Pular para o conteúdo principal

Irã tem protestos contra o governo por 'mentir' sobre queda de avião

IIranianos protestam contra o governo após admissão de culpa por queda de avião

Indignação contra a morte de 176 pessoas que estavam na aeronave motiva manifestações contra o governo e o regime do aiatolá Ali Khamenei

Diversos grupos de iranianos foram às ruas neste sábado (12) em protestos contra o governo do Irã, logo após o anúncio oficial de que o avião da Ukranian Airlines foi derrubado por um míssil disparado  pelas defesas antiaéreas do país. As Forças Armadas do Irã afirmam que o disparo de um míssil contra a aeronave civil foi um engano.
queda do avião nos arredores de Teerã na quarta-feira, horas após o Irã atacar bases dos Estados Unidos no Iraque, provocou a morte de 176 pessoas, sendo 82 de nacionalidade iraniana.
De acordo com a agência iraniana Fars, estudantes haviam marcado uma vigília em memória das vítimas da explosão do Boeing 737 da Ukranian Airlines, mas a disposição dos grupos reunidos nas universidades mudou rapidamente com o anúncio do governo sobre o míssil disparado contra a aeronave.
A agência, amplamente vista como próxima à Guarda, publicou fotografias das manifestações e um cartaz destruído de Soleimani. Segundo a Fars, cerca de 700 a 1.000 pessoas participaram do protesto.

Manifestantes pedem renúncia de Khamenei

Em vídeos publicados nas redes sociais, é possível ver grupos de dezenas e até centenas de iranianos em diferentes pontos de Teerã, especialmente em universidades, com palavras de ordem que pedem a renúncia do presidente Hassan Rohani e até a saída do país do líder supremo, aiatolá Ali Khamenei.
Em frente à Universidade Amir Khabir, os manifestante, em sua maioria estudantes, pedem a "morte do regime" de Khamenei. A ONG que publica o vídeo no Twitter comenta na legenda que "há cinco anos, as pessoas protestam contra o governo por mentir e matar, contra a repressão e a corrupção".

مرگ بر اصل ولایت فقیه

تجمع مقابل دانشگاه امیرکبیر، ۲۱

مردم به ۴۰سال دروغ‌گویی، کشتار، سرکوب و فساد معترضند.

نیروهای امنیتی به سوی معترضان گاز اشک‌آور شلیک کرده‌اند.

20 pessoas estão falando sobre isso
A jornalista Masih Alinejad registrou, também no Twitter, que as palavras de ordem contra o governo "ficam cada vez mais fortes". "Comandante supremo, renuncie! Renuncie!"

The chants against regime officials are getting bolder and are breaking more taboos in today's ongoing anti-regime protests in Tehran

"Commander of all forces (Khamenei). Resign! Resign!"

Iranians are angry with their rulers for shooting down a civilian airplane that killed 176

542 pessoas estão falando sobre isso
Vários dos registros no Twitter informam que houve mobilização de um grande número de policiais anti-motim e gás lacrimogêneo foi disparado em alguns dos pontos de aglomeração de manifestantes.
O Irã é governado por grupos político-religiosos desde 1979, quando a chamada Revolução Iraniana transformou o país em uma República Islâmica. O regime teocrático tem como líder supremo o aiatolá e também um presidente, formalmente eleito, mas ligado aos religiosos islâmicos.

Constraste com funeral de Soleimani

Os protestos deste sábado contrastam com os massivos atos durante o funeral do general Qasem Soleimani, morto em um ataque com drones dos EUA em território iraquiano.
Dezenas de milhares de pessoas acompanharam o cortejo e o enterro de Soleimani, que antecedeu em questão de minutos o ataque iraniano a bases dos EUA no Iraque. A multidão chamava Solemaini, que era o principal comandante das Forças Quds, a elite da Guarda Revolucionária do Irã, de herói.
Nos protestos de sábado, os militares e os líderes religiosos são chamados de assassinos e imagens de Soleimani estão sendo rasgadas pelos manifestantes.


Jan 11 - Tehran,
Amir Kabir University
Security forces firing tear gas into crowds of protesters.

Jan 11 - Tehran,
Protesters tear apart an image of Qassem Soleimani, the IRGC Quds Force commander recently killed by U.S. forces in Iraq.

Image via @IranNW

Ver imagem no Twitter

220 pessoas estão falando sobre isso



FONTE: R7

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

GM está saindo de suas torres de sede em Detroit

  A General Motors  planeja transferir sua sede global para o novo complexo  Hudson  ’s em Detroit em 2025, abandonando sua icônica localização no Renaissance Center.  A GM  continuará a ser proprietária do RenCen, como é chamado, e se juntará a uma parceria com a imobiliária Bedrock, a cidade de Detroit e o condado de Wayne para reconstruir o conjunto de torres que dominam o horizonte de Detroit. A GM será a inquilina âncora do projeto Bedrock's Hudson's Detroit, que foi construído no local da antiga loja de departamentos JL Hudson. Esta será a quarta sede da GM em Detroit. A localização fica na Woodward Avenue, onde a GM estabeleceu sua primeira sede em 1911. A GM assinará um  contrato de arrendamento  de 15 anos para os andares superiores de escritórios do complexo Hudson, juntamente com espaços no nível da rua para exibir seus veículos e para atividades públicas.  Hudson's Detroit  é um empreendimento de 1,5 milhão de pés quadrados que, de outra forma, contará com lojas

Invasões do MST chegam a 24 áreas em 10 Estados e no DF

24 propriedades já foram invadidas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em 11 estados do país durante o chamado Abril Vermelho, segundo dados divulgados na manhã desta terça (16) pelo grupo. As ocupações começaram ainda no fim de semana e, de acordo com o movimento, devem se estender até sexta (19) na Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária. Além das invasões, o grupo promoveu outras seis ações diversas como montagem de acampamentos em alguns estados, assembleias e manifestações. As ações ocorrem mesmo após o  anúncio de um programa do governo federal para a reforma agrária que vai destinar R$ 520 milhões  para a compra de propriedades ainda neste ano para assentar cerca de 70 mil famílias do movimento. Entre os estados que tiveram invasões a propriedades estão Pernambuco – com a terceira ocupação de uma área da Embrapa –, Sergipe, Paraná, São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro, Bahia, entre outros. “Até o momento, a Jornada contabiliza a realização de 30 aç

BYD anuncia nova bateria que permite ir de SP a Brasília sem recarga

  Os  carros elétricos e híbridos  da  BYD  devem dar um salto em termos de autonomia em breve. A FinDreams, subsidiária responsável pelas baterias da montadora chinesa, vai lançar a segunda geração das baterias  Blade  ainda neste ano e promete peças menores, mais leves e mais seguras, além do maior alcance. Isso porque as novas baterias devem ser mais densas,  chegando até aos 190 Wh/kg . A Blade atual  chega até aos 150 Wh/kg . O  presidente da BYD, Wang Chuanfu , revelou o desenvolvimento da nova bateria durante uma recente reunião de comunicação de relatórios financeiros, segundo o site CarNewsChina. O site ainda especula que, com as novas baterias, os carros elétricos da BYD poderão  passar dos 1.000 km de autonomia com apenas uma carga , que também deve ser mais rápida nos novos sistemas. Caso isso aconteça, será a bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP) de maior densidade e autonomia. Esse tipo de material, normalmente, é de 20% a 30% menos denso do que as baterias de níquel, c

Mais uma derrota do Governo: Câmara aprova urgência para projeto que autoriza “força policial” contra MST

  A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (16) o projeto de lei PL 895/23, que estabelece sanções administrativas e restrições a ocupantes e invasores de propriedades rurais e urbanas. Uma das medidas previstas no projeto é a permissão do uso da força policial para expulsar invasores de propriedades sem a necessidade de uma ordem judicial. A urgência na tramitação do projeto ocorre em meio a recentes invasões de terras cometidas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) como parte das ações do Abril Vermelho. Pelo menos 24 propriedades foram invadidas pelo MST em 11 estados até a segunda-feira (15). O projeto estava pendente de votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). No entanto, deputados da oposição e do Centrão conseguiram aprovar um requerimento de urgência para que o projeto fosse votado em sessão plenária. A decisão de votar a urgência foi criticada por parlamentares governistas, que consideraram uma “quebra de acordo” alegando que o projeto não

Mulher leva morto em cadeira de rodas para sacar empréstimo de R$ 17 mil e pede a ele: ‘Assina’

  Funcionários do banco suspeitaram da atitude de Érika de Souza Vieira Nunes e chamaram a polícia. O SAMU foi ao local e constatou que o homem, identificado como Paulo Roberto Braga, de 68 anos, estava morto há algumas horas.  Na delegacia, ela disse que sua rotina era cuidar do tio, que estava debilitado. A polícia apura se ela é mesmo parente dele. Um vídeo, feito pelas atendentes, mostra que a todo tempo ela tentava manter a cabeça do homem reta.  “Tio, tá ouvindo? O senhor precisa assinar. Se o senhor não assinar, não tem como. Eu não posso assinar pelo senhor, o que eu posso fazer eu faço”, afirma a mulher. Mulher tenta fazer morto assinar documento — Foto: Reprodução  Ela mostra o documento e afirma que ele tinha que assinar da forma que estava ali e diz: “O senhor segura a cadeira forte para caramba aí. Ele não segurou a porta ali agora?”.  De acordo com a apuração da TV Globo, o valor já estava pré-aprovado.  Por volta de 19h, a mulher ainda prestava depoimento na delegacia. A

Servidores de 470 institutos se juntam à greve de universidades federais; veja lista

A greve é liderada pela Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra) e une mais de 60 seções sindicais. Além dos Institutos Federais, 18 universidades já aderiram à paralisação. No último dia 11, o presidente Lula se reuniu com membros da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) para tentar conter a greve, exatamente um mês após o início da greve dos servidores técnicos administrativos (TAEs), em 11 de março. O encontro aconteceu mesmo com a declaração do ministro da Economia, Fernando Haddad, que afirmou a impossibilidade de um reajuste neste ano. Exatamente por isso, a greve continua com cada vez mais instituições aderidas. Quais são as reivindicações da greve? Segundo o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), a greve levanta demandas que datam de 2015, ano em que se nego