Pular para o conteúdo principal

Menor de 10 anos é morto com tiro na cabeça após roubar carro e atirar na PM

Segundo a polícia, menores roubaram carro e trocaram tiros durante perseguição (Foto: TV Globo/Reprodução)

O SPTV obteve imagens de câmeras de segurança que mostram a perseguição da polícia contra o carro que teria sido furtado por dois menores na Vila Andrade, Zona Sul de São Paulo. O menor de dez anos foi morto com um tiro na cabeça. Ele estaria dirigindo o veículo, segundo a polícia. Outro menor, de 11 anos, foi apreendido. Uma das viaturas pega a contramão. Outra câmera mostra o que aconteceu no final. O corra avança sobre um policial e depois para. Outros PMs se aproximam e cercam o veículo que solta muita fumaça. A movimentação continua por um bom tempo na avenida.
Ainda durante a fuga, a polícia disse que teve tiroteio e que o menino atirou primeiro. Nas imagens não é possível ver. Durante a perseguição, policiais disseram que o carro ainda bateu em um ônibus e em um caminhão.
Assista o vídeo
Segundo o boletim de ocorrência os dois menores tinham tentado roubar um condomínio que fica a 300 metros do local.
Os meninos teriam subido em uma mureta e pulado o muro. Eles seguiram direto para o elevador social, passaram em alguns andares para ver se tinha alguma porta aberta. Uma moradora entrou no elevador e estranhou a atitude do menor. Os meninos disseram que moravam no segundo andar.
A moradora foi até a portaria para checar. Os meninos já estavam na garagem onde viram um carro com o vidro aberto e a chave no contato. Eles entraram e subiram a rampa. O porteiro abriu porque achou que fosse um morador. Foi aí que começou a fuga.
Mãe chora a morte
A mãe do menino de 10 anos chorou ao chegar ao Instituto Médico Legal para reconhecer o corpo do menor morto pela Polícia Militar com um tiro na cabeça em um suposto confronto
"Meu Deus, o menino queria cantar, o negócio dele era cantar. Ele só queria atenção meu Deus, por que fizeram isso com ele, moço, me ajuda. Me ajuda pelo amor de Deus, gente. Ajuda eu moço, pelo amor de Deus, põe esses polícia na cadeia, me ajuda. ô gente, pelo amor de Deus, meu filho só tem 10 aninhos", disse Cintia Ferreira Francelino.
A mãe diz que o menor morava com a avó. Moradores afirmaram que ele morava com uma tia. "Fiquei uns tempos viajando, ele ficava com a avó dele. Daí ele ficava na rua. Ele não sabia nem dirigir, ele tem 10 anos, não tem como saber dirigir", disse a mãe.
Na noite desta quinta-feira (2), o menino foi baleado e morreu. Ele era suspeito de invadir um condomínio e furar um carro. Um outro menino de 11 anos que estava dentro do veículo foi detido por suspeita de participar do furto e do tiroteio. De acordo com o Bom Dia São Paulo, uma arma calibre 38 foi apreendida.
Vídeo de câmeras de segurança obtido pelo SPTV mostram a perseguição policial a um carro roubado. O carro perde o controle e os policiais abordam os ocupantes.
Morte chocou comunidade
Os moradores do Morro do Piolho, na Zona Sul de São Paulo, disseram ao G1 que o menor não andava armado. No boletim de ocorrência foi registrado "homícidio decorrente de oposição à intervenção militar".
“Eles não tinham dinheiro nem para comer, como iam comprar uma arma?”, questiona um morador, que prefere não se identificar.
Segundo os moradores, o menino morava com uma tia. Procurada pela reportagem, a tia não quis dar entrevista porque disse que estava muito abalada. A família forneceu uma foto do menino.
Boletim de ocorrência registrou a morte como homício decorrente de oposição à intervenção policial (Foto: Kleber Tomaz/G1)Boletim de ocorrência registrou a morte como homício decorrente de oposição à intervenção policial (Foto: Kleber Tomaz/G1)
Vizinhos relatam que o menino engraxava sapatos para ganhar dinheiro. Um menino que engraxava junto com ele conta que eles trabalhavam em lugares como o Aeroporto de Congonhas e na Avenida Luís Carlos Berrini. "Ele era um menino da hora, jogava bola com nós, nunca ia fazer isso”.
O menino gostava de soltar pipa e jogar vídeo game em uma lan house. "Era um moleque calmo, brincalhão. Era uma boa pessoa. Nunca foi envolvido com crime. Morava com a tia dele", disse o mecânico Roberto Pereira dos Santos.
Segundo os moradores, nesta quinta-feira o menino estava brincando com uma fogueira. Depois, um vizinho lhe deu comida. "Ele foi na minha casa ontem, dei um prato de comida para ele. Em nenhum momento ele falou que iria roubar. Dei até um conselho: 'Se cuida, mano'", disse o vizinho.
Na comunidade, os relatos contam que ele era conhecido por cometer furtos com outra criança fora da comunidade. Em condomínios, furtavam objetos que estavam a vista, como bicicletas. Mas os moradores insistem que ele não era violento.
"Como é que uma criança de dez anos pula um muro de condomínio e sai com um carro de luxo? Como uma criança de dez anos vai trocar tiros com a polícia. Ele não tinha arma. Nem arma de brinquedo", diz uma amiga da vítima.
"Ele não sabe mexer em arma. Ele é uma criança que sempre foi atrás dos objetivos dele. Trabalho toda criança dá. O que fizeram foi uma fatalidade", afirmou uma vizinha.
Suposto confronto
Segundo o Bom Dia SP, a versão dos policiais militares para o explicar o que aconteceu é a de que eles estavam patrulhando a Rua José Ramon Urtiza, na Vila Andrade, por volta das 19h, quando viram um veículo furtado ocupado por duas pessoas.
De acordo com os policias, durante o acompanhamento da viatura da PM ao carro furtado, um dos garotos que conduzia o veículo perdeu o controle e bateu em um ônibus.
Em seguida, os policiais disseram que foram recebidos a tiros pelos menores quando iam fazer a abordagem ao carro roubado. No revide, o garoto de 10 anos foi atingido e morreu.
O menino de 11 anos acabou detido e apreendido. Segundo a polícia, ele portava uma arma.
O caso seria registrado no 89º Distrito Policial, no Portal do Morumbi, mas acabou levado para o Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) pelo fato de envolver policiais.
Segundo policiais civis ouvidos pelo Bom Dia São Paulo, o garoto de 11 anos confessou que ele e o comparsa se conheciam e pretendiam assaltar um edifício, mas desistiram após verem um carro com o vidro aberto. Então decidiram furtar o automóvel.
A polícia também informou que o menino admitiu que ele e o colega atiraram contra os policiais.
Como é menor de idade, o menino de 11 anos acabou liberado do DHPP na companhia da mãe. A idade mínima de internação na Fundação Casa é de 12 anos. A Fundação aplica medidas socioeducativas para menores infratores.
Sem gravar entrevista, a mãe deste outro menino disse à equipe de reportagem que não consegue controlar o filho. A mulher já teria passagem pela polícia. O pai do garoto está preso. O dono do veículo furtado foi localizado pela polícia.

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

Brasil registra um acidente de trabaho a cada 51 segundos

  Um acidente de trabalho é registrado a cada 51 segundos no Brasil, de acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Esse número coloca o Brasil no topo da lista de países mais perigosos para os trabalhadores, ficando atrás apenas de China, Índia e Indonésia. Só em 2022, o país registrou 612,9 mil acidentes, que causaram 2.538 mortes, um aumento de 22% em relação a 2021. De acordo com o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (SINAIT), Bob Machado, o aumento no número de acidentes laborais é um reflexo da atual situação da inspeção do trabalho no País. “O Brasil conta, hoje, com o menor contingente de auditores-fiscais do trabalho (AFTs) dos últimos 30 anos, operando com uma quantidade de profissionais bem abaixo da ideal. Isso dificulta muito o trabalho de fiscalização nas empresas e abre brechas para que mais acidentes aconteçam”, disse. Dados da OIT e do Ministério Público do Trabalho (MPT) mostram que as principais causas de acidentes

Placa Mercosul deve mudar mais uma vez para exibir cidade e estado

  A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou, nesta terça-feira (16), o  Projeto de Lei  3.214/2023, que  defende que placas de veículos voltem a exibir o estado e o município de registro no Brasil . Agora, a proposta seguirá para votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O autor do PL é o senador Esperidião Amin (PP-SC). De acordo com o relator,  informações como estado e município podem facilitar a identificação de um veículo em situações irregulares por parte das autoridades de trânsito . "As polícias rodoviárias, agentes de tráfego e outros órgãos de fiscalização dependem dessa informação para realizar seu trabalho de forma eficiente e precisa", afirma Amin. O autor do PL é o senador Esperidião Amin (PP-SC). De acordo com o relator,  informações como estado e município podem facilitar a identificação de um veículo em situações irregulares por parte das autoridades de trânsito . "As polícias rodoviárias, agentes de tráfego e outros órgãos de fiscalizaç

DORIA NÃO MENTE

Rancho D´Ajuda

Feliz Natal! Canadauence.com

O estapafúrdio contrato “ultraconfidencial” entre o Butantan e a Sinovac, que não especifica valor entre as partes

  O contrato que o Instituto Butantan, dirigido por Dimas Tadeu Covas, que diz não ter relação de parentesco com Bruno Covas, prefeito de São Paulo, e o gigante laboratório chinês Sinovac, acreditem, não determina quantidade e valor unitário da vacina. A grosso modo, o contrato beneficia apenas um lado no acordo: o chinês. As cláusulas do contrato, anunciadas, em junho, como “históricas” pelo governador de São Paulo, João Dória, revelam outras prioridades que, obviamente, não tem nada a ver com a saúde da população do Brasil, como o tucano chegou a afirmar para o presidente Jair Bolsonaro, quando fazia pressão para o chefe do executivo liberar a vacina no país. A descoberta ocorre na semana em que os testes com a vacina foram suspensos devido ao falecimento de uma voluntária, cujo motivo da morte – sequer – foi informado pelo Butantan à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que é o órgão de proteção à saúde da população por intermédio de controle sanitário da produção e co