Pular para o conteúdo principal

Moro defendeu aborto e ativismo judicial em sua tese de doutorado



A tese de doutorado do ex-ministro foi publicada em 2002 pela Universidade Federal do Paraná. Uma análise da sua tese mostra posição relativista da proteção da vida humana em fase intrauterina e uma defesa do ativismo judicial ao justificar posturas de juizes constitucionais como “legislador positivo”. A tese leva o título de “Jurisdição Constitucional como Democracia”.


Na página 44 de sua tese, Moro expõe opinião favorável à decisão da Suprema Corte Americana sobre o caso Roe vs Wade. Talvez a disputa jurídica mais conhecida do tema do aborto, foi iniciada pelas advogadas de Jane Roe (nome fictício de Norma McCorvey).
Roe requeria autorização legal para assassinar sua filha, afirmando que a gravidez era resultado de uma violação. Representou o Estado do Texas neste litígio Henry Wade, fiscal de distrito do Condado de Dallas, contrário ao aborto. A briga judicial se estendeu por três anos, a criança nasceu e foi colocada para adoção. O ponto crítico da história se dá quando o caso chegou à instância máxima do judiciário americano: A Suprema Corte Americana (STF no Brasil).
Considerando a existência de direitos constitucionais latentes, termo de Ronald Dworkin citado por Sérgio Moro em sua tese, embora nada esteja expresso na Constituição Americana, a Suprema Corte americana entendeu que o direito à privacidade estaria subentendido por consequência das emendas 9 e 14 da Constituição e, por isso, os Estados não poderiam criminalizar a prática do aborto.
Na prática, a decisão obrigou a modificação de leis estaduais e federais que restringiam o aborto (e também em outros países do mundo que se espelham nos EUA). Foi uma decisão histórica: a primeira despenalização do aborto nos Estados Unidos.
Em sua decisão, citada por Moro, o juiz final do caso, Harry Blackmun, escreve:
“A Constituição não menciona explicitamente qualquer direito à privacidade. Mas a Corte reconheceu que um direito à privacidade pessoal […] pairam abaixo da Constituição. […] fundado na concepção de liberdade pessoal […] é aberto o suficiente para incluir a decisão da mulher de interromper ou não sua gravidez”.
Desta decisão, onde o judiciário toma pra si o poder legislador, Sérgio Moro guarda a seguinte opinião:
“Não é objetivo deste trabalho crítica aprofundada sobre a decisão, embora diga-se em favor que ela, de certa forma, representa uma solução intermediária para a questão do aborto, satisfazendo em parte as duas correntes absolutamente opostas sobre o tema”. (grifo nosso)
No mesmo sentido, a opinião parece compartilhada por sua esposa, Rosângela Moro.
Sérgio Moro, ativismo judicial e o juiz na qualidade de “legislador positivo”
Na página 189, Moro analisa as críticas que são feitas ao ativismo judicial onde se imputa aos juízes a postura indevida de legislador positivo, por estar usurpando as atividades inerentes apenas ao poder Legislativo, na criação de leis. O subcapítulo do trecho a seguir se chama “O MITO DA VEDAÇÃO DA ATUAÇÃO DO JUIZ COMO “LEGISLADOR POSITIVO”. Em um dos trechos, Moro afirma:
“Restringir a atuação do juiz constitucional a atividade dessa espécie somente
faria sentido se a guarda da Constituição e dos direitos fundamentais exigisse apenas
tal espécie de atividade”.
Em seguida, Moro reforça argumentos em favor de juízes atuarem como legisladores positivos:
Como as constituições não mais apenas garantem direitos já assegurados, mas também realizam promessas constitucionais de direitos – como a universalização da saúde e da educação, cuja implementação demanda a atuação do poder público -, resta evidente que a eficácia da jurisdição constitucional será comprometida caso seja atribuído ao juiz função meramente negativa“. (pág. 199, grifo nosso)

Um ativista a menos na fila para o STF

Sérgio Moro mostra-se contrário aos principais valores do Governo Bolsonaro, um desarmamentista, defensor do aborto e do ativismo judicial – três pautas que são fortemente combatidas por Jair Bolsonaro desde a época em que Bolsonaro era um deputado federal. Este casamento não poderia mesmo durar muito tempo. Os apoiadores de Jair Bolsonaro não têm motivos para lamentar, mas para agradecer.
Clique aqui para baixar a tese de doutorado de Sérgio Moro.

fonte: Estudos Nacionais.com

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

Brasil registra um acidente de trabaho a cada 51 segundos

  Um acidente de trabalho é registrado a cada 51 segundos no Brasil, de acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Esse número coloca o Brasil no topo da lista de países mais perigosos para os trabalhadores, ficando atrás apenas de China, Índia e Indonésia. Só em 2022, o país registrou 612,9 mil acidentes, que causaram 2.538 mortes, um aumento de 22% em relação a 2021. De acordo com o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (SINAIT), Bob Machado, o aumento no número de acidentes laborais é um reflexo da atual situação da inspeção do trabalho no País. “O Brasil conta, hoje, com o menor contingente de auditores-fiscais do trabalho (AFTs) dos últimos 30 anos, operando com uma quantidade de profissionais bem abaixo da ideal. Isso dificulta muito o trabalho de fiscalização nas empresas e abre brechas para que mais acidentes aconteçam”, disse. Dados da OIT e do Ministério Público do Trabalho (MPT) mostram que as principais causas de acidentes

Placa Mercosul deve mudar mais uma vez para exibir cidade e estado

  A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou, nesta terça-feira (16), o  Projeto de Lei  3.214/2023, que  defende que placas de veículos voltem a exibir o estado e o município de registro no Brasil . Agora, a proposta seguirá para votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O autor do PL é o senador Esperidião Amin (PP-SC). De acordo com o relator,  informações como estado e município podem facilitar a identificação de um veículo em situações irregulares por parte das autoridades de trânsito . "As polícias rodoviárias, agentes de tráfego e outros órgãos de fiscalização dependem dessa informação para realizar seu trabalho de forma eficiente e precisa", afirma Amin. O autor do PL é o senador Esperidião Amin (PP-SC). De acordo com o relator,  informações como estado e município podem facilitar a identificação de um veículo em situações irregulares por parte das autoridades de trânsito . "As polícias rodoviárias, agentes de tráfego e outros órgãos de fiscalizaç

DORIA NÃO MENTE

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

Rancho D´Ajuda

Feliz Natal! Canadauence.com