Pular para o conteúdo principal

Como testar e avaliar o som de seu carro

Lexus

No universo automotivo, existem pessoas que parecem se importar mais com o sistema de som a bordo do que com o próprio carro. Você não precisa chegar a tal extremo, mas pode - e deve - saber como identificar um projeto de boa qualidade. A Harman, uma das fabricantes mais renomadas desse setor, detentora de marcas como Harman Kardom, Bang & Olufsen, Bowers and Wilkins e JBL, recentemente publicou um guia passo a passo sobre como fazer uma avaliação criteriosa utilizando apenas uma ferramenta: seu ouvido.

Harman

Segundo o engenheiro-chefe de acústica Arndt Hensgens, o interior de um carro é um dos ambientes mais difíceis para se alcançar uma grande qualidade sonora. Materiais como plástico, tecido, couro e vidro absorvem e refletem as ondas sonoras em proporções diferentes. Outro porém é o desenho da cabine, que difere de modelo para modelo e aumenta ainda mais a complexidade para se atingir o nível de sonoridade desejado.

Harman

Os testes para avaliar a qualidade dos sistemas Harman instalados nos Audi, BMW e Volvo (entre muitas outras) são feitos por profissionais chamados de "Golden Ears". Eles incluem variáveis no número de passageiros a bordo, velocidade, tipo de superfície percorrida e tipo de motorização. Também devem ser levados em conta os estilos de música que os clientes de cada modelo tendem a gostar mais.


Antes da audição
Primeiro, redefina os controles de áudio (graves, agudos, balanço, fade) para ‘0’ ou normal. Crie uma playlist com arquivos em alta definição de áudio (no caso de arquivos em MP3, que sejam com 320 kpps) para ser reproduzida no dispositivo de sua preferência (iPod, smartphone, pen drive ou mesmo num CD). A escolha das músicas pode seguir seu gosto pessoal, mas é recomendado que ela seja eclética, abrangendo estilos musicais diversos, e com gravações que permitam distinguir instrumentos com clareza.
Os "Golden Ears" da Harman possuem seu próprio Top 5 de músicas ideais para a tarefa. Confira clicando nos links:
Agora é hora de analisar o que está sendo ouvido. Para isso, vamos dividir a audição em quatro partes:
1 – Resposta dos graves
Segundo a Harman, é essencial não apenas ouvir, mas também sentir (com o corpo mesmo) a presença, o equilíbrio e a extensão das baixas frequências (os graves, responsáveis pela “batida” do som). Eles devem ser incisivos, para que cada nota esteja presente distintamente e “fisicamente” em movimento. As baixas frequências, porém, precisam ser equilibradas, sem exageros ou distorções, com boa extensão das notas mais profundas para obtenção de uma resposta suave e natural do sistema. Importante: os graves jamais podem ser tão fortes a ponto de esconder as outras frequências. Por isso, pegue leve no uso de recursos como o Loudness.
2 – Uniformidade espectral
Aqui é necessário que cada região espectral (graves, médios e agudos) seja ouvida de maneira distinta e equilibrada. Os graves vindos de instrumentos como bateria e baixo devem exibir uma transição suave para os médios – que inclui sons de vocais, piano, guitarra e violão. Isso é muito importante para dar aquela sensação de proximidade, como se a música estivesse sendo reproduzida do seu lado. Já os agudos têm de complementar os médios fornecendo detalhes precisos e clareza, sem qualquer sensação de aspereza ou distorção.
3 – Imagens espaciais
Nesse aspecto é julgada a localização percebida de cada instrumentos. A projeção do áudio precisa obedecer a uma ordem tridimensional – altura, largura e profundidade - para que ocorra aquela experiência de imersão, como se estivéssemos dentro do estúdio, ou assistindo a um concerto em uma cadeira central, com toda a orquestra (ou banda) se distribuindo da esquerda para a direita. Enquanto o som do vocal principal deve ficar numa posição centralizada, os instrumentos precisam ser naturalmente separados e percebidos por todo o interior do veículo. Os instrumentos também devem variar em altura - como um chimbal que parece estar no alto do palco, enquanto o bumbo soa mais perto do chão.
4 – Capacidade dinâmica
Para a capacidade dinâmica, é essencial ouvir o sistema em variadas etapas de volume, sendo que o áudio deverá ser equilibrado e agradável independente do volume selecionado. O som precisa surgir a partir do silêncio total, sem ruídos ou chiados de fundo. Mesmo em volume baixo, a dica é que o grave esteja presente e balanceado com os médios e agudos, possuindo clareza e detalhes. Em volumes altos, o grave deve ser cada vez mais forte, porém ainda equilibrado, sem mascarar o resto. Por fim, a clareza das médias e altas frequências precisam ser acentuadas, sem apresentar aquela sensação de fadiga que dá a impressão de que o alto-falante vai se rasgar ao aumentarmos o volume.

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

Brasil registra um acidente de trabaho a cada 51 segundos

  Um acidente de trabalho é registrado a cada 51 segundos no Brasil, de acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Esse número coloca o Brasil no topo da lista de países mais perigosos para os trabalhadores, ficando atrás apenas de China, Índia e Indonésia. Só em 2022, o país registrou 612,9 mil acidentes, que causaram 2.538 mortes, um aumento de 22% em relação a 2021. De acordo com o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (SINAIT), Bob Machado, o aumento no número de acidentes laborais é um reflexo da atual situação da inspeção do trabalho no País. “O Brasil conta, hoje, com o menor contingente de auditores-fiscais do trabalho (AFTs) dos últimos 30 anos, operando com uma quantidade de profissionais bem abaixo da ideal. Isso dificulta muito o trabalho de fiscalização nas empresas e abre brechas para que mais acidentes aconteçam”, disse. Dados da OIT e do Ministério Público do Trabalho (MPT) mostram que as principais causas de acidentes

Placa Mercosul deve mudar mais uma vez para exibir cidade e estado

  A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou, nesta terça-feira (16), o  Projeto de Lei  3.214/2023, que  defende que placas de veículos voltem a exibir o estado e o município de registro no Brasil . Agora, a proposta seguirá para votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O autor do PL é o senador Esperidião Amin (PP-SC). De acordo com o relator,  informações como estado e município podem facilitar a identificação de um veículo em situações irregulares por parte das autoridades de trânsito . "As polícias rodoviárias, agentes de tráfego e outros órgãos de fiscalização dependem dessa informação para realizar seu trabalho de forma eficiente e precisa", afirma Amin. O autor do PL é o senador Esperidião Amin (PP-SC). De acordo com o relator,  informações como estado e município podem facilitar a identificação de um veículo em situações irregulares por parte das autoridades de trânsito . "As polícias rodoviárias, agentes de tráfego e outros órgãos de fiscalizaç

DORIA NÃO MENTE

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

Rancho D´Ajuda

Feliz Natal! Canadauence.com