Pular para o conteúdo principal

Harry e Meghan: o passo a passo de um casamento histórico

Casamento real | Harry e Meghan

Príncipe e atriz sobem ao altar no sábado 19; conheça as tradições e protocolos a serem seguidos — e quebrados — além de detalhes sobre a cerimônia

Curiosos do mundo inteiro voltarão sua atenção à pequena cidade de Windsor neste sábado, quando acontece o casamento real de Meghan Markle e príncipe HarryA cerimônia será a última grande boda da família real britânica até que a geração de bisnetos da rainha Elizabeth tenha idade suficiente para casar. Aqueles que não tiveram a honra de receber um dos 600 convites distribuídos pelo casal poderão acompanhar tim-tim por tim-tim e assistir à festa pela televisão e na internet. 


Como assistir ao casamento real pela TV

No Brasil, a Globo vai transmitir o casamento real na TV aberta a partir das 7 horas, no horário de Brasília. Durante a programação, Ana Paula Araújo receberá comentaristas sobre moda, beleza e a liturgia da realeza. Em outros canais do Grupo Globo, GloboNews e GNT, a cobertura começa uma hora antes, às 6 horas. A BandNews TV também terá cobertura ao vivo, das 6 às 12 horas. 

Como assistir ao casamento real pela internet

página oficial da monarquia britânica no YouTube transmitirá o casamento real a partir das 7 horas (horário de Brasília).
Será possível ver a cerimônia on-line também no Globo Play, serviço de streaming da Globo, a partir das 7 horas. O GNT  exibirá uma cobertura especial pela internet, em seu canal no YouTube, às 7h30.

A cerimônia

O casamento está marcado para acontecer ao meio-dia (8 horas da manhã no Brasil), na Capela de São Jorge, no Castelo de Windsor. Para o rito religioso, Meghan teve de se converter ao anglicanismo, religião oficial do Reino Unido.
Quebrando todos os protocolos, Harry e a atriz americana serão abençoados no sábado também por um bispo americano, reverendo Michael Bruce, que se juntará no altar a Justin Welby, chefe espiritual da comunhão Anglicana.

Com que roupa vamos?

Príncipe Charles, Michael Middleton, Carole Middleton, príncipe Phillip, rainha Elizabeth II, Camila (Duquesa da Cornualha), e o reverendo Dr John Hall, durante o casamento entre o príncipe William e Kate Middleton, na Abadia de Westminster - 29/04/2011 Príncipe Charles, Michael Middleton, Carole Middleton, príncipe Phillip, rainha Elizabeth II, Camilla Parker Bowles e o reverendo John Hall no casamento do príncipe William e Kate Middleton, na Abadia de Westminster – 29/04/2011
Príncipe Charles, Michael Middleton, Carole Middleton, príncipe Phillip, rainha Elizabeth II, Camilla Parker Bowles e o reverendo John Hall no casamento do príncipe William e Kate Middleton, na Abadia de Westminster – 29/04/2011 (Ian Gavan/GP/Getty Images)
A temporada dos chapéus espalhafatosos está de volta. O dress code dos casamentos reais diz que as mulheres são livres para escolher o tipo de vestido que quiserem desfilar. Contudo, todas devem usar chapéu — especialmente os modelos pomposos batizados de fascinators, muitos deles assinados pelo chapeleiro oficial da realeza, Philip Treacy, de 50 anos. Os olhares estarão voltados para as primas de Harry e William, as princesas Beatrice e Eugenie, que não perdem a chance de ousar no acessório — como o fizeram no casamento do primo herdeiro ao trono com Kate Middleton, dignos de uma Lady Gaga da realeza. Como as cerimônias costumam ser de dia, saias e vestidos na altura do joelho são mais comuns que longos. Já os homens devem usar uniforme militar ou fraque. Um terno bem alinhado também é aceito, mas raro de ser visto entre os convidados de destaque.

O dilema do vestido — e a escolha da tiara

A princesa Diana e o príncipe Charles andam em carruagem após cerimônia na Catedral de São Paulo, em Londres - 29/07/1981 A princesa Diana e o príncipe Charles após cerimônia de casamento na Catedral St. Paul, em Londres – 29/07/1981
A princesa Diana e o príncipe Charles após cerimônia de casamento na Catedral St. Paul, em Londres – 29/07/1981 (Anwar Hussein/WireImage/Getty Images)
No século XIX, a rainha Victoria estabeleceu o branco como a cor das noivas — antes, outros tons eram comuns, especialmente o dourado, que representava riqueza. O tradicional branco, contudo, é uma incerteza no caso de Meghan, a primeira divorciada a protagonizar um grande casamento oficial da realeza britânica. Camilla, duquesa da Cornualha, também divorciada, se uniu a Charles em uma cerimônia pequena, com um look azul-claro e chapéu, sem véu. A expectativa é que a atriz desfile um vestido romântico, moderno, e mais próximo da cor champanhe. Espera-se também que ela não abra mão da tradicional tiara (com ares de coroa). Ingrid Seward, especialista na realeza britânica, conta que Meghan terá acesso à coleção de joias da rainha Elizabeth II. Assim como Kate, que subiu ao altar com uma bela tiara Cartier, de 1936, cravejada com 1.000 diamantes — presente de aniversário do rei George VI à esposa, a rainha-mãe Elizabeth. Fãs de Diana, contudo, almejam que Meghan use a tiara Spencer, joia datada do século XVIII, que pertence à aristocrática família da mãe de Harry. O adereço foi usado por Diana no casamento com Charles — entre outras ocasiões especiais.

Esquema militar

Para honrar os dez anos de serviço de Harry nas Forças Armadas, 250 militares participarão do casamento em formação para receber os noivos antes e depois da cerimônia — parte da trupe acompanhará o cortejo do casal em Windsor. Harry foi membro da cavalaria de elite e, em 2017, foi condecorado como Captain General Royal Marines, alta patente entre os fuzileiros navais, título passado para ele por seu avô Philip, duque de Edimburgo. Logo, o príncipe deve usar o uniforme na cerimônia.

Damas de honra do jardim da infância

Príncipe George e princesa Charlotte durante o casamento de Pippa Middleton e James Matthews, na igreja de St Mark's, em Englefield Green, na Inglaterra - 20/05/2017 Príncipe George e princesa Charlotte durante o casamento da tia Pippa Middleton – 20/05/2017
Príncipe George e princesa Charlotte durante o casamento da tia Pippa Middleton – 20/05/2017 (Max Mumby/Getty Images)
Diferentemente da tradição americana e brasileira, as noivas britânicas não são acompanhadas por madrinhas adultas, e, sim, por um grupo de damas de honra de até 12 anos, vestidas de branco. Meghan será acompanhada de seis daminhas, todas com menos de 8 anos — entre elas, está a sobrinha de Harry, Charlotte, e afilhadas dos noivos. Já entre os quatro pajens está o príncipe George, junto com afilhados e filhos de amigos do casal. Na sua vez, Kate Middleton quebrou o protocolo quando se casou: além de diminuir a idade média das meninas (suas damas tinham entre 3 e 8 anos), convidou a irmã Pippa, na época com 27 anos, para ser sua dama de honra, cargo inexistente até então na realeza. A rainha Elizabeth II, por exemplo, foi acompanhada por oito adolescentes, enquanto Diana escolheu meninas entre 5 e 17 anos para o momento.

Entre a carruagem e o carrão

Casamento William e Kate Kate Middleton e seu pai, Michael Middleton, antes do casamento real na Abadia de Westminster, em 2011
Kate Middleton e seu pai, Michael Middleton, antes do casamento real na Abadia de Westminster, em 2011 (Marc Aspland/Getty Images)
Carruagens costumavam ser o transporte oficial para as noivas da realeza. Foi como Diana, por exemplo, chegou à catedral St. Paul, em Londres, em 1981. Kate, a moderna, preferiu chegar com seu pai de carro — aliás, o belo Rolls-Royce Phantom da rainha. O carrão de Elizabeth II também foi o veículo que, em 1999, levou Sophie Helen Rhys-Jones ao castelo de Windsor para se casar com o príncipe Edward, irmão mais novo de Charles. Meghan também chegará de carro, acompanhada pela mãe, Doria Ragland. A noiva, então, deveria ser conduzida ao altar pelo pai, Thomas Markle. Na quinta-feira 17, porém, a atriz divulgou um comunicado afirmando que o pai não vai comparecer ao casamento. “Eu sempre me importei com ele e espero que lhe deem o espaço necessário para que ele se concentre em sua saúde”, dizia a nota. Na última semana, Thomas se envolveu em um imbróglio com uma agência de paparazzi e a imprensa internacional. Disse que, por isso, não iria à festa para não causar constrangimento à filha e à família real. Depois, afirmou ao site TMZ que havia passado por uma cirurgia no coração e estaria impossibilitado de viajar para a Inglaterra. De acordo com comunicado do Palácio de Kensington, quem vai levar a noiva ao altar será o príncipe Charles.

Flores reais e caridosas

A florista Philippa Craddock foi a escolhida para cuidar dos arranjos decorativos do casamento. Folhagens e flores locais, que crescem no parque de Windsor, serão as eleitas. Passaram na seleção ramos de faia-europeia, bétula e carpino, combinados com rosas, peônias e dedaleiras. Até as flores entraram na agenda social do casal: após a festa, os arranjos serão distribuídos a organizações de caridade.

Os convidados

As atrizes Abigail Spencer e Sarah Rafferty posam para foto no restaurante Spago, em Beverly Hills - 13/12/2012 As atrizes Abigail Spencer e Sarah Rafferty, da série ‘Suits’ – 13/12/2012
As atrizes Abigail Spencer e Sarah Rafferty, da série ‘Suits’ – 13/12/2012 (Stefanie Keenan/WireImage/Getty Images)
A capela de São Jorge, em Windsor, tem capacidade para 800 pessoas. A imprensa britânica afirma que 600 convites foram enviados. Como a distância entre Harry e o trono é longa, o ruivo conseguiu se livrar da obrigação de convidar figuras políticas, como a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, e o presidente americano, Donald Trump. Segundo o palácio, os presentes serão pessoas próximas aos noivos — a boa desculpa para explicar por que parte da família de Meghan não tenha sido convidada, caso dos meios-irmãos, Thomas e Samantha Markle. Do outro lado, espera-se que a extensa família real britânica esteja por lá, além da realeza de outros países, como Espanha e Mônaco. Entre os representantes do show business, herança do passado de Meghan, são esperados nomes como as atrizes Priyanka Chopra e Millie Mackintosh, além do elenco de Suits, especialmente Abigail Spencer e Sarah Rafferty. A tenista Serena Williams e a cantora Victoria Beckham também são amigas da noiva e devem comparecer ao evento. Do lado de fora da igreja, mas dentro dos muros do castelo, ficarão os 2.640 convidados do casal, grupo formado por pessoas (também conhecidas como plebeus) envolvidas em projetos sociais.

A cerimônia

Casamento real | Harry e Meghan
A família real fica sentada do lado direito da capela de São Jorge, que dará início à cerimônia a partir de meio-dia (8 horas da manhã no Brasil). O deão de Windsor vai conduzir a celebração, enquanto o Arcebispo da Cantuária, Justin Welby, autoridade da Igreja Anglicana, vai oficializar a união e reger os votos. Harry entrará na igreja com William, que acompanhará do altar todo o processo, como um padrinho — cargo inexistente na tradição real, mas requerido pelo irmão mais velho na união com Kate. Harry, agora, devolve a cortesia. Os irmãos ficam de costas enquanto esperam pela chegada da noiva, que entra na igreja acompanhada das daminhas. Ao passarem pela rainha, os príncipes e também Meghan devem fazer uma saudação especial, na entrada e na saída.

Aliança rica e optativa

Os homens da realeza britânica não são obrigados a usar aliança após o casamento. Charles, aliás, é um dos poucos a lançar mão do acessório — enquanto William diz que não se sente confortável com joias. As mulheres usam anéis feitos de ouro Welsh, metal galês considerado um dos mais valiosos do mundo por sua raridade — pode valer até dez vezes mais que uma peça de ouro de outras regiões, como a África do Sul. A tradição foi outra implementada pela rainha-mãe Elizabeth, que ganhou a aliança de ouro Welsh no casamento com George VI, em 1923.

Para onde vai o buquê?

Além do vestido, a rainha Victoria está presente em outra tradição. Quando se casou com o príncipe Albert, em 1840, Victoria carregou um buquê com flores de murta — planta ligada a Afrodite, a deusa do amor na mitologia grega. A rainha, então, cultivou a flor no jardim de Osborne House, uma das residências da realeza. Até os dias de hoje, toda noiva da família desfila buquês com ramos da mesma planta. Outra tradição ligada ao ramalhete é o destino do adereço. No dia seguinte, ele é colocado sobre o túmulo em homenagem ao Soldado Desconhecido, na Abadia de Westminster. A tradição foi iniciada pela rainha-mãe Elizabeth, em 1923, e seguida pela rainha Elizabeth II e Kate.

O cortejo entre o povo

Casamento real | Harry e Meghan
Está marcado para as 13 horas da Inglaterra (9 horas no Brasil) o início do cortejo que vai mostrar ao público, pela primeira vez, Harry e Meghan casados. Uma carruagem conduzirá o casal pelo vilarejo de Windsor. Eles sairão do castelo pela Castle Hill e seguirão pelo contorno da cidade até voltar à entrada principal do palácio, pela Long Walk. O trajeto, de cerca de 5 quilômetros, deve durar 25 minutos.

Bolo natureba

Um bolo real deve ter muitos andares. O de Kate e William ostentava oito camadas. A tradição também pede que o sabor principal de um dos bolos seja de fruta. Meghan e Harry escolheram para cumprir a tarefa a confeiteira americana Claire Ptak, dona da loja Violet Bakery, em Londres. Descolada, a chefe se destaca por adotar apenas ingredientes orgânicos, além de um traço rústico para os doces, que ganham decoração de flores de verdade. Em seu comunicado de agradecimento pela escolha, Claire ressaltou que será ótimo fazer o bolo do casal, que divide com ela os mesmos valores sobre sustentabilidade. O sabor será limão, e a decoração contará com glacê e flores frescas.

Festa comportada

Casamento real | Harry e Meghan
Harry, o festeiro oficial da família, deve se divertir dentro dos limites na comemoração pós-cerimônia. Para começar, seguindo a tradição, a rainha oferecerá um almoço logo após o casamento no Hall de São Jorge, principal e maior cômodo do Castelo de Windsor. À noite, o casal e mais 200 convidados seguem para a Frogmore House, residência de campo da realeza, localizada a 2,5 quilômetros do castelo. A casa do século XVII fica no meio de um parque, afastado da cidade, e serve basicamente para sediar eventos da família. Segundo divulgou o Palácio de Kensington, o príncipe Charles será o responsável por oferecer a festa — papel que ele já desempenhou no casamento de William e Kate.

fonte: Veja

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

Motoristas da Uber anunciam greve nacional; saiba quanto tempo irá durar

  A Uber está no centro de uma paralisação nacional marcada para esta terça-feira, 26 de março, como forma de protesto contra o Projeto de Lei 12/2024. O PL que visa regular a atividade dos motoristas de aplicativos, tem sido debatido entre representantes da categoria, os condutores e o Governo Federal. Motoristas da Uber confirmam PARALISAÇÃO NACIONAL; saiba até quando vai durar. Imagem: FDR Com tramitação em regime de urgência na Câmara dos Deputados, em Brasília, o PL tem gerado controvérsias desde sua proposição. A AMAPE e a FEMBRAPP, entidades representativas dos motoristas por aplicativos como Uber e outros, apoiam a manifestação no estado. Thiago Silva, presidente da AMAPE , confirmou a realização do evento em Recife. O ponto de encontro será em frente ao Classic Hall, na faixa local, com início às 7h da manhã. Os motoristas da Uber participarão de uma carreata até a Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE). Na ALEPE, será entregue um pedido simbólico para retirada da urgênc

Valor dos pedidos de recuperação judicial sobe 79,8% em 2023 deve continuar em 2024

  Os pedidos de  recuperação judicial  saltaram em 2023 em 68,7% na comparação com o ano anterior, atingindo 1,4 mil pedidos, de acordo com informação divulgada pela  Serasa Experian . Este foi o quarto maior número de pedidos já registrado desde 2005, quando a Serasa Experian iniciou a série histórica. O maior número de pedidos de recuperação judicial aconteceu em 2016, quando 1,8 mil empresas recorreram à Justiça para se protegerem de seus credores. O número de pedidos atingiu a marca de 1,420 mil em 2017 e de 1,408 mil em 2018. O ano de 2023 foi marcado pelos pedidos de recuperação de grandes empresas como  Americanas ,  Light  e  Oi . “O ano passado foi marcado por um recorde de inadimplência das empresas, influenciando significativamente o panorama da recuperação judicial. Embora os sinais de melhoria tenham começado a surgir, como a queda da inflação e das taxas de juros, a reação no cenário de recuperação judicial mostra-se mais lenta”, comenta o economista da Serasa Experian, L

Elon Musk apresenta avanços na tecnologia de robôs da Tesla em novo vídeo do modelo Optimus Gen-2

  Um universo em que você passa a responsabilidade das tarefas domésticas para um robô não parece tão impossível assim -  se você tiver cerca de R$ 100 mil, preço estimado para o robô humanoide da Tesla . Em um vídeo divulgado por  Elon Musk , nesta segunda-feira (15), o robô Optimus dobra uma camiseta. Um universo em que você passa a responsabilidade das tarefas domésticas para um robô não parece tão impossível assim -  se você tiver cerca de R$ 100 mil, preço estimado para o robô humanoide da Tesla . Em um vídeo divulgado por  Elon Musk , nesta segunda-feira (15), o robô Optimus dobra uma camiseta. Conheça o Optimus O Optimus foi o primeiro protótipo de um robô humanoide capaz de andar e carregar objetos da  Tesla . Também conhecido como Tesla Bot, ele foi apresentado em outubro de 2022 em um evento da empresa sobre inteligência artificial. Na época, Musk informou que o projeto Optimus  deverá estar pronto para receber encomendas entre 2025 e 2027. Terra Brasil/ https://www.youtube.c

Advogado faz discurso antissemita e quer expulsão de judeus de instituto; OAB pede investigação

  O advogado Hariberto de Miranda Jordão Filho fez declarações antissemitas durante uma reunião do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) na última quarta-feira (20). Instituições ligadas à advocacia, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), reagiram às falas. Membro da diretoria do instituto, pediu que todos os judeus presidentes de comissões do IAB fossem demitidos. “Devem ser expulsos, eliminados”, disse Jordão Filho, que reclamava do fato de a Federação Israelita do Rio de Janeiro ter acionado a OAB sobre outras manifestações antissemitas que ele já havia proferido. No discurso no IAB ele também comparou ao holocausto o que acontece na Guerra no Oriente Médio, chamando os israelenses de nazistas. Os judeus foram as principais vítimas do nazismo. Alguns membros do instituto tentaram interromper o discurso de Jordão Filho, mas a presidência da sessão permitiu que o advogado continuasse, dizendo que ele vai “assumir as consequências disso”. O IAB informou, em nota na quinta-feir

Esquerda faz ato com fiasco total e inaugura a “democracia sem povo”

  BRASÍLIA E SÃO PAULO – Grupos de esquerda e apoiadores do presidente  Luiz Inácio Lula da Silva  (PT) foram às ruas de cidades brasileiras e do exterior, neste sábado, 23. Convocados por entidades após o ex-presidente  Jair Bolsonaro (PL)   reunir uma multidão na Avenida Paulista no mês passado , os atos foram marcados pelo esvaziamento. Muita gente achava que iria flopar a manifestação da esquerda, programada para este sábado (23) em diversas capitais do Brasil. Foi bem pior do que isso... Praticamente não foi ninguém. A Folha, caolha, ainda conseguiu encontrar um motivo para tentar justificar o fracasso da manifestação: “Movimentos de esquerda fazem neste sábado (23) uma série de atos dispersos pelo país, convocados em resposta ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas que acabaram esvaziados em meio ao distanciamento do governo Lula (PT) e ao racha na visão de partidos e militantes sobre a pertinência da mobilização.” Esse é o tal do 'jornalismo profissional'. Informações:

Carreira: Raia Drogasil abre 420 vagas de trabalho em MT, Rio e São Paulo; veja como se inscrever

O grupo farmacêutico Raia Drogasil, está com 420 vagas de trabalho disponíveis para os estados de Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo. Para se candidatar, não é necessário ter experiência prévia para nenhuma das oportunidades. São 100 vagas de farmacêutico no estado do Rio de Janeiro. Os candidatos devem ter mais de 18 anos, ensino superior completo em farmácia, CRF ativo no estado e aptidão para trabalhar com o público. Já nos estados de São Paulo e Mato Grosso, são 110 vagas de atendente de farmácia, com foco na cidade de Campinas, interior de São Paulo. Também há oportunidades para trabalhar no Centro de Distribuição de Guarulhos, na região metropolitana da capital paulista, que está contratando 150 funcionários para trabalhar como auxiliar de reposição logística. Tanto para atendente como para reposição logística, é preciso ter ensino médio completo e mais de 18 anos. “Fechamos 2023 com 1.100 farmacêuticos a mais do que em 2022. Queremos resgatar a ideia do profissional de anti