Pular para o conteúdo principal

Salva vidas de rodeio se arriscam para garantir segurança de peões nas arenas pelo Brasil

Resultado de imagem para salva vida rodeio

Madrinheiros e salva-vidas têm o trabalho de proteger os competidores durante as montarias em cavalos e em touros. ‘Tem hora que a mulherada é mais bruta que os homens‘, diz madrinheira.
No momento em que o peão entra na arena para começar a montaria, todos os olhares se voltam a ele e ao animal, desviando apenas para controlar o cronômetro. Enquanto isso, a presença do grupo de madrinheiros e de salva-vidas passa completamente despercebida.
Os salva-vidas atuam na montaria em touro desde o instante em que o animal saiu dos bretes, já o trabalho dos madrinheiros começa assim que bate a campainha dos oitos segundos. O que eles têm em comum? A tarefa de garantir a segurança e a integridade física do cowboy.

A cada modalidade, os operários da arena estão lá, atentos a cada movimento e prontos para intervir.
Coragem
Ana Cláudia Garcia de Faria, de 34 anos, ficou conhecida como Ana Cláudia Madrinheira em todos os rodeios do país. Natural de Uberaba (MG), atua na função desde os 11 anos e afirma que é recordista do ‘Troféu Arena de Ouro‘ como ‘Melhor Madrinheira do Brasil’.
Além de ser a oficial da Festa do Peão de Barretos há 20 anos, ela marcou presença também no Ribeirão Rodeo Music. Ana Cláudia ainda ficou conhecida por participar de duas novelas da Globo em cenas de rodeio, “Em Família” e “América“.
Ela se destaca em um ambiente majoritariamente masculino e faz bonito na hora de resgatar o peão. Sua função é ficar dentro da arena com um cavalo domado, prestando atenção a cada movimento durante toda a prova.
Assim que passa o tempo estipulado, ela cavalga rapidamente e encosta ao lado do cavalo competidor do cutiano. Então, segura o cowboy pela cintura, o coloca no chão e, rapidamente, passa o laço ao redor do pescoço do cavalo, guiando-o de volta aos bretes.
Segurar o competidor requer força, senão, a gente cai muito. Mas, o principal é estar montada em um cavalo bom que te ajuda, ter habilidade e saber chegar na hora certa“, afirma.
A madrinheira se orgulha de seu desempenho na arena e treina sempre que possível para conseguir manter o equilíbrio na hora em que ajuda o peão. Porém, já sofreu um bocado de acidentes – coleciona as cicatrizes de ter quebrado braço, perna, alguns dedos da mão, quatro costelas, duas vezes a clavícula e, o nariz, três. Apesar de tudo, não desiste jamais.
Sinto medo, mas o amor pela profissão é muito maior. Fico muito feliz, muito orgulhosa de representar todas as mulheres na arena. Gosto de mostrar que mulher não é sexo frágil não, tem hora que a mulherada é mais bruta que os homens, se quer saber“, diz, se divertindo com a situação.
‘Anjos’
A montaria em touros é considerada um dos esportes mais radicais do mundo, visto que animal é capaz de saltar até 14 vezes durante os oito segundos em que o sujeito precisa se equilibrar sobre ele. Descer, entretanto, pode ser ainda mais arriscado – com o touro nervoso, qualquer desatenção pode resultar em um acidente grave.
Franklin dos Santos, de 26 anos, é conhecido nos rodeios como Zica Bullfighter. Assim que o peão desce ou é lançado no chão, o rapaz e sua equipe intervêm sem medo e se colocam na frente do touro para distraí-lo do competidor.
O trabalho de proteção começa ainda antes – o trio forma um triângulo ao redor do animal, girando na mesma direção que ele. “Isso é para desviar a atenção do bicho e permitir que o cowboy saia em segurança. Depois, não é só se jogar na frente dele, a gente tem técnicas, passa por um treinamento e cada movimento é calculado“, afirma.

Para garantir a própria proteção, os considerados anjos das arenas usam apenas um colete e uma bermuda protetora com enchimentos. Cinco vezes na semana a equipe passa por treinamentos para garantir o preparo físico, sendo que três dias são destinados aos treinos na fazenda com boi e, os restantes, para fortalecimento na academia.
Ainda assim, é comum que os salva-vidas saiam feridos. Santos diz que raramente se machuca, mas, levou 15 pontos no rosto e mais 5 na boca após levar um coice durante o Rodeio de Guaxupé (MG), no ano passado.
Às vezes, acontece. Esse foi o pior que aconteceu comigo. Mesmo assim, o que a gente sente não é medo exatamente, é respeito pelo animal“, ressalta.
O rapaz é natural de Morro Agudo (SP) e relata que atua nas arenas há sete anos, tendo começado também com a montaria. Sua equipe é formada por Cleiton Bernardes Ferreira, de 22 anos, natural de Álvares Florence (SP), e por Lucas Gonçalves, 31, de São Joaquim da Barra (SP) – todos fazem parte da União Nacional dos Salva-Vidas.
A gente se envolve demais com o trabalho, a gente ama o que faz, é uma paixão imensa que temos por esse esporte. Salvar vidas em rodeio é um trabalho que é para poucos, não é pra qualquer um não”, conclui.


fonte: http://www.saojoaquim.sirfm.com.br/7016-2/

youtube

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

DORIA NÃO MENTE

Brasil registra um acidente de trabaho a cada 51 segundos

  Um acidente de trabalho é registrado a cada 51 segundos no Brasil, de acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Esse número coloca o Brasil no topo da lista de países mais perigosos para os trabalhadores, ficando atrás apenas de China, Índia e Indonésia. Só em 2022, o país registrou 612,9 mil acidentes, que causaram 2.538 mortes, um aumento de 22% em relação a 2021. De acordo com o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (SINAIT), Bob Machado, o aumento no número de acidentes laborais é um reflexo da atual situação da inspeção do trabalho no País. “O Brasil conta, hoje, com o menor contingente de auditores-fiscais do trabalho (AFTs) dos últimos 30 anos, operando com uma quantidade de profissionais bem abaixo da ideal. Isso dificulta muito o trabalho de fiscalização nas empresas e abre brechas para que mais acidentes aconteçam”, disse. Dados da OIT e do Ministério Público do Trabalho (MPT) mostram que as principais causas de acidentes

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

Rancho D´Ajuda

Feliz Natal! Canadauence.com

O estapafúrdio contrato “ultraconfidencial” entre o Butantan e a Sinovac, que não especifica valor entre as partes

  O contrato que o Instituto Butantan, dirigido por Dimas Tadeu Covas, que diz não ter relação de parentesco com Bruno Covas, prefeito de São Paulo, e o gigante laboratório chinês Sinovac, acreditem, não determina quantidade e valor unitário da vacina. A grosso modo, o contrato beneficia apenas um lado no acordo: o chinês. As cláusulas do contrato, anunciadas, em junho, como “históricas” pelo governador de São Paulo, João Dória, revelam outras prioridades que, obviamente, não tem nada a ver com a saúde da população do Brasil, como o tucano chegou a afirmar para o presidente Jair Bolsonaro, quando fazia pressão para o chefe do executivo liberar a vacina no país. A descoberta ocorre na semana em que os testes com a vacina foram suspensos devido ao falecimento de uma voluntária, cujo motivo da morte – sequer – foi informado pelo Butantan à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que é o órgão de proteção à saúde da população por intermédio de controle sanitário da produção e co