Pular para o conteúdo principal

É mesmo importante saber fazer contas?

mulher com números
Você tem facilidade com números?
Antes de fechar esta página, horrorizado com a ideia de ler voluntariamente sobre matemática, espere.
Para a maioria de nós, a matemática básica é algo que usamos o dia todo com sucesso, seja em casa ou no trabalho. Decisões com base em cálculos nos ajudam a cuidar de contas bancárias, avaliar itens no supermercado, fazer estimativas e apontar erros. Confiamos em nosso senso numérico quando decoramos um quarto, assamos um bolo, saímos para comer ou vamos a uma loja. Cada uma dessas tarefas requer numeracia: a habilidade de entender e trabalhar com números no dia a dia.
"O que precisamos na rotina é de uma matemática muito simples", diz Mike Ellicock, diretor-executivo da instituição britânica National Numeracy. "Mas também precisamos de uma compreensão conceitual aplicada a situações complexas".
Essa compreensão se aplica a uma ampla gama de informações matemáticas que podem ser intrincadas, abstratas ou incorporadas a contextos desconhecidos.
Por exemplo, pode ser necessário calcular o custo de comprar versus o de alugar um carro; usar milhas ou dinheiro para comprar uma passagem de avião ou como ajustar uma receita para alimentar seis pessoas em vez de quatro. Frações, porcentagens, aproximações, compreensão espacial, taxas de variação, gráficos e aritmética básica são parte do sentido numérico, mas a numeracia não é igual à matemática de sala de aula - nem é o mesmo que resolver cálculos complexos.
Na verdade, a numeracia é a forma como interpretamos e aplicamos o conhecimento matemático ao mundo ao nosso redor.

Mulher com vinhoDireito de imagemGETTY IMAGES
Image captionDados sugerem uma correlação entre baixa habilidade de compreensão numérica e desemprego, produtividade e até saúde física

Pense em como gerencia o seu dinheiro. Embora a tecnologia certamente torne mais fácil comparar custos do cheque especial, empréstimos pessoais e hipotecas, fazer estimativas (e decidir se uma resposta está correta) é ainda uma tarefa muito manual.
Empresas com frequência presumem que seus clientes têm familiaridade razoável com número. Mas o que acontece quando a maioria das pessoas não entende questões como a taxa de juros dos empréstimos estudantis? Ou se um novo sofá vai passar pela porta da sala? Ou como converter, com rapidez, reais em dólares para pagar algo? Claro, essas decisões são baseadas em vários fatores, incluindo o comportamento humano, mas a compreensão numérica também é importante.
Pessoas sem essa habilidade não conseguem calcular o valor de 25% da promoção ou dividir a conta do bar com amigos. Elas são incapazes de comparar planos de aposentadoria, hipotecas ou até tamanhos diferentes de lata de refrigerante. Eles podem confundir ordens de grandeza, fixar-se em certos riscos, confundir correlação com causalidade ou enxergar padrões sem sentido em eventos aleatórios. A inabilidade de entender números pode afetar inclusive como se vota.

Mulher com livroDireito de imagemGETTY IMAGES
Image captionFrações, porcentagens, aproximação, taxa de variação fazem parte da compreensão numérica, mas não é a mesma coisa que aprendemos na sala de aula

E o problema parece estar piorando. No Brasil, apenas 4,52% dos estudantes do ensino médio apresentaram em 2017 conhecimento adequado em matemática. Quase quatro em cada cinco adultos no Reino Unido têm dificuldade com matemática. E a numeracia entre pessoas de 16 e 65 anos nos EUA está significativamente abaixo da média. (Preocupado/a com processamento de números? Teste - em inglês - sua capacidade matemática).

Mas por que se preocupar com isso?

A incompreensão matemática torna a vida de indivíduos mais difícil, mas suas consequências são, na verdade, globais: pesquisas sugerem uma correlação entre baixa habilidade matemática e taxa de desemprego, produtividade e até saúde física. Mas com o fácil acesso ao celular e a outros equipamentos, será que isso tem importância?
Stuart Elliot, pesquisador visitante da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, trabalha comparando humanos e computadores para entender quais habilidades podem um dia ser superadas pela máquina - e portanto se tornarem obsoletas.
"Acho que estamos perto do momento em que as máquinas vão ajudar não apenas com cálculos aritméticos mas também com a compreensão numérica", diz ele.
Da mesma forma que calculadoras superaram a obrigação de fazer certas contas de cabeça, computadores podem um dia acabar com a necessidade de pensamento qualitativo.
Mas antes que entreguemos a matemática a máquinas conscientes, vamos considerar os riscos de se fazer isso. A Internet das Coisas (sistema de internet conectando objetos que podem trocar informações e dados) vem acumulando dados pessoais: celulares, informações sobre atividade física, equipamentos de casas inteligentes, histórico de navegação, cartões de viagem e registros médicos eletrônicos guardam uma vasta quantidade de informações sobre nós - dados que podem ser coletados e explorados.

homem com numeroDireito de imagemGETTY IMAGES
Image captionNão ter habilidade numérica pode significar tomar certos riscos, confundir correlação com causalidade ou ver padrões sem sentido em eventos aleatórios

"Os modelos ficam escondidos com a tecnologia", alerta a professora Celia Hoyles, diretora de Educação Matemática da Universidade College London. "Isso pode ser muito perigoso. Precisamos entender que o resultado de um computador não é mágica: temos que questionar de onde vêm os números".
"A população equivocadamente acredita que pode calcular tudo com a tecnologia", diz Conrad Wolfram, diretor estratégico da empresa Wolfram Europe. De resultados de provas a notícias falsas, "as coisas que têm um número anexado a elas às vezes não são questionadas". A ubiquidade das estatísticas - geralmente geradas pelo computador - ressalta a importância de sermos fluentes em números.
Apesar do poder de processamento de sistemas digitais, eles são falíveis. Até o mais sofisticado deles não pode competir com o cérebro humano em níveis superiores. Embora os computadores sejam úteis para cálculos rápidos e a identificação de tendências, os humanos são excelentes em fazer julgamentos e descobrir sutilezas. Um garçom em um restaurante pode entregar a conta errada à sua mesa, por exemplo, e você precisa de compreensão matemática para notar o valor correto.
"Como ser humano, você ainda tem que questionar", diz Wolfram. "Por que você está fazendo isso e como você pode ter sido enganado?" De fato, sempre precisaremos de bons hábitos de numeracia para aproveitar ao máximo a tecnologia que usamos. Até as máquinas de inteligência artificial mais sofisticadas só conseguem fazer aquilo que é determinado pelos dados que as treinam, e a intervenção humana, seja intencional ou acidental, pode influenciá-los.

Família cozinhandoDireito de imagemGETTY IMAGES
Image captionNumeracia é a forma como interpretamos e aplicamos nosso conhecimento matemático ao mundo ao nosso redor - como assar um bolo, por exemplo

Afinal, o que deveríamos fazer? Primeiro, resista ao impulso de confiar em celulares e tablets. Em vez disso, faça cálculos básicos de cabeça ou no papel. É preciso um pouco de esforço e prática, mas a construção de bons hábitos o ajudará a identificar erros e a descobrir o que realmente importa.
Em segundo lugar, preste atenção ao contexto. Fazer as perguntas certas pode ajudá-lo a ver a diferença entre ciência real e pseudociência. Também vale a pena ter em mente que boas estatísticas são mais do que apenas palpites: elas são baseadas em definições claras e razoáveis, medidas precisas e amostras representativas.
Terceiro, use computadores com inteligência. Eles podem economizar tempo e ajudá-lo a compreender tarefas quantitativas mais difíceis. Eles também podem checar procedimentos e melhorar ou acelerar nossa capacidade de solucionar problemas.
Frequentemente nos falta um raciocínio intuitivo para números muito pequenos ou grandes, como quantidades ou períodos de tempo; os computadores podem nos ajudar a entender a magnitude de um orçamento de trilhões de dólares, um romance de cem mil palavras ou uma megatonelada de explosivo no estoque nuclear de um país.
Por último, seja cético. Para usar números e dados, é importante conectar-se com os fatos. Isso pode significar confrontar a análise quantitativa com o que ouvimos que é verdade. Sem a numeracia, simplesmente não entenderemos a história toda.

fonte: BBC Brasil

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

DORIA NÃO MENTE

Brasil registra um acidente de trabaho a cada 51 segundos

  Um acidente de trabalho é registrado a cada 51 segundos no Brasil, de acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Esse número coloca o Brasil no topo da lista de países mais perigosos para os trabalhadores, ficando atrás apenas de China, Índia e Indonésia. Só em 2022, o país registrou 612,9 mil acidentes, que causaram 2.538 mortes, um aumento de 22% em relação a 2021. De acordo com o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (SINAIT), Bob Machado, o aumento no número de acidentes laborais é um reflexo da atual situação da inspeção do trabalho no País. “O Brasil conta, hoje, com o menor contingente de auditores-fiscais do trabalho (AFTs) dos últimos 30 anos, operando com uma quantidade de profissionais bem abaixo da ideal. Isso dificulta muito o trabalho de fiscalização nas empresas e abre brechas para que mais acidentes aconteçam”, disse. Dados da OIT e do Ministério Público do Trabalho (MPT) mostram que as principais causas de acidentes

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

Rancho D´Ajuda

Feliz Natal! Canadauence.com

O estapafúrdio contrato “ultraconfidencial” entre o Butantan e a Sinovac, que não especifica valor entre as partes

  O contrato que o Instituto Butantan, dirigido por Dimas Tadeu Covas, que diz não ter relação de parentesco com Bruno Covas, prefeito de São Paulo, e o gigante laboratório chinês Sinovac, acreditem, não determina quantidade e valor unitário da vacina. A grosso modo, o contrato beneficia apenas um lado no acordo: o chinês. As cláusulas do contrato, anunciadas, em junho, como “históricas” pelo governador de São Paulo, João Dória, revelam outras prioridades que, obviamente, não tem nada a ver com a saúde da população do Brasil, como o tucano chegou a afirmar para o presidente Jair Bolsonaro, quando fazia pressão para o chefe do executivo liberar a vacina no país. A descoberta ocorre na semana em que os testes com a vacina foram suspensos devido ao falecimento de uma voluntária, cujo motivo da morte – sequer – foi informado pelo Butantan à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que é o órgão de proteção à saúde da população por intermédio de controle sanitário da produção e co