Pular para o conteúdo principal

Furacão irma chegando nos EUA

Resultado de imagem para furacao irma
furacão Irma, o maior registrado no Atlântico, continua sua trajetória e chegou nesta sexta-feira ao sul do arquipélago das Bahamas com ventos de até 260 quilômetros por hora. Pouco tempo depois, o Irma desceu para a categoria de intensidade 4 ao perder um pouco de força nas últimas horas, de acordo com o Centro Nacional de Furações dos Estados Unidos (NHC na sigla em inglês). Isso implica que a intensidade dos ventos é menor; passou de rajadas de 252 quilômetros por hora ou mais para algo entre 209 e 251 quilômetros por hora. Até agora fez 19 mortos e mais de uma centena de feridos.
A violência sem precedentes desse ciclone castigou especialmente nas ilhas de Barbuda e Saint-Martin, nas Pequenas Antilhas. Também varreu a ilha de Porto Rico, a República Dominicana e o Haiti. As últimas atualizações do NHC indicam que o furacão seguirá percorrendo o Caribe na direção noroeste. Espera-se que nesta sexta-feira se aproxime de Cuba e que no sábado chegue ao sul da Flórida, onde, de acordo com o diretor da Agência de Gerenciamento de Emergências dos EUA, Brock Long, o ciclone será “realmente devastador”Miami espera a maior evacuação de sua história.
Este é o balanço dos estragos que o Irma provocou em sua passagem pelas ilhas do Caribe e das medidas que estão sendo tomadas nas áreas que serão afetadas nos próximos dias:



Antígua e Barbuda
População: 92.000 habitantes. PIB: 1,263 bilhão de euros.
Atividade principal: turismo e setor financeiro.
Vítimas: uma menina de dois anos. Cerca de 95% das casas foram danificadas e 30% destruídas. Aproximadamente 90% das infraestruturas e estradas foram “totalmente destruídas”, de acordo com as autoridades. O ciclone arrasou completamente a ilha de Barbuda (1.600 habitantes) e os prejuízos ultrapassam os 100 milhões de dólares (cerca de 309 milhões de reais).


Saint-Martin (França e Holanda)
População: 75.000 habitantes.
Atividade principal: turismo, cassinos e setor financeiro.
Vítimas: pelo menos oito mortos (sete na parte francesa e um na holandesa) e cerca de vinte feridos. Não há água potável ou eletricidade e a maior parte do território está sem comunicação. Cerca de 70% das casas foram destruídas, um aeroporto foi arrasado e há inundações de mais de um metro de altura.


Saint-Barthélemy (França)
População: 9.000 habitantes.
Atividade principal: turismo.
Vítimas: ao menos um morto.
Não há água potável e luz. Os edifícios públicos estão fechados e muitas casas foram destruídas.


Anguilla e Ilhas Virgens Britânicas (ambas do Reino Unido)
População de Anguilla: 16.000 habitantes; das Ilhas Virgens Britânicas: 26.000. Atividade principal: serviços financeiros.
Vítimas: ao menos um morto em Anguilla. O Reino Unido fala de “prejuízos catastróficos”. Foram destinados 35 milhões de euros em ajudas e um navio militar para auxiliar as vítimas.


Ilhas Virgens Americanas (EUA)
População: 110.000 habitantes.
Atividade principal: serviços financeiros (paraíso fiscal), turismo e petróleo.
Vítimas: ao menos quatro mortos.


Porto Rico (Estado associado aos EUA)
População: 3,6 milhões de habitantes. O território, em falência, tem uma dívida de 70 bilhões de dólares.
Vítimas: ao menos três mortos. Foram registrados numerosos estragos; árvores e postes de eletricidade caídos, mais de um milhão de pessoas ficaram sem eletricidade e mais de 220.000 sem água corrente. Cerca de 7.000 pessoas estão refugiadas em abrigos.


República Dominicana
População: 10,3 milhões de habitantes. PIB: 65,222 bilhões de euros. Atividade principal: turismo.
Na quinta-feira o furacão passou perto das costas norte e leste. Há inundações em grande parte do país e árvores caídas. Mais de 19.000 pessoas foram evacuadas, entre elas 7.500 turistas. Mais de 100 casas foram destruídas.


Haiti
População: 11 milhões de pessoas. PIB: 7,460 bilhões de euros. Atividade principal: agricultura e pesca.
Há inundações e as estradas no norte do país estão com o tráfego interrompido. O Governo preparou 793 abrigos temporários. A ONG Oxfam teme surtos de cólera e estima que um milhão de pessoas sejam afetadas pelo ciclone.


Cuba
População: 11,4 milhões de habitantes. PIB: 87,133 bilhões de euros. Atividade principal: turismo e açúcar.
A metade oriental e central da ilha está em fase de “alarme”. Evacuação de civis e de 10.000 turistas para regiões mais seguras. Fortes chuvas e rajadas de vento que ganham intensidade nesta sexta-feira.


Bahamas
População: 390.000 habitantes. PIB: 8,133 bilhões de euros. Atividade principal: turismo e serviços financeiros.
Esperam-se estragos importantes, pois está previsto que o olho do furacão passe muito perto desse arquipélago e da capital, Nassau.

ESTADOS UNIDOS


Flórida
População: 20,7 milhões de habitantes. As previsões indicam que a Flórida será o lugar onde, no sábado, o furacão impactará com maior força e que arrasará a região dos recifes e a área metropolitana de Miami (seis milhões de habitantes). As autoridades começaram a evacuação de 650.000 pessoas no condado de Miami-Dade (2,7 milhões de habitantes), a maior de sua história.
Geórgia
População: 10,2 milhões. O governador da Geórgia, Nathan Deal, ordenou na quinta-feira a evacuação obrigatória da cidade de Savannah e de outras áreas costeiras desse estado cujo sul faz fronteira com a Flórida. Deal disse que todos os moradores do condado de Chatam, de cerca de 300.000 habitantes, deverão deixar a região a partir de sábado e anunciou o destacamento de 5.000 soldados da Guarda Nacional.

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

GM está saindo de suas torres de sede em Detroit

  A General Motors  planeja transferir sua sede global para o novo complexo  Hudson  ’s em Detroit em 2025, abandonando sua icônica localização no Renaissance Center.  A GM  continuará a ser proprietária do RenCen, como é chamado, e se juntará a uma parceria com a imobiliária Bedrock, a cidade de Detroit e o condado de Wayne para reconstruir o conjunto de torres que dominam o horizonte de Detroit. A GM será a inquilina âncora do projeto Bedrock's Hudson's Detroit, que foi construído no local da antiga loja de departamentos JL Hudson. Esta será a quarta sede da GM em Detroit. A localização fica na Woodward Avenue, onde a GM estabeleceu sua primeira sede em 1911. A GM assinará um  contrato de arrendamento  de 15 anos para os andares superiores de escritórios do complexo Hudson, juntamente com espaços no nível da rua para exibir seus veículos e para atividades públicas.  Hudson's Detroit  é um empreendimento de 1,5 milhão de pés quadrados que, de outra forma, contará com lojas

Invasões do MST chegam a 24 áreas em 10 Estados e no DF

24 propriedades já foram invadidas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em 11 estados do país durante o chamado Abril Vermelho, segundo dados divulgados na manhã desta terça (16) pelo grupo. As ocupações começaram ainda no fim de semana e, de acordo com o movimento, devem se estender até sexta (19) na Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária. Além das invasões, o grupo promoveu outras seis ações diversas como montagem de acampamentos em alguns estados, assembleias e manifestações. As ações ocorrem mesmo após o  anúncio de um programa do governo federal para a reforma agrária que vai destinar R$ 520 milhões  para a compra de propriedades ainda neste ano para assentar cerca de 70 mil famílias do movimento. Entre os estados que tiveram invasões a propriedades estão Pernambuco – com a terceira ocupação de uma área da Embrapa –, Sergipe, Paraná, São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro, Bahia, entre outros. “Até o momento, a Jornada contabiliza a realização de 30 aç

BYD anuncia nova bateria que permite ir de SP a Brasília sem recarga

  Os  carros elétricos e híbridos  da  BYD  devem dar um salto em termos de autonomia em breve. A FinDreams, subsidiária responsável pelas baterias da montadora chinesa, vai lançar a segunda geração das baterias  Blade  ainda neste ano e promete peças menores, mais leves e mais seguras, além do maior alcance. Isso porque as novas baterias devem ser mais densas,  chegando até aos 190 Wh/kg . A Blade atual  chega até aos 150 Wh/kg . O  presidente da BYD, Wang Chuanfu , revelou o desenvolvimento da nova bateria durante uma recente reunião de comunicação de relatórios financeiros, segundo o site CarNewsChina. O site ainda especula que, com as novas baterias, os carros elétricos da BYD poderão  passar dos 1.000 km de autonomia com apenas uma carga , que também deve ser mais rápida nos novos sistemas. Caso isso aconteça, será a bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP) de maior densidade e autonomia. Esse tipo de material, normalmente, é de 20% a 30% menos denso do que as baterias de níquel, c

Mais uma derrota do Governo: Câmara aprova urgência para projeto que autoriza “força policial” contra MST

  A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (16) o projeto de lei PL 895/23, que estabelece sanções administrativas e restrições a ocupantes e invasores de propriedades rurais e urbanas. Uma das medidas previstas no projeto é a permissão do uso da força policial para expulsar invasores de propriedades sem a necessidade de uma ordem judicial. A urgência na tramitação do projeto ocorre em meio a recentes invasões de terras cometidas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) como parte das ações do Abril Vermelho. Pelo menos 24 propriedades foram invadidas pelo MST em 11 estados até a segunda-feira (15). O projeto estava pendente de votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). No entanto, deputados da oposição e do Centrão conseguiram aprovar um requerimento de urgência para que o projeto fosse votado em sessão plenária. A decisão de votar a urgência foi criticada por parlamentares governistas, que consideraram uma “quebra de acordo” alegando que o projeto não

Mulher leva morto em cadeira de rodas para sacar empréstimo de R$ 17 mil e pede a ele: ‘Assina’

  Funcionários do banco suspeitaram da atitude de Érika de Souza Vieira Nunes e chamaram a polícia. O SAMU foi ao local e constatou que o homem, identificado como Paulo Roberto Braga, de 68 anos, estava morto há algumas horas.  Na delegacia, ela disse que sua rotina era cuidar do tio, que estava debilitado. A polícia apura se ela é mesmo parente dele. Um vídeo, feito pelas atendentes, mostra que a todo tempo ela tentava manter a cabeça do homem reta.  “Tio, tá ouvindo? O senhor precisa assinar. Se o senhor não assinar, não tem como. Eu não posso assinar pelo senhor, o que eu posso fazer eu faço”, afirma a mulher. Mulher tenta fazer morto assinar documento — Foto: Reprodução  Ela mostra o documento e afirma que ele tinha que assinar da forma que estava ali e diz: “O senhor segura a cadeira forte para caramba aí. Ele não segurou a porta ali agora?”.  De acordo com a apuração da TV Globo, o valor já estava pré-aprovado.  Por volta de 19h, a mulher ainda prestava depoimento na delegacia. A

STF voltará a julgar bloqueio do WhatsApp

  O Supremo Tribunal Federal (STF) está prestes a julgar, entre 19 e 26 de abril, uma decisão liminar de 2016 que revogou o bloqueio judicial do WhatsApp em todo o território nacional. Naquela época, juízes de Sergipe e do Rio de Janeiro haviam determinado a suspensão do aplicativo no Brasil após a empresa se recusar a fornecer à Justiça conversas privadas de criminosos investigados por tráfico de drogas. O bloqueio foi imposto devido ao descumprimento da decisão judicial. O partido PPS (atual Cidadania) recorreu ao STF, e durante o recesso, o ministro Lewandowski concedeu uma liminar para restabelecer o funcionamento do serviço de mensagens. Agora, os ministros irão votar para decidir se mantêm ou derrubam essa decisão. A tendência é que ela seja referendada, garantindo a continuidade do WhatsApp em funcionamento. No entanto, os votos dos ministros podem indicar diferentes entendimentos sobre a possibilidade de a Justiça bloquear aplicativos de mensagens ou outras plataformas online q