Pular para o conteúdo principal

As marcas, unidas, terão alguma chance de não serem vencidas

Aliança VW e Ford não vai acabar com a briga no segmento dos compactos. Apenas buscará eficiência entre os utilitários

Onda de parcerias mostra que está faltando capital para enfrentar os desafios da nova mobilidade


Aliança VW e Ford não vai acabar com a briga no segmento dos compactos. Apenas buscará eficiência entre os utilitários

Na semana passada, a aliança VW e Ford formalizou uma parceria global para desenvolver veículos comerciais e, quem sabe, algumas coisinhas mais. Um dia depois foi a vez de Audi e Hyundai anunciarem que vão unir esforços no desenvolvimento de tecnologias de eletrificação à base de hidrogênio.

Enquanto a aliança VW e Ford e Audi com Hyundai gatinham, a tríplice Renault-Nissan-Mitsubishi está em outro patamar. Foi confirmado que as sinergias globais vão aumentar nos próximos anos, o que pode desembocar numa fusão completa das empresas. Essa onda de parcerias e fusões expõe os esforços das montadoras em se adequar às novas demandas da era digital. Mas também revela que está faltando “dindin” para desafios tão grandiosos. Está claro que, sozinhas, elas não vão a lugar algum.

O caso mais emblemático é o da parceria entre VW e Ford. O grupo alemão é o que mais vende veículos no mundo, mas sente no bolso as multas milionárias do escândalo batizado de dieselgate (fraude que omitia o real nível de emissões dos motores diesel do Grupo VW). Já a norte-americana Ford tem dificuldades de se manter competitiva em todas as áreas onde é demandada. Prova disso é o recente anúncio de que praticamente abandonará o segmento de carros de passeio em seu berço, os EUA, para focar em picapes e SUVs.

A reunião de VW e Ford prova que a necessidade é capaz de apagar as arestas de um passado recente. Elas já tinham se unido nos tempos de Autolatina (no Brasil e na Argentina), entre 1987 e 1996, e na Autoeuropa, entre 1991 e 1999. A separação não foi das mais amigáveis, tanto aqui, quanto na Europa. Os comunicados das duas montadoras divulgados na semana passada não forneceram detalhes sobre os tipos de veículos e os mercados onde a parceria vai atuar, mas isso será conhecido em breve. E poderá haver reflexos no Brasil.
A Ford hoje não produz mais caminhões grandes no mundo, exceção feita ao Brasil (no ABC paulista), e essa operação está ameaçada caso não haja sinergia com algum fabricante mais capitalizado. Com MAN e Scania, a o Grupo VW é um gigante na área de caminhões. Já a Ford é uma potência no segmento de picapes e vans nos EUA, enquanto a VW patina para conseguir embalar com sua picape Amarok feita na Argentina.
Portanto, a parceria pode ser benéfica a ambos também na América do Sul. O comunicado disse que a aliança não envolverá acordos de participação (trocas acionárias). Mas analistas nos EUA e na Europa acreditam que o acordo pode evoluir para carros de passeio, e até para uma fusão em algum grau, num futuro não tão distante.

Audi: parceria e CEO na cadeia



Audi h-tron: protótipo é fruto da parceria com a Hyundai no desenvolvimento de modelos elétricos

Divulgação
Audi h-tron: protótipo é fruto da parceria com a Hyundai no desenvolvimento de modelos elétricos


Na mesma semana em que a alemã Audi (do Grupo VW) e a coreana Hyundai se uniam para desenvolver tecnologia de células (ou pilhas) a hidrogênio para veículos elétricos, o CEO global da Audi, Ruopert Stadler, era preso na Alemanha por envolvimento do caso dieselgate.
Além do prejuízo causado pelas multas e pelos reparos em milhares de motores, a marca premium (e o Grupo VW, por tabela) sofre perdas inacalculáveis em termos de imagem. Dados os prejuízos, a Audi viu-se forçada a buscar ajuda dos coreanos da Hyundai para manter seus planos de eletrificação para a próxima década. As duas montadoras querem agilizar a produção em série de veículos elétricos com pilhas de hidrogênio, dividindo os pesados custos de desenvolvimento.



Hyundai Nexo: alimentado por células a hidrogênio, crossover recebeu ajuda da parte de engenharia da Audi

Divulgação
Hyundai Nexo: alimentado por células a hidrogênio, crossover recebeu ajuda da parte de engenharia da Audi


A Hyundai está avançada nessa área. Vai lançar no que vem o crossover Nexo alimentado por células a hidrogênio. Dentro do Grupo VW, a Audi assumiu a responsabilidade pelo desenvolvimento dessa tecnologia e atualmente trabalha em sua sexta geração. No início da próxima década, a Audi apresentará o primeiro um SUV de luxo com autonomia de longo alcance. A Audi já trabalha com conceitos de célula a combustível há quase 20 anos.
O primeiro veículo de teste foi o compacto A2H2, em 2004, seguido pelo Q5 HFC, em 2008. O A7 Sportback h-tron quattro, de 2014, introduziu o sufixo “h-tron” para representar o elemento hidrogênio. O conceito h-tron quattro, apresentado em 2016, demonstrou ainda mais a tecnologia da marca alemã nesse campo.

Fusões à vista



O maior conglomerado automotivo até agora, que poderá resultar em grandes projetos  nos próximos anos

Divulgação
O maior conglomerado automotivo até agora, que poderá resultar em grandes projetos nos próximos anos


A Renault-Nissan-Mitsubishi anunciou, também na semana passada, um aumento de 14% em sinergias anuais, para 5,7 bilhões de euros, em comparação com os 5 bilhões de euros de 2016, resultado da parceria das três montadoras que formam a maior aliança da indústria automobilística mundial. As empresas-membro da Aliança se beneficiam de um aumento na redução de custos, receitas incrementais e custos evitados. Esses resultados ajudam o CEO global da Aliança, o brasileiro Carlos Ghosn, a vencer as resistências do governo francês (maior acionista da Renault) a liberar uma real fusão franco-nipônica.

Falando em fusão, como fica a FCA (Fiat Chrysler Automobiles), tão cortejada no ano passado, sobretudo por chineses? No início do ano, o chefão Sergio Marchionne disse que não falaria mais em fusões antes de demonstrar os resultados sólidos do plano estratégico do grupo. Os bons resultados dos últimos cinco anos, sobretudo da Jeep, foram apresentados aos acionistas em 1º de junho. Agora, com o passe valorizado, talvez seja a hora de repensar em novos acordos e fusões do grupo ítalo-americano.
O momento da indústria, portanto, é de união faz a força. Ou, melhor, a união é a única salvação num momento em que as montadoras, como na aliança VW e Ford , têm de investir em eletrificação, automação, conectividade e compartilhamento, sem largar a mão das disputas atuais no mercado global. E vendo cada vez mais de perto o surgimento de novos jogadores no tabuleiro, como Tesla, Geely, Uber e tantas outras empresas da era digital. O jogo promete!







Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

DORIA NÃO MENTE

Brasil registra um acidente de trabaho a cada 51 segundos

  Um acidente de trabalho é registrado a cada 51 segundos no Brasil, de acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Esse número coloca o Brasil no topo da lista de países mais perigosos para os trabalhadores, ficando atrás apenas de China, Índia e Indonésia. Só em 2022, o país registrou 612,9 mil acidentes, que causaram 2.538 mortes, um aumento de 22% em relação a 2021. De acordo com o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (SINAIT), Bob Machado, o aumento no número de acidentes laborais é um reflexo da atual situação da inspeção do trabalho no País. “O Brasil conta, hoje, com o menor contingente de auditores-fiscais do trabalho (AFTs) dos últimos 30 anos, operando com uma quantidade de profissionais bem abaixo da ideal. Isso dificulta muito o trabalho de fiscalização nas empresas e abre brechas para que mais acidentes aconteçam”, disse. Dados da OIT e do Ministério Público do Trabalho (MPT) mostram que as principais causas de acidentes

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

Rancho D´Ajuda

Feliz Natal! Canadauence.com

O estapafúrdio contrato “ultraconfidencial” entre o Butantan e a Sinovac, que não especifica valor entre as partes

  O contrato que o Instituto Butantan, dirigido por Dimas Tadeu Covas, que diz não ter relação de parentesco com Bruno Covas, prefeito de São Paulo, e o gigante laboratório chinês Sinovac, acreditem, não determina quantidade e valor unitário da vacina. A grosso modo, o contrato beneficia apenas um lado no acordo: o chinês. As cláusulas do contrato, anunciadas, em junho, como “históricas” pelo governador de São Paulo, João Dória, revelam outras prioridades que, obviamente, não tem nada a ver com a saúde da população do Brasil, como o tucano chegou a afirmar para o presidente Jair Bolsonaro, quando fazia pressão para o chefe do executivo liberar a vacina no país. A descoberta ocorre na semana em que os testes com a vacina foram suspensos devido ao falecimento de uma voluntária, cujo motivo da morte – sequer – foi informado pelo Butantan à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que é o órgão de proteção à saúde da população por intermédio de controle sanitário da produção e co