Pular para o conteúdo principal

O terror que ajuda Trump

O terror que ajuda Trump

A menos de dois meses das eleições presidenciais nos Estados Unidos, ataques terroristas em Nova York e outras cidades americanas alimentam o discurso agressivo do republicano, que não para de crescer nas pesquisas

A segurança nacional, o combate ao terrorismo e o controle das fronteiras voltaram ao debate central das eleições presidenciais nos Estados Unidos depois de um ataque a bomba em Nova York, que deixou 29 feridos, e outros dois atentados, em Nova Jersey e Minnesota, que ocorreram no fim de semana passado. Quase que imediatamente, os dois principais candidatos, Hillary Clinton, do Partido Democrata, e Donald Trump, do Republicano, reagiram, apontando o outro lado como responsável pela crescente ameaça terrorista no país. Nesse ponto, Trump, que tem crescido nas pesquisas ao adotar uma versão mais presidenciável de si mesmo, pode obter vantagem, porque seu partido está há oito anos fora da Casa Branca e sua retórica mais agressiva contra o terrorismo islâmico é capaz de seduzir parte dos eleitores indecisos e que se influenciam pelo estado de paranoia que acomete os lares, mas, sobretudo, os espaços públicos americanos toda vez que acontece um ataque no país.

ATAQUE Ferido é socorrido em Nova York: ameaça crescente

“Acredito que isso favoreça Trump, porque ele parece mais duro que Hillary no combate ao terrorismo”, afirma o advogado Kevin Greene. “Os democratas sempre vêm com aquele papo de que todos somos iguais e não fazem nada para conter a imigração ilegal e a ameaça terrorista.” Greene é um dos jovens republicanos que ocupam quatro mesas de um bar próximo ao porto de São Francisco na terça-feira 20. Todos são brancos. O local escolhido para o happy hour de setembro, um pub localizado no terraço de um centro comercial em Embarcadero, se chama Patriot House, ou “Casa Patriota”, em português, mas eles dizem que o nome é por acaso. O encontro, que acontece todo mês há pelo menos sete anos, muda constantemente de lugar.
“Trump parece mais duro que Hillary no combate ao terrorismo”
Kevin Greene, advogado e eleitor do magnata
JUVENTUDE REPUBLICANA
Os jovens se perguntam como a reportagem chegou até eles. Não que o encontro seja secreto – é divulgado num site de simpatizantes do Partido Republicano da Bay Area, a Grande São Francisco. Por razões históricas, é mais fácil encontrar um grupo de democratas por lá. Local onde o ativista Harvey Milk lutou pelos direitos civis dos homossexuais e se tornou o primeiro americano assumidamente gay a ocupar um cargo público nos anos 70, São Francisco é uma das cidades mais liberais do país. O Estado da Califórnia como um todo, ao menos desde 1992, é solidamente democrata nas eleições presidenciais e as pesquisas indicam que neste ano não será diferente. Na terça-feira 20, segundo o instituto Field, Hillary Clinton liderava a intenção dos votos por 50% a 33%, mas, como no restante do país, sua vantagem tem encolhido.
Ainda assim, não há campanha nas ruas, como se vê no Brasil ou em Estados mais competitivos, como a Flórida, numa das distorções do sistema eleitoral americano, onde nem sempre ganha o candidato que tem mais votos populares. Na prática, são os delegados dos chamados Estados-pêndulo, 11 de um total de 50, que desequilibram e definem a disputa entre democratas e republicanos. “Se eu morasse num Estado-pêndulo, consideraria votar em Trump, mas aqui na Califórnia eu nem voto, porque não faz diferença”, afirma o economista Peter Mazuryk, de não mais do que 30 anos, topete loiro e óculos de armação leve, quase transparente.
EM QUEDA Hillary tem perdido eleitores que a acusam de falta de transparência


EM QUEDA Hillary tem perdido eleitores que a acusam de falta de transparência

Mazuryk é o primeiro a dizer que os republicanos não estão unidos em torno de Trump. O principal motivo é que o magnata não é visto como um conservador de verdade. Esticando os dedos da mão direita para elencar os três motivos que definem um conservador, Mazuryk diz que tem dúvidas sobre as convicções de Trump no livre-comércio (“Ele parece um protecionista ao dizer que quer taxar as importações da China”), no Estado mínimo (“Ele tem um plano para subsidiar um programa de planejamento familiar”) e nas questões morais, como o aborto.
Na outra ponta do mesa, o médico oncologista Frank Scappaticci, camisa branca, cabelos recém-grisalhos, pede a palavra: “Trump muda muito de ideia”. Aos risos, contudo, ele parece não se importar muito com isso. Diz que, há dez anos, assistiu a uma palestra do candidato republicano sobre o mercado imobiliário em São Francisco e que ele sempre foi assim mesmo: divertido e espalhafatoso. “Trump é uma celebridade, adora a mídia e a mídia o adora”, afirma. “Mas é uma pessoa que faz as coisas acontecerem.” Para ele, um saudoso da Era de Ronald Reagan (1981-1989), é isso que falta aos democratas. “Faz muito tempo que temos prefeitos democratas em São Francisco e nenhum deles nunca fez nada para acabar com os moradores de rua, por exemplo.” O número de pessoas pedindo esmolas nos espaços públicos – quase 7 mil, segundo o último levantamento do Departamento de Habitação e Desenvolvimento Urbano do governo federal – de fato é algo que se destaca na paisagem da cidade de 837 mil habitantes. “Trump não tem experiência política, mas o que a experiência de nossos políticos tem nos trazido de bom?”, questiona o médico.
Filha de colombianos, a também médica Patricia Huertas, camisa de gola alta, voz suave e muito comunicativa com as mãos, concorda com um controle maior das fronteiras, como defende Trump. Ela, no entanto, afirma que há muita confusão entre imigrantes legais e ilegais. “Nossa briga é com os ilegais, que são muitos e provocam impacto significativo em nosso orçamento”, diz. Na segunda-feira 26, quando Trump e Hillary estarão cara a cara pela primeira vez num debate promovido pela rede de tevê CNN, os jovens republicanos de São Francisco vão se reunir para uma festa com comida, bebida e, claro, uma tevê bem grande. “Aqui assistimos aos debates como a um jogo de futebol, torcemos, gritamos, vaiamos”, diz Scappaticci. “Essa eleição é a mais acirrada em muito tempo, os candidatos são muito diferentes um do outro, e isso tem despertado nossa paixão pela política.”
Violência racial
trump-4-ie
O candidato republicano, Donald Trump, e a democrata, Hillary Clinton, convergem ao menos em uma questão. Os dois mostraram perplexidade com a morte de homens negros por policiais. O assunto entrou na pauta eleitoral após manifestantes saírem às ruas de duas cidades, na quarta-feira 21, contra os abusos das forças de segurança. Em Tulsa, centenas de pessoas protestaram na sede da polícia pedindo a demissão da policial que matou a tiros Terence Crutcher, 40, na sexta-feira 16. Os policiais alegaram que ele parecia pegar uma arma no momento da abordagem, mas imagens mostram o contrário.  Em Charlotte (foto), centenas de pessoas repudiavam a morte de Keith Lamont, 43, na terça-feira 20. Questionam a versão de que ele teria apontado uma arma aos agentes. No ato, um manifestante foi baleado e morreu no hospital.
Fotos: Montagem revista time com fotos de Pete Souza e John Moore/Getty Images; AP Photo/Andres Kudacki; AFP PHOTO/NICHOLAS KAMM; Justin Sullivan/Getty Images/AFP

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

DORIA NÃO MENTE

Brasil registra um acidente de trabaho a cada 51 segundos

  Um acidente de trabalho é registrado a cada 51 segundos no Brasil, de acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Esse número coloca o Brasil no topo da lista de países mais perigosos para os trabalhadores, ficando atrás apenas de China, Índia e Indonésia. Só em 2022, o país registrou 612,9 mil acidentes, que causaram 2.538 mortes, um aumento de 22% em relação a 2021. De acordo com o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (SINAIT), Bob Machado, o aumento no número de acidentes laborais é um reflexo da atual situação da inspeção do trabalho no País. “O Brasil conta, hoje, com o menor contingente de auditores-fiscais do trabalho (AFTs) dos últimos 30 anos, operando com uma quantidade de profissionais bem abaixo da ideal. Isso dificulta muito o trabalho de fiscalização nas empresas e abre brechas para que mais acidentes aconteçam”, disse. Dados da OIT e do Ministério Público do Trabalho (MPT) mostram que as principais causas de acidentes

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

Rancho D´Ajuda

Feliz Natal! Canadauence.com

O estapafúrdio contrato “ultraconfidencial” entre o Butantan e a Sinovac, que não especifica valor entre as partes

  O contrato que o Instituto Butantan, dirigido por Dimas Tadeu Covas, que diz não ter relação de parentesco com Bruno Covas, prefeito de São Paulo, e o gigante laboratório chinês Sinovac, acreditem, não determina quantidade e valor unitário da vacina. A grosso modo, o contrato beneficia apenas um lado no acordo: o chinês. As cláusulas do contrato, anunciadas, em junho, como “históricas” pelo governador de São Paulo, João Dória, revelam outras prioridades que, obviamente, não tem nada a ver com a saúde da população do Brasil, como o tucano chegou a afirmar para o presidente Jair Bolsonaro, quando fazia pressão para o chefe do executivo liberar a vacina no país. A descoberta ocorre na semana em que os testes com a vacina foram suspensos devido ao falecimento de uma voluntária, cujo motivo da morte – sequer – foi informado pelo Butantan à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que é o órgão de proteção à saúde da população por intermédio de controle sanitário da produção e co