia o carro mostra a menina se inclinando para fora da janela antes de cair na estrada. A mãe da criança, que estava dirigindo o carro, foi acusada de negligência grave por não garantir que sua filha estivesse devidamente acomodada em uma cadeirinha de segurança. Informações: Brasil Terra Notícias/https://terrabrasilnoticias.com/2024/04/perigo-bebe-de-2-anos-cai-de-carro-em-movimento-veja-video/ Anunci

Ex-vereadora de Taubaté, Loreny assume como deputada federal e vota a favor do retorno do DPVAT

A ex-vereadora e pré-candidata à prefeitura de Taubaté, Loreny (Solidariedade), assume o cargo de deputada federal  nesta terça-feira (9), na sessão das 16h, em Brasília. Ela assume como suplente e fica no cargo por pelo menos  quatro meses.     Loreny (Solidariedade) nem esquentou a cadeira na Câmara Federal e votou  a favor do retorno do DPVAT, o  tributo anterior havia sido deixado de ser cobrado durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e agora o projeto pretende recriar o imposto sob o nome Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT). Loreny (Solidariedade) começou bem. Informações: Google Notícias

STF proíbe abordagem policial baseada em gênero ou cor da pele

O Supremo Tribunal Federal (STF) proibiu, nesta quinta-feira (11), que abordagens policiais sejam feitas com base em “raça, sexo, orientação sexual, cor da pele, ou aparência física”. A tese fixada pelos ministros será usada em casos semelhantes em instâncias inferiores da Justiça. “A busca pessoal, independente de mandado judicial, deve estar fundada em elementos indiciários objetivos de que a pessoa esteja na posse de arma proibida, ou de objetos ou papeis que constituam corpo de delito, não sendo lícita a realização da medida com base na raça, sexo, orientação sexual, cor da pele, ou aparência física”, diz orientação da Corte. A Corte debateu a chamada “filtragem racial” ou o “perfilamento racial”. Isso significa que eles avaliaram se houve atitudes da polícia motivadas por racismo em relação ao suspeito. O JULGAMENTO O STF elaborou a tese a partir do julgamento de um homem negro que foi condenado por tráfico de drogas por portar 1,53 gramas de cocaína, em 2020, em São Paulo. Nesse

Brasil soltou 57 mil presos na saidinha de Natal, e menos de 5% não voltaram para a cadeia

  Menos de 5% dos detentos que tiveram o direito à saidinha no Natal no fim de 2023 não retornaram aos presídios no Brasil.  Levantamento realizado pela  Folha  a partir de informações das secretarias estaduais responsáveis pelo sistema penitenciário mostra que 56.924 presos tiveram o benefício concedido pela Justiça em 18 unidades da federação. Destes, 2.741 não regressaram (4,8% do total).  Oito estados (Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Mato Grasso, Paraíba, Rio Grande do Nortes e Tocantins) disseram que não concederam o direito. A Bahia não respondeu. O Pará informou que a saidinha ainda está em vigor em algumas comarcas do interior do estado. Levantamento realizado pela  Folha  a partir de informações das secretarias estaduais responsáveis pelo sistema penitenciário mostra que 56.924 presos tiveram o benefício concedido pela Justiça em 18 unidades da federação. Destes, 2.741 não regressaram (4,8% do total).  Oito estados (Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Mato Grasso, Paraíba, Rio Gra