Pular para o conteúdo principal

O que mudou na # segurança pública após ataque do PCC em 2006



Os ataques organizados pelo PCC (Primeiro Comando da Capital) contra agentes de segurança no estado de São Paulo, nos moldes do que ocorreram em maio de 2006, não devem mais se repetir. Não porque houve mudanças no sistema de segurança de São Paulo, mas porque não valeriam a pena para o PCC. Essa é a opinião de especialistas ouvidos pela reportagem sobre os dez anos dos Crimes de Maio, quando foram registradas 564 mortes no estado, entre civis e policiais.
“As condições para aquilo [os crimes de maio de 2006] continuam as mesmas, não mudaram. Poderiam acontecer, mas tenho muita convicção de que não vale a pena para o PCC. Pelo menos na condição atual, na conjuntura, acho que a avaliação deles é de que não valeria a pena. Acho que a própria avaliação daquele momento foi de que aquilo trouxe mais prejuízo do que ganhos. Tanto do ponto de vista econômico, porque evidentemente atraiu uma repressão maior, e também do ponto de vista da reação da resposta absolutamente violenta que foi dada pela Polícia Militar de São Paulo”, avalia Camila Nunes Dias, socióloga e professora da Universidade Federal do ABC, pesquisadora e colaboradora do Núcleo de Estudos de Violência da USP e autora do livro PCC - Hegemonia Nas Prisões e Monopólio da Violência.
O procurador de Justiça Criminal Márcio Sérgio Christino, membro do Conselho Superior do Ministério Público, também compartilha da mesma opinião. Para ele, a organização criminosa sofreu grandes perdas com ataques de 2006.
“Ninguém teve qualquer tipo de ganho ou lucro com os ataques. Na verdade, os ataques deram prejuízos para o crime. A ação foi planejada e executada com uma estratégia muito diferente da utilizada para a prática de crimes comuns, foi utilizada com perfil quase semelhante, no meu entender, a um perfil mais ligado ao terrorismo do que propriamente ao crime organizado, embora as duas coisas não se excluam. Quem teve prejuízo? Quem sofreu prejuízo econômico? As próprias organizações [criminosas]”, disse.
Já o ouvidor da Polícia do Estado de São Paulo, Julio Cesar Fernandes Neves, acredita ser difícil descartar novos ataques. “Difícil responder de maneira conclusiva, mas a possibilidade sempre existiu. O que ninguém imaginava aconteceu naquela semana. Foi uma semana estrondosa na cidade de São Paulo, ninguém podia sair na rua, incêndio em ônibus, bancos e escolas fechadas, universidade fechada, enfim, virou um caos a cidade e onde o temor predominava. Ninguém saia na rua. Aquilo lá [os ataques de 2006] demonstrou que a possibilidade existe. Mas esperamos que aquilo lá não venha a se repetir”, disse.
Mudança de estratégia
Para a pesquisadora Camila Dias, desde os ataques de 2006, o PCC passou a agir de forma diferente no estado, embora continue presente e atuante dentro das prisões paulistas. A nova estratégia apareceu em 2012 e consistiu em ataques pontuais e dispersos e não mais na promoção de rebeliões em presídios ou de ações concentradas contra agentes de segurança em um curto período de tempo, como as de 10 anos atrás.
“Em 2006, foi uma concentração de ataques a forças de segurança que, simbolicamente, ficava muito evidente que aquilo ali tinha uma origem, foi algo determinado pelo próprio PCC. Em 2012, foram ataques pontuais, dispersos e fragmentados a policiais e que não deixavam claro se eram de fato execuções a mando do PCC ou se eram latrocínios comuns”, disse, explicando que com esse método a organização criminosa evita uma forte reação policial, pois os ataques são descentralizados.
Em relação à atuação das forças de segurança pública, a pesquisadora observa que praticamente não ocorreram mudanças desde os ataques de 2006. Para Camila Dias, o as políticas públicas de enfrentamento á criminalidade permanecem baseadas em aumentar o número de policiais e no policiamento ostensivo.
“Não mudou nada em termos de políticas públicas. As práticas do estado continuam iguais. O que acho que mudou entre PCC e o estado é que a cúpula do PCC não está no regime disciplinar diferenciado [RDD, regime de isolamento de 22 horas por dia], mas na Penitenciária de Venceslau II, com regime de disciplina um pouco mais rígida em comparação a outras, mas onde tem visitas íntimas e eles jogam futebol. Acho que isso é fundamental para entender que há um equilíbrio, para entender porque não tem mais rebelião”, disse.
Para a pesquisadora, as rebeliões pararam em decorrência de uma relação “de equilíbrio” nas unidades prisionais. “São Paulo é um estado que não tem condições econômicas de viabilizar o encarceramento se não contasse com uma instância dentro das prisões que garante a ordem ali dentro. É o PCC que garante a ordem nas prisões. Você tem uma relação do PCC com o estado que tem duas faces: uma face é a da oposição, do enfrentamento. Mas, por outro lado, entendo que há uma outra face dessa relação, que eu chamo de simbiótica, porque, se o estado encarcera mais, isso vai fortalecer o PCC. E para o estado poder continuar encarcerando, sem precisar investir na infraestrutura e contratar funcionários, é necessário que haja uma instância de ordenamento ali dentro”, disse Camila Dias.
Outro lado
Por meio de nota, a Secretaria da Administração Penitenciária disse repudiar “veementemente toda e qualquer colocação de que facções criminosas tenham influência nos presídios paulistas”. Segundo a secretaria, “o combate ao crime, organizado ou não, é realizado diuturnamente pelas forças de segurança do Estado de São Paulo em parceria com o poder Judiciário e o Ministério Público”.
“A SAP lamenta que as ilações de supostos especialistas, que desconhecem a realidade do sistema prisional paulista, sejam repetidas à exaustão sem qualquer análise ou comprovação com o objetivo de denegrir o trabalho das forças de segurança do estado”, disse a secretaria em resposta à Agência Brasil. “A pasta investe continuamente na modernização e ampliação da infraestrutura de segurança do sistema prisional paulista, que hoje já dispõe de bloqueadores de celulares, scanners corporais, monitoramento por câmeras, portas automáticas de celas, equipamentos de raio-x e detectores de metal de alta sensibilidade que ajudam a coibir a entrada de materiais ilícitos”.



Boina de militar morto pela facção em 2006      
                                                                                                                                                    Segundo a secretaria, o estado é o único do país a contar com uma unidade prisional de Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), em Presidente Bernardes, desde 2002. “Em São Paulo, qualquer preso identificado com elevado potencial de risco à sociedade é isolado em unidades penais com regime disciplinar mais rigoroso. Todas essas medidas, aliadas ao trabalho dos agentes penitenciários, permitem que a SAP opere suas unidades dentro dos padrões de segurança estabelecidos, inclusive sem qualquer registro de motim, rebelião ou fugas ao longo dos últimos anos”. A secretaria não informou quantos membros do PCC estão presos sob o regime diferenciado.
A secretaria informou que a segurança de todas as unidades penitenciárias foi reforçada com o aumento no número de agentes penitenciários e a criação de um Grupo de Intervenção Rápida, formado por agentes treinados em artes marciais e em técnicas de imobilização para atuarem na contenção de tumultos ou distúrbios.
Em todo o estado, existem 164 unidades prisionais, com 230.827 presos.


fonte: http://www.ovale.com.br/ataques-de-2006-n-o-se-repetem-porque-pcc-n-o-quer-dizem-especialistas-1.682046

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

DORIA NÃO MENTE

Brasil registra um acidente de trabaho a cada 51 segundos

  Um acidente de trabalho é registrado a cada 51 segundos no Brasil, de acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Esse número coloca o Brasil no topo da lista de países mais perigosos para os trabalhadores, ficando atrás apenas de China, Índia e Indonésia. Só em 2022, o país registrou 612,9 mil acidentes, que causaram 2.538 mortes, um aumento de 22% em relação a 2021. De acordo com o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (SINAIT), Bob Machado, o aumento no número de acidentes laborais é um reflexo da atual situação da inspeção do trabalho no País. “O Brasil conta, hoje, com o menor contingente de auditores-fiscais do trabalho (AFTs) dos últimos 30 anos, operando com uma quantidade de profissionais bem abaixo da ideal. Isso dificulta muito o trabalho de fiscalização nas empresas e abre brechas para que mais acidentes aconteçam”, disse. Dados da OIT e do Ministério Público do Trabalho (MPT) mostram que as principais causas de acidentes

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

Rancho D´Ajuda

Feliz Natal! Canadauence.com

O estapafúrdio contrato “ultraconfidencial” entre o Butantan e a Sinovac, que não especifica valor entre as partes

  O contrato que o Instituto Butantan, dirigido por Dimas Tadeu Covas, que diz não ter relação de parentesco com Bruno Covas, prefeito de São Paulo, e o gigante laboratório chinês Sinovac, acreditem, não determina quantidade e valor unitário da vacina. A grosso modo, o contrato beneficia apenas um lado no acordo: o chinês. As cláusulas do contrato, anunciadas, em junho, como “históricas” pelo governador de São Paulo, João Dória, revelam outras prioridades que, obviamente, não tem nada a ver com a saúde da população do Brasil, como o tucano chegou a afirmar para o presidente Jair Bolsonaro, quando fazia pressão para o chefe do executivo liberar a vacina no país. A descoberta ocorre na semana em que os testes com a vacina foram suspensos devido ao falecimento de uma voluntária, cujo motivo da morte – sequer – foi informado pelo Butantan à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que é o órgão de proteção à saúde da população por intermédio de controle sanitário da produção e co