Pular para o conteúdo principal

Luta pela vida: "Corrida é minha válvula de escape contra o câncer, corro e volto mais forte"

Ivonete Gomes durante uma corrida de montanha
Ivonete Gomes durante uma corrida de montanha- (Arquivo pessoal)
Ivonete descobriu um câncer no fígado no final de 2007 e em seguida começou o tratamento com quimioterapia. No começo, a depressão a pegou. "Descobrir foi a pior fase da minha vida. O câncer tem um rótulo muito pesado. Meu filho tinha 19 anos e minha filha 12 e entrei em desespero porque só pensava o que seria da vida deles. Fiquei em depressão por três meses, só queria deitar e dormir", lembra. 
Primeira mudança: os filhos
O primeiro passo para mudar o quadro foi um choque. Ela conta que estava chorando quando o filho chegou, passou por ela e se trancou no quarto. Ivonete foi atrás do adolescente e o escutou soluçando de tanto chorar. "Ele me perguntou se eu iria morrer agora e disse que não tinha como responder. Mas queria que ele vivesse a vida dele e não ficar doente comigo. Naquele dia, chorei tudo o que tinha que chorar e mudei. Decidi lutar pelos meus filhos". 

Ivonete com o marido e os filhos
Arquivo pessoal
Ivonete com o marido e os filhos


Avanço da doença
O câncer de Ivonete, mesmo com o tratamento, avançou. Hoje, ela tem quatro metástases, além de ter levado um grande susto em 2012. "O tumor do fígado se alastrou de vez e tomou conta. Não dava tempo de esperar o transplante. Evoluiu em um mês o que não tinha evoluído em um ano", explica. Ivonete passou por uma cirurgia e retirou 85% do órgão. 
Segunda mudança: a corrida
A manicure passou pela cirurgia no fígado em novembro de 2012 e em setembro de 2013, fez o que seu médico disse ser uma loucura: uma corrida de rua. Paulo Sérgio, marido de Ivonete, é atleta amador e teria uma prova em Santo André, cidade do ABC Paulista. "Não tinha noção do que eram 5k, mas fui de pipoca [quando o corredor de rua faz a prova sem número de inscrição, apenas ao lado dos demais competidores]. Fiz em 39 minutos e terminei muito bem". 
"Fui, corri e só depois contei para meu médico", revela. Ela levou uma bela bronca do oncologista, mas continou correndo e o avisava depois. "Depois, conversando com ele, ele me disse: 'Vai louca. Só não esqueça que é corpo doente e que tem um limite que você precisa respeitar". Ivonete afirma que sabe desse limite e que, apesar dos benefícios que sente com as corridas, só vai se estiver se sentindo bem. 
"A corrida é minha válvula de escape contra o câncer. Corro e volto mais forte", diz. 
Atividade física e o câncer
Ivonete sabe que se arriscou ao fazer um esporte que exigia bastante em uma fase na qual estava debilitada pelo tratamento de quimioterapia. Mas se feita com moderação e com supervisão adequada, a atividade física é muito bem-vinda na prevenção, no tratamento e depois do câncer. 
"Os primeiros estudos falavam em risco de câncer, que a atividade física regular tem o poder de prevenir diversos tumores. A atividade, provavelmente, está dentro de um contexto mais amplo, que inclui também uma alimentação saudável e um balanço geral", afirma Samuel Aguiar Junior, cirurgião oncológico e diretor de Tumores Colorretais do A.C.Camargo.
"E depois que eu tenho diagnóstico, se mudar meu estilo de vida, vou ter algum benefício com isso? Isso também já tem se mostrado como verdadeiro", continua o médico. Ele diz que a resposta biológica ainda não é concreta, mas que existe uma melhora nos pacientes. 
Bem-estar é um ótimo remédio

Ivonete Gomes
Arquivo pessoal
Ivonete Gomes

Ivonete diz que não abre exames e nem procura saber sobre a doença na internet. Ela não sabe dizer se a corrida ajudou ou não nos tumores em si, mas diz se sentir muito melhor agora. E isso é fundamental para um paciente. Se não mudou o quadro clínico, a corrida pelo menos melhorou o humor de Ivonete. 
"O corpo diz que você está doente, que você não pode fazer nada. Mas o cérebro diz que pode. E lá [na corrida ou nas atividades físicas], você vê que é capaz. Você tem força para se levantar e continuar. Antes, eu não saía da cama. Hoje, vou para qualquer lugar, faço qualquer coisa", fala a manicure, que também faz academia e aulas de zumba. 
"A atividade física aumenta a sensação de bem-estar. E tem uma explicação biológica por causa da liberação de endorfina, hormônio que traz essa sensação de bem-estar. E é óbvio que, se você se sente melhor, você encara melhor o tratamento. Os efeitos adversos tem um impacto minimizado porque você está em uma atividade que libera hormônios que te fazem se sentir melhor", detalha o médico do A.C.Carmargo.
Samuel ainda lembra que a atividade física é importante depois de o paciente ter alta. Segundo o cirurgião, o risco de recidiva [volta da doença] é menor em quem pratica exercícios. 
Quais atividades?
Para quem está em tratamento, é preciso ter cuidado com as atividades físicas. "Não pode se expor a atividades que possam causar algum dano, como um corte, porque pode ter uma infecção mais grave em uma fase que está com a imunidade debilitada", comenta Samuel. "Ficar parado, o sedentarismo, não é bom em nenhuma fase. Recomendamos que os pacientes caminhem e façam atividade física regular, claro, adaptada àquela situação", completa
Entretanto, cada caso é diferente do outro e cada paciente deve ser tratado de uma maneira. "A melhor pessoa que pode julgar até onde ir com essa atividade é o seu médico", diz o especialista.
Para quem já faz atividade, o quadro pode ser diferente. "Se é, por exemplo, uma nadadora profissional, ela vai continuar nadando, mas em um ritmo menos forte durante o tratamento. Se for amador, pode continuar fazendo sua atividade. E claro, tudo depende dos efeitos da quimioteria no paciente. Se ele estiver bem, não teria nenhum problema em seguir com a rotina. A paciente tem prazer em ir para academia, não posso privar isso dela. A paciente pode ficar deprimida e isso, sim, pode interferir no tratamento", explica Evandro Fallacci Mateus, mastologista e oncoplástico da Clínica da Mulher do Hospital 9 de Julho. 
Evandro ainda ressalta que, se o paciente for sedentário, deve começar com atividades bem leves. 
E a nossa corredora?
Ivonete segue na luta contra o câncer e, depois de ter superado a fase inicial de depressão, tenta encarar a vida sempre com sorriso no rosto. "Não deixo de sair e fazer as minhas coisas. Se ficar em casa, não vou ter dor também? Então fico com dor vendo vitrine, gente bonita no shopping ou em uma balada", diverte-se. 
Ela tem um acordo com o marido: ganha dele uma inscrição por mês para correr. Pode ser corrida de rua ou uma outra paixão, ainda mais exigente: a corrida de montanha. 
"É lógico que tenho medo. O tumor [uma das metástases] está pressionando a minha arcada dentária e corro o risco de perder a visão. Mas eu vou ficar em casa esperando morrer? Vou correr, vou para o shopping, vou curtir a minha família. É difícil, mas não é impossível. Paciente com câncer não vive o amanhã, vive o hoje. E eu vivo o hoje com um sorriso no rosto". 

Ivonete Gomes
Arquivo pessoal
Ivonete Gomes




Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

Brasil registra um acidente de trabaho a cada 51 segundos

  Um acidente de trabalho é registrado a cada 51 segundos no Brasil, de acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Esse número coloca o Brasil no topo da lista de países mais perigosos para os trabalhadores, ficando atrás apenas de China, Índia e Indonésia. Só em 2022, o país registrou 612,9 mil acidentes, que causaram 2.538 mortes, um aumento de 22% em relação a 2021. De acordo com o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (SINAIT), Bob Machado, o aumento no número de acidentes laborais é um reflexo da atual situação da inspeção do trabalho no País. “O Brasil conta, hoje, com o menor contingente de auditores-fiscais do trabalho (AFTs) dos últimos 30 anos, operando com uma quantidade de profissionais bem abaixo da ideal. Isso dificulta muito o trabalho de fiscalização nas empresas e abre brechas para que mais acidentes aconteçam”, disse. Dados da OIT e do Ministério Público do Trabalho (MPT) mostram que as principais causas de acidentes

Placa Mercosul deve mudar mais uma vez para exibir cidade e estado

  A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou, nesta terça-feira (16), o  Projeto de Lei  3.214/2023, que  defende que placas de veículos voltem a exibir o estado e o município de registro no Brasil . Agora, a proposta seguirá para votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O autor do PL é o senador Esperidião Amin (PP-SC). De acordo com o relator,  informações como estado e município podem facilitar a identificação de um veículo em situações irregulares por parte das autoridades de trânsito . "As polícias rodoviárias, agentes de tráfego e outros órgãos de fiscalização dependem dessa informação para realizar seu trabalho de forma eficiente e precisa", afirma Amin. O autor do PL é o senador Esperidião Amin (PP-SC). De acordo com o relator,  informações como estado e município podem facilitar a identificação de um veículo em situações irregulares por parte das autoridades de trânsito . "As polícias rodoviárias, agentes de tráfego e outros órgãos de fiscalizaç

DORIA NÃO MENTE

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

Rancho D´Ajuda

Feliz Natal! Canadauence.com