Futuros calouros do ITA se emocionam com ligação sobre aprovação no vestibular; assista

Letícia Pinheiro Rodrigues comemora aprovação no ITA com a família — Foto: TV Vanguarda/Reprodução

Futuros calouros do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) se emocionaram ao receberem ligações com o resultado do vestibular 2020 na manhã desta terça-feira (24). O ITA tem como tradição ligar para os candidatos aprovados antes da divulgação oficial da lista.

Neste ano, o vestibular do ITA teve 120 vagas - 25 voltadas a quem opta pela carreira militar e as 95 restantes para civis - em seis cursos de engenharia. As ligações aos aprovados foram feitas por funcionários, professores e alunos do ITA.

"É muito especial você poder propiciar uma felicidade espontânea. Eles se contagiam com ela e a gente também fica feliz", afirma Narumi Seito, coordenador do vestibular.


"É como se fosse um presente de Natal para esses alunos que estão há dois, três anos batalhando, sacrificando a juventude em prol do que desejam mais que é entrar no ITA", disse.


'Não é trote'


No caso dos alunos que informam os calouros da aprovação, a emoção é grande porque eles sabem como essa ligação é importante. Para o estudante João Bidoia foi ainda mais. Ele foi o responsável por informar a aprovação do amigo Rafael Haueisen.

"É um dos meus melhores amigos, há cinco anos a gente se conheceu no cursinho e ele está desde então tentando. Esse ano era a última chance dele passar e ele estava em casa semana passada e falou 'acho que não deu, acho que vou para outro lugar, acho que não vai dar certo' aí eu pude ligar para ele. É indescritível levar essa notícia para ele", afirmou.

Vestibular


Neste ano, o vestibular do ITA reuniu mais de 11,4 mil inscritos, sendo que 665 foram classificados para a segunda fase.

Na primeira etapa, a prova tinha 70 questões de múltipla escolha das disciplinas de matemática, química, física, português e inglês. Já na segunda fase do vestibular, os estudantes fizeram provas dissertativas de matemática, química e física, além da redação. As atividades são divididas em dois dias.

Os aprovados na segunda fase ainda passarão por inspeção de saúde. As notas finais dos candidatos serão disponibilizadas no site da instituição a partir do dia 3 de janeiro.


fonte: G1/Vale do Paraíba

Comentários

MAIS LIDAS

Gratidão, Presidente!

Duas histórias degradantes