Pular para o conteúdo principal

Veja quem são os 12 garotos e o técnico de futebol que ficaram presos em caverna na Tailândia

Meninos e técnico que se perderam em caverna na Tailândia, em imagem de arquivo  (Foto: Reprodução G1/ Thai PBS)

Meninos e técnico que se perderam em caverna na Tailândia, em imagem de arquivo (Foto: Reprodução G1/ Thai PBS)

O resgate do grupo de 12 meninos e um técnico de futebol em uma caverna, na Tailândia, atraiu olhares de todo o mundo. O time entrou na caverna no dia 23 de junho e foi encontrado após 9 dias de buscas na caverna Tham Luang. Eles começaram a ser retirados no domingo (8). O último garoto e o técnico foram resgatados nesta terça-feira (10).

Ao longo das operações de resgate, os nomes dos garotos não foram divulgados, em respeito às famílias estavam na caverna acompanhando o resgate. Com isso, a cada saída, eles foram nomeados como "Javali 1", "Javali 2" e assim por diante.

Os garotos têm entre 11 e 16 anos e seu técnico, tem 25 anos. Eles integram o time Moo Pa (ou Wild Boars).

Ekkapol Chantawong (Aek) (Foto: Reprodução)

Ekkapol Chantawong (Aek) (Foto: Reprodução)

Ekkapol Chantawong é o treinador de 25 anos. Seu apelido é Aek e ele é ex-monge budista. Kham Chantawong, tio de treinador, afirmou ao The Guardian, que ele já havia visitado cavernas em outras ocasiões. “Ele é muito cuidadoso com os meninos. Eles se dão super bem e as crianças nunca brigaram entre elas", contou Kham.

Ele é alvo de críticas no país por ter levado os meninos a uma caverna que poderia ficar inundada durante as chuvas de monção, mas os familiares disseram em entrevista à BBC que ele não deveria se culpar.

"Todos os meninos estão bem. A equipe de resgate está cuidando de nós. Prometo que também cuidarei deles o melhor que puder. Obrigado pelo apoio e por favor aceitar minhas desculpas", escreveu Ekkapol em carta enviada aos familiares e transportada através de túneis subterrâneos durante as operações de resgate.

Chanin Wiboonroongrueng (Titan) (Foto: Reprodução)

Chanin Wiboonroongrueng é o mais jovem de todos e tem 11 anos. Seu apelido é Titan. Ele joga futebol há cinco anos e foi convidado para integrar o time há três. Em carta aos familiares, ele pediu que o irmão "esteja preparado para me trazer frango frito", segundo a BBC.

Tanawat, pai do garoto, disse à CNN durante a operação de resgate que 
“se sentia melhor desde que o filho disse que estava bem e forte”. Tanawat, que fez vigília na entrada da caverna, contou que o sonho do filho é jogar futebol profissionalmente. “Ele joga futebol desde pequeno. Começou quando estava com 8 ou 9 anos de idade”.

Duangpetch Promthep (Dom) (Foto: Reprodução)

Duangpetch Promthep tem 13 anos e seu apelido é Dom. Ele é atacante e capitão do time. Seu pai, Kham Phromthep, afirmou que ficou em êxtase quando viu o filho no vídeo do resgate. "Estou muito feliz de ver o rosto dele entre os outros", afirmou Kham ao The New York Times. Ele, que esteve na caverna todos os dias em busca de notícias sobre os meninos, estava em casa quando soube que haviam encontrado os garotos. "Ele perdeu peso e parece cansado, mas ainda assim, continuo feliz em vê-lo".

Segundo o The Guardian, Dom tem uma forte capacidade de liderança e um ótimo senso de humor.

Somphong Jaiwong (Pong) (Foto: Reprodução)

Somphong Jaiwong tem 13 e atua no meio-de-campo do time. Ele é conhecido também como Pong. Manutsanun Kuntun, professor do garoto, informou à agencia AFP que ele “é um menino alegre, que gosta de futebol e todos os esporte. Seu sonho é se tornar jogador da seleção tailandesa”.

Mongkol Boonpium (Mark) (Foto: Reprodução)

Mongkol Boonpium tem 14 e, segundo seu pai, Thinnakorn Boonpiem, ele é um “bom garoto, que ama estudar – quase tanto quanto jogar futebol”.

Mongkol, que é conhecido como Mark, entrou para o time há um ano e no dia em que o grupo desapareceu, ele tinha ido para um treino, como de costume. Segundo o jornal The Guardian, ele não havia dito ao pai que planejava explorar a caverna e sua família começou a ficar preocupada quando ele não retornou para casa. “Desde então, estou aqui em frente a caverna”, disse o pai do garoto durante a operação de resgate.

Segundo o jornal diário Siamsport, Mark joga futebol desde a pré-escola e gosta tanto do esporte que, praticamente, veste camisas de futebol todos os dias. Ele também gosta muito de nadar e andar de bicicleta.

Panumas Saengdee (Mick) (Foto: Reprodução)

Panumas Saengdee, tem 13 anos e seu apelido é Mick. Segundo o jornal The Guardian, ele é descrito como um goleiro perfeito por sua forma física e movimentos fluídos, mas seus treinadores recentemente consideraram colocar o garoto na posição de atacante, por sua força no ar e habilidade de cabecear. Mick é descrito como um garoto que joga tão bem quanto um de 15 anos.

Em sua carta aos familiares no período em que esteve preso, ele escreveu: "Não se preocupem comigo, eu realmente sinto falta de todos vocês. Eu amo vocês. Estou bem aqui, meus irmãos, os fuzileiros navais estão cuidando de mim”.

Pipat Phothai (Nick) (Foto: Reprodução)

Pipat Phothai, de 15 anos, fez aniversário no último domingo. Seu pai informou à CNN que a família havia planejado uma festa surpresa. Em carta aos familiares, o jovem que tem o apelido de Nick, pediu para que eles não se preocupassem.

"Estou bem, só um pouco de frio, mas não se preocupem comigo, não se esqueçam da minha festa de aniversário. Mamãe, papai, eu amo vocês e o meu irmãozinho também. Se eu sair, por favor, me tragam um churrasco", pediu ele aos parentes.

Segundo o The Guardian, o garoto não faz parte do time de futebol, mas havia se reunido com o grupo por causa de Bew (Ekkarat Wongsookchan), que é goleiro do time e seu melhor amigo.

Ekkarat Wongsookchan (Bew) (Foto: Reprodução)

Ekkarat Wongsookchan, tem 14 anos e é o goleiro do time. Seu apelido é Bew. Segundo o The Guardian, o garoto tem melhorado muito sua habilidade no jogo nos últimos anos por sua forte disciplina. Ao final de cada treino, Ekkarat recolhe os equipamentos de todo o time. O melhor amigo de Ekkarat é o jovem Pipat Bodhi, também preso na caverna.

Em carta, ele escreveu aos familiares: "Mamãe e papai, não se preocupem por eu estar ausente por duas semanas. Vou ajudar vocês na loja em breve".

Adul Samon (Foto: Reprodução)

Adul Samon tem 14 anos e é meio-campista no time. Nascido no estado de Wa, região do leste de Mianmar, ele deixou sua família para receber uma educação melhor no norte da Tailândia, onde é educado por professores cristãos. Único no grupo de garotos a falar inglês, ele tornou-se porta-voz improvisado do grupo e foi o responsável por se comunicar com os mergulhadores britânicos que os encontraram.

Além do tailandês e do inglês, o garoto também fala birmanês e chinês.

Os professores da escola Ban Pa Moea, onde cursa seus estudos, elogiam seus talentos linguísticos, especialmente em inglês. "Ele é bom tanto nos estudos quanto no esporte. Ele trouxe para a escola várias medalhas e certificados graças a suas proezas", disse à AFP o diretor da escola Phunawhit Thepsurin. Adul também gosta de tocar piano e guitarra.

O brasileiro Bruno Ferreira, que vive há 7 anos na Tailândia e foi professor de Adul Samon, disse em entrevista a GloboNews, que se espantou ao ver as primeiras imagens do garoto na caverna.

“Ele estava muito desnutrido. Sempre foi forte, jogando futebol, praticando esporte, então me espantei com ele muito magro e esmirradinho", disse Bruno. O brasileiro também contou que seus pais estiveram "fortes" e "confiantes" e só ficaram desmotivados no dia anterior ao da morte do mergulhador Saman Kunan, de 38 anos, ex-integrante da Marinha tailandesa.

Peerapat Sompiengjai (Night) (Foto: Reprodução)

Peerapat Sompiengjai, que tem o apelido de Night, completou 16 anos no dia 23 de junho, quando o time ficou preso na caverna. Em entrevista à CNN, a irmã de garoto, Phanphatsa, de 17 anos, disse que prepararia ao irmão um outro bolo de aniversário, além de todas as suas comidas favoritas. Ela também contou que seus pais têm dormindo na caverna todos os dias desde que o grupo desapareceu. Ele atua no meio-de-campo do time.

Prajak Sutham (Note) (Foto: Reprodução)

Nattawoot Thakamsai, tem 14 anos e é conhecido como Tle. Em carta, ele tranquilizou os familiares: "Sinto falta de vocês, mamãe e papai. Amo vocês. Não se preocupem, posso cuidar de mim mesmo".

Phornchid Kamluang (Tee) (Foto: Reprodução)



fonte: G1

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

GM está saindo de suas torres de sede em Detroit

  A General Motors  planeja transferir sua sede global para o novo complexo  Hudson  ’s em Detroit em 2025, abandonando sua icônica localização no Renaissance Center.  A GM  continuará a ser proprietária do RenCen, como é chamado, e se juntará a uma parceria com a imobiliária Bedrock, a cidade de Detroit e o condado de Wayne para reconstruir o conjunto de torres que dominam o horizonte de Detroit. A GM será a inquilina âncora do projeto Bedrock's Hudson's Detroit, que foi construído no local da antiga loja de departamentos JL Hudson. Esta será a quarta sede da GM em Detroit. A localização fica na Woodward Avenue, onde a GM estabeleceu sua primeira sede em 1911. A GM assinará um  contrato de arrendamento  de 15 anos para os andares superiores de escritórios do complexo Hudson, juntamente com espaços no nível da rua para exibir seus veículos e para atividades públicas.  Hudson's Detroit  é um empreendimento de 1,5 milhão de pés quadrados que, de outra forma, contará com lojas

Invasões do MST chegam a 24 áreas em 10 Estados e no DF

24 propriedades já foram invadidas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em 11 estados do país durante o chamado Abril Vermelho, segundo dados divulgados na manhã desta terça (16) pelo grupo. As ocupações começaram ainda no fim de semana e, de acordo com o movimento, devem se estender até sexta (19) na Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária. Além das invasões, o grupo promoveu outras seis ações diversas como montagem de acampamentos em alguns estados, assembleias e manifestações. As ações ocorrem mesmo após o  anúncio de um programa do governo federal para a reforma agrária que vai destinar R$ 520 milhões  para a compra de propriedades ainda neste ano para assentar cerca de 70 mil famílias do movimento. Entre os estados que tiveram invasões a propriedades estão Pernambuco – com a terceira ocupação de uma área da Embrapa –, Sergipe, Paraná, São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro, Bahia, entre outros. “Até o momento, a Jornada contabiliza a realização de 30 aç

STF proíbe abordagem policial baseada em gênero ou cor da pele

O Supremo Tribunal Federal (STF) proibiu, nesta quinta-feira (11), que abordagens policiais sejam feitas com base em “raça, sexo, orientação sexual, cor da pele, ou aparência física”. A tese fixada pelos ministros será usada em casos semelhantes em instâncias inferiores da Justiça. “A busca pessoal, independente de mandado judicial, deve estar fundada em elementos indiciários objetivos de que a pessoa esteja na posse de arma proibida, ou de objetos ou papeis que constituam corpo de delito, não sendo lícita a realização da medida com base na raça, sexo, orientação sexual, cor da pele, ou aparência física”, diz orientação da Corte. A Corte debateu a chamada “filtragem racial” ou o “perfilamento racial”. Isso significa que eles avaliaram se houve atitudes da polícia motivadas por racismo em relação ao suspeito. O JULGAMENTO O STF elaborou a tese a partir do julgamento de um homem negro que foi condenado por tráfico de drogas por portar 1,53 gramas de cocaína, em 2020, em São Paulo. Nesse

Brasil soltou 57 mil presos na saidinha de Natal, e menos de 5% não voltaram para a cadeia

  Menos de 5% dos detentos que tiveram o direito à saidinha no Natal no fim de 2023 não retornaram aos presídios no Brasil.  Levantamento realizado pela  Folha  a partir de informações das secretarias estaduais responsáveis pelo sistema penitenciário mostra que 56.924 presos tiveram o benefício concedido pela Justiça em 18 unidades da federação. Destes, 2.741 não regressaram (4,8% do total).  Oito estados (Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Mato Grasso, Paraíba, Rio Grande do Nortes e Tocantins) disseram que não concederam o direito. A Bahia não respondeu. O Pará informou que a saidinha ainda está em vigor em algumas comarcas do interior do estado. Levantamento realizado pela  Folha  a partir de informações das secretarias estaduais responsáveis pelo sistema penitenciário mostra que 56.924 presos tiveram o benefício concedido pela Justiça em 18 unidades da federação. Destes, 2.741 não regressaram (4,8% do total).  Oito estados (Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Mato Grasso, Paraíba, Rio Gra

BYD anuncia nova bateria que permite ir de SP a Brasília sem recarga

  Os  carros elétricos e híbridos  da  BYD  devem dar um salto em termos de autonomia em breve. A FinDreams, subsidiária responsável pelas baterias da montadora chinesa, vai lançar a segunda geração das baterias  Blade  ainda neste ano e promete peças menores, mais leves e mais seguras, além do maior alcance. Isso porque as novas baterias devem ser mais densas,  chegando até aos 190 Wh/kg . A Blade atual  chega até aos 150 Wh/kg . O  presidente da BYD, Wang Chuanfu , revelou o desenvolvimento da nova bateria durante uma recente reunião de comunicação de relatórios financeiros, segundo o site CarNewsChina. O site ainda especula que, com as novas baterias, os carros elétricos da BYD poderão  passar dos 1.000 km de autonomia com apenas uma carga , que também deve ser mais rápida nos novos sistemas. Caso isso aconteça, será a bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP) de maior densidade e autonomia. Esse tipo de material, normalmente, é de 20% a 30% menos denso do que as baterias de níquel, c

Mais uma derrota do Governo: Câmara aprova urgência para projeto que autoriza “força policial” contra MST

  A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (16) o projeto de lei PL 895/23, que estabelece sanções administrativas e restrições a ocupantes e invasores de propriedades rurais e urbanas. Uma das medidas previstas no projeto é a permissão do uso da força policial para expulsar invasores de propriedades sem a necessidade de uma ordem judicial. A urgência na tramitação do projeto ocorre em meio a recentes invasões de terras cometidas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) como parte das ações do Abril Vermelho. Pelo menos 24 propriedades foram invadidas pelo MST em 11 estados até a segunda-feira (15). O projeto estava pendente de votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). No entanto, deputados da oposição e do Centrão conseguiram aprovar um requerimento de urgência para que o projeto fosse votado em sessão plenária. A decisão de votar a urgência foi criticada por parlamentares governistas, que consideraram uma “quebra de acordo” alegando que o projeto não