Pular para o conteúdo principal

Dia da Mulher: projetos liderados por elas dão novas perspectivas de carreira

Dia da Mulher: projetos liderados por elas dão novas perspectivas de carreira


No Brasil, o índice de desemprego entre mulheres fechou 2017 em 13,4%, totalizando 6,24 milhões de pessoas, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). As mais afetadas são as mais jovens e com baixa escolaridade.

Frente a essa realidade, três mulheres criaram projetos que dão novos horizontes de carreira e emprego a mulheres:


  • Duilia de Mello é criadora da Associação "Mulher das Estrelas", que leva palestras e o incentivo do ensino de ciências exatas a alunas de escolas públicas e particulares de todas as idades. Ela quer que mais meninas pensem em escolher carreiras consideradas masculinas pela maioria da sociedade e estimular a ambição nelas.
  • Buh D'Angelo é dona do Infopreta, loja de conserto e manutenção de computadores. Ela somente emprega e dá cursos para mulheres negras em situação vulnerável. E doa computadores reformados para universitários que não tem condição de comprá-los.
  • Emanuela Farias coordena a Organização Não-Governamental (ONG) "Mulheres Do Sul Global", que emprega refugiadas no setor de corte e costura. Ideia que teve após perder o emprego e fazer uma viagem de voluntariado na Índia.

Conheça a história de cada uma delas:


Duilia de Mello, 54 anos, vice-reitora da Universidade Católica da América, nos EUA, e criadora da Associação “Mulher das Estrelas”


Duilia de Mello, 54 anos, incentiva o ensino de ciências exatas para meninas (Foto: Karina Almeida/G1)
Duilia de Mello, 54 anos, incentiva o ensino de ciências exatas para meninas (Foto: Karina Almeida/G1)

“A partir do momento que você faz uma coisa que você gosta, você inspira as pessoas”.

É nisso que acredita Duilia de Mello, de 54 anos, doutora em astrofísica, vice-reitora da Universidade Católica da América, localizada em Washington, nos EUA, e criadora da Associação “Mulher das Estrelas”, que leva palestras sobre astronomia e o incentivo do estudo de ciências exatas para estudantes de escolas públicas e particulares no Brasil, impactando mais de 10 mil alunos em dois anos.

A professora quer levar para as crianças e os adolescentes a mesma sensação de quando era menina e escolheu o ramo da astronomia para estudar.

“Eu era muito curiosa, queria fazer muitas perguntas e era boa aluna de matemática. Sempre quis saber mais sobre o universo", conta.

Se a astronomia é vista hoje como uma carreira de prestígio, se lançar no estudo do tema no início dos anos 1980 era visto como um passo arriscado, afirma Duilia.

“Eu não tinha muito suporte das pessoas, porque não conheciam a carreira e até suspeitavam de alguém que fosse fazer algo assim tão fora do normal. Então eu fui tentar convencer a todos que poderia sobreviver como cientista”, relata.

Duilia de Mello é doutora em astrofísica e vice-reitora de universidade nos EUA (Foto: Divulgação/Mulher das Estrelas)
Duilia de Mello é doutora em astrofísica e vice-reitora de universidade nos EUA (Foto: Divulgação/Mulher das Estrelas)

Ela começou a sua carreira acadêmica em 1985, ao se graduar em astronomia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, a única da época a oferecer o curso. Fez mestrado no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) em 1988, em São José dos Campos, interior de São Paulo, doutorado na Universidade de São Paulo (USP) em 1995 e pós-doutorado em 1997.

Foi neste momento que ela fez a maior descoberta de sua carreira. Ao fazer pesquisa em um telescópio no Chile, ela observou uma estrela intrusa, que não deveria estar no mapa do céu que seguia.

Ao fazer uma análise química através do equipamento, descobriu que aquilo era uma supernova, uma estrela que explodiu há 56 milhões de anos, nunca antes identificada. Era a Supernova 1997D.

Em abril de 1997, ela recebeu um convite de trabalhar no instituto que cuida do telescópio Hubble, nos Estados Unidos, ligado à Universidade John Hopkins. Porém, não foi a descoberta da supernova que a levou até lá, e sim uma dificuldade financeira.

"O governo começou a cortar os financiamentos, não estava levando a ciência a sério. E eu achei que poderia fazer carreira fora do Brasil, porque eu tinha prometido para a minha mãe, lá quando ela me perguntou se eu poderia viver de astronomia, que eu ia conseguir", conta.

Em 2002, ela se vinculou à Universidade Católica da América (CUA), localizada em Washington D. C., para trabalhar com pesquisas para a Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) e dar aulas de astrofísica. Alcançou o cargo de vice-reitora em 2016. Algo que ainda não é comum de ver ainda nestes ambientes, comenta.

"O que você não encontra são as mulheres no poder, assim, professora-titular, chefe de laboratório. Esse é um dos motivos de eu ter virado vice-reitora, porque eu acho que se a mulher fica tímida com o poder, a gente não vai mudar nunca", relata.

Duilia afirma que conversa com suas alunas sobre ocupar espaços de poder em suas áreas de atuação, algo essencial para mudar a realidade das mulheres no mercado de trabalho.

"Precisa ter um pouco de ambição. As mulheres se intimidam. Até porque você fica dando murro em ponta de faca o tempo inteiro. Mas se você tá com vontade de fazer aquilo, que seu gênero não seja a barreira. E aqui [nos EUA] eu tenho outro problema: eu também sou latina, não só mulher", completa.

Em sua experiência de ensino, Duilia também percebeu que países do norte da Europa acabam com menos mulheres nas ciências do que países de língua latina do mesmo continente, mesmo com esforços de dar bolsas de estudo para mulheres, por exemplo.

"Na Alemanha, tem pouquíssimas mulheres. Na Inglaterra, na Suécia. Você tem a aparência que são países que estão se preocupando mais com isso. E meio que eles perderam o bonde ali", diz.

Foi essa preocupação de o Brasil também não perder a oportunidade que a fez criar a associação "Mulher das Estrelas". O projeto acontece desde 2016 e passou por 16 escolas, entre públicas e particulares.

"Eu procuro ser essa pessoa que vai ajudar. Tanto que o 'Mulher das Estrelas' é isso. É para dar a mão mesmo. Então eu vou onde tiver que ir", conta.

Mas ela tem um cuidado maior em visitar locais que atendam alunos de baixa renda. "Eu gosto de ir nas comunidades mesmo. Eu acho que são eles que precisam escutar. Sou fruto do subúrbio carioca. Então eu gosto de chegar naquela área e contar: 'gente, eu morava naquela rua'. E as crianças adoram ouvir isso, porque se identificam. Você ganha o dia", conta.

Nas visitas, ela identifica a mesma curiosidade nos alunos que tinha quando pequena. "Um programa desses pode ser uma coisa altamente transformadora. Você vê os olhinhos deles nas fotos, a alegria deles de estar lá", comemora.

Buh D’Angelo, 23 anos, dona da Infopreta, loja de consertos de computadores


Buh D’Ângelo, 23 anos, emprega mulheres negras em sua loja de conserto de computadores (Foto: Karina Almeida/G1)
Buh D’Ângelo, 23 anos, emprega mulheres negras em sua loja de conserto de computadores (Foto: Karina Almeida/G1)

“Andar de cabeça em pé é o que elas mais andam”.

É o que conta Buh D’Ângelo sobre as mulheres que aprenderam com a mão na massa um novo ofício. Ela, com 23 anos, é fundadora da Infopreta, loja de conserto de computadores localizada em Pinheiros, Zona Oeste de São Paulo.

No local, só são empregadas mulheres negras, cisgênero ou transgênero, em situação de vulnerabilidade. “Ninguém olha para moradora de rua e elas não têm a oportunidade, que é o que mais falta para todo mundo”, conta.

Buh é formada em técnicos de eletrônica, automação industrial, manutenção de computadores e robótica. Sempre trabalhou na indústria.

“Eu tentei ir para a área de tecnologia. E como a indústria, a área de tecnologia é cheia de homens. A única diferença é que na indústria são homens negros, nordestinos e na tecnologia, um monte de homem branco, rico”, afirma.

Quando entrou na faculdade e precisou buscar um emprego, não foi chamada para nenhum. “Um colega meu foi chamado para 12 entrevistas, eu fui chamada para nenhuma. Foram, mais ou menos, 22 vagas [candidatadas]. Eu tinha experiência. Meu currículo era bem mais completo. Ele tinha só o primeiro semestre da faculdade. Eu falei: 'bom, já que vocês não me querem, eu vou entrar à força'", relata.

Da necessidade veio então a ideia de criar o empreendimento. Em um primeiro momento, pensou em consertar celulares. Mas desistiu ao perceber que precisaria de muito investimento. Foi aí que surgiu a ideia dos computadores. “Eu comecei a ir comprar peça, conseguir peça. E aí o público feminino começou a aderir ao que é a empresa”, conta.

No início, era só Buh e mais uma colaboradora, uma mulher transgênero. Ela ocupava uma sala do Mirante Lab, um espaço de criação voltado para tecnologia, no centro de São Paulo.

“Antigamente eu pegava e levava todas as máquinas no metrô e ia carregando até a minha casa, em Guarulhos. Tinha dia que eu saía com 20 máquinas. Eu conversei e eles: 'ah, pode ficar uns dias'. Fiquei meses. Acabou a residência, expulsaram a gente. De lá tive que achar outra sala. A gente não tinha dinheiro no início”, conta.

“Antigamente eu pegava e levava todas as máquinas no metrô e ia carregando até a minha casa, em Guarulhos. Tinha dia que eu saía com 20 máquinas. Eu conversei e eles: 'ah, pode ficar uns dias'. Fiquei meses. Acabou a residência, expulsaram a gente. De lá tive que achar outra sala. A gente não tinha dinheiro no início”, conta.

Migraram para outra sala no centro de São Paulo. Fecharam o local neste ano, por conta de uma infestação de baratas. Ficaram somente com um espaço em Pinheiros, Zona Oeste de São Paulo. “Todo dia é uma luta diferente para as pessoas respeitarem e entenderem. Aqui é uma casa rosa, né? Já acharam que era bordel, sabe, salão...”, conta.

Neste momento, são sete colaboradoras trabalhando no projeto. Elas recebem auxílio-alimentação e transporte enquanto realizam um curso de 8 meses de manutenção dos aparelhos. Também ganham a partir da própria produção: quanto mais consertam, mais levam no fim do mês. Elas podem ficar o tempo que quiserem no projeto.

O cuidado vai além do trabalho. A criadora do Infopreta dá toda o apoio psicológico que elas precisam ter ao encarar essa nova etapa da vida.

"Uma delas que trabalha aqui conseguiu sair de debaixo do viaduto e alugar uma casa. A gente sempre tenta dar o apoio e conversar. É muito complicado, porque primeiro: ninguém te ensina como é que é. Tem que ter um apoio, estar perto, é uma gama de questões”, conta.

Além dos empregos gerados, Buh tem um projeto de doação de notebooks usados para universitários que não têm condição de comprar um para seus estudos. A ideia surgiu bem no início do Infopreta, quando ela ganhava vários aparelhos antigos e não sabia o que fazer com eles.

“A gente faz todo um estudo do que ele precisa e monta a máquina. A gente atende o Brasil todo. Depois pede comprovante de matrícula e o boletim. Todo semestre tem que mandar o boletim, para a gente acompanhar as notas. Se tiver ruim, a gente está cobrando. Porque doar, todo mundo doa, agora cobrar...”, diz. Para quem quer dar um laptop, é só levar o aparelho até a sede do projeto e assinar um termo de doação.

Mesmo com todas essas iniciativas, Buh diz que não se vê como uma mulher inspiradora.

“Eu acho que inspiradora foi minha avó, minha mãe, minha bisa. Se eu for metade da mulher que essa mulherada foi, estou feita. Ainda falta muito para eu fazer ", ambiciona.

O projeto tem suas dificuldades, Buh garante. “Às vezes eu acordo e falo: ‘nossa, eu queria ter um emprego normal, recebendo salário todo mês, sabe?’". Porém percebe a mudança profunda nas mulheres que impacta. E isso é o que mais importa.

“Eu acho que a primeira coisa que muda nas colaboradoras é isso: elas começam ter orgulho de quem são, de como são, e do que fazem”.

Emanuela Farias, 32 anos, coordenadora da ONG Mulheres do Sul Global


Emanuela Farias coordena ONG que emprega refugiadas em funções de corte e costura (Foto: Karina Almeida/G1)
Emanuela Farias coordena ONG que emprega refugiadas em funções de corte e costura (Foto: Karina Almeida/G1)

“Eu me vejo como uma fazedora”.

É como se define Emanuela Farias, coordenadora da ONG Mulheres do Sul Global, organização não-governamental do Rio de Janeiro que emprega refugiadas no setor de corte e costura.

Ela criou o projeto em março de 2017, ao entrar em contato com mulheres da República do Congo e de Angola que faziam parte do grupo de acolhida da Cáritas - RJ, uma organização católica vinculada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

“Principalmente as africanas, de origem congolesa e angolana, pediam máquina de costura porque elas aprendem costura na escola no país delas e já vêm para o Brasil com essa sabedoria. Elas já são costureiras”, afirma.

Emanuela Farias (centro) com as mulheres atendidas pela ONG "Mulheres do Sul Global" (Foto: Divulgação/Mulheres do Sul Global)
Emanuela Farias (centro) com as mulheres atendidas pela ONG "Mulheres do Sul Global" (Foto: Divulgação/Mulheres do Sul Global)

O nome da ação vem do termo “Sul Global”, que compreende o conjunto de países em desenvolvimento, que têm sua história ligada ao colonialismo, neocolonialismo e enfrentam grandes desigualdades socioeconômicas.

A ideia veio após um período de autoconhecimento de Emanuela. Ela voltava de um ano sabático, realizado após ser demitida de um cargo de assistente executiva que ocupava havia 12 anos. Neste período, ela trabalhou como voluntária na Índia e entrou em contato com a questão da independência feminina, principalmente voltada ao tema de costura.

“Na Índia, eu fiquei muito sensibilizada com minha condição de mulher e com as costureiras, porque lá você vê uma indústria têxtil a céu aberto. Então eu fiquei: ‘nossa, quero mudar mesmo, quero fazer um trabalho com mulheres e costura’”, afirma.

O projeto começou com 9 mulheres. Atualmente são 4 atendidas: duas angolanas e duas congolesas. Emanuela explica que todas vieram ao país somente com os filhos, fugindo de ameaças e perseguições políticas.

Costureiras do projeto "Mulheres do Sul Global" (Foto: Divulgação/Mulheres do Sul Global)
Costureiras do projeto "Mulheres do Sul Global" (Foto: Divulgação/Mulheres do Sul Global)

“É muito difícil para elas se colocarem no mercado como costureiras, porque a condição de refugiada é muito precária. Para a mulher principalmente, porque tem uma coisa cultural: elas têm de 3 a 5 filhos. Então, normalmente quando elas vêm na condição de refugiadas, vêm só a mãe e os filhos. Não têm com quem deixar”, conta.

A solução foi fazer o grupo se encontrar duas vezes na semana, na casa mentora e profissional da moda Teresa Vituriano, que cede seu ateliê para ser a base do projeto. Nestes momentos, elas adquirem conhecimentos técnicos, como saber mexer em uma máquina industrial ou um novo tipo de corte, e levam os trabalhos da semana para serem desenvolvidos em casa.

“A gente pensou em uma capacitação já com o viés de venda. A refugiada não tem tempo de fazer um curso”, explica. Todas ganharam máquinas de costura, custeadas com o investimento pessoal de Emanuela e quantias captadas em prêmios ganhos pelo projeto.

Da esquerda para a direita: Celina e Betti, mulheres que trabalham no projeto, com a profissional da moda Teresa Vituriano (Foto: Divulgação/Mulheres do Sul Global)
Da esquerda para a direita: Celina e Betti, mulheres que trabalham no projeto, com a profissional da moda Teresa Vituriano (Foto: Divulgação/Mulheres do Sul Global)

Os produtos são vendidos em feiras itinerantes no Rio. Emanuela conta que estão estudando colocar as peças também em lojas colaborativas. Toda a renda é revertida para as refugiadas.

“É o único dinheiro que entra. Muito no curto prazo, eu queria oferecer para elas um valor fixo mensal. Empreendedorismo para elas é muito arrojado. Elas precisam saber que todo mês vão contar com um salário", afirma.

E complementa: "A ideia é que a gente possa ter um fluxo mensal de vendas, e, em breve, ter um investidor anjo ou um edital ganho, para conseguir ter uma retaguarda financeira".

Também com esse respiro, a jovem espera atender mais mulheres. Ela quer que a organização atenda acima de 20 refugiadas. “A ideia é que, à medida que o negócio vá amadurecendo, eu possa convidar outras nacionalidades que tenham essa cultura da costura no DNA”, explica.

Com essa experiência, Emanuela diz que se desconstruir através do voluntariado e empreendedorismo a fez ter uma nova perspectiva. “Eu fiz uma viagem transformadora que me ajudou a entender que eu tenho um potencial de poder colaborar com outras mulheres e, juntas, a gente pode fazer coisas”, afirma.

fonte: G1

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

DORIA NÃO MENTE

Brasil registra um acidente de trabaho a cada 51 segundos

  Um acidente de trabalho é registrado a cada 51 segundos no Brasil, de acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Esse número coloca o Brasil no topo da lista de países mais perigosos para os trabalhadores, ficando atrás apenas de China, Índia e Indonésia. Só em 2022, o país registrou 612,9 mil acidentes, que causaram 2.538 mortes, um aumento de 22% em relação a 2021. De acordo com o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (SINAIT), Bob Machado, o aumento no número de acidentes laborais é um reflexo da atual situação da inspeção do trabalho no País. “O Brasil conta, hoje, com o menor contingente de auditores-fiscais do trabalho (AFTs) dos últimos 30 anos, operando com uma quantidade de profissionais bem abaixo da ideal. Isso dificulta muito o trabalho de fiscalização nas empresas e abre brechas para que mais acidentes aconteçam”, disse. Dados da OIT e do Ministério Público do Trabalho (MPT) mostram que as principais causas de acidentes

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

Rancho D´Ajuda

Feliz Natal! Canadauence.com

O estapafúrdio contrato “ultraconfidencial” entre o Butantan e a Sinovac, que não especifica valor entre as partes

  O contrato que o Instituto Butantan, dirigido por Dimas Tadeu Covas, que diz não ter relação de parentesco com Bruno Covas, prefeito de São Paulo, e o gigante laboratório chinês Sinovac, acreditem, não determina quantidade e valor unitário da vacina. A grosso modo, o contrato beneficia apenas um lado no acordo: o chinês. As cláusulas do contrato, anunciadas, em junho, como “históricas” pelo governador de São Paulo, João Dória, revelam outras prioridades que, obviamente, não tem nada a ver com a saúde da população do Brasil, como o tucano chegou a afirmar para o presidente Jair Bolsonaro, quando fazia pressão para o chefe do executivo liberar a vacina no país. A descoberta ocorre na semana em que os testes com a vacina foram suspensos devido ao falecimento de uma voluntária, cujo motivo da morte – sequer – foi informado pelo Butantan à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que é o órgão de proteção à saúde da população por intermédio de controle sanitário da produção e co