Pular para o conteúdo principal

Comum no Pantanal, onça-pintada é cada vez mais rara na Mata Atlântica

Onça-pintada é o terceiro maior felino do mundo — Foto: Carlos Eduardo Fragoso/Arquivo Pessoal
Onça-pintada é o terceiro maior felino do mundo — Foto: Carlos Eduardo Fragoso/Arquivo Pessoal

O maior felino das Américas é, sem dúvida, um dos mais admirados. Mas será que você sabe tudo sobre ele?

Conhecido também como jaguar, jaguaretê, onça-preta (quando melânica), a onça-pintada impressiona pelo porte, pelagem e por ser a principal predadora das nossas florestas.

O animal, que se distribui por quase todos os biomas brasileiros, exceto no Pampa, ocorre atualmente em 19 países da América Central e do Sul. Este dado representa 45% da distribuição de ocorrência histórica do felino, que já foi extinto em outros dois países: Uruguai e El Salvador.

Felino vive em ambientes de florestas densas  — Foto: André Natale/ TGFelino vive em ambientes de florestas densas — Foto: André Natale/ TG
Mas o fato da onça-pintada ser encontrada em quase todo o Brasil não é tão animador, já que na grande maioria dos biomas a população está extremamente reduzida, como é o caso da Mata Atlântica e Caatinga.

Mas o fato da onça-pintada ser encontrada em quase todo o Brasil não é tão animador, já que na grande maioria dos biomas a população está extremamente reduzida, como é o caso da Mata Atlântica e Caatinga.De acordo com Peter Crawshaw Jr, pesquisador e especialista em estudos de onça-pintada, que já atuou no Cenap/ICMBIO e está atualmente aposentado, o declínio dos indivíduos deste felino em determinadas regiões se dá pela destruição do habitat.

Outro fator relevante do passado que refletiu na queda brusca de onças-pintadas é a caça comercial para a venda da pele do animal, comum até a década de 70.

Maior felino das Américas pode ser encontrado com mais facilidade no Pantanal — Foto: Luiz Tambasco/VC no TG
Maior felino das Américas pode ser encontrado com mais facilidade no Pantanal — Foto: Luiz Tambasco/VC no TG

Não se sabe ao certo quantos indivíduos vivem ainda nestes dois biomas, mas estudiosos acreditam que ambos detenham menos de 20% de áreas adequadas à ocorrência do animal.

Fêmeas do felino podem pesar até 110 kg no Pantanal — Foto: Mike Bueno/ Vc no TG
Fêmeas do felino podem pesar até 110 kg no Pantanal — Foto: Mike Bueno/ Vc no TG

A situação do felino no Brasil é considerada mais crítica na Mata Atlântica.

"Estima-se que hoje existam menos de 300 indivíduos em todo o bioma, o que representa aproximadamente 1% da população original. A Mata Atlântica é o primeiro bioma no mundo que corre o risco de ter o seu maior predador extinto", destaca Felipe Feliciani, analista de conservação do Programa Mata Atlântica e Marinho, do WWF- Brasil (Fundo Mundial para Natureza)

Maior felino das Américas se distribui por quase todo o Brasil — Foto: Arte TGO que tem atuado de forma persistente até os dias de hoje é a perseguição a esse animal por parte dos fazendeiros, como retaliação pela predação ocasional que as onças podem exercer no gado, ou em animais domésticos

Já em regiões como Amazônia e Pantanal, a onça-pintada ainda é a rainha das florestas, onde ocupa quase 85% da área. Não é de se espantar que onde há menos interferência humana, há mais onças-pintadas.

Habitat

Comum em ambientes florestais e de densa vegetação, o felino pode ser encontrado nas florestas Atlântica e Amazônica, em áreas alagáveis (Pantanal) e até em áreas de savana. Porém, é mais comum em regiões de altitude baixas.

Comportamento

Embora muitos estudiosos pontuem que a espécie tem o hábito crepuscular, algumas são ativas durante o dia. É possível afirmar que as atividades do animal, principalmente em relação à alimentação, estão ligadas ao ambiente no qual está inserido, e também nas atividades das presas.

“É necessário entender que a onça-pintada é um predador oportunista, ou seja, ela está sempre atenta a qualquer oportunidade que possa resultar em uma refeição, seja a que hora for do dia ou da noite. Além disso, os hábitos dela podem se ajustar aos horários de atividade das presas favoritas.”, comenta o especialista.

Manchas e pintas são características exclusivas de cada indivíduo — Foto: Catarina Furtado/VC no TG
Manchas e pintas são características exclusivas de cada indivíduo — Foto: Catarina Furtado/VC no TG

Digital na pele

A onça-pintada possui inúmeras características únicas e interessantes, como o fato de que os indivíduos se diferem uns dos outros pela “digital” que possuem nas marcas do corpo. Isso significa que cada mancha, roseta e pinta que o animal apresenta é uma característica exclusiva dele, não havendo outro igual no mundo.

Pesquisas apontam que porte de onça-pintada muda de acordo com região — Foto: Arte TG

Pesquisas apontam que porte de onça-pintada muda de acordo com região — Foto: Arte TG

Gigante pela própria natureza

Ficando atrás apenas dos tigres e leões, a onça-pintada é o terceiro maior felino do mundo. Mas você sabia que há diferença no tamanho e peso das onças de acordo com a região?

As maiores onças do Brasil se encontram no Pantanal. Pesquisadores já estudaram um indivíduo macho que pesava 148 kg.

Os machos são maiores que as fêmeas e na região pantaneira o peso médio do felino é de 80 kg. Já na Caatinga, por exemplo, o animal é bem inferior e pesa em torno de 45 kg. Esta diferença se dá principalmente pela oferta de alimento que a onça encontra em cada ambiente.

Onça-pintada do Pantanal é considerada mais clara — Foto: Catarina Furtado/VC no TG
Onça-pintada do Pantanal é considerada mais clara — Foto: Catarina Furtado/VC no TG

Coloração

Além da diferença de tamanho dos felinos em cada bioma é possível notar ainda que a cor da pelagem modifica.

"As variações de cor e de tamanho podem ser relacionadas com o ambiente e com a alimentação, àquelas que ocorrem em ambientes de mata mais densa, como Mata Atlântica e Amazônia, são mais escuras e menores do que aquelas encontradas em ambientes mais abertos como o Pantanal. A grande oferta de presas faz com que os indivíduos sejam maiores, o que faz com que a coloração fique mais clara.", explica Feliciani.

Acredita-se que possa existir uma separação genética entre estes indivíduos e região, mas não há ainda comprovação. "Existem algumas hipóteses, mas não há confirmação científica de que em algum lugar possa ser considerada uma subespécie", finaliza o analista.


fonte: G1/Campinas e Região

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

Brasil registra um acidente de trabaho a cada 51 segundos

  Um acidente de trabalho é registrado a cada 51 segundos no Brasil, de acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Esse número coloca o Brasil no topo da lista de países mais perigosos para os trabalhadores, ficando atrás apenas de China, Índia e Indonésia. Só em 2022, o país registrou 612,9 mil acidentes, que causaram 2.538 mortes, um aumento de 22% em relação a 2021. De acordo com o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (SINAIT), Bob Machado, o aumento no número de acidentes laborais é um reflexo da atual situação da inspeção do trabalho no País. “O Brasil conta, hoje, com o menor contingente de auditores-fiscais do trabalho (AFTs) dos últimos 30 anos, operando com uma quantidade de profissionais bem abaixo da ideal. Isso dificulta muito o trabalho de fiscalização nas empresas e abre brechas para que mais acidentes aconteçam”, disse. Dados da OIT e do Ministério Público do Trabalho (MPT) mostram que as principais causas de acidentes

Placa Mercosul deve mudar mais uma vez para exibir cidade e estado

  A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou, nesta terça-feira (16), o  Projeto de Lei  3.214/2023, que  defende que placas de veículos voltem a exibir o estado e o município de registro no Brasil . Agora, a proposta seguirá para votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O autor do PL é o senador Esperidião Amin (PP-SC). De acordo com o relator,  informações como estado e município podem facilitar a identificação de um veículo em situações irregulares por parte das autoridades de trânsito . "As polícias rodoviárias, agentes de tráfego e outros órgãos de fiscalização dependem dessa informação para realizar seu trabalho de forma eficiente e precisa", afirma Amin. O autor do PL é o senador Esperidião Amin (PP-SC). De acordo com o relator,  informações como estado e município podem facilitar a identificação de um veículo em situações irregulares por parte das autoridades de trânsito . "As polícias rodoviárias, agentes de tráfego e outros órgãos de fiscalizaç

DORIA NÃO MENTE

Rancho D´Ajuda

Feliz Natal! Canadauence.com

O estapafúrdio contrato “ultraconfidencial” entre o Butantan e a Sinovac, que não especifica valor entre as partes

  O contrato que o Instituto Butantan, dirigido por Dimas Tadeu Covas, que diz não ter relação de parentesco com Bruno Covas, prefeito de São Paulo, e o gigante laboratório chinês Sinovac, acreditem, não determina quantidade e valor unitário da vacina. A grosso modo, o contrato beneficia apenas um lado no acordo: o chinês. As cláusulas do contrato, anunciadas, em junho, como “históricas” pelo governador de São Paulo, João Dória, revelam outras prioridades que, obviamente, não tem nada a ver com a saúde da população do Brasil, como o tucano chegou a afirmar para o presidente Jair Bolsonaro, quando fazia pressão para o chefe do executivo liberar a vacina no país. A descoberta ocorre na semana em que os testes com a vacina foram suspensos devido ao falecimento de uma voluntária, cujo motivo da morte – sequer – foi informado pelo Butantan à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que é o órgão de proteção à saúde da população por intermédio de controle sanitário da produção e co