Pular para o conteúdo principal

8 exemplos de como o socialismo está levando a Venezuela ao colapso absoluto

Resultado de imagem para 8 exemplos de como o socialismo está levando a Venezuela ao colapso absoluto
Há 18 anos o socialismo se instalou no coração da América do Sul. Foi na Venezuela.
Em 1998, pouco tempo após ser preso ao tentar um golpe de Estado, o militar Hugo Chávez emergiu como uma liderança popular capaz de solucionar os problemas do país. E se por um tempo o governo conseguiu gozar de apoio dos mais diversos setores da sociedade venezuelana, graças à explosão do preço das commodities no início da última década, hoje, entregue ao seu principal operador político, Nicolás Maduro, o país encara um colapso iminente, como resultado inevitável daquilo que a humanidade testemunhou repetidas vezes ao longo do último século – a incapacidade inconteste da economia socialista produzir riqueza.
As consequências estão escancaradas, como se a Venezuela fosse um exemplo ao mundo daquilo que um governo não deve fazer: escassez de alimentos e de remédios, crise hídrica e energética, fome, surto de doenças de terceiro mundo e uma série de medidas bizarras adotadas pelo governo que não apenas não solucionam o problema, como o agravam, transformando o país numa peça folclórica dos trópicos. Se a revolução cubana conseguiu disfarçar as tragédias geradas pelo governo graças à desculpa conveniente de um equivocado embargo, a revolução bolivariana tornou explícito ao continente, sem escusas, a falibilidade do socialismo. É uma aula viva, à disposição daqueles que querem entender o que evitar para um país alcançar desenvolvimento.
Há alguns anos, todas essas chagas se acentuam, condenando a Venezuela a entrar em rota de colisão. Em 2016, o cenário virou insustentável, a ponto de silenciar todas aquelas vozes que até bem pouco tempo gritavam em defesa da revolução. 
Abaixo, uma lista com exemplos de como o socialismo está levando o país ao colapso absoluto.
ayuda
Dois dias por semana. Esse é o tempo que os servidores públicos venezuelanos terão à disposição para trabalhar nos próximos meses. A razão? Auxiliar o país responsável pelas maiores reservas de petróleo do mundo a poupar energia. O anúncio foi realizado há poucos dias pelo vice-presidente do país, Aristóbulo Isturiz.
“Quarta, quinta e sexta-feira não se trabalhará no setor público à exceção daquelas tarefas que são fundamentais, que são necessárias.”
Os dois milhões de funcionários públicos afetados pela medida já não trabalhavam nas sextas-feiras e cumpriam uma jornada diária reduzida de seis horas. Para economizar energia, Maduro também determinou que as escolas do ensino fundamental e médio não funcionem nas sextas-feiras, e que os relógios sejam adiantados em meia hora.

2. Acabou o dinheiro para produzir dinheiro.

102511872-RTR4PH49.1910x1000
Num país onde se espera que a inflação atinja 720% em 2016 e 2.200% em 2017, ter papel e tinta disponíveis para a produção de dinheiro é algo que custa, não por acaso, muito dinheiro. E a dificuldade não termina por aí. Como quase tudo na Venezuela, a própria produção de dinheiro também é importada no país. E se você sabe minimamente como funciona o câmbio por lá já deve imaginar o que isso tudo acarreta – com as reservas afundando, o Banco Central venezuelano está atrasando o pagamento aos seus fornecedores estrangeiros, colocando a própria produção do dinheiro em risco.
No ano passado, a Venezuela comprou mais de 10 bilhões de notas (e o governo já realizou um novo pedido de 10,2 bilhões de notas para atender a demanda desse ano). Em março, a De La Rue, maior fabricante de dinheiro do planeta, responsável pela criação do primeiro caixa eletrônico do mundo, enviou uma carta ao governo reclamando de uma dívida de 71 milhões de dólares. E ela não é a única insatisfeita. A francesa Oberthur Fiduciaire e a alemã Giesecke & Devrient também reclamam de atrasos. Juntas, elas se comprometeram a entregar “apenas” 3,3 bilhões de notas – forçando o Banco Central do país a negociar a produção de moedas com novas empresas, como a russa Goznack e a americana Crane Currency.
Em outras palavras: a Venezuela está tão quebrada que não tem mais dinheironem para produzir dinheiro.

3. A água está acabando.

grupo-ninos-banan-con-agua-lluvia-callejon-bombilla-favela-petare-caracas-abril-1461778125476
A Venezuela vive a pior crise de falta d’água de sua história. O governo culpa sabotagens da oposição e do El Niño, que Maduro chama carinhosamente de “Mãe Natureza”. Geógrafos do país assinaram um documento dizendo que o fenômeno climático não tem nada a ver com isso, apesar da seca. Alheio às discussões políticas, El Guri, o reservatório que atende a principal hidrelétrica do país, atingiu seu nível mais crítico em 60 anos de funcionamento, com uma queda do nível da água de 15 centímetros por dia.
O cenário é calamitoso. Em geral, além da queda na quantidade disponível para a população, a água chega amarelada e mal cheirosa. Na região central do país o cenário é ainda pior, porque o líquido emite um odor que fica impregnado na pele provocando ardor nos olhos. Na favela El Valle, em Caracas, a empregada doméstica Angela Mera contou ao The Wall Street Journal que precisa deixar a água escorrendo por uma hora antes de poder usá-la. “Esperamos tanto pela água, e aí vem essa sujeira”, diz ela. 
A oposição joga a culpa na falta de manutenção e de investimentos do governo. Em 2009, Chávez assinou um acordo de US$ 180 milhões com o Irã para a construção de um novo duto de água que ligaria o continente à Ilha de Margarita, um lugar turístico com meio milhão de habitantes que atualmente recebe água uma vez a cada 21 dias. Nenhum metro de tubulação foi instalado, apesar da verba ter sido liberada.
Há dois anos, o governo também anunciou um projeto de suprimento de água em Coche, uma ilha próxima. Tubulações abandonadas enferrujando na areia, porém, são as únicas coisas disponibilizadas à população. 
Como resultado inevitável da crise, caminhões-pipas são constantementesequestrados pela população. O caos é completo; uma versão latina do cenário pós-apocalíptico de Mad Max.

4. Há um surto de sarna acontecendo.

2016-04-13T173119Z_1568388909_GF10000381541_RTRMADP_3_VENEZUELA-PROTEST
A crise hídrica, a falta de remédios e a escassez de produtos básicos de higiene levaram a Venezuela a testemunhar uma explosão de doenças como sarna, diarreia, malária e disenteria nos últimos meses. E isso é apenas parte do problema. Como as pessoas são obrigadas a armazenar água para administrar a escassez, o país ainda vê a proliferação de criadouros de Aedes aegypti, aumentando os casos de dengue, zika e chikungunya. 
Segundo um relatório da Secretaria de Saúde do Estado de Miranda, houve um aumento de 58,5% dos casos de sarna no estado no primeiro trimestre desse ano.
“O pico dos casos de sarna em Miranda coincide com o mês de recomeço das aulas, onde as crianças não são mais obrigadas a se lavar e trocar de roupas”, diz o relatório. “Embora o Estado tente manter o nível de abastecimento na capital, é possível supor, a nível nacional, que a situação seja mais grave no interior das províncias.”
Segundo o relatório, Miranda registra o maior número de casos de Malária nos últimos 50 anos. Já não há mais remédios para diarreia ou doenças hepáticas no país, além do tratamento de outras tantas doenças.

5. A energia está acabando.

5720ae7dd6142
Como 60% da eletricidade usada na Venezuela depende da água, a crise de energia é uma consequência inevitável da crise hídrica. O caos forçou o governo a decretar quatro horas diárias de racionamento em todas as regiões. Entre os planos anunciados por Maduro para conter o colapso do setor está a diminuição do uso de secadores de cabelo.
“O secador de cabelo nestes 60 dias deve ser usado pela metade. É possível, mulheres? O que acham? (…) A secadora de roupa e os mecanismos do secador de cabelo são fortes e altos consumidores, assim como o ferro. Devemos criar consciência disso.”
Para Maduro, além da questão energética, a medida ainda atende a um senso estético.
“Eu sempre acho que uma mulher fica mais bonita quando ela penteia o cabelo com os dedos e, em seguida, deixa o cabelo secar naturalmente. É uma ideia que eu tenho e que eu apresento para as mulheres, certo?”
Ou seja: não basta deixar de gerar condições mínimas para a produção de energia no país, o governo venezuelano quer controlar até o modo como as mulheres penteiam seus cabelos.

6. Acabou a cerveja.

polar-maracaibo-8
E nem só de água vive o cidadão venezuelano. Ou da falta dela.
A cervejaria Polar suspendeu a produção de todas as versões de sua cerveja nas quatro fábricas que possui na Venezuela, devido à falta de moeda internacional para pagar seus fornecedores estrangeiros, provocada pela política de controle de câmbio no país. A medida é uma catástrofe. A Polar abastece 80% do mercado local e a ausência de seus produtos nas lojas de bebidas e nos supermercado causa grandes preocupações em um país tão acostumado ao consumo de bebidas alcoólicas.
De acordo com a empresa, a paralisação impacta negativamente 10 mil empregos diretos e mais de 300 mil postos de trabalho indiretos, ligados à cervejaria.
O governo acusa a Polar de exagerar a respeito das suas necessidades de dólares e de armazenar produtos como parte de uma “guerra econômica” em favor da comunidade empresarial e dos Estados Unidos com o objetivo de acabar com o socialismo na Venezuela.
Há seis anos, o ex-presidente Hugo Chávez, já lidando com problemas com a Polar,disse que a cerveja não fazia falta ao povo venezuelano porque “só serve para nos deixar mais barrigudos, aumentar o colesterol e deixar as pessoas meio loucas”. Disse também que era “uma das armas do capitalismo para causar vícios na população”.

7. O petróleo está sendo importado.


Um navio com meio milhão de barris de petróleo saiu dos Estados Unidos no último mês de fevereiro. A notícia seria apenas mais uma nota de rodapé qualquer se a embarcação não tivesse rumo a um destino no mínimo curioso – o terminal de um país com reservas de petróleo oito vezes superiores as dos Estados Unidos: a Venezuela.
Pela sua incapacidade em construir uma estrutura mínima para refinar o petróleo que produz, muito pesado, petroleiras como a PDVSA são obrigadas a misturá-lo com outros mais leves para equilibrar a qualidade. Segundo Nilofar Saidi, analista de mercado da ClipperData, a Venezuela já importava tipos mais leves de petróleo da Rússia, da Angola e da Nigéria. Do coração do imperialismo ianque, porém, é a primeira vez em 40 anos.
“É mais barato trazer um tanque de petróleo bruto (mais leve) do Golfo dos Estados Unidos do que importá-lo da África”, explicou Saidi à CNN Money.
Graças à incapacidade de administrar seus recursos naturais seguindo a lógica do mercado, e com poucos investimentos no setor, a dona das maiores reservas de petróleo do mundo já precisa importar petróleo americano para suprir suas próprias necessidades.

8. A alimentação está virando um luxo.

Hambre-Venezuela2
De acordo com a última Pesquisa de Condições de Vida feita por três das maiores universidades venezuelanas no ano passado, 87% dos habitantes do país dizem que sua renda é insuficiente para comprar comida. Segundo a pesquisa, 49,9% da população do país é extremamente pobre. Outros 23,%1 são considerados pobres. Comparado com os números de 2014, a pobreza extrema dobrou no país e todos os pobres daquele ano viraram extremamente pobres no ano seguinte (além disso, a metade dos não-pobres de 2014 viraram pobres em 2015). Segundo o Censo de 1998, ano em que Hugo Chávez foi eleito, a extrema pobreza atingia 18,7% da população, número quase três vezes menor do que hoje, passados 18 anos de socialismo.
12% dos entrevistados já não fazem três refeições por dia. E a tendência é de piora, com as medidas adotadas pelo governo para combater a crise hídrica – a produção dos principais alimentos no país caiu 87% no último ano, forçando a Assembleia Nacional a decretar emergência alimentar no país e convocar a Organização para Alimentação e Agricultura da ONU (a FAO) para enviar uma missão de especialistas ao país e avaliar os riscos à segurança alimentar da população.
Só tem um problema nessa história: a FAO é atualmente dirigida pelo brasileiro José Graziano, ligado ao PT, que atuou no gabinete do presidente Lula como seu assessor especial. Há menos de um ano, Graziano utilizou a organização que dirige para fazer proselitismo político e condecorou Nicolás Maduro com um prêmio. A razão? Sua “luta” no combate à fome na Venezuela.
O socialismo latino-americano é um livro apócrifo de George Orwell.
youtube/BBC Brasil

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

GM está saindo de suas torres de sede em Detroit

  A General Motors  planeja transferir sua sede global para o novo complexo  Hudson  ’s em Detroit em 2025, abandonando sua icônica localização no Renaissance Center.  A GM  continuará a ser proprietária do RenCen, como é chamado, e se juntará a uma parceria com a imobiliária Bedrock, a cidade de Detroit e o condado de Wayne para reconstruir o conjunto de torres que dominam o horizonte de Detroit. A GM será a inquilina âncora do projeto Bedrock's Hudson's Detroit, que foi construído no local da antiga loja de departamentos JL Hudson. Esta será a quarta sede da GM em Detroit. A localização fica na Woodward Avenue, onde a GM estabeleceu sua primeira sede em 1911. A GM assinará um  contrato de arrendamento  de 15 anos para os andares superiores de escritórios do complexo Hudson, juntamente com espaços no nível da rua para exibir seus veículos e para atividades públicas.  Hudson's Detroit  é um empreendimento de 1,5 milhão de pés quadrados que, de outra forma, contará com lojas

Invasões do MST chegam a 24 áreas em 10 Estados e no DF

24 propriedades já foram invadidas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em 11 estados do país durante o chamado Abril Vermelho, segundo dados divulgados na manhã desta terça (16) pelo grupo. As ocupações começaram ainda no fim de semana e, de acordo com o movimento, devem se estender até sexta (19) na Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária. Além das invasões, o grupo promoveu outras seis ações diversas como montagem de acampamentos em alguns estados, assembleias e manifestações. As ações ocorrem mesmo após o  anúncio de um programa do governo federal para a reforma agrária que vai destinar R$ 520 milhões  para a compra de propriedades ainda neste ano para assentar cerca de 70 mil famílias do movimento. Entre os estados que tiveram invasões a propriedades estão Pernambuco – com a terceira ocupação de uma área da Embrapa –, Sergipe, Paraná, São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro, Bahia, entre outros. “Até o momento, a Jornada contabiliza a realização de 30 aç

STF proíbe abordagem policial baseada em gênero ou cor da pele

O Supremo Tribunal Federal (STF) proibiu, nesta quinta-feira (11), que abordagens policiais sejam feitas com base em “raça, sexo, orientação sexual, cor da pele, ou aparência física”. A tese fixada pelos ministros será usada em casos semelhantes em instâncias inferiores da Justiça. “A busca pessoal, independente de mandado judicial, deve estar fundada em elementos indiciários objetivos de que a pessoa esteja na posse de arma proibida, ou de objetos ou papeis que constituam corpo de delito, não sendo lícita a realização da medida com base na raça, sexo, orientação sexual, cor da pele, ou aparência física”, diz orientação da Corte. A Corte debateu a chamada “filtragem racial” ou o “perfilamento racial”. Isso significa que eles avaliaram se houve atitudes da polícia motivadas por racismo em relação ao suspeito. O JULGAMENTO O STF elaborou a tese a partir do julgamento de um homem negro que foi condenado por tráfico de drogas por portar 1,53 gramas de cocaína, em 2020, em São Paulo. Nesse

Brasil soltou 57 mil presos na saidinha de Natal, e menos de 5% não voltaram para a cadeia

  Menos de 5% dos detentos que tiveram o direito à saidinha no Natal no fim de 2023 não retornaram aos presídios no Brasil.  Levantamento realizado pela  Folha  a partir de informações das secretarias estaduais responsáveis pelo sistema penitenciário mostra que 56.924 presos tiveram o benefício concedido pela Justiça em 18 unidades da federação. Destes, 2.741 não regressaram (4,8% do total).  Oito estados (Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Mato Grasso, Paraíba, Rio Grande do Nortes e Tocantins) disseram que não concederam o direito. A Bahia não respondeu. O Pará informou que a saidinha ainda está em vigor em algumas comarcas do interior do estado. Levantamento realizado pela  Folha  a partir de informações das secretarias estaduais responsáveis pelo sistema penitenciário mostra que 56.924 presos tiveram o benefício concedido pela Justiça em 18 unidades da federação. Destes, 2.741 não regressaram (4,8% do total).  Oito estados (Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Mato Grasso, Paraíba, Rio Gra

BYD anuncia nova bateria que permite ir de SP a Brasília sem recarga

  Os  carros elétricos e híbridos  da  BYD  devem dar um salto em termos de autonomia em breve. A FinDreams, subsidiária responsável pelas baterias da montadora chinesa, vai lançar a segunda geração das baterias  Blade  ainda neste ano e promete peças menores, mais leves e mais seguras, além do maior alcance. Isso porque as novas baterias devem ser mais densas,  chegando até aos 190 Wh/kg . A Blade atual  chega até aos 150 Wh/kg . O  presidente da BYD, Wang Chuanfu , revelou o desenvolvimento da nova bateria durante uma recente reunião de comunicação de relatórios financeiros, segundo o site CarNewsChina. O site ainda especula que, com as novas baterias, os carros elétricos da BYD poderão  passar dos 1.000 km de autonomia com apenas uma carga , que também deve ser mais rápida nos novos sistemas. Caso isso aconteça, será a bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP) de maior densidade e autonomia. Esse tipo de material, normalmente, é de 20% a 30% menos denso do que as baterias de níquel, c

Mais uma derrota do Governo: Câmara aprova urgência para projeto que autoriza “força policial” contra MST

  A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (16) o projeto de lei PL 895/23, que estabelece sanções administrativas e restrições a ocupantes e invasores de propriedades rurais e urbanas. Uma das medidas previstas no projeto é a permissão do uso da força policial para expulsar invasores de propriedades sem a necessidade de uma ordem judicial. A urgência na tramitação do projeto ocorre em meio a recentes invasões de terras cometidas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) como parte das ações do Abril Vermelho. Pelo menos 24 propriedades foram invadidas pelo MST em 11 estados até a segunda-feira (15). O projeto estava pendente de votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). No entanto, deputados da oposição e do Centrão conseguiram aprovar um requerimento de urgência para que o projeto fosse votado em sessão plenária. A decisão de votar a urgência foi criticada por parlamentares governistas, que consideraram uma “quebra de acordo” alegando que o projeto não