Pular para o conteúdo principal

Ator brasileiro que ajudou a escolher rei em 'Game of Thrones' não sabia se ia aparecer

Mudança de aparência chocou fãs de Lino Facioli, que começou a gravar 'Game of Thrones' aos 9 anos e terminou aos 17 — Foto: HBO/Reprodução

Mudança de aparência chocou fãs de Lino Facioli, que começou a gravar 'Game of Thrones' aos 9 anos e terminou aos 17 — Foto: HBO/Reprodução

Aos 18 anos, Lino Facioli, o Robin Arryn, surpreendeu fãs com aparição no último episódio da saga. Ele diz que o celular travou devido ao número de mensagens que recebeu nas redes sociais.


Um brasileiro ajudou a escolher o rei de Westeros em ‘Game of Thrones’. O ator ribeirão-pretano Lino Facioli, que interpretou o lorde Robin Arryn, participou da reunião em que decidiram quem sentaria no Trono de Ferro.

Diferente dos fãs, no entanto, Lino estava dormindo quando estreou o último episódio. Ele não tinha certeza de que apareceria, apesar das filmagens exaustivas e do contrato de sigilo assinado. O ator diz que, quando acordou, o celular estava travado devido à quantidade de mensagens que recebeu. No Instagram, ele viu o perfil saltar de cinco para 73 mil seguidores.

“Foi a semana mais ocupada da minha vida, sem exagero”, diz ao G1 durante um intervalo nas gravações de outra série de TV.

Sigilo


Na história, os dois herdeiros legítimos do Trono de Ferro não podem assumi-lo. O primeiro na linha de sucessão, Jon Snow, está preso por ter assassinado Daenerys Targaryen, que havia se autoproclamado rainha quando deveria ser a segunda opção. No último capítulo, os fãs da saga finalmente conhecem o novo rei.

Lino diz que recebeu o convite para participar da última temporada de ‘Game of Thrones’ cerca de um mês antes das filmagens, que aconteceram em maio de 2018. Nas semanas seguintes, ele foi duas vezes à Irlanda do Norte para tirar medidas e provar o figurino do lorde Robin Arryn. Em seguida, recebeu o roteiro. Desta vez, no entanto, a produção deixou-o ler apenas a cena que ele participava.

“Eu tive que baixar um monte de programa no computador, antivírus, assinar um contrato”, conta. “No começo, eles mandavam o roteiro inteiro. Eu lia tudo e tinha muito mais antecedência, porque ainda não estava nesse sucesso. A cada temporada, foi ficando mais restrita a informação que eles davam”, relembra.

Ator que nasceu em Ribeirão Preto (SP) participou da série de TV 'Game of Thrones' — Foto: Macall B. Polay/HBO
Ator que nasceu em Ribeirão Preto (SP) participou da série de TV 'Game of Thrones' — Foto: Macall B. Polay/HBO

Outra mudança para o ator foi o local das filmagens. Normalmente, ele gravava em Belfast, capital da Irlanda do Norte, mas para o último episódio precisou ir até Sevilha, na Espanha, junto com colegas do elenco.

“Eles pegaram um avião para levar a equipe toda para a Espanha. Foi muito surreal. Eu não consigo imaginar a pressão que estava no piloto, porque, se caísse, estava o elenco inteiro da série naquele avião. E estava mais gente até, porque também começaram a levar pessoas que nem estavam na última cena só para confundir. Mas graças a Deus chegou à Espanha”, relembra.

Perfeccionismo


Lino diz que não foi só o sigilo que aumentou durante a produção desta temporada. O ator recorda que a equipe trabalhou de maneira perfeccionista durante as filmagens da reunião em que decidiram quem seria o rei de Westeros. Ele acordava de madrugada para sair do hotel às 7h e passar o dia inteiro no set.

“Como era uma cena importante, eles realmente não tinham pressa. Fizeram a cena até a exaustão. Uma cena que geralmente filmaria em dois dias, três no máximo, a gente acabou filmando durante a semana inteira, então deu tempo de fazer todos os ângulos e variações possíveis”, conta.

O ator diz que este perfeccionismo é incomum na gravação de séries de televisão. “Game of Thrones seria exceção, mas filme você tem mais tempo para gravar cada cena, mais chance de conversar com o diretor, enquanto em série geralmente eles são mais apressados”, explica.

Cena de 'Game of Thrones' — Foto: HBO/Divulgação
Cena de 'Game of Thrones' — Foto: HBO/Divulgação

Aparição surpreendeu até o ator


O último episódio da série foi ao ar no dia 19 de maio. Foi exibido às 2h em Londres, onde Lino mora desde que se mudou de Ribeirão Preto (SP). Por isso, ele preferiu assistir em um horário mais conveniente.

“Eu não tinha certeza que ia aparecer, então eu ia assistir no dia seguinte”, diz. “Tem muito risco de vazar informação, então eles nunca vão revelar se vou aparecer só para me avisar. Nunca é uma garantia. Você grava e eles deletam cenas, às vezes mudam a trama”, explica.

Trono de Ferro de 'Game of Thrones' — Foto: HBO/Divulgação
Trono de Ferro de 'Game of Thrones' — Foto: HBO/Divulgação

Como o último episódio foi exibido às 22h no Brasil, fãs e amigos ficaram eufóricos com a aparição surpresa. O que chamou atenção foi a aparência dele, que deixou o rosto de menino durante os três anos em que ficou afastado das telas por não ter participado das duas temporadas anteriores.

Lino diz que não assistiu a todos os episódios da série, já que a classificação indicativa é para maiores de idade e, quando pequeno, ele costumava ver apenas às próprias cenas. Hoje, o ator quer voltar e assistir à série inteira, mas falta tempo. Afinal, são 73 episódios com cerca de uma hora cada.

“Eu nunca assisti à série inteira, mas acho que vou gostar”, diz. “Eu assisti a uns episódios com os amigos, com meus pais, e não era tão ruim porque eu já sabia quase tudo que ia acontecer, então conseguia me manter preso na trama.”

Lino Facioli nos bastidores das filmagens de 'Game of Thrones' — Foto: Claudia Schmidek/Arquivo pessoal
Lino Facioli nos bastidores das filmagens de 'Game of Thrones' — Foto: Claudia Schmidek/Arquivo pessoal

Futuro


Lino terminou a escola meses depois das gravações de ‘Game of Thrones’ e fez um curso de design de teatro na Universidade das Artes de Londres. Agora, pretende se dedicar ainda mais à carreira de ator. No momento, ele está filmando uma série de televisão e ensaiando para a peça ‘To Drone in the Rain’, que estreia nos palcos de Londres em junho.


Quando estiver de férias, o ator diz que virá ao Brasil para visitar a família, como tenta fazer todo ano. Por ter quatro anos quando se mudou para a Europa, ele não se lembra de ter sofrido com a adaptação ao novo país, mas diz que sente falta do calor, das praias e principalmente da comida.

“Tem muita comida boa aqui também, mas é bom voltar, comer churrasco com a família. Na verdade, eu sou vegetariano na maior parte do ano, só que quando eu volto para o Brasil fica difícil”, diz, aos risos.

Após terminar a escola e as filmagens de 'Game of Thrones', Lino Facioli quer se dedicar à carreira de ator — Foto: Instagram/Reprodução
Após terminar a escola e as filmagens de 'Game of Thrones', Lino Facioli quer se dedicar à carreira de ator — Foto: Instagram/Reprodução

Para não perder a fluência na língua portuguesa, ele conversa com os pais, que são brasileiros, e lê livros, escuta músicas e assiste a filmes em português. “Inglês é a língua que eu me sinto mais confortável para conversar com os meus amigos. Minha cabeça pensa em inglês. Só que, quando eu vou para o Brasil, muda”, explica.

Todos os episódios de ‘Game of Thrones’ estão disponíveis no aplicativo HBO Go. A emissora também disponibilizou um documentário que revela os bastidores da última temporada, batizado de ‘Game of Thrones: A Última Vigília’.

*Sob supervisão de Thaisa Figueiredo


fonte: G1

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

DORIA NÃO MENTE

Brasil registra um acidente de trabaho a cada 51 segundos

  Um acidente de trabalho é registrado a cada 51 segundos no Brasil, de acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Esse número coloca o Brasil no topo da lista de países mais perigosos para os trabalhadores, ficando atrás apenas de China, Índia e Indonésia. Só em 2022, o país registrou 612,9 mil acidentes, que causaram 2.538 mortes, um aumento de 22% em relação a 2021. De acordo com o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (SINAIT), Bob Machado, o aumento no número de acidentes laborais é um reflexo da atual situação da inspeção do trabalho no País. “O Brasil conta, hoje, com o menor contingente de auditores-fiscais do trabalho (AFTs) dos últimos 30 anos, operando com uma quantidade de profissionais bem abaixo da ideal. Isso dificulta muito o trabalho de fiscalização nas empresas e abre brechas para que mais acidentes aconteçam”, disse. Dados da OIT e do Ministério Público do Trabalho (MPT) mostram que as principais causas de acidentes

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

Rancho D´Ajuda

Feliz Natal! Canadauence.com

O estapafúrdio contrato “ultraconfidencial” entre o Butantan e a Sinovac, que não especifica valor entre as partes

  O contrato que o Instituto Butantan, dirigido por Dimas Tadeu Covas, que diz não ter relação de parentesco com Bruno Covas, prefeito de São Paulo, e o gigante laboratório chinês Sinovac, acreditem, não determina quantidade e valor unitário da vacina. A grosso modo, o contrato beneficia apenas um lado no acordo: o chinês. As cláusulas do contrato, anunciadas, em junho, como “históricas” pelo governador de São Paulo, João Dória, revelam outras prioridades que, obviamente, não tem nada a ver com a saúde da população do Brasil, como o tucano chegou a afirmar para o presidente Jair Bolsonaro, quando fazia pressão para o chefe do executivo liberar a vacina no país. A descoberta ocorre na semana em que os testes com a vacina foram suspensos devido ao falecimento de uma voluntária, cujo motivo da morte – sequer – foi informado pelo Butantan à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que é o órgão de proteção à saúde da população por intermédio de controle sanitário da produção e co