Pular para o conteúdo principal

O lado bom do Socialismo e Comunismo; Venezuelanos compram carne estragada para poder consumir proteína

Consumidores examinam carne estragada, misturada à carne fresca, oferecida em Mercado em Maracaibo, na Venezuela, no dia 19 de agosto (Foto: AP Photo/Fernando Llano)

Frequentes blecautes em Maracaibo provocaram panes em refrigeradores e açougues passaram a oferecer produto com preços reduzidos. ‘Cheira um pouco mal’, admite consumidor, que diz lavar carne com limão e vinagre para alimentar os filhos.


Moradores de Maracaibo, na Venezuela, estão fazendo fila para comprar carne estragada depois que nove meses de blecautes provocaram panes em refrigeradores e açougueiros passaram a oferecer o produto em promoções.

Algumas pessoas passam mal ao consumir a carne, mas, com a grave crise econômica do país, assumem o risco porque este é o único jeito através do qual conseguem comprar algum tipo de proteína.

“Cheira um pouco mal, mas você enxagua com um pouco de vinagre e limão”, diz Yeudis Luna, pai de três meninos que comprava pedaços escurecidos em um açougue da segunda maior cidade da Venezuela.

Os venezuelanos enfrentam a pior crise econômica da história do país. Serviços básicos como água tratada e eletricidade se tornaram luxos.

O presidente Nicolás Maduro atribui as dificuldades à uma guerra econômica desencadeada pelos Estados Unidos e outros poderes capitalistas. O governador do estado de Zulia, onde fica Maracaibo, Omar Prieto, recentemente afirmou que os frequentes blecautes estavam sendo reparados, mas o alívio ainda não chegou.

A extensa cidade portuária de Maracaibo, às margens de um vasto lago, já serviu como um centro de produção do petróleo da Venezuela, produzindo cerca de metade do petróleo bruto do país, despachado para o mundo todo.

Uma ponte sobre o Lago Maracaibo permanece como um lembrete dos tempos melhores. A longa estrutura de oito quilômetros, construída há cinco décadas, antigamente brilhava durante a noite com milhares de luzes, ligando a cidade ao resto da Venezuela. Maracaibo era limpa e fervilhava com restaurantes internacionais.

Hoje, as luzes da ponte não brilham mais e as plataformas de petróleo quebradas se espalham pelo lago com as margens encharcadas de óleo. Os antigos shopping centers luxuosos se transformaram em ruínas e os negócios internacionais foram embora.

Consumidores examinam carne estragada, misturada à carne fresca, oferecida em Mercado em Maracaibo, na Venezuela, no dia 19 de agosto (Foto: AP Photo/Fernando Llano)

Consumidores examinam carne estragada, misturada à carne fresca, oferecida em Mercado em Maracaibo, na Venezuela, no dia 19 de agosto (Foto: AP Photo/Fernando Llano)

Nos últimos nove meses os moradores de Maracaibo enfrentaram blecautes frequentes. As coisas pioraram em 10 de agosto, quando um incêndio destruiu uma linha de energia principal de fornecimento da cidade de 1.5 de habitantes.

As unidades de refrigeração pararam de funcionar e a carne começou a apodrecer. Ao menos quatro açougues têm vendido carne estragada em Las Pulgas, o mercado central de Maracaibo.

O açougueiro Johel Prieto disse que a falta de energia estragou um lote inteiro de carne. Ele moeu e misturou com carne fresca e vermelha em uma tentativa de disfarçar o dano.

Uma bandeja de carne moída e outros cortes acinzentados em exposição em seu balcão atraía moscas – e um fluxo constante de clientes. Alguns usam o produto para alimentar seus cães, diz Prieto, mas outros o cozinham para suas famílias.

“Claro que eles comem a carne – graças a Maduro”, disse Prieto. “A comida do pobre é comida estragada”.

Do outro lado do corredor, em outro stand, um açougueiro – sem camisa e fumando um cigarro – oferece bandejas com pedaços escurecidos.

“As pessoas estão comprando”, disse José Aguirre, que estava descarregando frango estragado.

Carne vendida em açougue do mercado central de Maracaibo, na Venezuela, no dia 19 de agosto (Foto: AP Photo/Fernando Llano)

Carne vendida em açougue do mercado central de Maracaibo, na Venezuela, no dia 19 de agosto (Foto: AP Photo/Fernando Llano)

Luna, um manobrista de 55 anos, levou um quilo para casa, sabendo que estava vencido, mas disposto a fazer o possível para tornar a carne comestível.

Sua mulher partiu no ano passado para a Colômbia, abandonando ele e seus filhos, de seis, nove e dez anos. Ele diz que ela não conseguia mais suportar a fome e que não teve mais notícias dela.

Para preparar a carne, Luna diz que primeiro a enxagua com água e depois deixa de molho durante a noite em vinagre. Ele espreme dois limões e deixa ferver com um tomate e meia cebola.

Luna e seus filhos comeram.

“E u tinha medo de que eles fossem passar mal porque são pequenos”, diz. “Mas só o menor teve diarreia e vomitou”.


fonte: G1

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

DORIA NÃO MENTE

Brasil registra um acidente de trabaho a cada 51 segundos

  Um acidente de trabalho é registrado a cada 51 segundos no Brasil, de acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Esse número coloca o Brasil no topo da lista de países mais perigosos para os trabalhadores, ficando atrás apenas de China, Índia e Indonésia. Só em 2022, o país registrou 612,9 mil acidentes, que causaram 2.538 mortes, um aumento de 22% em relação a 2021. De acordo com o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (SINAIT), Bob Machado, o aumento no número de acidentes laborais é um reflexo da atual situação da inspeção do trabalho no País. “O Brasil conta, hoje, com o menor contingente de auditores-fiscais do trabalho (AFTs) dos últimos 30 anos, operando com uma quantidade de profissionais bem abaixo da ideal. Isso dificulta muito o trabalho de fiscalização nas empresas e abre brechas para que mais acidentes aconteçam”, disse. Dados da OIT e do Ministério Público do Trabalho (MPT) mostram que as principais causas de acidentes

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

Rancho D´Ajuda

Feliz Natal! Canadauence.com

O estapafúrdio contrato “ultraconfidencial” entre o Butantan e a Sinovac, que não especifica valor entre as partes

  O contrato que o Instituto Butantan, dirigido por Dimas Tadeu Covas, que diz não ter relação de parentesco com Bruno Covas, prefeito de São Paulo, e o gigante laboratório chinês Sinovac, acreditem, não determina quantidade e valor unitário da vacina. A grosso modo, o contrato beneficia apenas um lado no acordo: o chinês. As cláusulas do contrato, anunciadas, em junho, como “históricas” pelo governador de São Paulo, João Dória, revelam outras prioridades que, obviamente, não tem nada a ver com a saúde da população do Brasil, como o tucano chegou a afirmar para o presidente Jair Bolsonaro, quando fazia pressão para o chefe do executivo liberar a vacina no país. A descoberta ocorre na semana em que os testes com a vacina foram suspensos devido ao falecimento de uma voluntária, cujo motivo da morte – sequer – foi informado pelo Butantan à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que é o órgão de proteção à saúde da população por intermédio de controle sanitário da produção e co