Pular para o conteúdo principal

Professor de TI Eduardo Endo revela como está hoje o mercado de Tecnologia da Informação

Quem está atuando, na faculdade, indo para o vestibular ou simplesmente é autodidata na área pode comemorar: o mercado brasileiro de Tecnologia da Informação (TI) registrou um crescimento de 9,2% em 2015, contra os 5,6% da média global. Os dados são da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), que cita ainda que o país lidera o ranking de investimentos na América Latina.
Para entender melhor o panorama do mercado e o tipo de profissional de TI que mais deve se dar bem hoje em dia no país, o TecMundo conversou com o diretor acadêmico dos cursos de MBA da Fiap, Eduardo Endo. Veja a seguir o nosso papo e anote as dicas para sair em disparada em busca de um futuro na área.
TecMundo: Por que o Brasil está com números tão positivos na área de TI?
Publicidade
Eduardo Endo: A previsão é de crescimento, mas ele é menor do que havia sido registrado no ano passado, então não podemos nos empolgar. Mas é fato que ainda existe uma grande onda de investimento de tecnologia no Brasil nas empresas e até mesmo iniciativas de startups que acabam impulsionando essa onda de criar soluções de tecnologia. Além disso, trazendo um contraponto, a perspectiva de crescimento de vendas de smartphones não vai ter nenhum crescimento neste ano, vai ficar estagnada, enquanto o mercado de TI vai crescer, mesmo que não tão acelerado.
Os profissionais de TI tem uma característica mundialmente falando de serem profissionais com pouca competência de comunicação, sendo bem mais técnicos do que de relacionamento. Só que o brasileiro, talvez muito por conta da cultura latina, tem por si essa competência de relacionamento, de presença nas apresentações, que atrai muito no mercado. Isso vale para todas as áreas, mas no TI vale bastante. Ela cria um contraponto.
O que as empresas procuram nos perfis dos profissionais?
Hoje o perfil técnico procurado envolve bastante o big data, uma área da tecnologia que vem mais que crescendo, é um campo a ser muito explorado em todas as áreas. Além disso, profissionais da área de aplicativos mobile, para smartphones e tablets, são bastante requisitados não só pelas grandes corporações, mas também pelas agências. Muitas startups estão crescendo aqui no Brasil e tem um viés com pessoas de muitas ideias e modelos de negócios. Aí muitas acabam caindo num aplicativo.
O campo de segurança da informação é um assunto que cada vez mais está em alta. Veja que até o Mark Zuckerberg teve recentemente o próprio perfil hackeado. E tem ainda o arquiteto de tecnologia corporativo, que conhece de negócios e trabalha ajudar a empresa a decolar, conhece bastante do mercado. Em todas as áreas, o mercado necessita de profissionais gabaritados e há uma dificuldade enorme para achar. Se você quer ter um bom salário e bastante procura, essas áreas são as de investimento.
Até Zuckerberg foi vítima da falta de segurança.
Qual a forma de se mostrar para essas empresas?
Existem vários modelos tradicionais, como cursos de curta duração. Hoje no desenvolvimento existem muitos cursos online, plataformas onde você pode aprender. O conhecimento hoje, na minha opinião, está disponível para todo mundo, está aberto na internet. Então qual a diferença? É a certificação. Dado que o conhecimento é para todos, o mercado usa isso como diferencial na concorrência.
Para a empresa te chamar, a certificação abre portas, mas já na empresa, qual a capacidade das competências das peso que não estão relacionadas às competências técnicas? O que faz diferença é relacionado com gestão, administração, visão muito maior sobre como funciona a empresa. E dever da faculdade de fomentar esse networking com disciplinas.
O profissional do TI deve ser encorajado a empreender?
Hoje o que as empresas procuram são profissionais dando ideias, buscando invocações no mercado e fazendo parte cada vez mais do dia a dia da empresa. Acabou esse negócio de o gerente ou diretor ter sempre a verdade absoluta. A gente espera cada vez mais que o colaborar tenha esse conceito de empreendedorismo para dar ideias factíveis a serem implementadas.
E eu tenho observado cada vez mais dos nossos alunos essa vontade de empreender e ter seu negócio próprio. Muitas vezes, a pessoa já tem o conhecimento da tecnologia, ou seja, conseguiria implementar muita coisa por ter a faca e o queijo na mão, e só o que falta são as ideias, essa parte empresarial.
O mundo de serviços vai se sobressair e ele está cada vez mais relacionado com a tecnologia
O mercado hoje está bom no Brasil, mas essa tendência é a futura também?
Várias grandes empresas ainda têm diversas iniciativas relacionadas e o público agora quer soluções automatizadas de tecnologia. Agora você vê a geração Y ficando velha e tendo filhos e responsabilidades. A que está chegando agora ao mercado não gosta de contato, ficar ligando para o banco e por aí vai. Coisas como o NuBank, que são mais tecnológicas e informatizadas, fazem sucesso porque a geração não gosta dessa relação de falar — e eles estão começando a mostrar o poder de compra. A tendência então é o serviço que se adeque às novas gerações. Nos próximos dez anos, não tem corretor de seguros vendendo seguros, você vai fazer isso pela internet. O mundo de serviços vai se sobressair e ele está cada vez mais relacionado com a tecnologia.

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

Brasil registra um acidente de trabaho a cada 51 segundos

  Um acidente de trabalho é registrado a cada 51 segundos no Brasil, de acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Esse número coloca o Brasil no topo da lista de países mais perigosos para os trabalhadores, ficando atrás apenas de China, Índia e Indonésia. Só em 2022, o país registrou 612,9 mil acidentes, que causaram 2.538 mortes, um aumento de 22% em relação a 2021. De acordo com o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (SINAIT), Bob Machado, o aumento no número de acidentes laborais é um reflexo da atual situação da inspeção do trabalho no País. “O Brasil conta, hoje, com o menor contingente de auditores-fiscais do trabalho (AFTs) dos últimos 30 anos, operando com uma quantidade de profissionais bem abaixo da ideal. Isso dificulta muito o trabalho de fiscalização nas empresas e abre brechas para que mais acidentes aconteçam”, disse. Dados da OIT e do Ministério Público do Trabalho (MPT) mostram que as principais causas de acidentes

Placa Mercosul deve mudar mais uma vez para exibir cidade e estado

  A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou, nesta terça-feira (16), o  Projeto de Lei  3.214/2023, que  defende que placas de veículos voltem a exibir o estado e o município de registro no Brasil . Agora, a proposta seguirá para votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O autor do PL é o senador Esperidião Amin (PP-SC). De acordo com o relator,  informações como estado e município podem facilitar a identificação de um veículo em situações irregulares por parte das autoridades de trânsito . "As polícias rodoviárias, agentes de tráfego e outros órgãos de fiscalização dependem dessa informação para realizar seu trabalho de forma eficiente e precisa", afirma Amin. O autor do PL é o senador Esperidião Amin (PP-SC). De acordo com o relator,  informações como estado e município podem facilitar a identificação de um veículo em situações irregulares por parte das autoridades de trânsito . "As polícias rodoviárias, agentes de tráfego e outros órgãos de fiscalizaç

DORIA NÃO MENTE

Rancho D´Ajuda

Feliz Natal! Canadauence.com

O estapafúrdio contrato “ultraconfidencial” entre o Butantan e a Sinovac, que não especifica valor entre as partes

  O contrato que o Instituto Butantan, dirigido por Dimas Tadeu Covas, que diz não ter relação de parentesco com Bruno Covas, prefeito de São Paulo, e o gigante laboratório chinês Sinovac, acreditem, não determina quantidade e valor unitário da vacina. A grosso modo, o contrato beneficia apenas um lado no acordo: o chinês. As cláusulas do contrato, anunciadas, em junho, como “históricas” pelo governador de São Paulo, João Dória, revelam outras prioridades que, obviamente, não tem nada a ver com a saúde da população do Brasil, como o tucano chegou a afirmar para o presidente Jair Bolsonaro, quando fazia pressão para o chefe do executivo liberar a vacina no país. A descoberta ocorre na semana em que os testes com a vacina foram suspensos devido ao falecimento de uma voluntária, cujo motivo da morte – sequer – foi informado pelo Butantan à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que é o órgão de proteção à saúde da população por intermédio de controle sanitário da produção e co