Postagem em destaque

Jair Bolsonaro fala sobre polêmicas em entrevista exclusiva ao SBT | SBT (16/10/18)

fonte: youtube/ SBT Jornalismo

domingo, 4 de março de 2018

Abalroamento em moto: Colisão ou atropelamento?

Resultado de imagem para boato
Alerta que circula pelas redes sociais afirma que uma colisão entre um carro e uma moto é um atropelamento, de acordo com o Código de Transito! Será verdade?
O texto apareceu na segunda semana de maio de 2015 nas redes sociais e alerta para um golpe que estaria sendo aplicado por alguns motoqueiros em todo o país. Dias depois de uma colisão, o condutor da motocicleta pode entrar com um processo por atropelamento e omissão de socorro contra o motorista do veículo.
O aviso, que afirma ter partido do Denatran, pede para que o motorista do veículo sempre faça um boletim de ocorrência logo após qualquer tipo de colisão envolvendo motos, pois esse acidente seria enquadrado como atropelamento!

Atropelamento


De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) – que define o termo “atropelamento” adotado pelos órgãos policiais -, um atropelamento é um acidente em que pedestres ou animais sofrem impactos com veículos, estando pelo menos uma das partes em movimento.
Ou seja, uma batida entre um carro e uma moto não é considerada um atropelamento, pois estando motorizada, a vítima deixa de ser pedestre.
Essa mesma definição está publicada no próprio site do Denatran, provando mais uma vez que esse “alerta” não partiu de lá!

Boletim de Acidente de Trânsito

Segundo o jornal Diário do Nordeste, embora o condutor do automóvel não seja acusado de atropelamento (no caso de uma colisão com uma moto), se houver feridos que estavam sobre o veículo de duas rodas e o motorista culpado sair sem prestar socorro às vitimas, este será autuado no artigo 135 do Código Penal.
Então, o melhor que se tem a fazer em caso de acidentes dessa natureza é assumir a culpa, conversar com os envolvidos e, em casos de lesões, acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
O site Mestres do Trânsito também explica que, apesar do abalroamento não ser atropelamento, é sempre prudente fazer um Boletim de Acidente de Trânsito através do acionamento da polícia militar ou da polícia rodoviária no local, mesmo que não haja vítimas, pois uma pessoa mal intencionada pode inventar um B.O. por omissão de socorro.
É claro que se for comprovada a fraude, o denunciante poderá responder pelo crime de Denunciação Criminosa!
As companhias de seguros também sugerem que seja sempre feito um boletim no momento do acidente para que sejam evitadas dores de cabeça no futuro.

Conclusão

Abalroamento entre carro e moto não é atropelamento! De qualquer maneira, procure fazer um boletim de acidente de trânsito sempre que se envolver em acidentes para evitar que espertões se aproveitem dessas situações.

fonte: http://www.e-farsas.com/abalroamento-em-moto-colisao-ou-atropelamento.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMPARTILHE

AS MAIS LIDAS DA SEMANA

Entre em nosso Grupo de Notícias WhatsApp

Flagra! Chevrolet Spin renovada é vista disfarçada antes da estreia